sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Família Rocha - Famílias e Vultos de Abaetetuba e região

Família Rocha - Famílias e Vultos de Abaetetuba e Região


Família Rocha de Abaetetuba e Região

. Manoel Pinto da Rocha, estava presente à Instalação da cidade de Abaeté em 15/8/1895 e foi um dos assinantes da Ata de Cerimônia de Instalação. Foi membro do Conselho de Intendência de Abaeté, como vogal, dos seguintes intendentes:
2ª intendência de Domingos de Carvalho, de 1915 a 1918. Em 1918, Manoel Pinto da Rocha, vogal, assume a Intendência Municipal de Abaeté/Pa, no lugar de Domingos de Carvalho, de 1918 a 1919 e Coronel Aristides dos Reis e Silva, em 1919, assume a intendência no lugar de Manoel Pinto da Rocha, de 1919 a 1922. É citado como Tenente-Coronel Manoel Pinto da Rocha, em 1920.
Carolina Pinto da Rocha, seu nome aparece em documento de 1918 e era professora em 1919, na Intendência do Coronel Aristides dos Reis e Silva e continua como professora, cfe. Documento de 1938, também em outra gestão do Coronel Aristides dos Reis e Silva (1/11938-28/2/1943.
Há documentos que mencionam os nomes das professoras Carolina Pinto da Rocha e Maria Pinto da Rocha Nery em 1938. Citação: Laudelino Nunes Fernandes era professor escolar, músico e professor de música, maestro em 1919. Era contemporâneo da professora Carolina Pinto da Rocha, Abílio Nery de Araujo, Ederlina Maués, Jósimo Antonio de Sarges, que também eram professores municipais. Outros professores dessa época: Maximiano Antonio Rodrigues, examinador nas escolas municipais, junto com outros examinadores: Miguel Mendes dos Reis, João Bernardino Dias, Coronel Hygino Maués, Raymmundo Maués Pinheiro, Paulo Elpídio, João Ferreira e Abílio Nery.
Profa. Maria Pinto da Rocha Nery, 1918.
Vitor Pinto da Rocha
Emil Pinto da Rocha

1ª G/ José Marcos da Paixão Rocha, c/c Terezinha da Paixão Rocha e tiveram filhos, 2ª G/Filhos/F: Aurivaldo Pinto da Rocha, Ilza Cristina Rocha Gomes, nascida em 29/6/1960. Aurivaldo é primo de Gotita Rocha, que mora no Rio Urubuéua.
1ª G/ Antonio Vieira da Paixão, c/c Eponina da Luz da Paixão e tiveram filhos: Terezinha da Paixão Rocha.

1ª G/Leopoldina, teve filhos, 2ª G/Filhos/F. 2ª G/F/ João Antonio, Manoel/Guito, Petronilo e Colodina da Rocha.
2ª G/Filhos/F, de Leopoldina, um dos quais é João Antonio da Rocha, pai de João Trindade da Rocha, 3ª G/Netos/N.

3ª G/N/ João Trindade da Rocha, n. em 5/5/1902, às margens do Rio Guajará de Beja, (já estava com 91 anos em 23/10/1993, época da entrevista) e, atualmente, reside à Travessa Santos Dumont, próximo à sede do Tartarugão/Abaetetuba/Pa. João Trindade da Rocha teve filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Raimundo Sarges da Rocha/Dedico, Miguel (tem filhos, 5ª G/Trinetos/Tn), Francisco, Veriano e outros.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de João Triandade da Rocha:
4ª G/Bn/ Raimundo Sarges da Rocha/Dedico, c/c Raimunda Silva e tiveram os seguintes filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: José Afonso, José Miguel, José Maria, Maria José Silva Sarges da Rocha e outros.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Dedico e Raimunda
5ª G/Tn/ José Afonso Silva Sarges da Rocha, comerciante, c/c Norma e têm filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
5ª G/Tn/ José Miguel Silva Sarges da Rocha, n. em 5/3/1969 em Abaetetuba/Pa e iniciou seus estudos no Instituto Nossa Senhora dos Anjos e concluindo o ensino fundamental na Escola Bernardino Pereira de Barros. Cursou o ensino médio na Escola Técnica Federal do Pará. É graduado em Administração, com ênfase em Agronegócios, pelo Instituto de Ensino Superior da Amazônia-IESAM. Iniciou a vida pública em 1992, quando foi eleito vereador, aos 22 anos e foi reeleito em 1996 e 2000. É empresário do ramo de construção civil e atividades de consultoria. No ano de 2008 foi candidato à prefeito de Abaetetuba.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de João Trindade da Rocha
4ª G/Bn/ Miguel Sarges da Rocha, c/c Magilce da Silva Rocha e têm filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Rosângela Silva Rocha e Rosemary Silva Rocha.
4ª G/Bn/ Francisco Sarges da Rocha, mora em Minas Gerais e é paraquedista.
4ª G/Bn/ Veriano Sarges da Rocha, tem um filho, 5ª G/Trinetos/Tn, que trabalhava como motorista da escola Instituto Nossa S. dos Anjos-INSA, em 1993.
2ª G/Filhos/F, filhos de Leopoldina
2ª G/F/ João Antonio da Rocha, sua origem é o Rio Itacuruçá.
2ª G/F/ Manoel Guito, tem um filho, 3ª G/Netos/N..
2ª G/F/ Petronilo, tem um filho, 3ª G/Netos/N, Antonio Chagas da Rocha, já falecido.
2ª G/F/ Colodina, tem dois filhos, 3ª G/Netos/N: Izabel Pinheiro, que tem dois filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn e França, que tem dois filhos, 4ª G/Bisnetos.

. Antonio Jacques da Rocha: É citado em documento de 1925, 1926.

. Irandis Baptista da Rocha, nos anos de 1940 participava das sessões cívico-literárias em Abaeté/Pa.

1ª G/ Manoel Sérvolo da Rocha, é originário do Guajará de Beja e teve filhos, 2ª G/Filhos/F; João Monteiro da Rocha. Irmãos, 2ª G/Filhos/F, de João Monteiro da Rocha: Manoel, Teodorico, Dália e Zulmira.
2ª G/ Filhos/F, de Manoel Sérvolo da Rocha
2ª G/F/ João Monteiro da Rocha, c/c Bruna Cordeiro da Rocha, residentes na Rua 1º de maio e tiveram filhos, 3ª F/Netos/N:
3ª G/Netos/N, Filhos de João Monteiro da Rocha e Bruna: Andir, Miguel, Doralice, Armando (casado), Lúcia Rocha Pereira (casada), João e Manoel (casado).
3ª G/N/ Miguel Cordeiro da Rocha, n. em 11/4/1938, é casado.
3ª G/N/ Doralice Rocha Mendonça, casada e com filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Ednaldo Rocha Mendonça (trabalhava no Banco do Brasil em 1994).
3ª G/N/ Armando Cordeiro da Rocha, casado, c/filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn e trabalhava na SUCAM em 1994.

2ª G/F/ Manoel Monteiro da Rocha, é casado e com filhos, 3ª G/Netos/N: Maria e Raimundo.
2ª G/F/ Teodorico Monteiro da Rocha, casado e com 3 filhos, 3ª G/Netos/N.
2ª G/F/ Dália Monteiro da Rocha, casada e com 1 filho, 3ª G/Netos/N.
2ª G/F/ Zulmira Monteiro da Rocha, casada e com filhos, 3ª G/Netos/N: Jurandir e outros.

. Francisco de Assis Rocha, casado com Dolores Solano Maciel Rocha e tiveram filhos: Olinda Maciel Rocha, nascida em 23/7/1963
.
. Maria Helena Carneiro da Rocha.
. Joana Amélia Lobato Rocha, filha de Maria da Conceição Lobato Rocha.
. Joana Rocha Quaresma, filha de Maximuano Paraense da Rocha.
. Maria Gilce Silva Rocha.
. Mariana Monteiro da Rocha. Filha: Alcídia da Rocha Gonçalves.
. Benedita Rocha Costa.
. Raimunda Silva Rocha. É filha de Maria Raimunda da Silva.
. Maurício Botelho Rocha.
. Nivaldo Gonçalves Rocha. Filho de Nestor Marques da Rocha.

Localidades
URUBUÉUA/PRATA/DOCE
Os Rocha Nery
Família com origem na localidade Urubuéua
Colaboração de Herbert Almeida Nery
. Altair Ferreira Nery, casada como Manoel Rocha Nery, e com filhos: Edival Ferreira Nery 
. Herbert Almeida Nery, filho de Edival Ferreira Nery
. Edival Ferreira Nery, filho de Manoel Rocha Nery e Altair Ferreira Nery, e Edival é casado e com filhos: Herbert Almeida Nery
. Manoel Rocha Nery, casado com Altair Ferreira Nery e com filhos: Edival Ferreira Nery
 Outros Rocha Nery
Maria Pinto da Rocha Nery, 1918, era professora e é citada em um documento de 1918, junto com a professora Carolina Pinto da Rocha.

Prof. Ademir Rocha, de Abaetetuba/Pa, em 1/5/2010

Um comentário:

  1. Me chamo Pedro Júnior Pinheiro Rocha sou Neto de Lorival Ferreira Rocha. Gostaria de saber essa história melhor.

    Meu avô, Lorival Ferreira Rocha era neto do Manoel Pinto da Racha pai do meu avô era Ângelo Rocha Filho de Manoel Pinto da Rocha.

    ResponderExcluir