sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Família Araujo - Famílias e Vultos de Abaetetuba

Família Araujo - Famílias e Vultos de Abaetetuba

FAMÍLIA ARAUJO DE ABAETÉ/ABAETETUBA/PA 2

Observações:
1) Grande parte destas pesquisas genealógicas da Família Araujo foram desenvolvidas pela Profa. Benvinda de Araujo Pontes, que as repassou ao seu primo Ademir Heleno Araujo Rocha para que este continuasse essas pesquisas.

2) Simbologia:
Gerações: G1=1ª G=1ª geração; G2=2ª G=2ª geração, etc.
Filhos=F; F1=1º filho; F2=2º filho, etc./ Pais=P
Netos=N; N1=1º neto; N2= 2º neto, etc/ Avós=Av
Bisnetos=Bn; Bn1=1º bisneto; Bn2= 2º bisneto, etc./ Bisavós=Bsv
Trinetos=Tn; Tn1=1º trineto; Tn2=2º trineto, etc/ Trisavós=Tsv
Tetranetos=Ttn; Ttn1=1º tetraneto; Ttn2=2º tetraneto, etc./ Tetravós=Ttvs
Pentanetos=Pn; Pn1=1º pentaneto; Pn2= 2º pentaneto, etc./ Pentavós=Ptvs
Hexanetos=Hn; Hn1=1º hexaneto; Hn2=2º hexaneto, etc./ Hexavós=Hvs
Heptanetos=Hpn; Hpn1=1º heptaneto; H7n2=2º heptaneto, etc./ Heptavós=Hpvs
Octanetos=Ocn; Ocn1=1º octaneto; Ocn2=2º octaneto, etc./ Octavós=Ocvs
Eneanetos=En; En1=1º eneaneto; En2=2º eneaneto, etc
Decanetos=Dcn; Dcn1=1º decaneto; Dcn2=2º decaneto, etc./ Decavós=Dcvs

Avós: avós paternos; avós maternos.
Nascimento ou nascido=n; Falecimento ou falecido=f; batizado=b
Casado com ou casou com=c/c com=c/ sobre, seus,sem=s/ residente=res. Conforme=cfe. Certidão=cert. para=p/ pagina=pag.
3) Gráu de parentesco dos descendentes:
Pais/Filhos,
Avós/Netos,
Bisavós/Bisnetos,
Trisavós/Trinetos,
Tetraavós/Tetranetos (os verdadeiros tataranetos).
Pentavós/Pentanetos,
Hexavós/Hexanetos,
Heptavós/Heptanetos,
Octavós/Octanetos,
Eneavós/Eneaneto ou
Decavós/Decanetos.
Hendeavós/Hendeaneto.
Dodecavós/Dodecaneto
Tridecavós/Tridecaneto
Tetradecavós/Tetradecaneto
Pentadecavós/Pentadecaneto

1ª G/LUIZ JOAQUIM DE ARAUJO, n. na Ilha de Tabatinga, município de Abaeté e era capitão e c/c Feliciana Joaquina de Araujo. Luiz Joaquim faleceu no dia 28/4/1883, às 2h da tarde e foi sepultado no dia seguinte.
Luiz Joaquim e Feliciana tiveram 10 filhos, 2ª G/Filhos/F: Clarindo do Espírito Santo, Anna, Camilla de Lélis, Antonia das Flores, Felippe Santiago de Araujo, Carolina, Balbina, Joana...Clara de Nazaré, Tomaz de Aquino de Araujo.
2ª G/Filhos/F, de Luiz Joaquim e Feliciana:
2ª G/F/ Felippe Santiago de Araujo.
Felipe Santiago de Araújo era tio de Prudente Ribeiro de Araújo e seus irmãos. Possivelmente nasceu no ano de 1867 ou 1868.
Felippe Santiago de Araujo, junto com seus familiares, em 1908, participava da Irmandade de São Sebastião, que se tornou o braço religioso do Club Musical Henrique Gurjão, fundada pelo musicista baiano Horácio de Deus e Silva em 1904.
Felippe Santiago era funcionário público municipal, em 1904, 1905.
Os primeiros alunos da escola de música de Hermínio Pauxis/Hermínio Antonio da Silva Pauxis), em 1879, foram: Antônio Gonçalves Chaves, no 2º pistão; Felippe Santiago de Araújo, no clarinete; Luiz Joaquim de Araújo (pai de Felippe Santiago de Araujo), no contrabaixo; Raimundo de Araújo Borges, bumbeiro e pratilheiro e seu irmão Paulo de Araújo Borges, no oficlides em dó; Manoel Joaquim da Silva Lobato, na trompa. Essa escola de música foi denominada “31 de Agosto”, que era o dia em que se festejava São Raimundo Nonato.
Felippe Santiago de Araujo, c/c Maria Pessoa de Araujo e tiveram filhos, 3ª G/Netos/N e com residência na antiga Rua Siqueira Mendes, em Abaeté/Pa.
1917: Felippe Santiago de Araujo prepara a sepultura de sua esposa Maria Pessoa de Araujo, em 2/3/1917.
Citação de 1922: Pagamento de imposto de valor locativo pelos herdeiros de Felippe Santiago de Araujo, de um imóvel sito à Rua Siqueira Mendes, na cidade de Abaeté.
Há referências à Felippe Santiago de Araujo em 1920.
Como político participou da 1ª Cãmara de Abaeté (7/1/1881-1884), que tinha como presidente, Arlindo Leopoldo Correa de Miranda, e os demais componentes, eram: Alferes Torquato Pereira de Barros, José Benedito Rodrigues, José Augusto Fortunato, Camilo José Freitas, e Leonardo Antonio Furtado.
2ª G/F, filhos de Luiz Joaquim e Feliciana:
2ª G/F/ Clarindo do Espírito Santo de Araújo.
Citações históricas sobre Clarindo:
Citação de 1922: Clarindo Araujo com pagamento do imposto de valor locativo de um imóvel sito à Rua Siqueira Mendes, na cidade de Abaeté, no valor de 7$200, na intendência do Dr. Lindolpho Cavalcante de Araujo.
CLARINDO DO ESPÍRITO SANTO DE ARAUJO, n. em 20/3/1862, na Ilha de Tabatinga e c/c Ângela Ferreira Ribeiro, no dia 26/5/1888, sábado.
Clarindo era professor e exerceu, ainda, os seguintes cargos: Escrivão de Juiz Substituto da Comarca de Faro, interinamente; Oficial de Registro Geral de Hipoteca de Faro em 23/4/1894 e em 1/12/1894; Secretário da Intendência de Faro; de 9/1/1888 a 27/11/1899; exerceu o cargo de Escrivão Interino do 1º e 2º Cartório da Comarca de Ponta de Pedras, quando pediu demissão.
Em Abaeté foi, também, Oficial de Registro Civil e professor.
Clarindo faleceu no dia 14/9/1923, em sua residência, às 20h, à Rua Siqueira Mendes, em Abaeté, com 61 anos, 5 meses e 24 dias e seu casamento durou 35 anos, 3 meses e 19 dias.
Clarindo e Ângela tiveram 11 filhos, 3ª G/Netos/N: Idalina//Idália, Valdomira/Mira, Zizina/Zizi, Prudente, Raimundo/Raimundinho, Antônio/Antonico/Titá, Anna/Anica/Nicota/Mimi, Lauro, Angelina, Pedro e Licynio Ribeiro de Araujo
1931: Na antiga Rua Siqueira Campos/Abaeté/Pa, moravam: Ângela Ribeiro de Araujo, José Sertório de Miranda, Bernardino Mendes da Costa com sua esposa Áurea de Carvalho Costa.
3ª G/Netos/N, filhos de Clarindo e Ângela:
3ª G/N: Idalina Ribeiro de Araújo/Idália, n. em 9/12/1889, na Ilha de Tabatinga, Distrito de Abaeté/Pa e c/c Príncipe da Silva Villaça/Pichota e tiveram 5 filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: João Natalino/Joca, Antonio, José (falecido criança), Sebastião/Sabarico e Clarindo de Araujo Vilaça/Caíto. Idália f. em 8/7/1962, na residência dos herdeiros de seus pais, à Rua Siqueira Mendes, 1531/Abaeté/Pa, com 72 anos, 5 meses e 1 dia.
Idalina Ribeiro de Araujo era membro da Irmandade do Divino Espirito Santo, em Abaeté. Vide citação sobre o Padre Alcides Paranhos e o sumiço da Coroa do Divino.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Idália/Idalina Ribeiro de Araujo com Príncipe da Silva Villaça/Pichota:
4ª G/Bn/ Antônio de Araújo Vilaça, c/c Aldenise Carvalho Bararatim.
4ª G/Bn/ Sebastião de Araujo Vilaça/Sabarico, n. em 19/12/1921 e c/c Pedrina e tiveram 1 casal de filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Maria da Conceição e José Roberto.
4ª G/Bn/ Clarindo de Araújo Vilaça/Caíto, n. em 26/5/1924 e c/c Iracema e tiveram vários filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: José Adílson, Paulo Sérgio, Maria de Lourdes, Idália e ...
3ª G/Netos/N, filhos de Clarindo do Espírito Santo de Araujo e Ângela Ferreira Ribeiro de Araujo:
3ª G/N/ Valdemira de Araújo/Mira, n. em 3/4/1891, às margens do Rio Itacuruçá/Distrito de Abaeté/Pa. C/c o viúvo Francisco Augusto dos Santos e tiveram 5 filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Mariolino/Lilito, Zilú, Laurino, Augusto e Maria do Carmo de Araújo Santos.
Mira f. em 13/8/1973, com 82 anos, 4 meses e 10 dias, em Belém/Pa, na casa de s/filha Maria de Nazaré Valente do Couto/Bicuí e foi s. no Cemitério de Santa Isabel/Belém/Pa.

4ª G/Trinetos/Tn, filhos de Mira e Francisco:
4ª G/Tn/ Mariolino de Araújo Santos/Lilito, n. em 4/5/1918, em Abaeté e f. em 11/9/1982, no Rio de Janeiro, onde morava. C/c Gilda, depois se desquitaram e tiveram 2 filhos, 5ª G/Tetranetos/Ttn: Mariolino e Sérgio Paulo, este é casado e tem filhos, 6ª G/Pentanetos/Pn.
4ª G/Tn/ Augusto de Araújo Santos/Baguinho, que casou, mas se separou de sua 1ª mulher. Tiveram 1 filho, 5ª G/Tetranetos/Ttn: Carlos Alberto Santos. Augusto, depois, c/c Ária e tiveram 2 filhos, 5ª G/Tetranetos/Ttn: Ariaugusto e Olindimira.
4ª G/Tn/ Maria do Carmo de Araújo Santos/Marique, n. em 1/12/1921, era professora, solteira e faleceu no dia 23/8/1953, com 32 anos, em Belém/Pa, onde morava.
3ª G/Netos/N, filhos de Clarindo e Ângela:
3ª G/N/ Zizina Ribeiro de Araújo, seu marido Emiliano de Lima Pontes, era irmão de s/cunhada Raimunda Pontes de Araújo/Mundica, esposa de Prudente. (Vide Família Pontes, de Emiliano de Lima Pontes e Zizina Ribeiro de Araujo Pontes).
Zizina Ribeiro de Araujo c/c Emiliano de Lima Pontes e tiveram /filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn, cujos nomes seguem as letras do Alfabeto Brasileiro: Alpha, Benvinda, Clélia, Deodato, Expedito, Felício, Genuíno. Vide Família Pontes, de Emiliano de Lima Pontes. Essa família possui as seguintes gerações, que já foram elencados mos estudos dessa família:
5ª G/Trinetos/Tn, de Luiz Joaquim de Araujo e Feliciana Joaquina de Araujo:
6ª G/Tetranetos/Ttn, ídem;ª geração:
7ª G/Pentanetos/Pn, idem;
8ª G/Hexanetos/Hn, idem;
9 G/Heptanetos/Hpn, idem;
Etc.
3ª G/Netos/N, filhos de Clarindo do Espírito Santo de Araujo e Ângela Ferreira Ribeiro de Araujo:
3ª G/N/ Prudente Ribeiro de Araújo/Prudente Araujo.
Citações históricas sobre Prudente:
Prudente Araujo. é citado em documento de 1926. Era músico e atuava nas peças teatrais, no Grupo Scênico de Abaeté, onde era um de seus diretores. Vide Teatro Nossa Senhora da Conceição e Grupo Scênico de Abaeté, anos de 1920.
Há uma citação de 1925 sobre s/residência: Prudente Ribeiro de Araujo, residente à Rua Siqueira Mendes.
Prudente Ribeiro de Araujo, iniciou s/vida profissional como comerciante, pelos rios do município. Depois se tornou gerente da mercearia “Fé em Deus”, da firma E. L. Pontes.
Trabalhou como escriturário e era músico, tocando flautim (o menor dos instrumentos musicais), na Banda Carlos Gomes, nos tempos do Mestre Chiquinho Margalho.
Prudente Araujo, assume como mestre da Banda Carlos Gomes, no lugar de s/irmão Pedro Ribeiro de Araujo.
Prudente Araújo era idealista e abnegado, um exemplo de vigor físico, boa vontade e amor à arte musical. Na sua época a banda ressurge, mesmo sem o brilho do passado glorioso. Mas como a tarefa era muito árdua e ele já estava adoentado e bastante idoso, convidou outro idealista, o Maestro Rui Guilherme/Rui Guilherme Mendes dos Reis, para ajudá-lo no soerguimento e manutenção da famosa banda, que tanto amava.

Há anotações de Prudente Ribeiro de Araújo, de 1908, como músico.
Prudente Ribeiro de Araujo, apesar de ser esotérico, na década de 1930, foi um dos baluartes na construção da Igreja Matriz de Abaeté. Tinha muitos amigos, especialmente no grupo dos esotéricos, que era uma doutrina filosófica em moda naqueles tempos. Alguns de seus amigos esotéricos: vide fam. Pontes, João Nepomuceno de Pontes, Emiliano de Lima Pontes.
Vide Felippe Santiago de Araujo, acima, sobre os membros da irmandade de S. Sebastião, em 1908, em Abaeté.
Vide Idalina Ribeiro de Araujo/Idália, sobre o Padre Alcides Paranhos, em 1912, em Abaeté e sobre a “Coroa do Divino Espírito Santo”.
Ano de 1919: A primeira Diretoria do Grupo Scênico Abaeteense era formado por artistas de Abaeté. Presidente, Abel Barros; vice-dito, João Nepomuceno de Pontes; 2º vice-presidente, Abel Lobo; 1º secretário, Prudente de Araujo; 2º dito, Bararaty Franco; tesoureiro, Raimundo Leite e o ensaiador, Guilherme Abreu.
Prudente Ribeiro de Araujo, n. em 15/11/1894, às 3h da tarde, na Vila de Faro e c/c Raimunda de Lima Pontes/Mundica e tiveram 1 filho, 4ª G/Bisnetos/Bn: José Maria Pontes de Araújo /Zé Maria.
Prudente ficou viúvo no dia 16/4/1988, após 62 anos, 2 meses e 28 dias de casamento. Teve, ainda, 2 filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn, c/Paula dos Santos: Arina e Arino Santos. Prudente f. c/95 anos e 1 mês, às 5,30h, no dia 15/12/1989, em sua residência, à Avenida 15 de Agosto, nº 63, em Abaetetuba/Pa, onde morava e foi sepultado às 17h do mesmo dia. Dedicou sua vida à música, à s/família e ao trabalho, sendo admirado pela população de Abaetetuba e lembrado até os dias atuais.
Outras citações históricas sobre Prudente: Trabalhou como guarda-livros no escritório de Maximiano Figueiredo Cardoso/Maxico Cardoso.
Participava das sessões cívico-literárias nos anos de 1940, junto com seus familiares.
Prudente Ribeiro de Araujo trabalhou como tesoureiro da Prefeitura Municipal de Abaeté, conforme documento de 23/11/1934.
Foi Secretário Municipal de Abaeté em 1934, na gestão do prefeito Pedro Borges do Rego.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Prudente e Mundica:
4ª G/Bn/ José Maria Pontes de Araujo/Zé Maria, n. em 8/11/1926, Abaeté/Pa, c/c s/prima Norma de Araujo Malato em 11/2/1956, em Ponta de Pedras/Pa, terra natal de s/esposa e tiveram 4 filhas e dois filhos, 5ª G/Tetranetos/Ttn: Ângela/Giloca, Normélia de Fátima, Regina Lúcia, Rita de Cássia, José (falecido criança) e Raimundo Malato de Araujo (falecido criança).

5ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Zé Maria e Norma:
5ª G/Ttn/ Ângela Malato de Araujo/Giloca, n. em 5/11/1956 e c/c Nazareno Marques
5ª G/Ttn/ Normélia de Fátima Malato de Araujo, n. em 14/5/1960 e c/c Icleiber Silva e tiveram duas filhas, 6ª G/Pentanetos/Pn; Thays Cibele e Tatiana de Araujo Silva.
6ª G/Pentanentos/Pn, filhos de Normélia de Fátima e Icleiber:
6ª G/Pn/ Thays Cibele Araujo Silva, n. em 29/11/1984.
6ª G/Tatiana Araujo Silva, n. em 5/2/1987.
5ª G/Ttn, filhos de Zé Maria e Norma:
5ª G/Ttn/ Regina Lúcia Malato de Araujo, n. em 25/5/1961 e c/c Manoel Gomes de Sousa.
5ª G/Ttn/ Rita de Cássia Malato de Araujo, n. em 22/5/1973.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Prudente Ribeiro de Araujo e Paula dos Santos:
4ª G/Bn/ Arina Santos Araújo, n. em 24/7/1921 e c/c Basileu Carneiro Rodrigues e tiveram 8 filhos, 5ª G/Tetranetos/Ttn: Manoel, Maria Auxiliadora, José, Raimundo, Mariléa, Basiléa/Basica, Basileu/Basileuzinho e Wladimir.
4ª G/Bn/ Arino Santos, casou e teve filhos, 5ª G/Tetranetos/Ttn.

3ª G/Netos/N, filhos de Clarindo do Espírito Santo Araujo e Ângela Ferreira Ribeiro de Araujo:
3ª G/N/ Raimundo Ribeiro de Araújo/Raimundinho, n. em 22/8/1896, às 8h da noite, na cidade de Abaeté/Pa e c/c René, e depois se separaram. Raimundinho casou novamente c/outra mulher e se separaram. Não teve filhos com elas.
Casou uma 3ª vez c/Carmem Piedade e tiveram 12 filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Maria Ângela, Raimundo, Maria Idália, Ana Maria, Paulo Sérgio, Clarindo Rosivaldo, Sônia Maria, João Eduardo, Lauro, Ronaldo Nazareno, Rosângela e Pérola Nelita da Piedade Araújo. Raimundinho f. c/75 anos, 4 meses e 15 dias, no dia 7/12/1971, em Abaetetuba/Pa, na casa dos herdeiros de seus pais.
Citações históricas sobre Raimundinho: Nos anos de 1940, participava das sessões cívico-literárias de Abaeté/Pa, junto c/seus demais parentes.
3ª G/Netos/N, filhos de Clarindo e Ângela:
3ª G/N/ Antonio Ribeiro de Araujo/Antonico/Titá, era músico em 1908 e atuava nos espetáculos do Grupo Scênico, junto com seus irmãos Prudente, Antonio, Lycínio e Angelina Ribeiro de Araujo.
1927: Raimundo Leite Lobato era o presidente da Associação Sportiva de Abaeté e Antonio Ribeiro de Araujo era o 1º secretário.
Maio de 1927: vide lista com o nome dos atores e atrizes que trabalhavam em peças para angariar fundos para a construção da nova Igreja Matriz de Abaeté nos anos de 1920:
Citações: Era o 1º secretário da Associação Sportiva de Abaeté em 1927.
Vide o nome de Antonio Ribeiro de Araujo constando do Grupo Scênico de Abaeté, atuando em espetáculos em prol da construção da nova Igreja Matriz de Abaeté, nos anos de 1930.
Antonico n. em 1/8/1898, na Povoação Malato, Distrito de Muaná, em Ponta de Pedras/Pa, no Marajó e c/c Joana de Oliveira/Joaninha, em 29/12/1942. Joaninha nunca concebeu, porém Antonico teve uma filha, 4ª G/Bisnetos/BN c/outra mulher: Carmem Hélia. Teve uma outra filha, 4ª G/Bn, c/ Rita Silva: Maria da Consolação de Castro/Consolo.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Antonico e Rita:
4ª G/Bn/ Maria da Consolação de Castro/Consolo, c/c Miguel Arcanjo de Sousa/Coelho e tiveram 6 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Antonio Afonso/Molenga, João Batista, Rita Geralda, Maria de Nazaré (falecida), Francisco de Assis/Nonato e Jorge Miguel de Castro Sousa/Jorginho.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Consolo e Miguel:
5ª G/Tn/ Antonio Afonso de Castro Sousa/Molenga, c/c Nilza Rocha e tiveram 2 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Ígor e Íris da Rocha Sousa.
5ª G/Tn/ Rita Geralda de Castro Sousa, teve 5 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Emanuel, Marinaldo, , Jorge, Émerson Marinaldo de Sousa, Tayang de Sousa Tavares e Taiamy.
3ª G/Netos/N, filhos de Clarindo do Espírito Santo Araujo e Ângela Ferreira Ribeiro de Araujo:
3ª G/N/ Anna Ribeiro de Araújo/Anica/Nicota/Mimi, n. em 4/4/1900, às 6;00 h da manhã, na Ilha de Tabatinga, Distrito de Abaeté/Pa e c/c s/ primo, professor Bernardino Pereira de Barros/Beré e tiveram 7 filhos, 4ª G/Tetranetos/Ttn: Pérola Medeiros de Barros/Perolina, Nelita Solange, Altair de Araujo Barros/Guamarino da Paz (Amor), Irene (falecida em criança), Orlando Triamegildo, Miguel Aureolindo/Lindo, Irene Lacy de Araújo Barros.
Em 1948 foi festejado o 45º aniversário do Grupo Escolar de Abaeté, sendo lembrado o nome do professor Bernardino Pereira de Barros, como seu 1º diretor e outros professores. O professor Bernardino foi diretor dessa 1ª escola pública de Abaeté/Pa p/vários anos.
4ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Anica e Beré:
Os filhos do professor Bernardino/Beré e s/esposa Anica/Anna Ribeiro de Araujo Barros, deixaram a seguinte descendência:
4ª G/Ttn/ Altair Araujo de Barros/Guamarino da Paz de Araújo Barros (Amor), que n. em dia 24/1.192... e c/c Janice Medeiros e tiveram 2 filhas, 5ª G/Pentanetos/Pn/: Pérola Maria e Altair Medeiros Barros.
5ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Altair de Araujo Barros e Janice Medeiros:
5ª G/Pn/ Pérola Maria Medeiros Barros, c/c Sérgio Furtado e tiveram 2 filhos, 6ª G/Hexanetos/Hn: Lucas e Jonas Barros Furtado. Vide fam. Pontes.
5ª G/Pn/ Altair Medeiros Barros/Tatá, c/c Geraldo Santos, em 7/11/1990 e tiveram um filho, 6ª G/Hexanetos/Hn: Gabriel Barros dos Santos, que estuda Veterinária na cidade de Santa Maria/RS (abril/2010). Altair/Tatá, atualmente, 4/2010 mora em Santos/SP. Estas informações foram repassadas p/Altair Medeiros Barros/Tatá, de Santos/SP.
4ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Anica e Beré:
4ª G/Ttn/ Miguel Aureolindo de Araújo Barros, c/c Almerinda Cano e tiveram uma filha, 5ª G/Pentanetos/Pn: Nely Cano Barros, que, por sua vez, c/c Antonio Rodrigues.
4ª G/Ttn/ Irene Lacy de Araújo Barros, n. em 13/7/19... e c/c Domingos Emídio Carlão e tiveram 2 filhos, 5ª G/Pentanetos/Pn: Márcio Emídio e Luiz Fernando Barros Carlão.
3ª G/Netos/N. filhos de Clarindo do Espírito Santo Araujo e Angela Ferreira Ribeiro de Araujo:
3ª G/N/ Lauro Ribeiro de Araújo, n. em 15/8/1902, às 5h da tarde, na Vila de Ponta de Pedras, sito à Praça Municipal e casa denominada “Sociedade”e c/c Raimunda Dulcelina dos Santos/Flor e tiveram 1 casal de filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Everaldo e Ângela Angelita Santos Araujo. Lauro f. c/56 anos, no dia 6/1/1981, em Abaetetuba/Pa, onde residia, à Rua Siqueira Mendes, nº 1531, de propriedade dos herdeiros de seus pais. Flor f. em 17/9/1958.
Citações históricas sobre Lauro:
Participava das sessões cívico-literárias de Abaeté/Pa, dos anos de 1940, junto c/seus familiares.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Lauro e Flor:
4ª G/Bn/ Everaldo dos Santos Araújo. Era o proprietário da Alfaiataria Araujo/Alfaiataria Araujo & Cia.), nos anos de 1969, 1970, em Abaetetuba/Pa, que se localizava na antiga Rua Rui Barbosa, nº 118 (hoje Av. D. Pedro II), que aparece em documentos de 1969 a 1970.
Citações históricas sobre Everaldo:
1949: O Vênus Atlético Club foi fundado em 20/5/1949 e sua sede ficava na Avenida Pedro Rodrigues, em uma casa de propriedade de Apolônio Rodrigues, perto da casa do Sr. Moreno, dono da loja de comércio “A Suely Armarinho”.
1951: “Alguns diretores e sócios do Vênus Atletico Club em 9/4/1951, Everaldo dos Santos Araujo, 1º secretário e sócios: Ademar Lobato Rocha, Sandoval Flexa Tavares, Zilomar Soares Brito, Mário Gonçalves Felgueiras, Otávio Gama, com sede à Rua 1º de maio.
Everaldo dos Santos Araujo chegou a ser presidente do Vênus.
Um bilhete: Secretaria do Vênus Atlético Clube, em 9/4/1951. Ilustríssimo Senhor Ademar Lobato Rocha. De ordem do Sr. Presidente do Vênus Atlético Club, tenho o grato prazer de comunicar-vos, que em sessão deste clube, e por proposta do associado Apolônio Rodrigues de Araujo, fostes unanimemente aceito para o quadro de sócio Coluna 1 desta sociedade. Aproveito o ensejo para apresentar-vos as minhas cordiais Saudações. Everaldo dos Santos Araujo, 1º Secretário.
Everaldo dos Santos Araujo, n. em 8/6/1929 e c/c Maria Delcy Silva/Delcy e tiveram 11 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Maria de Fátima, Lauremir/Bibas, Everaldo/Everaldinho, Carlos Ivanildo/Vanvan, Delciraldo/Déo, José Nilton/Cotoca, Iracenildo/Garoto, Maria do Socorro, Raimunda Dulcelina/Flor, Raimundo Nonato/Reco e Lauro Augusto Silva Araújo.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Everaldo e Delcy:
5ª G/Tn/ Maria de Fátima Silva Araújo/Fátima, n. em 30/3/19.... e c/c Raimundo Nonato da Silva/Nonato e tiveram 4 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Delcivaldo Nonato, Raimundo Nonato Júnior, Delcemir Nonato e Délcio Nonato Araújo Silva.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Fátima e Nonato:
6ª G/Ttn/ Delcivaldo Nonato Araújo Silva, c/c Tânia e tiveram 3 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Amanda, Auxiliadora e Andrex.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Everaldo e Delcy:
5ª G/Tn/ Lauremir Silva Araújo/Bibas, c/c Joselina Maria Chagas/Lina e tiveram 4 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Everaldo Santos Araujo Neto, Eduardo/Edu, Sandra e Leônidas Chagas Araújo.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Everaldo e Delcy
5ª G/Tn/ Everaldo da Silva Araújo, n. em 15/1/1950, em Abaetetuba/Pa. Iniciou seus estudos no então Grupo Escolar Prof. Basílio de Carvalho, onde concluiu o Curso Primário (1957-1961) e fez o Curso Ginasial no então Ginásio Estadual Prof. Bernardino Pereira de Barros (1962-1965) e foi mandado para Belém/Pa onde estudou o Curso Médio/Científico (1966-1968). Entrou para a UFPA onde concluiu o Curso de Medicina. Ao mesmo tempo que estudava Medicina trabalhava como professor em colégios de Belém e em Abaetetuba, onde lecionava Biologia no Colégio Bernardino Pereira de Barros e no Instituto Nossa Senhora dos Anjos, isso para sustentar seus estudos e sua família, pois ele casou aos vinte anos de idade, antes do término do Curso de Medicina. Ao terminar esse curso fez s/estágios no Hospital da Santa Casa de Misericórdia, especializando-se em Pediatria. Quando voltou para Abaetetuba exerceu sua profissão de médico trabalhando em entidades como Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura Municipal.
O médico Everaldo da Silva Araujo, após mais de 10 anos trabalhando em Abaetetuba, foi para São Paulo para fazer outra especialização em Cardiologia.
Implantou, em sociedade com outro médico uma clínica médica com o nome de Policlínica e Maternidade de Abaetetuba. Ao mesmo tempo trabalhava como perito nos quadros da Previdência Social e comerciante no ramo de farmácia.
Como político elegeu-se vereador pelo partido PRONA, pela Câmara Municipal de Abaetetuba, para o período de 1993-1997 e foi candidato do mesmo partido ao Governo do Estado, não logrando êxito e participou, duas vezes, ao cargo de vice-prefeito de Abaetetuba, sem lograr êxito.
Foi atingido por uma grave doença que, infelizmente, causou a s/prematura morte, fato que consternou toda a cidade de Abaetetuba. Antes tinha já perdido um filho que contraiu doença incurável.
Everaldinho c/c Glacinete de Matos Castro e tiveram 3 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Gabriela, Lauro Ribeiro Araújo Neto (este falecido jovem) e Antonio Carlos Castro Araujo/AC.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Everaldo dos Santos Araujo e Delcy:
5ª G/Tn/ Carlos Ivanildo Silva Araújo /Vanvan, c/c Aldenora Rodrigues Ribeiro e tiveram 3 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Éverson, Ívia Carla, e Ivana Ribeiro Araújo.
5ª G/Tn/ Delciraldo Silva Araújo/Déo, c/c Elzelena Rodrigues Ribeiro e tiveram 4 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Pedro Henrique, Lúbia, Delciraldo Filho e Ruan Ribeiro Araújo.
5ª G/Tn/ José Nilton Silva Araújo/Cotoca, c/c Valneide Carvalho Lima e tiveram 3 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn:Daniela, Daniel e Danilo Lima Araújo.
5ª G/Tn/ Iracenildo Silva Araújo/Garoto, c/c Maria da Glória e tiveram 2 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Lauro Raul e...
5ª G/Tn/ Maria do Socorro Silva Araújo, c/c Aladino Tadeu Costa Ferreira e tiveram um casal de filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Vítor e Viviane Araújo Ferreira.
5ª G/Tn/ Raimunda Dulcelina Silva Araújo/Florzita, c/c Rui Cidarta Carvalho e tiveram 3 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Rui Cidarta Filho, Raquel e Rubens Araujo Carvalho.
5ª G/Tn/ Raimundo Nonato Silva Araújo/Reco, c/c Marlene Costa e tiveram 4 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Hugo, Rodrigo, Diogo e Tiago Costa Araújo.
5ª G/Tn/ Lauro Augusto Silva Araújo/Laurinho, c/c Eliete e tiveram 3 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Jean, Leandro e Lorena.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Lauro Ribeiro de Araujo e Raimunda Dulcelinda dos Santos/Flor:
4ª G/Bn/ Ângela Angelita Santos Araújo, n. em 10/12/1933 e c/c Alberto Kemil dos Santos e tiveram 3 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Alberto Júnior, João Alberto e Maria das Dores Araújo Santos/Neca.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ângela Angelita e Alberto:
5ª G/Tn/ Alberto Kemil dos Santos Júnior/Betão, c/c Sebastiana Benedita Silva e tiveram duas filhas, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Ângela Maria e Maria Betânia/Beta.
5ª G/Tn/ João Alberto Araújo dos Santos, casou com Cleide Nazaré Silva e tiveram 3 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Olga, André e Ângelo Kemil dos Santos.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ângela Angelita e Alberto Kemil dos Santos:
5ª G/Tn/ Maria das Dores Araújo Santos/Neca, n em 2/5/1964.
3ª G/Netos/N, filhos de Clarindo do Espírito Santo Araujo e Ângela Ferreira Ribeiro de Araujo:
3ª G/N/ Angelina Ribeiro de Araújo, n. em 16/7/1904, na cidade de Abaeté/Pa, à Rua Siqueira Mendes, na casa do Major Cornélio Pereira de Barros e c/c s/primo Ofir Malato. Angelina f. em 17/7/1983, com 79 anos, 1 dia, em Belém/Pa e foi s. em Ponta de Pedras, onde residia. Ofir Malato f. em 2/7/1974. Angelina e Ofir tiveram 8 filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Edward, Norma, Francisco/Chiquito, Cybele/Cé, Ceres, Alzira/Alzirinha), Luiz Antônio e Ofir Ivan Malato.
Citações históricas sobre Angelina: Atuava como atriz em peças teatrais, junto com s/irmãos, em favor da construção da nova Igreja Matriz de Abaeté, anos de 1926, 1927.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Angelina e Ofir:
4ª G/Bn/ Edwar de Araújo Malato, que c/c Antônia e tiveram 4 filhas, 5ª G/Trinetos/Tn: Ana Ângela, Heloísa, Elizabeth e Fátima Malato.
4ª G/BN/ Norma de Araújo Malato, n. em 9/11/19.... e c/c s/primo José Maria Pontes de Araújo, em 11/2/1956, em Ponta de Pedras. Vide fam. Pontes, Ribeiro de Araujo, Vide Família Pontes, José Maria Pontes de Araujo.
4ª G/Bn/ Francisco de Araújo Malato/Chiquito, c/c Dalva e tiveram 6 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: José Luiz, Maria Helena, Gilberto, Alberto, Hélton e Licínio Malato.
4ª G/Bn/ Cybele de Araújo Malato/Cici, c/c Deodoro e tiveram 7 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Jorge Luiz, Rosângela, Rosete, Rosemira, Mauro e Ofir Malato.
4ª G/Bn/ Ceres de Araújo Malato/Cé, c/c Cláudio e tiveram 3 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Cláudio Jesus, Clélia e Célio Rui.
4ª G/Bn/ Alzira de Araújo Malato/Alzirinha, c/c Orlando e tiveram 5 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Maria da Consolação, Célia, Orlando, Carlos e Márcio.
4ª G/Bn/ Luiz Antonio de Araújo Malato, que casou e teve 2 filhos, 5ª G/Tinetos/Tn: Marion Cybele e Maira Cilene. Luiz Antonio já é falecido.
4ª G/Bn/ Ofir Ivan de Araújo Malato, falecido.
1928: Av. Aristides Silva, onde ficava a “Pharmácia Indiana” e o “Salão Malato”.
3ª G/Netos/N, filhos de Clarindo do Espírito Santo Araujo e Ângela:
3ª G/Netos/N/ Pedro Ribeiro de Araujo/Pedro Araujo, era esotérico, professor, músico e tocava trombone na Banda Carlos Gomes na época do Mestre Chiquinho Margalho. Com a morte desse mestre, Pedro Araújo assume o comando da Banda, porém essa banda já estava experimentando um grande declínio, por força do desinteresse de seus membros e falta de apoio dos poderes competentes e onde não mais aconteciam os ensaios e as reuniões costumeiras.
Em 1940, Pedro Ribeiro de Araújo era o tesoureiro e Prudente Ribeiro de Araújo era o Secretário da Confraria de São Raimundo Nonato.
Alguns de seus amigos esotéricos: vide lista dos esotéricos de Abaeté nos anos de 1930.
Pedro Ribeiro de Araujo participava da diretoria da antiga e concorrida festa de Nossa Senhora da Conceição.
N. em 28/6/1906, na Povoação Malato, município de Ponta de Pedras, às 4h da madrugada. Não casou e faleceu no dia 27/12/1984, com 78 anos, 6 meses, em s/residência, à Rua Siqueira Mendes, nº 1531, em Abaetetuba/Pa.
Vide citação sobre Pedro Ribeiro de Araujo, em Raimundo Ribeiro de Araujo, sobre as sessões cívico-literárias em 1940 e os demais participantes.
Vide o nome de Pedro Ribeiro de Araujo constando como consórcio do Vera Cruz Sport Club nos anos de 1920 em Abaeté.
3ª G/Netos/N, filhos de Clarindo e Ângela:
3ª G/N/ Lycínio Ribeiro de Araújo, n. em 25/7/1909, às 10h, um domingo, na casa de s/ pais, na Ilha Tabatinga, município de Abaeté/Pa e c/c Edmeê Gonçalves Lobo/Edene e tiveram 2 filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Licínio e Ângela Lobo de Araújo.
Lycínio faleceu c/71 anos e 4 dias em 29/7/1980, em Belém/Pa, onde residia.
Citações históricas sobre Licynio: Participava das peças teatrais que encenava peças para angariar fundos para a construção da nova Igreja Matriz de Abaeté. Vide Teatro de Nossa Senhora da Conceição e grupo Scênico de Abaeté.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Licínio e Edene Lobo:
4ª G/Bn/ Licínio Lobo de Araújo, n. em 4/10/1952 e c/c Mônica.
4ª G/Bn/ Ângela Lobo de Araújo, n. em 2/8/1955 e c/c Afonso e tiveram 1 filho, 5ª G/Trinetos/Tn: Afonso Neto/Netinho, este n. em 2/9/19..... Ângela casou uma 2ª vez c/Luiz Carlos Rapace e tivera uma filha, 5ª G/Trinetos/Tn: Luciene , que n. em 26/7/1988.

Os de Araujo Pontes
5ª G/Tn2/ Tatiana de Araújo Pontes, filha de Genuíno de Araujo Pontes e Thereza de Souza Araujo, n. em 25/10/1973, em Brasília/DF, onde mora.
Olá Ademir !
Foi com grande alegria que encontrei o seu blog com a história da nossa família.
Fiquei feliz em ver meu nome citado e se for possível, gostaria que os nomes das minhas filhas fossem incluídos na árvore.
Eu, Tatiana de Araújo Pontes, filha de Genuíno de Araújo Pontes e Thereza de Souza Araújo, nasci em 25/10/1973, em Brasília. Casei-me em 12/07/2003 com Jarmes dos Santos Araújo com quem tive duas filhas: Raquel Pontes Araújo ( 03/12/2007) e Luísa Pontes Araújo ( 06/02/2014).
Após casar-me passei a ter o nome de Tatiana de Araújo Pontes Araújo.
Minha filha me perguntou sobre árvore genealógica e acabei de mostrar o blog para ela !
Que Deus abençoe você e sua família !
Espero que possamos ter mais contato, ainda que virtual.
Abraços, Tatiana
Colaboração de Tatiana de Araujo Pontes
Os de Araujo Santos
. Augusto de Araújo Santos, casado com Aria Anna da Cunha e com filhos: Ariaugusto da Cunha Santos.
. Ariaugusto da Cunha Santos, casado e com filhos: Rodrigo Bamondes Santos
Olá. Sou Rodrigo Bamondes Santos. Neto de Augusto de Araújo Santos e Aria Anna da Cunha Santos e filho do Ariaugusto da Cunha Santos, muito obrigado pela sua pesquisa... Estou chorando enquanto leio sobre o passado de minha família


Prof. Ademir Rocha, de Abaetetuba/Pa, em 1/5/2010 

4 comentários:

  1. Olá. Sou Rodrigo Bamondes Santos. Neto de Augusto de Araújo Santos e Aria Anna da Cunha Santos e filho do Ariaugusto da Cunha Santos, muito obrigado pela sua pesquisa... Estou chorando enquanto leio sobre o passado de minha família

    ResponderExcluir
  2. Encontrei referência ao falecimento de Prudente Ribeiro de Araújo no Jornal O Liberal de 16/dez/1989 na véspera da eleição de Lula pelo jornalista e nosso parente João Malato: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=761036&pesq=prudente%20araujo

    ResponderExcluir
  3. Encontrei as seguintes referências sobre Luiz Joaquim de Araújo na Biblioteca Nacional
    1 - Referências a Luiz Joaquim de Aráujo como capitão da 10a infantaria de Abaeté: 28/fev 1855
    2- Reforma de Luiz Joaquim de Araújo em 10/Ago/1861
    3- Requerimento de confirmação da data que se tornou capitão da Polícia de Abaeté em 4/setembro/1861
    http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=700002&pesq=luiz%20joaquim%20araujo

    ResponderExcluir