sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Família Lima e Outras em L - Matriz Genealógica Abaetetubense


Família Lima e Outras em L - Matriz Genealógica Abaetetubense
Foto acima com a presença do dirigente da LEA-Liga Esportiva Abaetetubense, Francisco de Lima Batista/Pombo

Postagem em construção
Família Lima presentes na Cerimônia de Instalação da Cidade de Abaeté/Pa e assinantes da respectiva ata de instalação da cidade, em 15/8/1895:
. Samuel Antonio Mac-Dovell de Lima

. Olympio da Silva Lima

. Olyntho da Silva Lima

. João Sulpício de Lima

. Trajano Ayres de Lima

. Genésio Augusto de Lima

. Caetano dos Santos Lima

. Ernesto Cardoso de Lima

. Bento da Cruz Lima

. Simão da Costa Lima

. Leopoldo Anísio de Lima


FAMÍLIA LEÃO


. Belarmina Leão, citado em 1951 como contribuinte de dádiva e promessas da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através da diretoria.


FAMÍLIA LEITE


. Raimundo Leite Lobato, citado em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através da diretoria.


Os Lima 


Outras famílias Lima de Abaetetuba
Os Lima
. Geraldo Lima, em 1927 o Clube Musical Paulino Chaves, tinha como mestre de banda, Gerônimo Guedes, que está de mudança para Belém, deve assumir em seu lugar, como mestre e regente, Laudelino Fernandes e como sub-regentes, Félix Machado e Geraldo Lima, secretário do Clube.

Os de Lima 
. Genésio Augusto de Lima, era professor em 1895 e esteve presente na Instalação da cidade de Abaeté/Pa em 15/8/1895 e foi um dos assinantes da Ata de Cerimônia de Instalação, residia na Praça da República em Abaeté/Pa.


. Izabel de Lima. Citação de 1922: Izabel de Lima c/pagamento do imposto de valor locativo de um imóvel sito à Rua Siqueira Mendes, cidade de Abaetetuba.


. Maria Madalena de Lima, citado em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através da diretoria.


. Ovidío Antonio de Lima, em 1931, com terreno à Rua Siqueira Campos, canto com a Travessa Santos Dumont e fundos com terreno de Miquinho Barbosa, lado direito com terreno de Epaminondas Margalho.

Família


Raízes de RISOLETA LIMA DE ARAUJO/Sinhá
Observação
Esta genealogia foi desenvolvida pela Profa. Benvinda de Araujo Pontes, que na véspera de sua partida terrena, a entregou ao seu primo Ademir Heleno (Araujo) Rocha, para que este desse continuidade ao seu trabalho.

1ª G/ Bisavó materno de Risoleta Lima de Araujo/Sinhá:


1ª G/ Felippe Nery da Costa, foi quem deu origem à fam. Nery da Costa em Abaeté/Pa, sendo s/origem na localidade Costa Maratauíra/Abaeté/Pa.


2ª G/Filhos/F: filhos de Felipe Nery da Costa e Thereza de Jesus Nery: Emygdio Nery da Costa e seus irmãos. Vide fam. Nery da Costa
Além dos Nery da Costa, Felippe teve outros filhos


1ª G/Antonina de Lima, teve filhos, 2ª G/Filhos/F e foi ela quem deu origem a uma das vertentes da família Lima de Abaeté.


2ª G/Filhos/F, de Antonina de Lima e Felippe Nery da Costa: Leopoldo Anísio de Lima.


2ª G/Filhos/F: Leopoldo Anísio de Lima.


Outros filhos de Antonina de Lima


. Olímpio de Lima, filho, 2ª G/Filhos/F, de sua mãe Antonina.

. Olímpio é o pai de Antonia Josephina de Lima, 3ª G/Netos/N, que por sua vez é mãe de José Guerreiro de Lima/Zé Margalho, 4ª G/Bisnetos/Bn, dono de uma antiga vidraçaria na Avenida Pedro Rodrigues, esquina com a Rua Getúlio Vargas.


2ª G/F/ Leopoldo Anísio de Lima, n. no povoado de Abaeté em 1855 na Vila de Abaeté/Pa e f. em 19/2/1924, com 69 anos de idade, em s/residência à Praça Nossa Senhora da Conceição, hoje Travessa Pedro Pinheiro Paes, em Abaetetuba/Pa, onde hoje se localiza a Panificadora Milton, de propriedade de s/trineto Mário Fernando da Silva Pontes. Era comerciante, político, muito rico e dono de muitos bens na Vila de Abaeté. Foi vogal da Intendência de Abaeté por seis legislaturas consecutivas e ajudou muito seu meio-irmão Emygdio Nery da Costa a elevar a então Vila de Abaeté à condição de cidade, fato ocorrido em 15/8/1895.


Citações históricas sobre Leopoldo Anísio de Lima


Como vogal da Intendência de Abaeté esteve presente à Instalação da cidade de Abaeté em 15/8/1895 e um foi um dos assinantes da Ata de Cerimônia de Instalação.

Citação de 1922: O Capitão Leopoldo Anísio de Lima com pagamento de imposto de valor locativo de 15$000, por um imóvel sito na Praça da República, em Abaeté. O Capitão Leopoldo Anísio de Lima com pagamento de imposto de valor locativo de 9$000, por um imóvel sito à Praça da República, em Abaeté.


Leopoldo Anísio de Lima, em um antigo documento de 1922, aparece como Capitão Leopoldo Anísio de Lima, e dono de um imóvel sito na então Praça da República, hoje, atual Praça Francisco de Azevedo Monteiro. 


Fez parte do Conselho de Intendência do município (espécie de Junta Governativa) por 6 gestões consecutivas, de 1891 a 1908, ocupando a função de Vogal do Conselho de Intendência de Abaeté. Ajudou a formar essa Câmara de Vogais, espécie de Cãmara de Vereadores. 


. De 1891 a 1894, vogal na gestão do Intendente Manoel João Pinheiro;

. De 1894 a 1896, vogal na gestão de seu meio-irmão, Intendente Emygdio Nery da Costa, em cuja gestão foi instalada a cidade de Abaeté em 15/8/1895;

. De 1896 a 1900, vogal na gestão do Intendente Pe. Francisco Manoel Pimentel;

. De 1900 a 1902, vogal na gestão do Intendente Tenente Coronel Torquato Pereira de Barros;

.. De 1902 a 1906, vogal na gestão do Intendente Dr. João Evangelista Correa de Miranda;

. De 1906 a 1908, vogal na gestão do Intendente Hygino Maués.


Leopoldo Anísio de Lima c/c Maria do Carmo de Lima/Mariquinha de Lima e tiveram 7 filhos, 3ª G/Netos/N: Benvinda, Bruna, Joana, Anízio Alvim, Maria/Maroca Lima, Antonina/Antonica e Leopoldo Filho/Pudico. Leopoldo Anísio de Lima era alto e de cor branca, ao contrário de sua esposa Mariquinha que era baixinha e muito morena, de aparência indígena miscigenado.


. Maria do Carmo de Lima/Mariquinha de Lima, n. em 16/7/1853, às margens do rio Curuperé, município de Abaeté/Pa e f. em 29/6/1937 c/84 anos, 11 meses e 13 dias, em s/residência à Praça Nossa Senhora da Conceição, em Abaeté/Pa, hoje Travessa Pedro Pinheiro Paes e propriedade dos herdeiros de s/neto Emiliano de Lima Pontes.

Maria do Carmo Lima, em 26/10/1925, viúva do falecido Leopoldo Anísio de Lima, reivindicando junto ao Intendente Lindolpho Cavalcante de Abreu, através de Raimundo Leite Lobato, pagamento de pensão, pelos longos anos na função de vogal da intendência, de seu marido Leopoldo Anísio de Lima.


3ª G/Netos/N, filhos de Leopoldo Anísio de Lima e Maria do Carmo de Lima/Mariquinha de Lima:


3ª G/N/ Benvinda de Lima, n. em 30/1/1872 e f. em 28/1/1951, c/79 anos de idade, em s/casa na então Travessa 22 de Junho, hoje Trav. Major Frederico da Gama Costa. Casou em 14/4/1894 c/João Nepomuceno de Pontes/João Pontes, este n. em 6/5/1874, na localidade Rio Guajarázinho/Abaeté/Pa e tiveram filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Emiliano/Milico, Raimunda/Mundica, Miguel, Domingas, João, Andrelino/Dedé, Waldomira/falecida criança, Pautila/Lilita/Mimoca, Raimundo/Cacau, Sebastião de Lima Pontes/Sabito/falecido criança. A união de Benvinda e João Pontes durou 56 anos, 9 meses e 14 dias. João Pontes f. em 28/5/1967, c/93 anos, 22 dias, em casa de s/filha Mundica, à Av. 15 de Agosto/Abaetetuba/Pa.


4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Benvinda e João Pontes


4ª G/Bn/ Emiliano de Lima Pontes, n. em 8/8/1895, na então Vila de Abaeté/Pa, comerciante, marítimo, e f. em 28/2/1963, c/67 anos, 6 meses e 20 dias, em Belém/Pa. Emiliano casou em 9/10/1920, na Povoação Malato, município de Ponta de Pedras/Pa, c/Zizina Ribeiro de Araujo Pontes, esta n. em 7/3/1893, na povoação Malato, distrito de Muaná/Pa, município de Ponta de Pedras/Pa, Ilha do Marajó e f. em 27/12/1979. A união de Emiliano e Zizina durou 43 anos, 4 meses e 19 dias e tiveram filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Alpha, Benvinda, Clélia, Deodato, Expedito, Felício e Genuíno de Araujo Pontes. Vide a descendência desta família em Família Pontes de Abaeté. 


4ª G/Bn/ Raimunda de Lima Pontes/Mundica, n. em 4/5/1897, em Abaeté/Pa e f. em 16/4/1988, c/90 anos, 10 meses e 12 dias e c/c Prudente Ribeiro de Araujo, em 18/1/1926, casamento que durou 62 anos, 2 meses e 28 dias e tiveram filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: José Maria Pontes de Araujo. Vide a descendência desta família em Família Pontes de Abaeté ou Família Araujo de Abaeté.

4ª G/Bn/ Miguel de Lima Pontes, n. em 29/9/1899, em Abaeté/Pa e c/c Judith Dutra e tiveram filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Célio/falecido criança, Maria de Lourdes/Loudinha, Clélio Airton, Demóstenes de Jesus, Moisés Amazonas e Ariosto Dutra Pontes. Vide os descendentes desta família em Família Pontes de Abaeté.

4ª G/Bn/ Domingas de Lima Pontes, n. em 13/8/1903 e c/c Sebastião Bicho da Costa/Rocha e tiveram filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Gertrudes/Gegê, João Francisco, Maria Tereza/Mariinha, Sebastiana/Sinhá, Rosilda/Rosa Palmeirão, Miguel/Miguilito, Terezinha/Zinha. Domingas ficou viúva e f. em 4/7/1989, c/86 anos, em Belém/Pa. Vide descendestes desta família em Família Pontes de Abaeté.


4ª G/Bn/ João de Lima Pontes, teve 3 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn 


5ª G/Trinetos/Tn, filhos de João de Lima Pontes c/Emiliana/Milica: Roselira Lobato

5ª G/Trinetos/Tn, filhos de João de Lima Pontes c/ Tuté Castro: Astrogildo Castro, que c/c Arina e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Maria Astrogilda Castro;

5ª G/Trinetos/Tn, filhos de João de Lima Pontes c/Zita Modesto: Gesuíno.

Vide os descendentes destas famílias em Família Pontes de Abaeté.


4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Benvinda de Lima e João Nepomuceno de Pontes


4ª G/Bn/ Andrelino de Lima Pontes/Dedé Pontes, n. em 4/2/190..e c/c Luzia Prisca de Araujo e tiveram filhos: Sebastião/Sabito, Orivaldo/Vivito, Luzilina/Luzi, Lucilina/Lúcia e leuzilina/Leuza. Vide os demais descendentes desta família em Família Pontes de Abaeté.

4ª G/Bn/ Pautila de Lima Pontes/Lilita/Mimoca, n. em 20/5/190..e c/c Sílvio Pimentel e tiveram filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Sílvia Maria, Ivo, Miguel, Sandra e Cileno Pontes Pimentel. Vide os demais descendentes desta família em família Pontes de Abaeté.

4ª G/Bn/ Raimundo de Lima Pontes, filho com Virgínia Rodrigues, n. em 20/3/1903, c/c Violeta Costa, esta f. em 17/10/1963 e tiveram filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Miguel Ovídio/Miguel do Cacau, Olegarina, Eliete, José Benedito, Deusa e Maria da Glória Costa Pontes/Glória. Raimundo de Lima Pontes f. em 9/5/1991. Vide os descendentes desta família em Família Pontes de Abaeté.


3ª G/Netos/N, filhos de Leopoldo Anísio de Lima e Maria do Carmo de Lima/Mariquinha de Lima 


3ª G/N/ Bruna de Lima, n. em 10/11/1883 e f. em 16/2/1981, com 98 anos de idade e foi s. em Abaetetuba, no Cemitério de Nossa S. da Conceição, era de baixa estatura, cor morena, cabelos pretos e liso, que na velhice ficaram totalmente brancos.

Bruna, já idosa e devido ao falecimento do marido, passou a velhice morando com as filhas, por temporadas , muito conversista e recebia benefício pelo antigo INPS, atual INSS. Bruna morava, com sua família, num chalé, atrás do antigo Cine Imperador, à Rua Benjamim Constant (hoje Rua Siqueira Mendes), perto das residências de s/irmãs Benvinda, Antonica e Maroca Lima.

Bruna de Lima, c/c Ramiro Pereira de Araujo, este filho de Maria Pereira de Araujo com um membro da família Margalho e tiveram filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Durvalina/Duvica, Clarice, Risoleta/Sinha, Maria do Carmo/Guíta e Stoesel Orlando Lima de Araujo.


4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Bruna de Lima e Ramiro Pereira de Araujo


4ª G/Bn/ Risoleta Lima de Araujo/Sinha, c/c com Ademar Lobato Rocha e tiveram filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Ademar/falecido jovem, Ruth do Carmo, Adonai Olívio/Dodó, Advaldo da Paixão/Picota, Adilson Olintho, Rosita Odília/Rosa, Ademir Heleno, Roseana Odilma, Adônis Orlando, Rosilene Natalina e Adenilson Luiz (Araujo) Rocha.


Vide os demais descendentes de Bruna de Lima e Ramiro Pereira de Araujo em Famílias: Araujo, Rocha, e Pontes de Abaeté.


3ª G/Netos/N, filhos de Leopoldo Anísio de Lima e Maria do Carmo de Lima/Mariquinha de Lima 


3ª G/N/ Joana de Lima, c/c João Soares e tiveram filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Alcina, Jonas, Angelina, Tilica, José, Walter e Maria/Marocas.


4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Joana de Lima Soares e João Soares 


4ª G/Bn/ Alcina de Lima Soares, teve filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Euclides, Mocinha e João.

4ª G/Bn/Tilica, teve filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Joanita/Janita, Jandira e João.

A família de Joana de Lima Soares se mudou de Abaeté/Pa e munca mais deu notícias. Sabe-se que o filho mais velho dessa família era tenente do Exército Brasileiro.

3ª G/Netos/N, filhos de Leopoldo Anísio de Lima e Maria do Carmo de Lima/Mariquinha de Lima:


3ª G/N/ Anísio Alvim de Lima, chegou a ser seminarista, era comerciante, funcionário público na prefeitura, viajante marítimo. Fisicamente era magro, moreno, baixinho, conversista, de temperamento ranzinza, temperamental, inteligente e de memória privilegiada. Seus filhos e netos herdaram seus traços físicos e comportamentais. O comércio de Anísio Alvim foi montado por seu pai, Leopoldo Anísio, já que este era muito rico. 


Citações históricas sobre Anísio Alvim


Seu nome aparece em documentos de 1918 a 1931.

Em 1922 com engenhoca e carro de garapa à Rua Justo Chermont, em Abaeté.

Anísio Alvim de Lima n. em 29/10/1888 e f. em 7/8/1954 e foi s. no Cemitério de Nossa S. da Conceição, em Abaetetuba, junto c/os restos mortais de seus filhos Chile, Samaritana Irecê e Leopoldo. 


1927: Casa Samaritana, de Anísio Alvim de Lima, à Rua Justo Chermont/Abaeté/Pa, que vende o Mel Sirituba, o mais famoso mel de cana, fabricado por Luciano A. dos Santos.

Participava das sessões cívico-literárias dos anos de 1940, em Abaeté/Pa.

1931: Anísio Alvim de Lima, c/comércio à Rua Justo Chermont.


Anísio c/c Joventina da Costa/Nenê Costa e tiveram 5 filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Samaritana Irecê/Samar, Terpândolo, Chile, Rui da Costa Lima e Leopoldo Anísio de Lima Neto. 


Anísio Alvim de Lima e s/filhos eram inteligentíssimos, conversistas, argutos, de memória privilegiadas, verdadeiras enciclopédias ambulantes, especialmente Leopoldo e Samara.

Joventina da Costa Lima, f. em 1956.


4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Anísio Alvim de Lima e Joventina da Costa/Nenê Costa:

4ª G/Bn/ Chile da Costa Lima, n. em 4/4/1916 e f. em 27/1/1989 e foi s. no Cemitério de Nossa S. da Conceição, em Abaetetuba-Pa, junto com os restos mortais de seu pai Anísio Alvim e de seus irmãos, Samaritana e Leopoldo.


Chile era de família católica, fez a 1ª Comunhão, porém, aderiu às idéias comunistas desde jovem, quando foi estudar em Belém/Pa, na Escola do Liceu Paraense, hoje Colégio Paes de Carvalho. Foi nessa escola que ele assimilou os ideais socialistas e comunistas que o acompanharam a vida inteira.


Chile, ao assumir sua condição de comunista convicto, causou escândalo na cidade conservadora de Abaeté/Pa, onde a maioria absoluta da população era de católicos conservadores. Mas defendeu suas idéias com muito ardor revolucionário, onde, até os nomes ou apelidos de seus filhos eram homenagens aos líderes mundiais ou nacionais do comunismo: Lênin, Zhucov, Jorge Amado, Anita Leocádia, Luis Carlos e outros notórios comunistas. Quando sua 1ª mulher faleceu causou um verdadeiro escândalo quando mandou pintar o túmulo de sua falecida esposa com a cor rósea, que fugia totalmente à tradição das pintura de sepulturas.


Devido os seus ideais políticos foi expulso do colégio onde estudava e foi preso várias vezes, fichado pelo governo da época. Estudou, também, no Colégio Pará-Amazonas. Foi preso em 1936, aos 20 anos de idade. Seu pai, Anísio Alvim de Lima, era um político conhecido, com bons relacionamentos nesse meio. Os padrinhos de seus filhos eram personalidades da vida política: Dr. Malcher, padrinho de Rui; Magalhães Barata, padrinho de Samara; Abel Chermont, padrinho do Chile. Era por causa dessas amizades de seu pai Anísio, que Chile era preso e, logo depois, solto. Ao passo que os outros comunistas presos ficavam mofando nas prisões, torturados ou mortos. Numa das vezes em que foi preso, Chile disse ao Dr. Malcher, que era mesmo comunista. Passou seus ideais comunistas a muitos de seus descendentes. 


Chile c/c Veriana Costa, s/prima, e tiveram filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Luiz Carlos, Roberto Osório/Zucov e Haroldo Henrique da Costa Lima/Lênin.


Como Veriana era parente da família, Rui, seu irmão, não gostou desse fato e por isso, foi embora para sempre de Abaeté. Ele não admitia casamentos entre primos.


Chile ficou viúvo e casou uma 2ª vez c/Consuelo Nazaré e tiveram filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Jorge Amado, Olga Leocádia, Zélia Kuberescaia, Vanja Helcisa, Vanda Jauciara, Glória Anita, Dalcídio, Celso e Paulo Nazaré Lima.


Chile da Costa Lima era ferrenho ateu e comunista de Abaeté, convicto defensor e propagandista da ideologia socialista e que conhecia a fundo essas idéias.


5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Chile e Veriana


5ª G/Tn/ Luís Carlos da Costa Lima: c/c Lourdes e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.

5ª G/Tn/ Roberto Osório da Costa Lima/Zhucov: professor do Estado e, depois, bancário da Caixa Econômica Federal, até se aposentar. Casou e teve filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.

5ª G/Tn/ Haroldo Henrique da Costa Lima/Lênin, casou e teve filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.

4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Anísio Alvim de Lima e Joventina da Costa/Nenê Costa:


4ª G/Bn/ Samaritana Irecê da Costa Lima/Samá, n. em 7/2/1923 e f. em 10/6/2002.

Samá conheceu Joana Lima Soares, irmã de seu pai, que foi embora para Belém e nunca mais voltou à Abaeté. Uma filha de Joana, de nome Marocas morava no Bairro Cidade Nova e tinha uma sobrinha casada com Emanuel de Melo Mesquita, que trabalhava na Rádio Marajoara. Jardelina, neta de uma irmã de Maroca, sabe onde Maroca Soares morava em Belém. Samá e s/irmão Terpândolo são aposentados e moram em Belém/Pa, perto do Arsenal de Guerra.

Samá na entrevista disse que alguns parentes da família Lima residem na vizinha cidade de Igarapé-Miri/Pa, como: Dirceu e Nazareno.

4ª G/Bn/ Rui da Costa Lima, foi servir ao Exército Brasileiro, deu baixa e voltou para Abaeté. Aos 20 anos de idade foi embora e nunca mais deu notícias. Rui ficou escandalizado porque seu irmão Chile casou com uma parente de s/família.

O Blog do Ademir Rocha localizou, após cerca de 60 anos de desaparecido, notícias de Rui já falecido recentemente e de sua esposa e filhos, pois Rui tinha casado no RS com novo nome. 

4ª G/Bn/ Leopoldo Anísio de Lima Neto, n. em 29/11/1932 e f. em 12/3/2005 e foi s. no Cemitério de Nossa S. da Conceição, em Abaetetuba/Pa, junto com os restos mortais de seu pai Anísio Alvim e de seus irmãos, Chile e Samaritana. Era inteligentíssimo, arguto e de memória privilegiada e trabalhava em um hotel da cidade. C/c Maria do Socorro Magno Ferreira e tiveram filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Fábio e Renato Magno Ferreira Lima e moravam na Rua Siqueira Mendes/Abaetetuba/Pa, próximo ao Mercado de Carne.

4ª G/Bn/ Terpândolo da Costa Lima, n. em 23/6/1936.

3ª G/Netos/N, filhos de Leopoldo Anísio de Lima e Mariquinha de Lima:


3ª G/N/ Maria de Lima/Maroca Lima, foi junto c/Zita Margalho duas parteiras famosas na cidade de Abaeté a quem grande parte da população de Abaeté deve gratidão pelos relevantes serviços dos numerosos partos que realizaram em Abaeté e elas eram incansáveis e dedicadas nesse trabalho, que dedicaram grande parte de suas vidas. Nesse tempo Abaeté não possuía médicos. 


Maroca Lima c/c Felippe Baptista da Costa, um senhor de posses e por isso eles tiveram condições de criar, além de seus filhos, alguns seus sobrinhos e outros adotivos de outras famílias. Tiveram os seguintes filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Luzia/Chavita, Raimunda/Nhaná, Francisco/Pombo, João/Juriti e Maria Madalena de Lima Batista.

Felippe Baptista da Costa é citado como comerciante em 1922.


4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Maria de Lima/Maroca Lima e Felipe Batista da Costa


4ª G/Bn/ Francisco de Lima Batista/Pombo, foi um destacado membro da sociedade abaetetubense desde muito jovem e atuou no teatro de Abaeté, junto com outros atores e atrizes, muitos dos quais eram parentes seus: Licínio Araujo, Diquinha Soares, Angelina Araujo, Miloca Matos, Bararaty Barroso Franco, João Pontes, Antonico Araujo, Menina Arthemita, Lucília Pinheiro, Abel de Barros, Edgar Borges, Prudente de Araujo, Raimundo Leite, Guilherme Abreu, Osvaldina da Fonseca, Hilda V. da Fonseca, Elpídio Paes, Risoleta de Lima Araujo, Abel Lobo, Pedro Loureiro e outros, foi folclorista em Abaeté, tendo criado cordões de pássaros da quadra junina e foi jogador de futebol do Vênus e outros clubes e dirigente da LEA-Liga Esportiva de Abaetetuba. Vide foto acima.


. Francisco de Lima Batista/Pombo, n. em 10/4/1927 em Abaeté/Pa, f. em 6/11/2003, c/76 anos de idade e foi s. no Cemitério de Nossa S. da Conceição em Abaetetuba/Pa e c/c Gilce Rodrigues e residiram na Trav. Major Frederico Gama da Costa/Abaetetuba. Pombo trabalhou na Escola Bernardino Pereira de Barros, desde a s/fundação em 1962 e já era serventuário da Justiça do Estado, se aposentando nessa condição. Gilce, s/esposa, também trabalhou como serventuária de justiça. Tiveram 10 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Dilce, Francisco Carlos, Lúcia Maria, Luzia, Maria de Nazaré, Carlos Francisco, Maria da Conceição, Cristina do Socorro, Luiza de Marilac Rodrigues Batista e Francisco de Lima Batista Júnior.


5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Francisco de Lima Batista/Pombo e Gilce Rodrigues
5ª G/Tn/ Dilce Rodrigues Batista, bancária, c/c Raimundo Nonato dos Santos/Nonatinho e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Bruno Cristiano e Breno Batista dos Santos.


5ª G/Tn/ Lúcia Maria Rodrigues Batista, c/c Nazareno Borges e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Renato e Rodrigo Batista da Silva.


5ª G/Tn/ Francisco Carlos Rodrigues Batista, c/c Maria do Livramento Martins, e tiveram 4 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Walesca, Williames, Willienderson e Vanessa Martins Batista.


6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Francisco Carlos e Maria do Livramento


6ª G/Ttn/ Waleska Martins Batista, casada e com filho, 7ª G/Pentaneto/Pn: Lucas Martins Batista.

5ª G/Tn/ Maria de Nazaré Rodrigues Batista, que teve 2 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Camila de Cássia e Vítor Felipe Rodrigues Batista.

5ª G/Tn/ Maria da Conceição Rodrigues Batista, c/c João Ferreira e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Brenda, João Pedro, Robson Andrey e Marcos Vinicius Rodrigues Batista.

5ª G/Luzia Rodrigues Batista/Gia, c/c Otoni Benedito Calliari/Sutó e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Roma Calliari Bahia e Ramon Batista Calliari.

5ª G/Tn/ Cristina do Socorro Rodrigues Batista, c/c Roberto Cardoso e tiveram filho, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Renan Batista Cardoso.

5ª G/Tn/Carlos Francisco Rodrigues Batista, c/c Jamille e com 3 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn. 


4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Maroca Lima e Felipe Batista da Costa


4ª G/Bisnetos/Bn/ Maria Madalena de Lima Batista/Dadá, c/c Benedito Amor Ferreira/Amor Ferreira, este filho de Miguel Silveira Ferreira, e tiveram 4 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Adamor/falecido jovem, Raimundo/Bodiga, Aldamor e Maria Taciana do Socorro Batista Ferreira.


5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Maria Madalena de Lima Batista/Dadá e Benedito Amor Ferreira/Amor Ferreira


5ª G/Tn/ Raimundo Batista Ferreira/Bodiga, trabalhou longos anos no Banco do Estado do Pará e depois foi trabalhar no Projeto ALBRÁS/ALUNORTE em Barcarena/Pa. C/c Maria de Jesus Oliveira e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Riviane, Viviane, Regiane, Roseana, Rosana e Newton Oliveira Ferreira.

6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Raimundo Batista Ferreira/Bodiga e Maria de Jesus Oliveira:

6ª G/Ttn/ Riviane Oliveira Ferreira, n. em 8/1/1975.


5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Bodiga e Maria de Jesus 


5ª G/Tn/ Aldamor Batista Ferreira/Ada, c/c Maria do Socorro Gonçalves e tiveram 4 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Jéferson, Cléberson, Shirley e Kele Gonçalves Ferreira.

5ª G/Tn/ Maria Taciana do S. Batista Ferreira, casou com Adnaldo Vilhena Ferreira e tiveram 1 filho: Adnaldo Vilhena Ferreira Júnior.

5ª G/Tn/ Adamor Batista Ferreira, falecido criança.

Avós Paternos de Raimundo (Bodiga): Miguel Silveira Ferreira/Miguel Ferreira e Tereza Sergelin Ferreira. Miguel Ferreira era comerciante e industrial da Cidade de Abaeté, muito rico e com muitos bens.


4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Maria Lima/Maroca Lima e Felipe


4ª G/Bn/ Joanita de Lima Batista/Janita: Filha adotiva de Maria de Lima Batista/Maroca Lima, f. no dia 13/10/1993. Joanita é filha de Célia Lima Soares/Cilica c/Raimundo. Cilica é filha de Joana de Lima Soares (irmã de Maroca Lima) e João Soares. Joanita teve 5 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Osmar, Danilo, José, Dalcídio e Carlos Lima Batista/falecido. 


5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Joanita/Janita


5ª G/Tn/ Osmar Lima Batista,casado.

5ª G/Tn/ Danilo Lima Batista, casado.

5ª G/Tn/ Dalcídio Lima Batista, casado.

5ª G/Tn/ Carlos de Lima Batista, falecido.

4ª G/Bisnetos/Bn, filhos Maroca Lima e Felipe Batista da Costa:

4ª G/Bn/ João de Lima Batista/Juruti, c/c Alzira Lobato e tiveram 5 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Rosângela, João, Socorro, Antonio, Felício Lobato Batista

4ª G/Bn/ Luzia de Lima Batista/Chavita, f. solteira.

4ª G/Bn/ Raimunda de Lima Batista/Nhaná, f. solteira.


3ª G/Netos/N, filhos de Leopoldo Anísio de Lima e Mariquinha de Lima


3ª G/N/ Antonina de Lima/Antonica, f. e foi s. no Cemitério de Nossa S. da Conceição em Abaetetuba/Pa, na sepultura onde estão os restos mortais de sua mãe Mariquinha, suas filhas Antonieta e Wanderlina. C/c Raimundo Leite Lobato/Capitão Leite e tiveram filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Osvaldo/Pombo, Osvaldina/Vadica, Antonieta/Mimi, Waldemar/Jarico, Maria Vanderlina, Darc, Lourival/Lorico, Lucimar/Luci Piraíba, Dalca, Teodora/Finoca e Raimunda Lima Leite Lobato/falecida. 


1904: Raimundo Leite Lobato residia na Rua Tenente Coronel Caripuna, em Abaeté/Pa.

O Capitão Leite é filho de Praxedes Emiliano Lobato/Velho Lobato, cujo nome aparece em documento de 1904.

1927: Raimundo Leite Lobato, funcionário público Municipal e presidente da Associação Sportiva de Abaeté.

1931: Ramiro Pereira de Araujo, concunhado do Capitão Leite, residiu por 13 anos numa casa que fazia divisa com Raymundo Leite Lobato e Emiliano Pontes.

O Capitão Leite trabalhou na Prefeitura de Abaeté por vários anos, ocupando funções de: Fiscal Geral da Prefeitura, Tesoureiro Municipal, etc, tendo trabalhado c/vários prefeitos: Borges do Rego (27/11/1934-7/7/1935, Raimundo Pauxis (25/4/1945-17/11/1945) e Pedro Pinheiro Paes (1948-1951).


4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Antonia de Lima/Antonica e Raimundo Leite Lobato/Capitão Leite

4ª G/Bn/ Osvaldo Leite Lobato/Pombo, filho mais velho de Antonina, morreu solteiro aos 18 anos.

4ª G/Bn/ Teodora/Finoca, falecida.
4ª G/Bn/ Lucimar Lima Leite Lobato/Luci Piraíba, comerciante à Rua Justo Chermont/Abaeté/Pa, na orla da cidade, casa comercial com ponte em madeira, c/c Francisca Tavares/Nenê e tiveram 4 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Maria José, Sebastião Antonino/Tião, Raimundo e Maria da Conceição Tavares Lobato.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Lucimar/Luci Piraíba e Francisca Tavares Lobato/Nenê:
5ª G/Tn/ Raimundo Tavares Lobato, c/c Júlia Rosa de Matos Castro e tiveram 1 casal de filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Marcelo Castro Lobato e Carmosina Castro Lobato.
Júlia Rosa Matos de Castro, formou-se no Curso de Humanista em 1962, no Insttituto Nossa S. dos Anjos, em Abaeté do Tocantins.
4ª G/Bn/ Osvaldina Lima Leite Lobato/Vadica, c/c Manoel Cordeiro/Manolo e tiveram 10 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Maria Dolores, José Henrique, Manolito (Lito), Luiz Américo, Maria Carolina/Carol, Daniel de Jesus, Francisco Carlos, Maria do Socorro, Maria Diana e Maria de Belém Lobato Cordeiro.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Osvaldina/Vadica e Manolo
5ª G/Tn/ Luiz Américo Lobato Cordeiro, c/c Clarice, filha do Plácido e tiveram 2 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Luiz e Paulo. Depois, Luiz Américo casou uma 2ª vez.
5ª G/Tn/ Maria Dolores Lobato Cordeiro, c/c Jorge Caboquine e tiveram duas filhas, 6ª G/Tetranetos/Ttn em Belém-Pa: Cristiane e Eliane Cordeiro Caboquine.
5ª G/Tn/ Maria Carolina Lobato Cordeiro/Carol, c/c Jurandir Mendes e tiveram uma filha, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Michele Cordeiro Mendes.
5ª G/Tn/ José Henrique Lobato Cordeiro, c/c Eliana Dias, em Belém-Pa e tiveram uma filha, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Joseana Dias Cordeiro. Depois, José Henrique, casou uma 2ª vez com Deibed e tiveram os filho, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Peterson e Pámela.
5ª G/Tn/ Manoelito Lobato Cordeiro/Lito, c/c Dulcídia Araújo, filha do Dalcídio, de Beja e tiveram 2 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn, Jorgerferson e Joelson Araújo Cordeiro.
5ª G/Tn/ Maria do Socorro Lobato Cordeiro, c/c Manoel de Jesus Honorato dos Santos, que era empregado da Empresa de Transportes Boa Esperança e tiveram 3 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Amanda, Aderson e Arlém Cordeiro dos Santos
5ª G/Tn/ Maria Diana Lobato Cordeiro, c/c Élton Lobato. Não tiveram filhos.
5ª G/Tn/ Maria de Belém Lobato Cordeiro, c/c Carlos Alberto Vilaça/Beto e tiveram 2 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn, Silvana Cordeiro Vilaça e Carlos Alberto Vilaça Filho.
5ª G/Tn/ Francisco Carlos Lobato Cordeiro, c/c Sara e tiveram 1 filho, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
5ª G/Tn/ Daniel de Jesus Lobato Cordeiro, c/c Edenilza Guimarães e tiveram 5 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Daniele, Beatriz, Danielves,, Danielder e Danielson Guimarães Cordeiro.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Antonica e Capitão Leite
4ª G/Bn/ Antonieta Lima Leite Lobato/Mimi: não casou e faleceu bem idosa em Abaetetuba/Pa.
4ª G/Bn/ Dalca Lima Leite Lobato, c/c José Margalho da Cunha/Juca Cunha e se mudaram para a Vila de Icoaraci, Belém-Pa e não tiveram filhos. Juca é filho de Rola Margalho.
Dalca é citada em documentos de 1940, 1954, 1956, gestão do Prefeito Pedro Pinheiro Paes: Dalca Lobato da Cunha e José Margalho da Cunha. Dalca e esposo participavam das sessões cívico-literárias dos anos de 1940.
4ª G/Bn/ Waldemar Lima Leite Lobato/Jarico, c/c Edméia Lima/Aldomira, filha de Lino, e tiveram 6 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: José Maria, Maria do Carmo, Maria de Lourdes, Mário, Rosa Maria e Alberto Lima Lobato.
A família do Jarico morava numa casa onde hoje é a Agência da Caixa Econômica Federal, próximo à atual Prefeitura Municipal de Abaetetuba.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Jarico e Aldomira
5ª G/Tn/ José Maria Lima Lobato Filho/Jarico, c/c Maria da Trindade Fernandes Pena e tiveram 4 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Paulo Henrique, Fábio José, Anderson Roberto Pena Lobato e José Maria Lima Lobato Júnior.
Maria da Trindade Fernandes Pena, formou-se no Curso de Humanista, ano de 1962, pelo Instituto Nossa S. dos Anjos, em Abaeté do Tocantins e se formou em curso superior, trabalhou e se aposentou como professora do Estado.

4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Antonica e Capitão Leite
4ª G/Bn/ Lourival Lima Leite Lobato. Documento de 30/4/1948: Recibo de cobrança de imposto, pela sepultura perpétua de Ademar Araujo Rocha, filho de Ademar Lobato Rocha, falecido aos 17 anos, às 02: 00 horas, tendo como encarregado do Cemitério Público Francisco de Miranda Margalho, valor pago por Lourival Lima Leite Lobato, primo de sua esposa Sinhá e amigo e colega de Ademar, na prefeitura.
Pedro Pinheiro Paes era político e como tal chegou a ser Prefeito de Abaetetuba, pelo Partido Social Democarta-PSD e empossado em 15/21948, tornando-se o 1º prefeito eleito do 2º Período Republicano período de 15/12/1948 a 1951 e teve como Secretário Municipal o Sr. João Nepomuceno Pontes; Alcides Araújo Potyguara, como Delegado de Polícia; Lourival Lima Leite Lobato, como contador, Leonice Aracaty pinheiro, como Professora e Silvio de Sousa Pimentel, como Administrador da merenda. 

. Lourival Lima Leite Lobato/Lorico, c/c Maria Pimentel Coutinho Lobato/Cotita e tiveram filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Lourival, Benedito/Beneco, Maria Helena, Dilce, Leonil, Dilma, Lauremir, Maria da Graça, Raimundo, Antonina Coutinho Lobato. Muitos destes se mudaram p/Belém/Pa e Rio de Janeiro/RJ e tiveram filhos, netos e bisnetos, 5ª G/Tetranetos/Ttn, 6ª G/Pentanetos/Pn e 7ª G/Hexanetos, de Antonina de Lima.
. Maria Pimentel Coutinho é filha do Capitão Orêncio Pereira Coutinho, este n. em 14/12/1869, f. em 17/7/1924, c/c Maria de Araujo Pimentel, esta n. em 16/12/1879, f. 30/7/1952, c/72 anos. Casaram em 28/4/1900/Povoação de Beja/Abaeté/Pa e tiveram filhos: Orêncio, Ophir, Octacílio, Oziel, Catarina Pimentel Coutinho, (todos falecidos até a data da entrevista em 19/2/1994), Maria e Ambrosina Pimentel Coutinho. Vide famílas Pimentel e Coutinho. 
Maria Pimentel Coutinho Lobato/Cotita, n. em 1/1/1913 e f. 16.09.1985, aos 72 anos de idade, foi b. sendo padrinhos: Raimundo Monteiro Almeida e sua esposa Joaquina de Paiva Almeida.

4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Antonica e Capitão Leite
4ª G/Bn/ Vanderlina Lima Leite Lobato dos Santos, n. em 16/5/1917 e f. em 29/10/2005 e foi s. no Cemitério de Nossa S. da Conceição, em Abaetetuba/Pa , junto com os restos mortais de sua avó Maria do Carmo de LimaMariquinha de Lima, de sua mãe Antonina e de sua irmã Antonieta/Mimi. C/c Fard Felix dos Santos/Farias, irmão de Jorge Felix dos Santos e tiveram 6 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Antonina, João, Terezinha, Osvaldo, Maria da Graça e Maria das Dores Lobato dos Santos.
4ª G/Bn/ Raimunda Leite Lobato/Mundica, faleceu jovem.
4ª G/Bn, filhos de Capitão Leite e Antonica
Antonina de Lima. Cfe. os escritos genealógicos da Profa. Benvinda de Araujo Pontes, Antonina teve outros filhos, 2ª G/F: Olímpio de Lima e seus irmãos. Olímpio de Lima é irmão de Leopoldo Anísio de Lima, por parte de mãe, e este teve filhos, 3ª G/Netos/N: Antonia Josephina de Lima e s/irmãos. Portanto, Antonia Josephiina de Lima é prima de Bruna de Lima e s/irmãos, por parte de mãe.
Olympio da Silva Lima, esteve presente na Instalação da cidade de Abaeté em 15/8/1895 e foi um dos assinantes da Ata de Cerimônia de Instalação.
Olynto da Silva Lima, esteve presente na Instalação da cidade de Abaeté em 15/8/1895 e foi um dos assinantes da Ata de Cerimônia de Instalação”.
3ª G/Netos/N, filhos de Antonia Josephina de Lima
3ª G/N Antonia Josephina de Lima, teve filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn, com Raimundo Muniz: Marina, Olímpio e Antonio e um filho, 4ª G/Bisnetos/Bn, com Ricardino de Araujo Margalho/Velho Ricardino: José Guerreiro de Lima/Zé Margalho, este, dono de uma antiga vidraçaria na Avenida Pedro Rodrigues, esquina com a Rua Getúlio Vargas.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Antonia Josefina de Lima
4ª G/Bn/ Marina de Lima, que teve um casal de filhos, 5ª G/Trinetos de Antonina de Lima: Maria da Paixão/Pachulita e Manoel/Pelanca, este foi jogador de futebol nos times de Abaeté.
4ª /Bisnetos/Bn, filhos de Antonia Josefina de Lima e Ricardino de Araujo Margalho: 
4ª G/Bn/ José Guerreiro de Lima/Zé Margalho. O Guerreiro de Lima vem do sobrenome adotado por Zé Margalho de seu padrinho, um Juiz que trabalhou em Abaeté/Pa.
José Guerreiro de Lima/Zé Margalho, c/c Amélia Valente de Mendonça, em 16/4/1953 e tiveram 11 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: José Henrique, Antonia Benedita, Margarida Elizabeth, Lídia Maria, Débora Eliza, José Natanael, José Ricardino/Lixa, José Olímpio/Bingo, José Deodoro, José Salomão, José Melquisedec Mendonça de Lima. Vide família Pontes.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de José Guerreiro de Lima/Zé Margalho e Amélia Valente de Mendonça:
5ª G/Tn/ Antonia Benedita de Mendonça Lima, c/c Luiz Gonzaga Leite Lopes, professor dos quadros da SEDUC/Pa, que foi diretor da Escola São Francisco Xavier, de Abaetetuba/Pa, e foi prefeito de Abaetetuba/Pa e tiveram filhos,6ª G/Tetranetos/Ttn: Albino e outros.
5ª G/Tn/ Lídia Maria de Mendonça Lima, que em 5/5/1979 c/c Robson Fernando da Silva Pontes, este n. em 1/7/1957, filho de Genuíno de Araujo Pontes e Antonio Justo da Silva e tiveram 2 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Róbson Fernando Júnior e Rólisson Fernando.
6ª G/Tetranetos/Ttn, Lídia Maria e Robson Fernando:
6ª G/Ttn1/ Robson Fernando da Silva Pontes Júnior/Robinho, n. em 6/l/1980 em Abaetetuba/Pa.
6ª G/Ttn2/ Rolisson Fernando da Silva Pontes, n. em 7/6/1982, em Abaetetuba/Pa.

------------------------------------------------------------
Os Lima Assunção
. José Lima Assunção. 1931: Rua Senador Lemos, onde morava José Lima Assunção.

Família 
. Maricota, esposa de Firmo Lima Bitencourt.
Firmo Lima Bitencourt, casou com Maricota e com filhos e esta era prima pelo lado materno de Bruna Lima e seus irmãos.

Os Lima da Costa 
. José Lima da Costa. Citação de1922: José Lima da Costa possuía um commércio de botequim, vendendo também café preparado em Abaeté/Pa, à Rua Justo Chermont. José Lima da Costa com commércio de quitanda à Rua Justo Chermont, em Abaeté/Pa.
. Raimundo Lima da Costa e seu clube, o Paraense Sport Club, 3/10/1925. Em 1925 o Paraense Sport Club teve como Presidente o Sr. Raimundo Lima.

Os Lima Pontes 
. Maria das Graças Lima Pontes. Nasceu no dia 28.10.1950 e é filha de Dulcídia de Alcântara Lima.

~~~~~~~~~~ 
Família
1ª G/ Caetano Lima/Mestre Caetano, funileiro de Abaeté/Pa, casado e c/filhos, 2ª G/Filhos/F: 2ª G/F/ Maria de Lima Nery, esposa de Jair Nery.

Os Cardoso de Lima 
. Ernesto Cardoso de Lima. Camilo Alípio Pereira, c/terreno à Rua Siqueira Campos, divisa c/Rodolpho Pereira de Araujo e herdeiros de Marcelino Maria Borges e fundos com Octacílio Santos de Senna e Ernesto Cardoso de Lima.

Família
1ª G/Pais de Ildefonso Correa Lima e irmãos.
2ª G/Filhos/F Ildefonso Correa Lima. Citação: Em Abaeté o Padre Luiz Varella morou em vários endereços. Um desses endereços foi na antiga Rua Torquato Barros (hoje trecho da Rua Barão do Rio Branco), casa vizinha à de Latino Lídio da Silva. Essa casa, posteriormente, foi vendida ao Sr. Rosendo Maués. À esquerda de Latino Lídio da silva Morava o Sr. Orêncio Pimentel Coutinho, com sua família. Posteriormente, Ildefonso e Maura Lima e filhos habitaram a casa onde morou o Padre Luiz Varella.
Ildefonso Correa Lima. 1931: Travessa Comandante Castilho, onde residia Ildefonso Correa Lima.
2ª G/Filhos/F: Ildemar Correa Lima. Era um dos antigos organizadores da festa de Nossa S. da Conceição, em Abaeté/Pa. Ildemar Correa Lima c/c Terezinha de Jesus de Moraes Lima e que tiveram filhos: Geraldo de Moraes Correa Lima e outros. C/c Terezinha de Jesus Moraes Lima e tiveram filhos, 3ª G/Netos/N: Geraldo de Moraes Correa Lima e outros.

3ª G/Netos/N/ filhos de Ildemar Correa Lima e Terezinha
3ª G/N/ Geraldo de Moraes Correa Lima, n. em Abaetetuba/Pa no dia 4/12/1947, c/c Albanir Nazaré Rodrigues Lima e tiveram um filho, 4ª G/Bisnetos/Bn: Apoena Augusto Rodrigues Correa Lima. Geraldo formou-se em Direito, tornou-se advogado militante em Belém/Pa e chegou ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Pará. Faleceu em Belém/Pa em 25/9/2007. Geraldo deixou irmãos, irmãs, 3ª G/Netos/N e sobrinhos, 4ª G/Bisnetos/Bn dos pais de Ildefonso e Ildemar.
2ª G/Filhos/F: José Correa Lima/Zé do Pará, até os dias autuais de abril de 2010, é uma das figuras mais populares de Abaetetuba, antigo vendedor de bilhetes de loteria, torcedor do Abaeté Futebol Clube e amante da cidade que acolheu sua família, vindos do Ceará. Zé do Pará casou e teve filhos, 3ª G/Netos/N e netos, 4ª G/Bisnetos/Bn . Atualmente é aposentado do INSS.
Como político exerceu o cargo de vereador na gestão do prefeito Hildo Tavares Carvalho, de 1/2/1967 a 1970.
. Antonia Correa da Costa Lima/Tieta: 

Entrevista em 1994
Tieta Correa da Costa Lima/Tieta, n. em 13/6/1920, em Lavras da Mangabeira/Ce. Tieta casou com João Materno da Costa Lima, o conhecido Materno. O único irmão de Tieta que é de Abaeté é José Correa Lima, o conhecido José do Pará.

Alguns trechos da entrevista com Tieta

A família de Tieta chegou em Abaeté em 1910, quando ela tinha 10 anos de idade e aqui existiam poucas ruas: Justo Chermont, Siqueira Mendes, Getúlio Vargas, Barão do Rio Branco, com seus nomes antigos. A cidade se resumia à chamada “beira”, já contando com a sua rua comercial, a Justo Chermont, construída em pontes e uma parte do bairro Algodoal.

Em 1920 as ruas Pedro Rodrigues e a D. Pedro II, eram apenas caminhos, estradas estreitas.

A delegacia de polícia ficava na Rua Getúlio Vargas.

O campo de futebol do Abaeté, antes pertencia ao Vera Cruz.

O motivo da vinda da família de Tieta para Abaeté, é que o então prefeito Maximiano Silvino Cardoso (1930-5/3/1933), mandou buscar alguns cearenses para Abaeté/Pa, que foram povoar o matagal que constitui hoje o bairro do Algodoal. Eles capinaram a área e ali plantaram muito algodão. Esses cearenses eram Raimundo Nonato, Francisco, Antonia/Tieta e sua mãe, Laurinda. Com o fim do plantio de algodão em Abaeté, o prefeito Zeca Baia/José Pinheiro Baía 5/3/1933-27/11/1934), mandou abrir novas ruas no lugar. O avô de D. Itália, outro imigrante, requereu muitos terrenos nesse local.

D. Duvica, esposa de Mestre Carlito Loureiro, foi a madrinha de casamento de Tieta, em seu casamento com o Materno.

Ademar Rocha/Bandute Rocha, esposo de D. Sinhá, cortava cabelo na casa comercial de Anísio Alvim de Lima, tio de Sinhá. Ramiro e Bruna, sogros do Bandute Rocha, moravam na Rua Benjamim Constant, em 1930.

A história que levou ao espancancamento do Padre Magalhães, segundo D. Tieta, em 1935, foi fruto da invenção caluniosa de seus inimigos. Uma comisão de fiéis foi visitar o padre na Delegacia de Polícia, como: Cotinha/Maria Mendes Contente, irmã do Contente; Celina Contente, Maura.
Alguns algozes do padre Magalhães foram vítimas de doenças como loucura, lepra, derrame cerebral, mortes trágicas e pobreza. A praga das formigas também aconteceu.
O Padre Magalhães foi preso e depois levado para arrastado para Igarapé-Miry. O Edmilson Lobato era coroinha do padre Magalhães e praticamente morava na Igreja. No dia da agressão ao padre, Edmilson, em pânico, pulou pela janela. Ele tinha 15 anos.
Stella, filha de Flora, casou com um mata-mosquito. Seu pai era o Antonico Paes. Os irmãos de Antonico: Leopoldo, Pedro, Waldemar (Wandi), que era o caçula.

Teodolino Rodrigues, pai do Apolônio Rodrigues e o Santinho Viégas/Raymmyndo Nonnato Viégas, possuíam terrenos na Trav. Pedro Rodrigues. Do outro lado, a partir do Bena, pertencia ao Coronel Aristides, até o Sinhuca/Hildefrides dos Reis e Silva. O outro canto era do Oziel Pimentel Coutinho, que foi vendendo aos poucos. A casa do Materno, antes pertencia ao Mestre Caetano. 

Dona Coló, a mãe da D. Miloca Matos c/c o avô de D. Itália. Coló, também, era avó da mulher do Mário Tabarana.

Fim da entrevista com Tieta.

Os Costa Lima
. Benjamim da Costa Lima, no ano de 1926 era um dos consorciados do Vera Cruz Sport Club, fundado pelo Padre Luiz Varella e companheiros. Vide listas.
. Francisco da Costa Lima. 1931: Laudelino Nunes Fernandes, com terreno na Trav. Pedro Rodrigues, fazendo divisa com Carlos Maués Loureiro, pelo lado direito e com Francisco da Costa Lima, pelo lado esquerdo.
. Frederico da Costa Lima, era um dos encarregados da realização das festas do Divino Espírito Santo, em Abaeté, anos de 1930.
. Joventina da Costa Lima, nome em documento de 1956. 
. Prudente da Costa Lima, era çougueiro em Abaeté, 1931. 
. Simão da Costa Lima, esteve presente na Cerimônia de Instalação da Cidade de Abaeté/Pa, em 15/8/1895.

2ª G/F/ Reizinho

Família
1ª G/ Pais de Francisco Lima/Chico Lima.
2ª G/Filhos/F: Francisco Lima/Chico Lima, era comerciante na Rua Justo Chermont e sua casa comercial possuía uma ponte em madeira. Músico da Banda Paulino Chaves. Foi um desportista apaixonado por futebol em Abaeté/Pa
O Itatiaia Sport Club, foi fundado em 12/10/1936, por Santinho Viégas/Raymmundo Nonnato Viégas. Depois de Santinho Viégas quem assume o comando do Itatiaia foi Chico Lima/Francisco Lima. 1931: Laudelino Nunes Fernandes, com terreno na Trav. Pedro Rodrigues, fazendo divisa com Carlos Maués Loureiro, pelo lado direito e com Francisco da Costa Lima, pelo lado esquerdo. Na Rua Silva Jardim ficava a casa de Chico Lima, pai do desportista Luiz Lima, casa que servia de sede social para o Club Vasco da Gama.
1964: Herdeiros de Francisco da Costa Lima: Hildebrandina de Almeida Lima, Omar, Raimundo de Jesus Lima, Maria Iná da Costa Lima, Maria da Conceição Lima Lopes, Luiz Lobato Lima, Terezinha de Jesus Ferreira Lima, com imóvel à Avenida Pedro Rodrigues, canto com a Passagem Silva Jardim.
Chico Lima c/c Hildebrandina de Almeida Lima e tiveram filhos, 3ª G/Netos/N: Santinha, Raimundo de Jesus, Maria da Conceição, Luiz e Sandoval de Almeida Lima.
3ª G/Netos/N, filhos de Chico Lima e Hildebrandina/Branda:
3ª G/N/ Sandoval de Almeida Lima, casou e teve filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Tereza, Ana Cristina/Cristina, Fuit, Roberto, Valneide e outros.
Como político exerceu o cargo de vereador na gestão do prefeito: Hildo Tavares Carvalho, de 1/2/1967 a 1970.
Victor Lima, era consorciado do Vera Cruz em 1926. Vide listas de consórcios do Vera Cruz, Clube fundado pelo Padre Luiz Varella.
Os Cruz Lima
Bento da Cruz Lima, esteve presente na Instalação da cidade de Abaeté/Pa em 15/8/1895 e foi um dos assinantes da Ata de Cerimônia de Instalação.
Os Damacesno de Lima
1931: João Damasceno de Lima, com imóvel na Avenida D. Pedro II, divisa com Jorge Maria Ferreira e Antonio Ribeiro de Moraes.
Os Dias de Lima
. Francisca Ramos Dias de Lima, com imóvel à Travessa 24 de Outubro, em 1931.
Os Frederico de Lima 
. João Arlindo Frederico de Lima:, era um dos organizadores das antigas festas de Nossa S. da Conceição, em Abaeté/PA.

Família
1ª G/ Pais de Otacílio Fonseca de Lima.
2ª G/Filhos/F/ Otacílio Fonseca de Lima, casado e c/filhos, 3ª G/Netos/N: Francisco de Assis, Joana Cardoso de Lima e Otacílio Fonseca de Lima Júnior.
3ª G/Netos/N, de Otacílio Fonseca de Lima:
3ª G/N/ Francisco de Assis Cardoso de Lima, odontólogo, casado e c/Regina Helena Santos Costa e tiveram filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn.
3ª G/N/ Otacílio Fonseca de Lima Júnior, estudava no Externato Santa Maria, em abril de 1972.
Família
1ª G/ Juca Lima, casado e c/filhos, 2ª G/Filhos/F: Osmarina, Calói Gonçalves Lima e outros.
2ª G/F/ Osmarina Gonçalves Lima, c/c Jarbas Nery e tiveram filhos, 3ª G/Netos: Maria do perpétuo Socorro Nery, nascida em 16.05.1964.
Os Leal de Lima
. Joana Leal de Lima, citado em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Firmo Roberto Maués.
Os Mac-Doweel de Lima
. Samuel Antonio Mac-Dovell de Lima, nasceu em 8/7/1867, era filho de Manoel Jacob de Lima e esteve presente na Instalação da cidade de Abaeté/Pa em 15/8/1895 e foi um dos assinantes da Ata de Cerimônia, era lavrador no Rio Abaeté, casou com Anna Rosa de Lima e tiveram filhos: Samuel Wallace Mac-Dovel de Lima, Victoriana Theresa da Fonseca de Lima. Anna Rosa tinha uma escrava chamada Felizarda, em 1901.
. Domingos Mac-Dovel de Lima, esteve presente na instalação da cidade de Abaeté/Pa, em 15/8/1895 e foi um dos assinantes da Ata de Instalação, foi membro do Conselho de Intendência de Abaeté, como vogal, dos seguintes intendentes: 2ª intendência de Domingos de Carvalho, 1915-1918; Manoel Pinto da Rocha, 1918-1919; 
Samuel da Gama Mac-Dowell: advogado, Vide questão judicial do município de Abaeté e a Mitra Diocesana na questão das terras de Abaeté.
Os Materno de Lima
. João Materno de Lima, citado em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através da diretoria.

Família
1ª G/ Pais de Raimundo Erogildo dos Passos Lima.
2ª G/Filhos/F: Raimundo Erogildo dos Passos Lima/Mestre Rosa, músico, professor de música, marceneiro, casado e c filhos, 3ª G/Netos/N: Zeca, Tio Cabra, Madá, Pipoca, Lúcio e outros.
2ª G/Filhos/F, de Raimundo Erogildo dos Passos Lima.
2ª G/F/ Madá, c/ filhos, 3ª G/Netos/N e neto, 4ª G/Bisnetos/Bn, de Raimundo Erogiildo.
3ª G/Netos/N, filhos de Madá:
3ª G/N/ Raimundo Erogildo dos Passos Lima Neto.
3ª G/N/ Dayvison Hígor dos Passos Lima.
2ª G/Filhos de Raimundo Erogildo:
2ª G/F/ Tio Cabra, marceneiro, c/c Francisca e com filhos, 3ª G/Netos/N: Rildo, Raildo, Conce e outros.
Família
1ª G/ Pedro Pinheiro de Lima, c/c Italvina Aites de Lima e tiveram filhos, 2ª G/Filhos/F:Adamor Aires de Lima, c/residência à Trav. Aristides dos Reis e Silva, nº 666.
2ª G/F/ Adamor Aires de Lima, n. em 1931, natural do Maúba, tendo morado, também, no Panacuéra. Trabalhava nos engenhos de Abaeté, como caldeireiro de cobre, até os anos de 1950. Também era músico, tendo iniciado no banjo a aprendizagem musical no ano de 1948, por influência de seu pai que era músico de banda e jazz do interior. Seu pai viajava com a orquestra ou jazz para tocar nas localidades do Marajó, Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Cametá, e Adamor ia junto. Tocou pela primeira vez no jazz em 1952. Tocou junto com o Manivela, que tocava saxofone e o velho Raimundo Luiz. Também tocava nas ladainhas, tendo sido instruído nas ladainhas pelo velho Antonio Diniz. Na música foi quase autodidata, sendo obrigado pelas circunstâncias a iniciar logo sua vida de músico, quase de improviso, com poucos ensaios. Adamor inicou a praticar música no banjo, tendo tomado lições em 1951, com Edmundo Quaresma, do Arapapu, que ensinava música pelas casas de seus alunos do interior. Adamor veio para a cidade no ano de 1974-1975, mas, mesmo morando no interior, em 1961, já participava da Banda Carlos Gomes e tocou também no “Jazz Abaeté”, tocando trombone. A Banda Carlos Gomes tocava dobrados, sambas, samba-canção, boleros, marchas. Depois surgiu o mambo, que se tornou um tipo de música imprescindível nas bandas musicais antigas. Os jazz também tiveram que assumir o mambo, música muito requisitada nos bailes da época. Tocava com seu grupo nas ladainhas, nas festas de santos, e no fim, tocavam as músicas profanas no barracão, para o povo dançar até a madrugada. Na cidade tocavam nas procissões e círios de Nossa Senhora da Conceição. Adamor ficou pesaroso no tempo em que a banda Carlos Gomes ficou quase 10 anos sem tocar nos círios de Nossa senhora da Conceição, devido a desavença dos diretores da banda com os padres capuchinhos. Adamor casou e teve 10 filhos, 3ª G/Netos/N, sendo 5 homens e 5 mulheres. Seu sogro se chamava Pedro e sua sogra era muito religiosa.
Os Rosa de Lima
. José Rosa de Lima. Recebimentos de impostos municipais, em 1896, de José Rosa de Lima, Manoel José de Castro, Antonio de Almeida Reis e Olyntho Rocha, por 4 cães de estimação, no governo do intendente Emygdio Nery da Costa.
Os Santos Lima 
. Caetano dos Santos Lima.
Família 
. Izabel da Silva Lima, nasceu em 30/5/1920 e era filha de Manoel Rosa de Lima e Rosa da Silva Lima.
. Manoel Rosa de Lima
. Rosa da Silva Lima
Os de Sousa Lima 
. Anna Rosa de Sousa Lima. É citada em documento de 1926.
Thereza de Souza Lima. Bertholino Ribeiro da Costa, c/terreno à Travessa Pedro Rodrigues, divisa com Rosalino das Neves e Thereza de Souza Lima, passando esse terreno para Maximiano Antonio Rodrigues.
Família
Os Tavares de Lima 
. Victor Tavares de Lima, em 1926 era de consórcio do Vera Cruz Sport Club, clube fundado pelo Padre Luiz Varella e companheiros, participou da Banda Musical Carlos Gomes junto com Francisco de Miranda Margalho, Edgar dos Reis Borges, Manoel Joaquim da Costa, Raymundo Costa, Esmerino Cardoso e Antonio Luiz Gonçalves Chaves.
. Lourenço Tavares de Lima. Citação de 1922: Lourenço Tavares de Lima com pagamento de imposto de valor locativo de um imóvel sito à Rua Siqueira Mendes, na cidade de Abaeté/Pa.

FAMÍLIA LISBOA
. João da Silva Lisboa, citado em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Horácio Maués Cardoso.

FAMÍLIA LOUREIRO
. Lito Loureiro, citado em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através da diretoria.

FAMÍLIA LUZ
. AFONSO LIBÓRIO DA LUZ/Afonsinho da Beloca, nascido em 1959, portador da Síndrome de Down, falecido em maio de 2017, vítima de um efisema pulmonar, causando grande comoção entre seus muitos amigos de Abaetetuba
~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Localidades 
ABAETÉ/AFLUENTES/COLÔNIA
Os Lima 
. Antonia Júlia Lima, moradora da localidade Colônia Velha/Abaetetuba/Pa.

ABAETÉ/AFLUENTES/COLÔNIA
Os Araujo Lima
. Madalena Araujo de Lima. Foi a 1ª professora da localidade Murutinga, contratada pela Prelazia de Abaeté do Tocantins, para dar instrução escolar na localidade.

BEJA
. Dulcídio de Araujo Lima, como político foi vereador na gestão do prefeito Francisco Leite Lopes, de 1963 até a renúncia deste em 10/6/1966 e na administração do Interventor Municipal Dr. Mariuadir Miranda dos Santos, até 1967.

FURO GRANDE/TUCUMANDUBA/BBACURO/BIRIBATUBA/PAI PEDRO/COSTA MARATAUÍRA 
Os L. Maués
. Antonia L. Maués, citado em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Horácio Maués Cardoso.

FAMÍLIA LIMA
Os Lima
. Benedita Natalina de Lima, citado em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Horácio Maués Cardoso. 
Os Silva Lima
. Manoel da Silva Lima, citado em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Horácio Maués Cardoso. 
. Miguel da Silva Lima, citado em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Horácio Maués Cardoso.

FAMÍLIA LUZ 
. Alzira da Silva Luz, citado em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Horácio Maués Cardoso.

PIQUIARANA/iTANIMBUCA/ACARAJÓ/FURO DO LIMÃO
Os L
Os de L. Araujo
. Maria de L. Araujo, citada em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Firmo Roberto Maués.
Os L. Fonseca
. Benedito L. Fonseca, citado em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Firmo Roberto Maués.
Os L. Lobato
. Manoel L. Lobato, citado em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Firmo Roberto Maués.
Os L. Silva
. Francisco L. Silva, citado em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Firmo Roberto Maués.
. Ranolfo L. Silva, citado em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Firmo Roberto Maués.

FAMÍLIA LEAL 
Os Leal de Lima
. Joana Leal de Lima, citada em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Firmo Roberto Maués.

FAMÍLIA LEÃO
Os Oliveira Leão
. Arlindo Oliveira Leão, citado em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Firmo Roberto Maués.
. Erotildes Oliveira Leão, citado em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Firmo Roberto Maués.
Os Quaresma Leão 
. Alice Quaresma Leão, citada em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Firmo Roberto Maués.
Dos da Silva Leão
. Mateus da Silva Leão, citado em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Firmo Roberto Maués.

FAMÍLIA LIMA 
Os Leal de Lima
. Joana Leal de Lima, citado em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Firmo Roberto Maués.
Os P. de Lima
. Ezequiel P. de Lima, citado em 1951 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Horácio Maués Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário