sábado, 12 de dezembro de 2015

Famílias Calliari e Parente - Famílias e Vultos e Outros Imigrantes em Abaetetuba

Famílias Calliari e Parente - Famílias e Vultos e Outras Famílias de Imigrantes




 IMIGRANTES ITALIANOS EM ABAETÉ

Famílias: Parente e Calliari em Abaeté .Essas informações foram repassadas por Itália da Conceição Parente Calliari, uma das descendentes das famílias Calliari e Parente, de Abaeté/Pa, em 1994.

As famílias Parente e Calliari de Abaeté vieram da Itália no início do século 20, passando pelos estados da Paraíba, Bahia e Rio Grande do Sul. Os 2 avós maternos de Itália da Conceição: Cármine Parente e... Os 2 avós paternos de Itália Conceição Parente: são os pais de Júlio Ernesto Calliari, desconhecidos.

Pais de Itália Conceição: Júlio Calliari e Lectícia Carmela Parente.

Cônjuge de Itália da Conceição Parente: Nicola Garibaldi Parente, seu primo.

Os 2 avós paternos de Nicola Garibaldi Parente: Nicola Maria Parente/Velho Nicolau, nascido em Marsico Nuovo em 1847 e falecido em 1911, vindo para o Brasil no final de 1876 e constituiu a firma Nicola Parente & Filhos em Abaeté?PA e... Os pais de Nicola Garibaldi Parente: Garibaldi Parente e Marcela.

Chegando em Abaeté o Velho Nicolau Parente já veio c/c a avó de Itália Conceição Calliari e dessa união nasceu a filha, 3ª G/Netos/N: Carmelita Parente.

1ª G, Nicola Maria Parente/Velho Nicolau, foi da Paraíba para a Bahia, trazendo consigo os seus 3 filhos, 2ª G/Filhos/F: Garibaldi, Galileu e Margarida e 2 irmãos, 1ª G/Irmãos do Velho Nicolau Parente): Cármine e João Parente.

2ª G/Filhos/F, filhos do Velho Nicolau: Garibaldi, Galileu e Margarida Parente que da Paraíba foram c/o seu pai, o Velho Nicolau, para a Bahia e da Bahia vieram p/Abaeté/Pa.

O avô do Nicola Parente (marido de Itália Conceição), Nicolau Maria Parente/Velho Nicolau, que estava viúvo, c/c a avó de Itália Conceição, que também estava viúva e já tinha dois filhos e, dessa união, nasceu a Carmelita, 2ª G/Filhos/F, do Velho Nicolau Parente. Carmelita Parente c/c o Velho Andrade/Francisco Freire de Andrade.

Portanto, O Velho Nicolau/Nicolau Parente, que já tinha os 3 filhos, passou a ter 4 filhos, 2ª G/Filhos/F: Garibaldi, Margarida e Galileu e Carmelita (esta de um 2º casamento do Velho Nicolau).

Nicolau Maria Parente/Velho Nicolau foi comerciante em Abaeté, com a firma Nicola Parente & Filhos, com comércio no Rio Abaeté/Abaeté/Pa, em 1922.

O velho Nicolau e seus familiares foram pioneiros na área de exibição de filmes na Paraíba, na Bahia e no Pará, no início do séc. 20, por volta de 1910/1911, tendo trazido da Itália os equipamentos necessários à exibição de filmes. Em Abaeté o cinema dos italianos funcionava ali no local onde funcionou o antigo “Cine Imperador”, quando ainda não existia iluminação elétrica em Abaeté. A iluminação era feita a partir de lampiões à base de carbureto. Dois desses lampiões ficavam na entrada do cinema, colocados em dois sustentáculos em forma de anjos, para iluminar a entrada do cinema. Essas figuras em anjo ficaram guardadas na casa de uma das filhas de Júlio Calliari e Lectícia Carmela, de nome Roma Parente Calliari, na atual Av. D. Pedro II/Abaeté/Pa.

Nicolau e João Parente são tios de Lectícia Carmela Parente e tios-avôs de Itália Conceição Parente e demais irmãos.

1ª G, irmãos do Velho Nicolau Parente: Cármine Parente e João Parente.

1ª G, irmãos do Velho Nicolau/ Cármine Parente: Carmine Parente é citado em documentos de 1925 e 1935. É pai de Lectícia Carmela Parente e avô de Itália Conceição Parente, 3ª G/Netos/N.

1ª G, Carmine Parente, é avô de Itália Conceição. Casou na Bahia e teve filhos, 2ª G/Filhos/F e em Abaeté teve filhos, 2ª G/F, com D. Coló.

1ª G, avós de Itália da Conceição.

2ª G/Filhos/F, Lectícia Carmela Parente, baiana, filha de Carmine Parente, c/c o italiano Júlio Calliari/Júlio Ernesto Calliari, este nascido em Treviso/Itália e criado em Veneza/Itália, até os 13 anos, quando veio para o Brasil.

Calliari era um sobrenome raro na Itália e eram da região de Treviso, parentes do Papa Leão XIII.

O Papa Leão XIII era da família Calliari. Os Calliari eram uma família de católicos. A família Calliari era uma só família, na Itália.

Lectícia Carmela Parente e Júlio Calliaria/Júlio Ernesto Calliari se conheceram e casaram em Abaeté e residiram na antiga Travessa Tenente-Coronel Costa/Abaeté/Pa, atual Trav. Pedro Pinheiro Paes, esquina com a Rua Getúlio Vargas/Abaetetuba/Pa.

Júlio Calliari e Lectícia Carmela Parente são citados em documentos de 1912, com commércio à Travessa Tenente Coronel Costa, em 30/12/1912.

Lectícia Carmela e Júlio Calliari tiveram filhos, 3ª G/Netos/N: Itália Conceição, Roma Maria, Menotti e Anita Parente Calliari.

Outra casa de Júlio Calliari se localizava na antiga R. Floriano Peixoto/Abaeté/Pa (hoje atual R. Lauro Sodré/Abaetetuba/Pa), em 1931. Essa casa serviu de residência para a família de Menotti Calliari, 3ª G/Netos/N, e hoje é ocupada por uma das filhas de Menotti, de nome Letícia, 4ª G/Bisnetos/Bn, que era c/c o finado Curió, irmão do Dr. Becage/João Costa. Letícia e Curió tiveram vários filhos, 5ª G/Trinetos/Tn. Esses trinetos casaram e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn, que, por sua vez, geraram 7ª G/Pentanetos/P5n.

3ª G/Netos/N, Menotti Calliari:

Certidão de Nasc: “José Marques da Silva, Oficial do Registro Civil, da cidade de Abaeté, Comarca de Igarapé-Miry, deste Estado do Pará, por nomeação legal, etc. Lv. Nº 9, de Registro de Nascimento, de Menotti Calliari, no dia 26 de novembro de 1914, na residência de seus pais, Travessa Tenente Coronel Costa, filho legítimo de Júlio Calliari e Lectícia Carmela Parente, brasileira”. Casou com Aracoeli e tiveram 4 filhos, G4/4ª G/Bisnetos/Bn: Lecticia, Ciro, Leonidia e Cláudio Calliari.

3ªG/N, Itália Conceição Calliari, nasceu em 8 de dezembro (dái o nome Itália Conceição, devido ser o dia de N. S. da Conceição), c/c seu primo Nicola Parente, em 1944, quando Raimundo Nominando já era falecido. Nicola Parente, comerciante, dono de bar/lanchonete/sorveteria c/mesas de sinuca, venda de picolés. Itália da Conceição e Nicola tiveram filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Marcela, Garibaldi, Margareth, Glauco, Giordano de Nicola Parente,...São 8 irmãos.

4ª G/Bn, Marcela Josephina Parente: Existem registros da Sociedade São Vicente de Paula em Abaeté. Em 1982 a sociedade cobrava mensalidades dos confrades, sendo Maria de Nazaré Carvalho Lobato a confrade responsável pelas cobranças. Outros nomes de confrades Maria José Santos Costa, Marcela Josephina Parente, Raimunda Maués de Moraes.

4ª G/Bn, Garibaldi Nicola Parente, formado engenheiro agrônomo, é cronista, professor da UFPa/Campus do Baixo Tocantins/Abaeté/Pa e c/c Senita Loureiro e tiveram filhos, 5ª G/Trinetos/Tn.

4ª G/Bn, Giordano de Nicola Parente, nascido em 7/1957.

3ª G/N, Roma Maria Parente Calliari, c/c Aluízio Bahia e tiveram os seguintes filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Júlio, Ítalo, Otoni, Rui e Anita Maria, ìtala e Carmosina.

4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Roma Maria e Aluizio:

4ª G/Bn, Júlio Benedito Calliari Bahia, com filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: José Venâncio, Júlio Ernesto e Juliana Bahia.

4ª G/Bn, Ítalo Benedito Calliari Bahia, formado engenheiro agrônomo e trabalha no SEBRAE/PA, c/c Marlene Bonan e com filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Thaís, esta casada e com filhos, 6ª G/TetranetosTtn: Luigi; Thaísa, Ítalo Jr, este é c/c Aline.

4ª G/Bn, Anita Maria Calliari Bahia, c/c Otávio Viana, estes donos de lanchonete "Tia Anita Lanches" e tiveram filhos, 6ª G/Trinetos/Tn: Rita de Cássia, Aluizio Neto, Rui Carmini/Bussunda, este com filho, 5ª G/Trinetos/Tn: Luís Carlos C. Araujo V.

4ª G/Bn, Otoni Benedito Calliari Bahia, este proprietário do Bar do Time/Bar do Sutó, c/c Luzia Rodrigues Batista, esta filha de Francisco de Lima Batista/Pombo e Gilce Rodrigues Batista e tiveram filhos, 5ª G/Trinetos/Tn.

5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Otoni Benedito e Luzia Rodrigues Batista:

5ª G/Tn, Ramon Batista Calliari

5ª G/Tn, Roma Calliari Bahia

4ª G/Bn, Rui Benedito Calliari Bahia, c/c Maria e com filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Felipe e Letícia.

4ª G/Bn, Carmosina Calliari Bahia, formada arquiteta, trabalha em Belém e com filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Cainan, Daniel e Irlana, esta casada com Jorge, este filho de japoneses e com filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn:Thoya e Davi Kenzo.

Colaboração de Ramon Batista Calliari.

3ª G/N, Anita Calliari. É citada em documento de 1935, um boletim escolar do Grupo Escolar de Abaeté, Curso Primário e sua professora era Maria Antonia da Trindade Barros e a diretora da escola era Laura dos Santos Ribeiro.

São avós de Itália da Conceição: Cármine Parente e Maria da Conceição da Purificação Parente.

1ª G, Nicola Maria Parente/Velho Nicolau e seus irmãos:

1ª G, Cármine Parente, é de origem italiana e faleceu e foi enterrado aqui mesmo em Abaeté, casou na Bahia e teve filhos, 2ª G/Filhos/F: Lectícia Carmela Parente e outros?. Cármine Parente e Maria da Conceição Pereira Parente, são avós maternos de Menotti Calliari e irmãos.

1ª G, Cármine e João Parente são tios de Garibaldi, Margarida, Galileu e Carmelita Parente e tios-avôs de Nicola Garibaldi Parente e seus irmãos.

1ª G/Irmãos de Nicola Maria Parente/Velho Nicolau Parente/ João Parente:

1ª G, João Parente, comerciante em Abaeté/Pa, citado João Parente & Rodrigues em 1922 e com filhos, 2ª G/Filhos/F: João Parente Filho, este c/c Zenaide.

Existia outro João Parente, filho de João Parente, que foi fazer uma viagem para o Baixo Amazonas e não mais voltou.

Italianos que vieram para Abaeté: Nicola Maria Parente/Velho Nicolau e seus irmãos: Cármine, João Parente e Garibaldi Parente e s/esposa Marcela e ainda Júlio Ernesto Calliari. Os demais são descendentes de italianos nascidos no Brasil.

1ª G, Nicola Maria Parente, percorreu todo o Brasil trabalhando como fotógrafo (um dos primeiros) e trouxe da itália o 1º cinematógrafo e câmera, e por fim radicou-se em Abaeté, tornando-se comerciante, constituindo a firma Nicola Parente & Filhos, fundou a Casa Italiana à Rua Justo Chermont, 3 e gerou 4 filhos, 2ª G/Filhos/F, 2 nascidos no Brasil, dois homens, Galileu Parente, que era poeta, jornalista, fotógrafo que residiu no Rio de Janeiro/RJ e Garibaldi Parente, que assumiu a firma do pai em Abaeté/PA, com serraria, fábrica de óleos vegetais, fábrica de sabão e uma grande casa de negócios, a Casa Italiana com sua famosa Ponte da Italiana, para venda de mercadorias.

2ª G/Filhos/F, filhos de Nicola Maria Parente/Velho Nicolau Parente:

2ª G/F, Margarida Parente, c/c um dos filhos de Bento de Carvalho, aqui mesmo em Abaeté, de nome Raymundo Nominando de Carvalho, que ocupou vários cargos públicos e políticos em Abaeté/Pa (prefeito nomeado: 1/3/1943-16/3/1943) e tiveram 9 filhos, 3ª G/Netos/N, de Nicola Maria Parente/Velho Nicolau Parente: Raimunda/Nini, Lourdes, Murilo, Tyrteu, Nápoles, Antonieta/Totó, Eunice, Dionéia e Anita Parente de Carvalho. Margarida Parente de Carvalho faleceu logo após o parto de sua última filha, Anita Parente de Carvalho.

3ª G/Netos/N, filhos de Margarida Parente de Carvalho e Raymundo Nominando de Carvalho:

3ª G/N, Raimunda Parente de Carvalho/Nini, que residia em Niterói/RJ, casada e com filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Edgar e os já falecidos: Nilton, Airton, Hilton e Raimundo (deixaram descendência?)
3ª G/N, Lourdes Parente de Carvalho
3ª G/N, Murilo Parente de Carvalho, casou com Rosa Maués e tiveram filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn. Vide em Família Carvalho, de Bento Benevenuto de Carvalho.
3ª G/N, Tyrteu Parente de Carvalho, vide em família Carvalho
3ª G/N, Nápoles Parente de Carvalho, vide em Família Carvalho
3ª G/N, Antonieta Parente  de Carvalho/Totó, vide em Família Carvalho
3ª G/N, Eunice Parente de Carvalho, vide em Família Carvalho
3ª G/N, Dionéa Parente de Carvalho, vide em família Carvalho
3ª G/N, Anita Parente de Carvalho, que ao nascer foi entregue a uma tia paterna que a levou para o Rio de Janeiro/RJ e ficou sem contato com os irmãos até os 18 anos de idade e casou com o paraense Homero Paraense Quaresma e ambos já são falecidos. Anita Carvalho Quaresma e Homero Paraense Quaresma tiveram filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Rita Carvalho Quaresma/Quaresma Avellar

2ª G/Filhos/F, filhos de Nicola Maria Parente/Velho Nicolau:

2ª G/F, Galileu Parente, faleceu no Rio de Janeiro e ele era o pai de Violeta e de Sombra, 3ª G/Netos/N. Citado em 1909, 1927.

Citações de 1909: “O Clube Henrique Gurjão com os seus dobrados e Galileu Parente, do clube, saudou o aniversariante Bernardino Pereira de Barros”.

O Clube Henrique Gurjão foi um clube musical de Abaeté/Pa, fundado pelo músico baiano e funcionário da antiga Coletoria de Rendas e o aniversariante era membro do Clube Henrique Gurjão e de seu braço católico, a Irmandade de S. Sebastião, ambos fundados pela influência do Pe. Pimentel/Francisco Manoel Pimentel, no início do séc. 20, p/volta de 1908. Quando minha avó (de Itália Conceição) veio para o Brasil, os Parente já estavam no Rio Grande do Sul. Lá o meu avô Nicolau casou com uma gaúcha de nome Carolina. Nome da minha avó (de Itália da Conceição): Maria da Conceição da Purificação Parente, devido ao fato de ter nascido no dia 08 de dezembro. Como eu também nasci no dia 08 de dezembro, meu nome ficou Itália da Conceição.

2ª G/F, Carmelita Parente, casou com Francisco Freire de Andrade/Velho Andrade, pessoa bem conceituada na sociedade abaeteense, político, foi vogal na gestão do intendente Lindolpho Cavalcante de Abreu (1922-1926) e do intendente Garibaldi Parente (1926-1930), também foi diretor-presidente do Vera Cruz Sport Club (1927/1928).

Rua Cel. Caripuna onde ficava a casa de Carmelita Parente de Andrade, em 1930. Carmelita Parente de Andrade c/imóvel na R. Getúlio Vargas, onde funcionaram as Escolas Reunidas. Caio Parente de Andrade, participava das sessões cívico-literárias de 1940. G2/2ª G/Filhos/F/ do Velho Nicolau: Garibaldi Parente.

2ª G/Filhos/F, o italiano Garibaldi Parente se tornou uma das grandes figuras da história de Abaeté/Pa no âmbito comercial/industrial, social, político. Era idealista, incentivador das artes musicais, teatro, civismo, desportos, tendo ocupado a presidência do Club Musical Carlos Gomes, em 1908. Dono de muitos bens móveis e imóveis em Abaeté/Pa, sócio da firma Garibaldi Parente & Cia., comerciante, industrial, dono de fábrica de sabão, de serraria, de olaria, de engenho de cana-de-açúcar (produzia cachaça, açúcar branco), de typografia (onde eram impressos os jornais de Garibaldi Parente: “O Colibri”, “Folha do Mato”), dono da “Casa Italiana”, casa comercial na R. Justo Chermont, que possuía ponte com trapiche para o movimento de embarque/desembarque de mercadorias de seus barcos ou de terceiros, seus clientes das Ilhas de Abaeté/Pa, tinha amor exacerbado por Abaeté/Pa e Itália (sua pátria).

Como político tornou-se Intendente de Abaeté no período de 1926 a 1930, e na sua gestão aconteceu a Revolução de 1930, comandada por Getúlio Vargas, que dissolveu o Conselho de Intendência de Abaeté/Pa, em 21/10/1930. A Interventoria do Estado do Pará, na pessoa do Tenente Joaquim Cardoso de Magalhães Barata, substituiu Garibaldi Parente e passou a nomear os interventores de Abaeté. O primeiro interventor municipal, substituindo Garibaldi Parente foi Maximiano Silvino Cardoso, em 1930.

Garibaldi Parente veio da Bahia e já tinha 2 filhos, 3ª G/Netos/N. Marcela Calliari só veio da Bahia depois do seu marido, Garibaldi Parente.

Em um antigo documento do ano de 1922, aparece como comerciante e dono de engenho e dono de imóvel na Rua Siqueira Mendes/Abaeté/Pa. No mesmo documento aparece como um dos maiores pagadores de impostos da mesma cidade, referente as suas atividades de: casa de comércio, transporte de cargas, fábrica de sabão, fábrica de cachaça e açúcar, olaria, serraria, typografia e imóveis.

Franklim Lobato Silva, c/terreno à R. Siqueira Mendes, entre as casas da viúva Margalho e Garibaldi Parente, em 1930.

Garibalde Parente & Cia, comércio, serraria, fábrica de sabão, carrinho de cargas, carroça e typografhia. Garibaldi Parente & Cia., 1931: “Serraria Veneza Paraense, de Garibaldi Parente, exportando caixas de madeira".

1931: Merandolina Cardoso Caporal, viúva de Francisco Paschoal Caporal, filha de Manoel Raimundo Cardoso, c/terreno sito à Av. Rui Barbosa (atual Av. D. Pedro II em Abaeté/Pa), terreno este que pertencia à Garibaldi Parente. O Velho Ramiro/Ramiro Pereira de Araujo e o Capitão Leite/Raimundo Leite Lobato trabalharam com Garibaldi por muitos anos.

Em homenagem a Garibaldi Parente existe uma rua na cidade de Abaetetuba com o nome de “Rua Garibaldi Parente”.

O Velho Garibaldi teve duas filhas, 3ª G/Netos/N, irmãs do Nicola Garibaldi Parente”.

2ª G/F, Garibaldi Parente c/c Marcela e tiveram filhos, 3ª G/Netos/N: Timóteo, Nicola, Humberto, Giordano, Oberdan, Clóvis Garibaldi Parente.

3ª G/N, Oberdan Garibaldi Parente, que era um dos herdeiros de Garibaldi Parente no antigo campo de Aviação de Abaeté, anos de 1940.

3ª G/N, Thimóteo Garibaldi Parente, esportista, foi 1º secretário do Vera Cruz Sport Club (1927/1928), fundado pelo Pe. Luiz Varella.

3ª G/N, Clóvis Brasileiro Parente/Clóvis Parente. “O Flamengo, foi um clube fundado por Clóvis Parente no bairro do Algodoal”. 1964: Clóvis Brasileiro Parente.

3ª G/N, Giordano de Nicola Parente. Giordano Parente, em 1927, era o 2º secretário da diretoria da Associação Sportiva de Abaeté, cujo presidente da Assembléia Geral era Latino Lídio da Silva e o 1º secretário, João Nepomuceno de Pontes.

Em documento de 1940 Giordano Garibaldi Parente e Caio Parente de Andrade, paticipavam das concorridas sessões cívico-literárias que aconteciam em Abaeté/Pa.

Giordano Garibaldi Parente, c/c Margarida C. de Macedo e tiveram filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Sônia, Guilherme e outros irmãos.

4ª G/Bisnetos/Bn/ Sônia Maria de Macedo Parente. Trecho da biografia de Sônia Maria de Macedo Parente: “Nasceu na cidade de Abaeté, no ano de 1942. Filha de Giordano Garibaldi Parente e Margarida C. de Macedo Parente.

4ª G/Bn/ Wagner de Macedo Parente, c/c Janete Sena Parente, prima de Lauro Cardoso da Silva, que é filho de Latino Lídio da Silva, que é figura histórica em Abaeté. Janete Sena Costa, n. em 24/6, c/c Wagner Macedo Parente e tiveram os seguintes filhos, G5/5ª G/Trinetos/Tn, de Velho Nicolau Parente: Margarida, Wagner Filho e Igo Sena Parente.

Genealogia Paralela de Janete Sena, esposa de Wagner de Macedo Parente:

Manoel Antonio da Silva e Catarina Pereira de Barros Silva, tiveram 15 filhos: José Marques da Silva, Vitória da Silva (f. criança), Latino Lídio, Raimundo Nonato, Cecília, Palmira da Silva Castro, Alípio Silva (f. solteiro), Henrique Silva (n. em 18/3 e f. solteiro em 5/1/1939), Ana Philonila/Tia Anica, 1ª Margarida Silva (f. criança com 4 anos de idade), Lázaro Silva (f. c/ 3 anos de idade), Joana Silva (f. c/2 anos de idade), Maria Alvarina da Silva (f. aos 23 anos de idade), Sisinia Silva (ainda estava viva, em 1994, em Abaetetuba), Sinésio Silva (f. algumas horas de pois de nascer) e a 2ª Margarida Silva. Esses constituem a 3ª geração conhecida dessa família.

3ª G/Netos/N, filhos de Manoel Antonio e Catarina: Ana Philonila da Silva/Tia Anica, c/c Horácio Sena e tiveram os seguintes filhos: Iracildes (mais velho, solteiro em 1994), Raimundo (f. solteiro), Maria Cecília, Francisca Silva Sena (f. jovem), João, Teódulo (f. criança), Horácio Filho e Manoel Silva Sena. Ana Philonila nasceu em 11.10.1994, e é uma das responsáveis pelas informações da família Silva e ainda estava lúcida em 1994, com 94 anos de idade.

4ª G/BisnetosBn, filhos de Ana Philonila e Horácio Sena: Raimundo Silva Sena, n. em 27/7/1928, f. em 3/3/1989. Maria Cecília Sena Costa, c/c Gumercindo Costa e tiveram dois filhos: Janete e João Batista, 5ª geração.

5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Maria Cecília e Gumercindo: Janete Sena Costa, n. em 24/6, c/c Wagner Macedo Parente e tiveram os seguintes filhos: Margarida, Wagner Filho e Igo Sena Parente, 6ª geração.

6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Janete e Wagner Macedo Parente: João Batista Costa Parente, c/c Jaciléa Modesto Costa e tiveram duas filhas: Luana e Adriana, 7ª geração.
Continuação da Geneologia dos Parente:

3ª G/N/ Nicola Garibaldi Parente: Comerciante e seu estabelecimento localizava-se no início da Avenida D. Pedro II e recebeu o nome de “Bar e Sorveteria Princesa”. Além dos serviços de bar e sorveteria, havia um salão de jogos de bilhar e sinuca.

4ª G/Bisnetos/Bn: Filhos de Nicola Garibaldi Parente com sua esposa e prima Itália da Conceição Calliari Parente: Marcela, Garibaldi, Margareth, Glauco, Giordano de Nicola Parente,..São 8 irmãos.

4ª G/Bn, Marcela Josephina Parente. Existem registros da Sociedade São Vicente de Paula em Abaeté. Em 1982 a sociedade cobrava mensalidades dos confrades, sendo Maria de Nazaré Carvalho Lobato a confrade responsável pelas cobranças. Outros nomes de confrades Maria José Santos Costa, Marcela Josephina Parente, Raimunda Maués de Moraes. Marcela Josephina, casou e teve um filho, 5ª G/Trinetos/Tn: Nicola.

4ª G/Bn, Garibaldi Nicola Parente, formou-se engenheiro agrônomo, professor e cronista e c/c Senita Loureiro, irmã de Luis Carlos Sena Loureiro/Bosa e tiveram filhos, 5ª G/Trinetos/Tn.

4ª G/Bn/ Giordano de Nicola Parente, nascido em 7/1957.

3ª G/N/ Humberto Parente, era consórcio do Vera Cruz Sport Club, em 1920. Como desportista, foi presidente do Abaeté Foot Ball Club por longos anos, clube fundado em 5/8/1935, por Samuel Correa Bello.

O Ten. Humberto Parente foi quem mandou construir o 1º campo de Futebol do Abaeté Futebol Clube, no terreno que hoje serve de sede da Diocese de Abaetetuba e as casas comerciais e residenciais desse quarteirão. Em 1920 era um dos consórcios do Vera Cruz Sport Club.Nos tempos antigos a festa de Nossa S. da Conceição era organizada por uma diretoria e pessoas da sociedade, autoridades, comerciantes, industriais. O Tenente Humberto Parente participava dessas diretorias.

Casou, tendo deixado 2 filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn:Jones e outro que ainda residem em Abaetetuba/Pa.

A família Parente era apaixonada por futebol e eles contribuíram com a prática desse esporte em Abaeté/Pa, desde as primeiras décadas do séc. 20, sendo que Cármine e os filhos de Garibaldi Parente foram antigos jogadores de Futebol de Abaeté e fundaram alguns antigos clubes de futebol locais.

Entre os mais antigos jogadores de futebol de Abaeté encontramos os seguintes jogadores: Cármine, Humberto Parente, Giordano Parente, Nicola Parente, Caio Parente de Andrade.

Cármine era jogador da Associação Sportiva de Abaeté: a formação auriverde da Associação Sportiva de Abaeté:

Brício; Margalho II e Preto; Mimi, Vivi e Carmine; Zeferino, Cordeiro, Buçuá, Gonzinho e LucídioTambém era a clássica formação do 2x3x5, que era a única conhecida na época.

Vivi era o Vivi Pontes; Lucídio era o Lucídio Paes. O juiz dessa partida de futebol de 1927 foi Pedro Pinheiro Paes.

Thimóteo Garibaldi Parente. Jogadores do Vera Cruz Sport Club:

Tedesco; Carlito e Zeb; Demétrio, Timóteo e Geraldo; Lima, Ubaldo, Pedro, Dedé e Xito. Outra formação de 1927: “Tedesco; Carlito e Zeb; Demétrio, Timóteo e Xito; Lima, Miguel, Pedro, Dedé e Lelelê”.

Oberdan Garibaldi Parente.

Clóvis Parente. Sport Club Flamengo, entidade esportiva fundada por Clóvis Parente, 12/10/1935, no bairro do Algodoal.

Francisco Freire de Andrade e Timóteo Garibaldi Parente:

“Para o biênio 1927/1928 a diretoria eleita do Vera Cruz Sport Club foi a seguinte: presidente: Francisco Freire de Andrade; vice-presidente: José Antonio de Castro (reeleito); 1º secretário: Timóteo Garibaldi Parente; 2º secretário: Maximiano Antonio Rodrigues; tesoureiro: Ayres Henrique de Matos; orador: Argemiro Campello e diretor de esportes, Padre Luiz Varella”.

Lista de consórcios do Vera Cruz: Guilherme Abreu, Raymmundo Valentim Barbosa, José Ferreira, Raymundo Paraense Quaresma, Celestino Maués da Trindade, Raymundo Pereira Muniz, Murilo de Carvalho, Humberto Parente, Jorge Felix dos Santos, Tenente Eugênio Tavares. Todos os consorciados do Vera Cruz pagavam mensalidades.

Olga Parente Souza, reside em Belém, funcionária pública, desde 1978, iniciando na SEMEC(PMB) e, posteriormente, ingressou na SESMA, por concurso público, tendo completado em 2008, 30 anos de serviços e com 55 anos de idade, tendo solicitado aposentadoria em 15/5/2008, estando à espera do deferimento do requerimento.

Outras Famílias Parente:

Aristides dos Reis e Silva Sobrinho, que casou com Elizabeth Parente e Silva e que tiveram os seguintes filhos: Ana Rosa, João Clóvis, Aristides dos Reis e Silva Filho, Emília de Nazaré Parente e Silva e Marcolino Domingos Parente dos Reis e Silva.

1ª G/ Thimóteo Rodrigues, 1927: Teve filhos, G2/2ª G/Filhos/F/ Walter Parente Rodrigues.

João Vítor Parente dos Reis e Silva Júnior, adolescente em 2008.

Caio Parente de Andrade, adolescente em 2008.

Armando Souza Parente, consórcio do Vera Cruz em 1926.

Maria Parente: 5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Telósphoro e Maria Vitória: Mariana Malato/Marocas, n. na Povoação Malato/Ponta de Pedras/Pa, c/c Feliciano da Silva e tiveram duas filhas, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Julieta (Jóia) e Lucila (Lilá).

6ª G/Ttn, filhos de Marocas e Feliciano: Lucila Malato Silva, casou e teve duas filhas: Izete e Celina (7ª geração).

6ª G/Ttn, filhos de Inez Malato Ribeiro e Izaías Costa: Hermes Ribeiro da Costa, c/c Maria Parente e tiveram 6 filhos: Inês, Izete, Ivanete, Ivani, Irene e Emanoel, 7ª G/Pentanetos/Pn.

7ª G/Pn, filhos de Hermes Ribeiro da Costa e Maria Parente: Inês Parente da Costa, c/c Gabriel Pereira Paes e tiveram duas filhas, 8ª G/Hexanetos/Hn: Maria José e Márcia Costa Paes.

1931: Zeferino Parente e Izabel Trindade.

Prof. Ademir Rocha, de Abaetetuba/Pa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário