sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Família Araujo - Matriz Genealógica Abaetetubense


 Família Araujo - Matriz Genealógica Abaetetubense
FAMÍLIA ARAUJO
Os Araujo
. Aguinaldo Araujo, citado na localidade Rio Arumanduba em 1962 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Dulcinda Carvalho.
. Aliraci Araujo, citada em 1953 como contribuinte e representante da classe da Mocidade Abaetetubense em uma noite de leilão da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba.
. Armindo Araujo, citado em 1939 e 1962 com contribuinte e arrecadador das localidades Arapiranga, Uraenga e Vila de Beja da festa de N. S. da Conceição em Abaeté.
. Aurino Araujo, citado em 1939 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba. 
. Dalgisa Araujo, citada em 2014
• Edwirges Araujo, origem na localidade Rio Caripetuba, citada em 1944.
. Francisca Araujo, citada em 1941 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Filomena Dume.
. Hildebrando Araujo, citado em 1961 na localidade Rio Cuitininga como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba.
. Humberto Araujo, citado em 1939 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Sisínia Silva.
. João Araujo, casado em 2/1965 com Benedita e com filhos.
• João Araujo                              
• João Araujo Filho, origem na localidade Rio Caripetuba, citado em 1944.
. João de Deus Araujo, citado em 1966 como contribuinte e 2º secretário da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba. 
• Manoel Araujo, fabricante de açúcar e mel, Rio cuitininga, início do século 20.
. Manoel Raimundo Araujo, citado em 1941 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através da profa. Laura dos Santos Ribeiro.
. Maria Dércia Araujo, citada em 1950 como contribuinte da festa de Nossa S. da Conceição em Abaetetuba através da profa. Laura dos Santos Ribeiro.
. Maria Raimunda Araujo, citada em 1941 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através da profa. Laura dos Santos Ribeiro.
. Orlando Araujo, citado em 1939 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba.
. Raimunda Araujo, citada na localidade Rio Maracapucu em 1962 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Raimundo Silvino dos Santos.
. Raymundo Araujo, citado em 1940 como contribuinte da festa de Nossa S. da Conceição em Abaetetuba.
. Raymundo Araujo, citado em 1940 como contribuinte da festa de Nossa S. da Conceição em Abaetetuba.
Os de Araujo
. Antonio Demétrio de Araujo, citado em 1939 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Sisínia Silva. 
. Damásia de Araujo c/pagamento de imposto de valor locativo por um imóvel sito à R. Siqueira Mendes, na cidade de Abaeté, em 1922. Damázia de Araujo, componente da Irmandade de S. Sebastião em 1908, em Abaeté/Pa. 
. Francisca de Araujo, citada em 1940 como contribuinte da festa de Nossa S. da Conceição em Abaetetuba.
. Francisca Maria de Araujo, citada na localidade Rio Abaeté em 1961 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba.
. João Nonato de Araujo, era associado ao Club Musical 15 de Novembro (1909-1920.
. José Roberto de Araujo, citado em 1939 e 1962  junto com sua esposa como contribuintes e juízes da festa de N. S. da Conceição em Abaeté.
 . Júlia Ferreira de Araujo, era membro da antiga Irmandade de S. Sebastião em 1908, em Abaeté.
. Manoel Vigílio de Araujo, aluno do músico e mestre Hermínio Pauxis em 1880, na escola de música, diretor da Irmandade de S. Sebastião, em 1908. Foi também antigo funcionário do Grupo Escolar de Abaeté, onde foi o 1º porteiro dessa escola e que teve como primeiros serventes: Hygino Pereira e Júlia Pereira.
Citação de 1908: A irmandade de São Sebastião que tem na diretoria: Presidente, Padre Francisco Manoel Pimentel; Diretor, Horácio de Deus e Silva; Tesoureiro, Trajano Pereira de Barros; Secretário, Manoel Vigílio de Araújo e José Ferreira Ribeiro; Zeladores, Pedro Pena de Araújo e Hygino Pereira e cobrador, Jósimo Leandro de Sousa e muitos irmãos.
Júlia Pereira de Araujo, em 1908 era membro da Irmandade de S. Sebastião, trabalhava no Grupo Escolar de Abaeté, anos de 1930, 1940.
. Paulo de Araujo Borges, músico, irmão de Raimundo de Araujo Borges, aluno de Hermínio Pauxis em 1880. 
. Raimundo de Araujo Borges, esteve presente na Instalação da cidade de Abaeté em 15/8/1895 e foi um dos assinantes da Ata de Cerimônia de Instalação, aluno de Hermínio Pauxis em 1880, músico que tocoava oficlides, membro da Irmandade de S. Sebastião em 1908.
. Thereza de Jesus de Araujo
Os Araujo do Carmo
. Humberto Araujo do Carmo, citado em 1950 como contribuinte da festa de Nossa S. da Conceição em Abaetetuba através de Sisínia Silva.
Os de Ar5aujo Pontes
5ª G/Tn2/ Tatiana de Araújo Pontes, filha de Genuíno de Araujo Pontes e Thereza de Souza Araujo, n. em 25/10/1973, em Brasília/DF, onde mora.
Olá Ademir !
Foi com grande alegria que encontrei o seu blog com a história da nossa família.
Fiquei feliz em ver meu nome citado e se for possível, gostaria que os nomes das minhas filhas fossem incluídos na árvore.
Eu, Tatiana de Araújo Pontes, filha de Genuíno de Araújo Pontes e Thereza de Souza Araújo, nasci em 25/10/1973, em Brasília. Casei-me em 12/07/2003 com Jarmes dos Santos Araújo com quem tive duas filhas: Raquel Pontes Araújo ( 03/12/2007) e Luísa Pontes Araújo ( 06/02/2014).
Após casar-me passei a ter o nome de Tatiana de Araújo Pontes Araújo.
Minha filha me perguntou sobre árvore genealógica e acabei de mostrar o blog para ela !
Que Deus abençoe você e sua família !
Espero que possamos ter mais contato, ainda que virtual.
Abraços, Tatiana
Colaboração de Tatiana de Araujo Pontes

Os de Araujo Santos
. Augusto de Araújo Santos, casado com Aria Anna da Cunha e com filhos: Ariaugusto da Cunha Santos.
. Ariaugusto da Cunha Santos, casado e com filhos: Rodrigo Bamondes Santos
Olá. Sou Rodrigo Bamondes Santos. Neto de Augusto de Araújo Santos e Aria Anna da Cunha Santos e filho do Ariaugusto da Cunha Santos, muito obrigado pela sua pesquisa... Estou chorando enquanto leio sobre o passado de minha família 


Os Azevedo Araujo
. Vítor de Azevedo Araujo, citado em 1939 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Filomena Dume.
• Joaquim Fonseca de Araujo, vereador na gestão do prefeito Pedro Pinheiro Paes e seu substituto Dionísio Edmilson Lobato (1955-1959).
Os Bitencourt Araujo
. Ruth Bitencourt Araujo, citada em 1950 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Raimundo Silvino Santos.
Os C. Araujo
. Joaquim C. de Araujo, citado em 1939 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Sisínia Silva.
. Raymundo C. de Araujo, citado em 1939 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Sisínia Silva.
Os Correa de Araujo
. Josina Correa de Araujo, citado em 1941 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Dulcinda Carvalho.
Os Lima Araujo
. Pedro Lima Araujo, citado em 1939, 1953 e 1961 como contribuinte e da comissão auxiliar da festa de N. S. da Conceição em Abaeté.
Os M. Araujo
. Raimunda M. Araujo, em 1953 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Sisínia Silva.citada.
Os Magno de Araujo
• Fidélis Magno de Araújo, professor do Grupo Escolar de Abaeté em 1902.
Os Monteiro Araujo
. Luiza Monteiro Araujo, citada em 1939 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba. 
Os Rodrigues de Araujo
. Zebedeu Rodrigues de Araujo, foi um dos sócios fundadores da Sociedade Beneficiente e Desportiva Tietê, em Abaetetuba.
Os S. Araujo
. Francisca dos S. Araujo, citada em 1939 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Filomena Dume.
Os Silva Araujo
. Miguel Reginaldo da Silva Araujo, falecido a 24/9/1914, trabalhou no banco BASA.
• Naircelis da Silva Araujo, citada em 1944
Os Vilhena Araujo
. Carmem Vilhena de Araujo, citada em 2013
Família
Raízes de Zizina Ribeiro de Araujo
Família
1) Grande parte destas pesquisas genealógicas da Família Araujo foram desenvolvidas pela Profa. Benvinda de Araujo Pontes, que as repassou ao seu primo Ademir Heleno Araujo Rocha para que este continuasse essas pesquisas.
2) Simbologia:
1ª G/, trisavô de Zizina Ribeiro de Araujo: LUIZ ANTONIO MALATO DE CASTRO PERUVINO FERREIRA RIBEIRO, português da cidade de Malato, de descendência nobre, e com filhos, 2ª G/Filhos/F: FRANCISCO MARCOLINO MALATO FERREIRA RIBEIRO e LUIZ ANTONIO MALATO RIBEIRO.
2ª G/Filhos/F, de LUIZ ANTONIO MALATO DE CASTRO PERUVUNO FERREIRA RIBEIRO
2ª G/F/ LUIZ ANTONIO MALATO RIBEIRO, nasceu na cidade de Malato, Portugal e veio passear no Brasil, quando ocorreu a Revolta da Cabanagem, no Pará. Os cabanos invadiram a localidade de Malato, em Ponta de Pedras, localidade fundada por s/irmão Francisco e destruíram tudo o que puderam e tocaram fogo nas instalações da fazenda/engenho ali existente. Por milagre, só ficou intacta a dependência da casa, que era a capela e que abrigava as imagens de São Francisco de Borja e de Santo Ignácio de Loyola. Seu irmão Francisco, com a invasão dos cabanos, fugiu p/a cidade de Vigia, levando s/família e a imagem de Santo Ignácio de Loyola. Porém, Luiz Antonio, que era advogado, não quis fugir c/o irmão e ficou com uns escravos, tentando defender a fazenda/engenho da fúria dos cabanos. Nessa luta, procurou refugiar-se em um local mais afastado da casa-grande, porém foi morto, junto com outro escravo que estava c/ele. Um outro escravo, de nome Ambrósio, ficou escondido embaixo do altar de São Francisco de Borja, de onde presenciava a fúria dos revoltosos cabanos, que também investiram contra a capela e tentaram retirar a imagem do santo do altar, e como não conseguiram, passaram a golpeá-la e só conseguindo cortar um pedaço do livro que o santo trazia na mão esquerda e um pedaço do polegar esquerdo. Passado algum tempo desses ataques, seu irmão Francisco e família voltaram para Malato, onde procuraram restaurar os estragos feitos nas instalações da fazenda/engenho. A imagem de São Francisco de Borja foi retirada do altar para as devidas restaurações e recuperação da capela, cuja altar ruiu com os estragos feitos.
2ª G/Filhos/F, de Luiz Antonio Malato de Castro Peruvino Ferreira Ribeiro
2ª G/F/ FRANCISCO MARCOLINO MALATO FERREIRA RIBEIRO, n. na cidade de Malato/Portugal, que veio p/o Brasil e conseguiu terras no município de Ponta de Pedras/Pa, na Ilha do Marajó, na Ilha Caviana e na Ilha Mexiana e na cidade de Vigia/Pa. Passou a residir numa localidade de Ponta de Pedras/Pa, que denominou de Malato, como recordação de s/cidade natal e transformou essa localidade em uma grande fazenda de gado, engenho de cana-de-açúcar, comércio e era um grande “senhor de escravos” na região.
Como era católico, devoto de São Francisco de Borja e Santo Ignácio de Loyola, trouxe de Portugal duas grandes imagens de santos: uma de São Francisco de Borja e outra de Santo Ignácio de Loyola, as quais tinham o tamanho natural de um homem, descritas acima. A imagem de São Francisco de Borja ficou sendo a patrona da localidade de Malato e a de Santo Ignácio de Loyola a levou p/a s/propriedade de Vigia/Pa, onde procurou abrigar-se junto c/a s/ua família contra os revoltosos da Cabanagem que tinham invadido a localidade de Malato, em Ponta de Pedras. A imagem de Santo Ignácio ficou na cidade de Vigia.
Francisco c/c a brasileira Maria Anna Ferreira e tiveram uma filha, 3ª G/Netos/N: ANNA MARCOLINA MALATO FERREIRA RIBEIRO.
3ª G/Netos/N/ Anna Marcolina Malato Ferreira Ribeiro, que c/c o s/primo FERMILIANO FERREIRA RIBEIRO e tiveram 11 filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Manoel/faleceu criança, Maria da Glória, Hermôgenes/Moja, mulher e cega de nascença, ÂNGELA, TELÓSPHORO, Catarina, Raimundo, Mariana/Marocas, Inês, Anna e Antônia/Guita Ferreira Ribeiro.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Anna Marcolina e Fermiliano
4ª G/Bn, ÂNGELA FERREIRA RIBEIRO, c/c Clarindo do Espírito Santo de Araújo. Vide os dados completos desta família em Família Araujo de Abaeté/Abaetetuba/Pa.
Clarindo, n. em 20/3/1862, na Ilha de Tabatinga e c/c Ângela Ferreira Ribeiro, no dia 26/5/1888, sábado.
Clarindo era professor e exerceu, ainda, os seguintes cargos: Escrivão de Juiz Substituto da Comarca de Faro, interinamente; Oficial de Registro Geral de Hipoteca de Faro em 23/4/1894 e em 1/12/1894; Secretário da Intendência de Faro; de 9/1/1888 a 27/11/1899; exerceu o cargo de Escrivão Interino do 1º e 2º Cartório da Comarca de Ponta de Pedras, quando pediu demissão.
Em Abaeté foi, também, Oficial de Registro Civil e professor.
Clarindo faleceu no dia 14/9/1923, em sua residência, às 20h, à Rua Siqueira Mendes, em Abaeté, com 61 anos, 5 meses e 24 dias e seu casamento durou 35 anos, 3 meses e 19 dias.
Ângela e Clarindo tiveram 11 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Idalina//Idália, Valdomira/Mira, Zizina/Zizi, Prudente, Raimundo/Raimundinho, Antônio/Antonico/Titá, Anna/Anica/Nicota/Mimi, Lauro, Angelina, Pedro e Licynio Ribeiro de Araujo
1931: Na antiga Rua Siqueira Campos/Abaeté/Pa, moravam: Ângela Ribeiro de Araujo, José Sertório de Miranda, Bernardino Mendes da Costa com sua esposa Áurea de Carvalho Costa.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ãngela e Clarindo
. 5ª G/Tn: IDALINA RIBEIRO DE ARAUJO/Idália, n. em 9/12/1889, na Ilha de Tabatinga, Distrito de Abaeté/Pa e c/c Príncipe da Silva Villaça/Pichota e tiveram 5 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: João Natalino/Joca, Antonio, José (falecido criança), Sebastião/Sabarico e Clarindo de Araujo Vilaça/Caíto. Idália f. em 8/7/1962, na residência dos herdeiros de seus pais, à Rua Siqueira Mendes, 1531/Abaeté/Pa, com 72 anos, 5 meses e 1 dia. Idalina Ribeiro de Araujo era membro da Irmandade do Divino Espirito Santo, em Abaeté. Vide citação sobre o Padre Alcides Paranhos e o sumiço da Coroa do Divino.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Idália/Idalina Ribeiro de Araujo com Príncipe da Silva Villaça/Pichota:
. 6ª G/Ttn/ Antônio de Araújo Vilaça, c/c Aldenise Carvalho Bararatim.
. 6ª G/Ttn/ Sebastião de Araujo Vilaça/Sabarico, n. em 19/12/1921 e c/c Pedrina e tiveram 1 casal de filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Maria da Conceição e José Roberto.
. 6ª G/Ttn/ Clarindo de Araújo Vilaça/Caíto, n. em 26/5/1924 e c/c Iracema e tiveram vários filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: José Adílson, Paulo Sérgio, Maria de Lourdes, Idália e ...
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ângela Ferreira Ribeiro de Araujo e Clarindo do Espírito Santo de Araujo
. 5ª G/Tn/ Valdemira de Araújo/Mira, n. em 3/4/1891, às margens do Rio Itacuruçá/Distrito de Abaeté/Pa. C/c o viúvo Francisco Augusto dos Santos e tiveram 5 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Mariolino/Lilito, Zilú, Laurino, Augusto e Maria do Carmo de Araújo Santos.
Mira f. em 13/8/1973, com 82 anos, 4 meses e 10 dias, em Belém/Pa, na casa de s/filha Maria de Nazaré Valente do Couto/Bicuí e foi s. no Cemitério de Santa Isabel/Belém/Pa.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Valdemira/Mira e Francisco
. 6ª G/Ttn/ Mariolino de Araújo Santos/Lilito, n. em 4/5/1918, em Abaeté e f. em 11/9/1982, no Rio de Janeiro, onde morava. C/c Gilda, depois se desquitaram e tiveram 2 filhos, 7ª G/Pentaanetos/Pn: Mariolino e Sérgio Paulo, este é casado e tem filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn.
. 6ª G/Ttn/ Augusto de Araújo Santos/Baguinho, que casou, uma 1ª vez e tiveram 1 filho, 7ª G/Pentanetos/Pn: Carlos Alberto Santos. Augusto, depois, c/c Ária e tiveram 2 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Ariaugusto e Olindimira.
. 6ª G/Ttn/ Maria do Carmo de Araújo Santos/Marique, n. em 1/12/1921, era professora, solteira e faleceu no dia 23/8/1953, com 32 anos, em Belém/Pa, onde morava.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ângela e Clarindo
. 5ª G/Tn/ ZIZINA RIBEIRO DE ARAUJO, seu marido Emiliano de Lima Pontes, era irmão de s/cunhada Raimunda Pontes de Araújo/Mundica, esposa de Prudente Ribeiro de Araujo. (Vide Família Pontes, de Emiliano de Lima Pontes e Zizina Ribeiro de Araujo Pontes). Zizina c/c Emiliano e tiveram /filhos, 6ª G/Pentanetos/Pn, cujos nomes seguem as letras do Alfabeto Brasileiro: Alpha, Benvinda, Clélia, Deodato, Expedito, Felício, Genuíno. Vide Família Pontes, de Emiliano de Lima Pontes. Essa família possui as seguintes gerações, que já foram elencados mos estudos dessa família:
5ª G/Trinetos/Tn, de Luiz Antonio Malato de Castro Peruvino Ferreira Ribeiro:
6ª G/Tetranetos/Ttn, ídem;ª geração:
7ª G/Pentanetos/Pn, idem;
8ª G/Hexanetos/Hn, idem;
9 G/Heptanetos/Hpn, idem;
10ª G/Octanetos/Ocn, idem
Etc.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ângela Ferreira Ribeiro de Araujo e Clarindo do Espírito Santo de Araujo
. 5ª G/Tn/ PRUDENTE RIBEIRO DE ARAUJO/Prudente Araujo. Vide citações sobre o histórico de Prudente Ribeiro de Araujo em Família Araujo de Abaeté/Abaetetuba/Pa, citado como ativo participante das antigas festas de N.S. da Conceição em Abaetetuba como contribuinte, juiz da festa e auxiliar da diretoria na entrega de cartas, programas e arrecadação de óbulos, promessas, donativos e contribuições nas localidades dos rios Abaeté, afluentes e Colônia.
. Prudente Ribeiro de Araujo, n. em 15/11/1894, às 3h da tarde, na Vila de Faro, citado em 1940, 1939 e 1962 como  contribuinte e arrecadador da região do Rio Abaeté, afluentes e colônias da festa de N. S. da Conceição em Abaeté,   c/c Raimunda de Lima Pontes/Mundica e tiveram 1 filho, 6ª G/Tetranetos/Ttn: José Maria Pontes de Araújo /Zé Maria.
Prudente ficou viúvo no dia 16/4/1988, após 62 anos, 2 meses e 28 dias de casamento. Teve, ainda, 2 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn, c/Paula dos Santos: Arina e Arino Santos. Prudente f. c/95 anos e 1 mês, às 5,30h, no dia 15/12/1989, em sua residência, à Avenida 15 de Agosto, nº 63, em Abaetetuba/Pa, onde morava e foi sepultado às 17h do mesmo dia. Dedicou sua vida à música, à s/família e ao trabalho, sendo admirado pela população de Abaetetuba e lembrado até os dias atuais.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Prudente e Mundica
6ª G/Ttn/ José Maria Pontes de Araujo/Zé Maria, n. em 8/11/1926, Abaeté/Pa, c/c s/prima Norma de Araujo Malato em 11/2/1956, em Ponta de Pedras/Pa, terra natal de s/esposa e tiveram 4 filhas e dois filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Ângela/Giloca, Normélia de Fátima, Regina Lúcia, Rita de Cássia, José (falecido criança) e Raimundo Malato de Araujo (falecido criança).
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Zé Maria e Norma:
7ª G/Pn/ Ângela Malato de Araujo/Giloca, n. em 5/11/1956 e c/c Nazareno Marques
7ª G/Pn/ Normélia de Fátima Malato de Araujo, n. em 14/5/1960 e c/c Icleiber Silva e tiveram duas filhas, 8ª G/Hexanetos/Hn; Thays Cibele e Tatiana de Araujo Silva.
8ª G/Hexanentos/Hn, filhos de Normélia de Fátima e Icleiber:
8ª G/Hn/ Thays Cibele Araujo Silva, n. em 29/11/1984.
8ª G/HnTatiana Araujo Silva, n. em 5/2/1987.
8ª G/Hexanetos/Hn, filhos de Zé Maria e Norma
8ª G/Hn/ Regina Lúcia Malato de Araujo, n. em 25/5/1961 e c/c Manoel Gomes de Sousa.
8ª G/Hn/ Rita de Cássia Malato de Araujo, n. em 22/5/1973.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Prudente Ribeiro de Araujo e Paula dos Santos
6ª G/Ttn/ Arina Santos Araújo, n. em 24/7/1921 e c/c Basileu Carneiro Rodrigues e tiveram 8 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Manoel, Maria Auxiliadora, José, Raimundo, Mariléa, Basiléa/Basica, Basileu/Basileuzinho e Wladimir.
6ª G/Ttn/ Arino Santos, casou e teve filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ângela Ferreira Ribeiro de Araujo e Clarindo
5ª G/Tn/ RAYMUNDO RIBEIRO DE ARAJO/Raimundinho, n. em 22/8/1896, às 8h da noite, na cidade de Abaeté/Pa e c/c René. Raimundinho casou novamente e não teve filhos com essas mulheres, citado em 1940 como contribuinte e juiz da festa de N.S. da Conceição em Abaetetuba.
Casou uma 3ª vez c/Carmem Piedade e tiveram 12 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Maria Ângela, Raimundo, Maria Idália, Ana Maria, Paulo Sérgio, Clarindo Rosivaldo, Sônia Maria, João Eduardo, Lauro, Ronaldo Nazareno, Rosângela e Pérola Nelita da Piedade Araújo. Raimundinho f. c/75 anos, 4 meses e 15 dias, no dia 7/12/1971, em Abaetetuba/Pa, na casa dos herdeiros de seus pais.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Clarindo e Ângela
. 5ª G/Tn/ ANTONIO RIBEIRO DE ARAUJO/Antonico/Titá, era músico em 1908 e atuava nos espetáculos do Grupo Scênico, junto com seus irmãos Prudente, Antonio, Lycínio e Angelina Ribeiro de Araujo, citado em 1940 como contribuinte da festa de Nossa S. da Conceição em Abaetetuba, citado em 1940 como contribuinte e juiz da festa de N.S. da Conceição em Abaetetuba.
Antonico n. em 1/8/1898, na Povoação Malato, Distrito de Muaná, em Ponta de Pedras/Pa, no Marajó e c/c Joana de Oliveira/Joaninha, em 29/12/1942. Joaninha nunca concebeu, porém Antonico teve uma filha, 6ª G/Tetranetos/Ttn c/outra mulher: Carmem Hélia. Teve uma outra filha, 6ªª G/Ttn, c/ Rita Silva: Maria da Consolação de Castro/Consolo.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Antonico e Rita
6ª G/Ttn/ Maria da Consolação de Castro/Consolo, c/c Miguel Arcanjo de Sousa/Coelho e tiveram 6 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Antonio Afonso/Molenga, João Batista, Rita Geralda, Maria de Nazaré (falecida), Francisco de Assis/Nonato e Jorge Miguel de Castro Sousa/Jorginho.
7ª G/Pentanetos/Tn, filhos de Consolo e Miguel
7ª G/Pn/ Antonio Afonso de Castro Sousa/Molenga, c/c Nilza Rocha e tiveram 2 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Ígor e Íris da Rocha Sousa.
7ª G/Tn/ Rita Geralda de Castro Sousa, teve 5 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Emanuel, Marinaldo, Jorge, Émerson Marinaldo de Sousa, Tayang de Sousa Tavares e Taiamy.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ângela Ferreira Ribeiro de Araujo e Clarindo
. 5ª G/Tn/ ANNA RIBEIRO DE ARAUJO/Anica/Nicota/Mimi, e com nome de casada de Ana Araujo Barros, n. em 4/4/1900, às 6;00 h da manhã, na Ilha de Tabatinga, Distrito de Abaeté/Pa e c/c s/ primo, professor Bernardino Pereira de Barros/Beré e tiveram 7 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Pérola Medeiros de Barros/Perolina, Nelita Solange, Altair de Araujo Barros/Guamarino da Paz (Amor), Irene (falecida em criança), Orlando Triamegildo, Miguel Aureolindo/Lindo, Irene Lacy de Araújo Barros.
Em 1948 foi festejado o 45º aniversário do Grupo Escolar de Abaeté, sendo lembrado o nome do professor Bernardino Pereira de Barros, como seu 1º diretor e outros professores. O professor Bernardino foi diretor dessa 1ª escola pública de Abaeté/Pa p/vários anos.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Anica e Beré
Os filhos do professor Bernardino/Beré e s/esposa Anica/Anna Ribeiro de Araujo Barros, deixaram a seguinte descendência:
6ª G/Ttn/ Altair Araujo de Barros/Guamarino da Paz de Araújo Barros (Amor), que n. em dia 24/1.192... e c/c Janice Medeiros e tiveram 2 filhas, 7ª G/Pentanetos/Pn/: Pérola Maria e Altair Medeiros Barros.
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Altair de Araujo Barros e Janice Medeiros
7ª G/Pn/ Pérola Maria Medeiros Barros, c/c Sérgio Furtado e tiveram 2 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Lucas e Jonas Barros Furtado. Vide fam. Pontes.
7ª G/Pn/ Altair Medeiros Barros/Tatá, c/c Geraldo Santos, em 7/11/1990 e tiveram um filho, 8ª G/Hexanetos/Hn: Gabriel Barros dos Santos, que estuda Veterinária na cidade de Santa Maria/RS (abril/2010). Altair/Tatá, atualmente, 4/2010 mora em Santos/SP. Estas informações foram repassadas p/Altair Medeiros Barros/Tatá, de Santos/SP.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Anica e Beré
6ª G/Ttn/ Miguel Aureolindo de Araújo Barros, c/c Almerinda Cano e tiveram uma filha, 7ª G/Pentanetos/Pn: Nely Cano Barros, que, por sua vez, c/c Antonio Rodrigues.
6ª G/Ttn/ Irene Lacy de Araújo Barros, n. em 13/7/19... e c/c Domingos Emídio Carlão e tiveram 2 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Márcio Emídio e Luiz Fernando Barros Carlão.
7ª G/Pentanetos/Pn: Luiz Fernando Barros Carlão, advogado. Colaboração do mesmo em algum lugar de São Paulo/SP.
5ª G/Trinetos/Tn. filhos de Angela Ferreira Ribeiro de Araujo e Clarindo do E. S. Araujo
. 5ª G/Tn/ LAURO RIBEIRO DE ARAUJO, n. em 15/8/1902, às 5h da tarde, na Vila de Ponta de Pedras, sito à Praça Municipal e casa denominada “Sociedade”, citado em 1939 com contribuinte e da comissão cooperadora da festa de N. S. da Conceição em Abaeté, citado em 1946 como membro da diretoria da festa de N. S. de Fátima em Abaetetuba, em 1940, 1962 e 1966 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba, c/c Raimunda Dulcelina dos Santos/Flor e tiveram 1 casal de filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Everaldo e Ângela Angelita Santos Araujo. Lauro f. c/56 anos, no dia 6/1/1981, em Abaetetuba/Pa, onde residia, à Rua Siqueira Mendes, nº 1531, de propriedade dos herdeiros de seus pais. Flor f. em 17/9/1958, citado em 1940 como contribuinte e juiz da festa de N.S. da Conceição em Abaetetuba.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Lauro e Flor
6ª G/Ttn/ EVERALDO DOS SANTOS ARAUJO, nasceu em 8/6/1929 e já é falecido, era o proprietário da famosa Alfaiataria Araujo/Alfaiataria Araujo e Cia nos anos de 1969, 1970, em Abaetetuba/Pa, que se localizava na antiga Rua Rui Barbosa, nº 118 (hoje Av. D. Pedro II), em 1949 foi um dos fundadores do Vênus Atlético Club, citado em 1966 como contribuinte diretor auxiliar da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba.  aparece em documentos de 1969 a 1970. Everaldo dos Santos Araujo e c/c Maria Delcy Silva/Delcy e tiveram 11 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Maria de Fátima, Lauremir/Bibas, Everaldo/Everaldinho, Carlos Ivanildo/Vanvan, Delciraldo/Déo, José Nilton/Cotoca, Iracenildo/Garoto, Maria do Socorro, Raimunda Dulcelina/Flor, Raimundo Nonato/Reco e Lauro Augusto Silva Araújo.
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Everaldo e Delcy
7ª G/Pn/ Maria de Fátima Silva Araújo/Fátima, n. em 30/3/19...., citada em  1962 como contribuinte e juiza da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba  e c/c Raimundo Nonato da Silva/Nonato e tiveram 4 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Delcivaldo Nonato, Raimundo Nonato Júnior, Delcemir Nonato e Délcio Nonato Araújo Silva.
8ª G/Hexanetos/Hn, filhos de Fátima e Nonato
8ª G/Hn/ Delcivaldo Nonato Araújo Silva, c/c Tânia e tiveram 3 filhos, 9ª G/Heptanetos/Hpn: Amanda, Auxiliadora e Andrex.
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Everaldo e Delcy:
7ª G/Pn/ Lauremir Silva Araújo/Bibas, c/c Joselina Maria Chagas/Lina e tiveram 4 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Everaldo Santos Araujo Neto, Eduardo/Edu, Sandra e Leônidas Chagas Araújo.
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Everaldo e Delcy
7ª G/Pn/ Everaldo da Silva Araújo, n. em 15/1/1950, em Abaetetuba/Pa, médico, empresário, vereador na gestão do prefeito Francisco Maués Carvalho (1993-1996), Everaldinho foi atingido por uma grave doença que, infelizmente, causou a s/prematura morte, fato que consternou toda a cidade de Abaetetuba. Antes tinha já perdido um filho que contraiu doença incurável. Everaldinho c/c Glacinete de Matos Castro e tiveram 3 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Gabriela, Lauro Ribeiro Araújo Neto (este falecido jovem) e Antonio Carlos Castro Araujo/AC.
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Everaldo dos Santos Araujo e Delcy
7ª G/Pn/ Carlos Ivanildo Silva Araújo /Vanvan, c/c Aldenora Rodrigues Ribeiro e tiveram 3 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Éverson, Ívia Carla, e Ivana Ribeiro Araújo. Aldenoura Ribeiro Araujo, nascida a 1/10/1953 e falecida a 16/10/2011, filha de Pedrinho Ribeiro e Lourdes Rodrigues, professora aposentada pelo Estado/SEDUC/Pa, casada com Ivan da Silva Araujo e com filhos e com nome em uma escola creche municipal em Abaetetuba.
7ª G/Pn/ Delciraldo Silva Araújo/Déo, c/c Elzelena Rodrigues Ribeiro e tiveram 4 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Pedro Henrique, Lúbia, Delciraldo Filho e Ruan Ribeiro Araújo.
7ª G/Pn/ José Nilton Silva Araújo/Cotoca, c/c Valneide Carvalho Lima e tiveram 3 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn:Daniela, Daniel e Danilo Lima Araújo.
7ª G/Pn/ Iracenildo Silva Araújo/Garoto, c/c Maria da Glória e tiveram 2 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Lauro Raul e...
7ª G/Pn/ Maria do Socorro Silva Araújo, c/c Aladino Tadeu Costa Ferreira e tiveram um casal de filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Vítor e Viviane Araújo Ferreira.
7ª G/Pn/ Raimunda Dulcelina Silva Araújo/Florzita, c/c Rui Cidarta Carvalho e tiveram 3 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Rui Cidarta Filho, Raquel e Rubens Araujo Carvalho.
7ª G/Pn/ Raimundo Nonato Silva Araújo/Reco, c/c Marlene Costa e tiveram 4 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Hugo, Rodrigo, Diogo e Tiago Costa Araújo.
7ª G/Pn/ Lauro Augusto Silva Araújo/Laurinho, c/c Eliete e tiveram 3 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Jean, Leandro e Lorena.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Lauro Ribeiro de Araujo e Raimunda Dulcelinda dos Santos/Flor
6ª G/Ttn/ Ângela Angelita Santos Araújo, n. em 10/12/1933 e c/c Alberto Kemil dos Santos e tiveram 3 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Alberto Júnior, João Alberto e Maria das Dores Araújo Santos/Neca.
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Ângela Angelita e Alberto
7ª G/Pn/ Alberto Kemil dos Santos Júnior/Betão, c/c Sebastiana Benedita Silva e tiveram duas filhas, 8ª G/Hexanetos/Hn: Ângela Maria e Maria Betânia/Beta.
7ª G/Pn/ João Alberto Araújo dos Santos, c/c Cleide Nazaré Silva e tiveram 3 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Olga, André e Ângelo Kemil dos Santos.
7ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ângela Angelita e Alberto Kemil dos Santos
7ª G/Tn/ Maria das Dores Araújo Santos/Neca, n em 2/5/1964.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ângela Ferreira Ribeiro de Araujo e Clarindo
. 5ª G/Tn/ Angelina Ribeiro de Araújo, n. em 16/7/1904, na cidade de Abaeté/Pa, à Rua Siqueira Mendes, na casa do Major Cornélio Pereira de Barros e c/c s/primo Ofir Malato. Angelina f. em 17/7/1983, com 79 anos, 1 dia, em Belém/Pa e foi s. em Ponta de Pedras, onde residia. Ofir Malato f. em 2/7/1974. Angelina e Ofir tiveram 8 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Edward, Norma, Francisco/Chiquito, Cybele/Cé, Ceres, Alzira/Alzirinha), Luiz Antônio e Ofir Ivan Malato.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Angelina e Ofir
6ª G/Ttn/ Edwar de Araújo Malato, que c/c Antônia e tiveram 4 filhas, 7ª G/Pentanetos/Pn: Ana Ângela, Heloísa, Elizabeth e Fátima Malato.
6ª G/Ttn/ Norma de Araújo Malato, n. em 9/11/19.... e c/c s/primo José Maria Pontes de Araújo, em 11/2/1956, em Ponta de Pedras e tiveram filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn. Vide fam. Pontes, Ribeiro de Araujo, Vide Família Pontes, José Maria Pontes de Araujo.
6ª G/Ttn/ Francisco de Araújo Malato/Chiquito, c/c Dalva e tiveram 6 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: José Luiz, Maria Helena, Gilberto, Alberto, Hélton e Licínio Malato.
6ª G/Ttn/ Cybele de Araújo Malato/Cici, c/c Deodoro e tiveram 7 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Jorge Luiz, Rosângela, Rosete, Rosemira, Mauro e Ofir Malato.
6ª G/Ttn/ Ceres de Araújo Malato/Cé, c/c Cláudio e tiveram 3 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Cláudio Jesus, Clélia e Célio Rui.
6ª G/Ttn/ Alzira de Araújo Malato/Alzirinha, c/c Orlando e tiveram 5 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Maria da Consolação, Célia, Orlando, Carlos e Márcio.
6ª G/Ttn/ Luiz Antonio de Araújo Malato, que casou e teve 2 filhos, 7ª G/Pentaetos/Pn: Marion Cybele e Maira Cilene. Luiz Antonio já é falecido.
6ª G/Ttn/ Ofir Ivan de Araújo Malato, falecido.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ângela Ferreira Ribeiro de Araujo e Clarindo
. 5ª G/Tn/ PEDRO RIBEIRO DE ARAUJO/Pedro Araujo, citado em 1939, 1940 e 1962 como contribuinte e juiz da Trasladação e Procissão e da comissão da 7ª noite dos operários nos leilões da festa de N. S. da Conceição em Abaeté, em 1961 foi juiz da procissão da mesma festa, era esotérico, professor, músico e tocava trombone na Banda Carlos Gomes na época do Mestre Chiquinho Margalho. Com a morte desse mestre, Pedro Araújo assume o comando da Banda, porém essa banda já estava experimentando um grande declínio, por força do desinteresse de seus membros e falta de apoio dos poderes competentes e onde não mais aconteciam os ensaios e as reuniões costumeiras.
Pedro Araujo n. em 28/6/1906, na Povoação Malato, município de Ponta de Pedras, às 4h da madrugada. Não casou e faleceu no dia 27/12/1984, com 78 anos, 6 meses, em s/residência, à Rua Siqueira Mendes, nº 1531, em Abaetetuba/Pa.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ângela e Clarindo
. 5ª G/Tn/ LYCINIO RIBEIRO DE ARAUJO, n. em 25/7/1909, às 10h, um domingo, na casa de s/ pais, na Ilha Tabatinga, município de Abaeté/Pa, citado em 1939, 1940 e 1962 como contribuinte e juiz da Trasladação e Procissão e representante em Belém da festa de N. S. da Conceição em Abaeté,  c/c Edmeê Gonçalves Lobo/Edene e tiveram 2 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Licínio e Ângela Lobo de Araújo. Lycínio faleceu c/71 anos e 4 dias em 29/7/1980, em Belém/Pa, onde residia.
Citações históricas sobre Licynio: Participava das peças teatrais que encenava peças para angariar fundos para a construção da nova Igreja Matriz de Abaeté. Vide Teatro de Nossa Senhora da Conceição e grupo Scênico de Abaeté.
6ª G/Tetranetos/Bn, filhos de Licínio e Edene Lobo
6ª G/Ttn/ Licínio Lobo de Araújo, n. em 4/10/1952 e c/c Mônica.
6ª G/Ttn/ Ângela Lobo de Araújo, n. em 2/8/1955 e c/c Afonso e tiveram 1 filho, 7ª G/Pentanetos/Pn: Afonso Neto/Netinho, este n. em 2/9/19..... Ângela casou uma 2ª vez c/Luiz Carlos Rapace e tivera uma filha, 7ª G/Perntanetos/Pn: Luciene , que n. em 26/7/1988.
4ª G/Bisnetos/Bn/ Filhos de Anna Marcolina e Fermiliano
4ª G/Bn/ TELÓSPHORO MALATO, n. no Malato, c/c s/prima Maria Vitória Ferreira Ribeiro e tiveram 11 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Manoel/faleceu criança, Talismã/faleceu criança, Manoel Antonio/Duca, Tito, Virgínia/Vijoca, Francisco/faleceu solteiro, José/Cazuza, Gentil, Antonia/Antonica, João/faleceu criança, Inez.
5ª G, Trinetos/Tn, filhos de Telósphoro e Maria Vitoria Ferreira Ribeiro
Tito Malato, n. no Malato, c/c Merandolina Pereira e tiveram 5 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: João/Juquinha, Vitória/Vidinha, Zuleide, Yoyo, Raimundo Nonato, Domingos e Diquita.
5ª G/Trinetos/Tn; filhos de Telósphoro Malato e Maria Vitória
5ª G/Tn/ Manoel Antônio Malato /Duca, n. no Malato e c/c uma irmã de Meradolina Pereira (acima, casada com Tito Malato) de nome Adelina Pereira/Dica e tiveram 5 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Raimunda/Pequenina, Catarina, Maria Inês, Maria da Glória e Simão.
Colaboração de Celso Marques Jr.
5ª G/Trinetos/Tn/ Inez Malato Ribeiro, que nasceu no Malato e casou com Izaías do Espírito Santo Wanderley da Costa e tiveram 4 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Risoleta/Risó, Hermes, Hermeto/Mito e Wanderley.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Inez Malato Ribeiro e Izaías Costa
6ª G/Ttn/ Risoleta Ribeiro da Costa/Risó, que c/c Antônio Solano da Costa/Zariquinho Costa e tiveram 6 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Maria da Conceição/Conce, Maria de Nazaré/Naza, Maria da Graça, Benedito de Jesus/Bena, Antônio Francisco/Chico e Ângela Luzia Ribeiro da Costa.
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Risoleta/Risó e Zariquinho
7ª G/Pn/ Maria da Conceição Solano da Costa/Conce, que concluiu o Curso de Humanista, Turma de 1962, do Instituto Nossa S. dos Anjos, em Abaeté do Tocantins. Maria da Conceição Solano da Costa/Conce, c/c Dionísio Teixeira da Costa e tiveram 5 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Altino Sílvio da Costa Neto, Antonio Dionísio, Gilberto Dênis, Cláudio Manoel e Dionísio Teixeira da Costa Júnior.
8ª G/Hexanetos/Hn, filhos de Dionísio da Costa Neto.
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Risó e Zariquinho
7ª G/Pn/ Maria de Nazaré Solano da Costa/Naza, c/c Osvaldo Gody e tiveram uma filha, 8ª G/Hexanetos/Hn: Érika da Conceição Costa Gody.
7ª G/Pn/ Maria da Graça Solano da Costa, c/c Osmar Mourão e tiveram 3 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Kléber, Kristianne e Keniston Costa Mourão.
7ª G/Pn/ Benedito de Jesus Ribeiro da Costa/Bena, n. em 14/7/1951, c/c Leoneide Fernandes e tiveram 2 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hx: Benedito de Jesus Ribeiro da Costa Júnior e Breno de Jesus Fernandes da Costa.
7ª G/Pn/ Antônio Francisco Ribeiro da Costa/Chico, c/c Mônica Solano Nunes e tiveram 2 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Dariane Nunes da Costa e Antônio Solano da Costa Neto.
7ª G/Pn/ Ângela Luzia Ribeiro da Costa/Giloca, que é gêmea com Chico e c/c Antônio Paulo Castro e tiveram 3 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hx: Paulo, Risoleta e Péricles Costa Castro.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Inez Malato Ribeiro e Izaías Costa
6ª G/Ttn/ Hermes Ribeiro da Costa, c/c Maria Parente e tiveram 6 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Inês, Izete, Ivanete, Ivani, Irene e Emanoel.
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Hermes Ribeiro da Costa e Maria Parente
7ª G/Pn/ Inês Parente da Costa, já é falecida, c/c Gabriel Pereira Paes e tiveram duas filhas, 8ª G/Hexanetos/Hn: Maria José e Márcia Costa Paes.
Colaboração de Celso Marques Jr.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Inez Malato Ribeiro e Izaías do Espírito Santo Wanderley da Costa
Hermeto Ribeiro Costa/Mito, c/c Maria de Nazaré Machado Dias/Mary e tiveram 12 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Mariulza, Marines/Inês, Isaías Wanderley, Francisco Canindé/Chico, Manoel do Espirito Santo/Maneca, Miguel Arcângelo, Maria do Carmo Dias da Costa, Hermeto Ribeiro da Costa Filho, João Batista/Bala, Jandira/Dira, Raimundo de Alvimar/Rato, Shirley Dias da Costa.
7ª G/Pn, Mariulza Dias da Costa, c/c Celso da Silva Marques e com 2 filhos, 8ª G/Hexaneto/Hn: Celso da Silva Marques Júnior e Cynthia Nazareth da Costa Marques.
8ª G/Hn, Celso da Silva Marques Júnior, c/c Priscila Goretti de Lima Sousa e com uma filha, 9ª G/Heptaneto/Hpn: Maria Eduarda de Sousa Marques. Divorciou-se e c/c Gianna Trícia de Norões Lima e com 2 filhos, 9ª G/Npn: Isabella e Henrique Lima Marques.
8ª G/Hn, Cynthia Nazareth da Costa Marques, com filhos, 9ª G/Hpn: Tayana da Costa Marques Messias, com Márcio Messias e com Luciano Santos Rodrigues teve filhos, 9ª G/Hpn, Hugo Marques Rodrigues.
Consta na história dessa família que a antiga e venerada imagem de São Francisco de Borja, foi doada em vida pelo avô de Hermeto à Igreja de Ponta de Pedras/Pa, fato relatado e testemunado por Mariulza Dias da Costa.
Colaboração de Celso Marques jr.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Telésphoro Malato Ribeiro e Maria Vitória Ferreira Ribeiro
5ª G/Tn/ José Malato Ribeiro/Cazuza, c/c Maria Vanzeler /Santinha Contente e tiveram 5 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Clarice, Maria de Lourdes, Cléia, José e Paulo.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de José Malato Ribeiro/Cazuza e Maria Vanzeler/Santinha Contente:
6ª G/Ttn/ Paulo Vanzeler Ribeiro, que n. na Ilha de Cotijuba, município de Belém/Pa, em 24/1.19....Sua mãe faleceu dias depois do nascimento e Paulo foi criado por Prudente Ribeiro de Araujo e Mundica Araujo. Paulo c/c Maria da Glória Barreto e tiveram duas filhas, 7ª G/Pentanetos/Pn: Maria do Carmo e Ana Karina Barreto Araújo.
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Paulo Vanzeler Ribeiro e Maria da Glória Barreto
7ª G/Pn/ Maria do Carmo Barreto Araújo, n. em 17/5/1973.
7ª G/Pn/ Maria Karina Barreto Araújo, n em 30/5/19....
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Telésphoro e Maria Vitória:
5ª G/Tn/ Catarina Malato, c/c s/primo Professor José Siqueira da Paixão e tiveram uma filha, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Áurea Paixão/Yayá, que foi a 1ª neta de Telésphoro e Maria Vitória.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Catarina Malato e José Siqueira da Paixão
6ª G/Ttn/ Áurea Paixão/Yayá Paixão, c/c s/primo Professor Antônio Paixão/Tota e tiveram 21 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Nina, Joanina, Maria de Lourdes (Dilú), José, Antônio, Benone, Benedita, Apolônio, Eneida, ...
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Telésphoro e Maria Vitória
5ª G/Tn/ Gentil Malato, c/cOsmarina e tiveram 3 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Jorge, Cosme e Damião.
5ª G/Tn/ Virgínia Malato/Vijoca, c/c Izauro Teixeira.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Telósphoro e Maria Vitória:
5ª G/Trinetos/Tn/ Filhos de Telósphoro e Maria Vitória:
5ª G/Tn/ Antonia Malato/Antonica, c/c Hygino Maués Loureiro/Gigi e tiveram 6 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Maria de Loudes/Dilu, as gêmeas, Maria da Graça/Gracinha e Maria da Consolação/Consolita, falecida, Francisco/Chiquinho, falecido, José e Maria Vitória/Vivi.
Citação histórica sobre Hygino Maués Loureiro, ano de 1926: Eis alguns consórcios do Vera Cruz em 1926: Tenente Eugênio Tavares, Padre Luiz Varella, Sebastião de Figueiredo, Jorge Felix dos Santos, Pedro Loureiro, Armando Souza Parente, Emercindo Maués, Raymmundo Rodrigues, Andrelino Pontes, Laudelino Ferreira, Maximiano Ferreira, Hygino Loureiro, Benjamim da Costa Lima, Victor Lima, João da Costa Bahia, Theobaldo Martins, Eduardo Loureiro, Francisco Freire de Andrade, Argemiro Campelo.
Hygino Maués Loureiro era tesoureiro da Prefeitura Municpal de Abaeté/Pa, em 1931.
6ª G/Tetranetos/Ttn/ Filhos de Antonia Malato/Antonica e Hygino/Gigi
6ª G/Tetranetos/Ttn/ Maria de Loudes Malato Loureiro/Dilu, n. em 7/5/19...e teve um filho, 7ª G/Pentanetos/Pn: Francisco Carlos Malato Loureiro.
7ª G/Pentanetos/Pn/ filhos de Dilu
7ª G/Pn/ Francisco Carlos Malato Loureiroe, c/c Ivone Maria Bastos e tiveram 1 filho, 8ª G/Hexanetos/Hn : Dávyson Carlos Loureiro Bastos.
Francisco Carlos posteriormente c/c Vera Lúcia Teixeira e tiveram duas filhas, 8ª G/Hexanetos/Hn: Cássia Milene e Cynthia Carla Teixeira Loureiro.
6ª G/Tetranetos/Ttn/ Maria das Graças Malato Loureiro/Gracinha, c/c Benedito Borges dos Santos e tiveram 6 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Benedito Higino, Antônia do Socorro, Luiz Carlos, Tânia Regina, Maria Helena e Paulo Roberto Loureiro dos Santos.
7ª G/Pentanetos/Pn/ Filhos de Maria das Graças Malato Loureiro/Gracinha e Benedito
7ª G/Pn/ Antonia do Socorro Loureiro dos Santos, c/c Aluízio Araujo e tiveram 2 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Luiza e Marília Santos Araujo.
7ª G/Pn/ Tânia Regina Loureiro dos Santos, c/c Arlan Oliveira e tiveram 1 filho, 8ª G/Hexanetos/Hn: Arlan Oliveira Júnior.
6ª G/Tetranetos/Ttn/ Filhos de Antonica e Gigi
6ª G/Ttn/ José Malato Loureiro/Zeca, n. em 2/6/1937, c/c Maria Ferreira da Silva e tiveram 2 filhos, 7ª G/ Pentanetos/Pn: José Higino/Gigi e José Aldo Silva Loureiro. Zeca posteriormente c/c Maria Enilda Frota e tiveram 5 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: José Augusto, Sílvia Helena, João Cláudio, José Marcelo e Antônia Cristina Frota Loureiro.
7ª G/Pentanetos/Pn/ Filhos de Zeca e Maria Ferreira Silva:
7ª G/Pn/ Filhos de Zeca e Maria Enilda:
7ª G/Pn/ José Augusto Frota Loureiro, c/c Iza Paula Ribeiro e tiveram 1 filho, 8ª G/Hexanetos/Hn: Paulo Augusto Ribeiro Loureiro.
7ª G/Pn/ João Cláudio Frota Loureiro, c/c Janaína Amorim e tiveram 2 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: João Cláudio Frota Loureiro Filho e Juliana Cristina Amorim Loureiro.
6ª G/Tetranetos/Ttn/ Filhos de Antônia Malato/Antonica e Gigi
6ª G/Ttn/ Maria Vitória Malato Loureiro/Vivi, n. em 15/4/193... e c/c Manoel José Maria Maués e tiveram 11 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: José Vítor, Vigínia do Carmo, Maria de Lourdes/Lurdinha, Margarida Maria, Francisco de Assis, Terezinha de Maria, Conceição de Maria, Maria da Conceição, Myrian Nazaré, Maria do Carmo/Carmita e Luís Antônio Loureiro Maués.
7ª G/Pentanetos/Pn/ Filhos de Maria Vitória/Vivi e Manoel José Maria:
7ª G/Pn/ Margarida Maria Loureiro Maués, que teve uma filha: Ana Carolina, n. em 15/5/1990.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Anna Marcolina Malato Ferreira Ribeiro e Fermiliano Ferreira Ribeiro
4ª G/Bn/ Mariana Malato/Marocas), n. na Povoação Malato e c/c Feliciano da Silva e tiveram duas filhas, 5ª G/Trinetos/Tn: Julieta/Jóia e Lucila/Lilá.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Marocas e Feliciano:
5ª G/Tn/ Lucila Malato Silva, casou e teve duas filhas, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Izete e Celina.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos Anna Marcolino e Fermiliano
4ª G/Bn/ Raimundo Malato Ribeiro/Mundico Malato, n. na Povoação Malato e que c/c sua prima Domingas Ferreira Ribeiro/Minguita, irmã de Maria Vitória Ferreira Ribeiro, que é esposa de Telésphoro. Mundico Malato e Domingas tiveram 11 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Álvaro Moacir, Fermiliano/Fifi, João, Ofir, Djalma, Alzira, Ângela/Zinha, Diva, Antônio/Antonico, Pedro e Santino Malato.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Raimundo/Mundico Malato e Domingas Ferreira Ribeiro
5ª G/Tn/ Álvaro Moacir Ribeiro, c/c Carolina/Novinha e tiveram 8 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Hernane(falecido), Clarice, Eládio, Cleonice, Orlando, Antônio/Antoninho, Elmano e Creuza.
5ª G/Tn/ Fermiliano Malato/Fifi, c/c Maria/Maroquita e tiveram 1 filho, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Nélia Malato. Fermiliano, também, teve outro filho, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Francisco. Fifi ficou viúvo e casou novamente c/Izabel e tiveram uma filha, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Tânia Malato.
5ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Mundico Malato e Domingas
5ª G/Tn/ João Malato, jornalista, que casou com Ila Monteiro e tiveram 8 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Castalha, Ítala, Iléa, Raimundo/Raimundinho, João/Joãozinho, Mário, Ernane e Betânia Monteiro Malato.
5ª G/Tn/ Ofir Malato, c/c s/prima Angelina Ribeiro de Araújo e tiveram 8 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: ver fam. Araujo e Ribeiro de Araujo.
5ª G/Tn/ Djalma Malato, c/c Maria/Marieta e tiveram uma filha,6ª G/Tetranetos/Ttn: Amélia Malato.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Mundico Malato e Domingas Ferreira Ribeiro
5ª G/Tn/ Alzira Malato, c/c Raimundo Nazaré Magno e tiveram um filho, 6ª G/Tetranetos/Ttn: José Maria Malato Magno.
5ª G/Tn/ Ângela Malato/Zinha, c/c Guilherme Pereira e tiveram 4 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: José Malato, Roberto, Ena, e Djalma Malato Pereira.
5ª G/Tn/ Diva Malato, c/c Paulo Figueiredo e tiveram 3 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Armando, Umberto e Fernando Malato Figueiredo.
5ª G/Tn/ Antônio Malato/Antonico, c/c Messiana e tiveram 12 filhos, 6ª G/Tetranetos: Carmosina/Carmem, Clóvis, Célio, Antônio, Pedro Paulo, Maria/Mariazinha, Auxiliadora, Diva, Milton, Francisquinho e Emiliano. Antonico ficou viúvo e casou com Diva e tiveram duas filhas, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Dadá e Darci.
Foi fundada em Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó uma escolinha de música e em 1970 essa escola formou uma banda de música e em 1981 a banda passou a se chamar Associação Musical “Antonio Malato”. Os objetivos dessa banda era a de propagar a cultura do município, tocar durante o Círio de Nossa Senhora da Conceição e participar de eventos da cidade. A Associação Musical Antonio Malato atende crianças dos 8 aos 14 anos com o curso de musicalização em flautim doce, com duração de 3 a 4 anos. O nome Antonio Malato vem do fato de que, nessa época, era prefeito o Sr. Antonio Malato, um entusiasta da banda, que um ano antes tinha falecido. Seus amigos da associação deram o seu nome à entidade. Em 2009 a banda contava com aproximadamente 50 músicos, tocando os vários instrumentos necessários a uma banda musical.
5ª G/Tn/ Pedro Malato, c/c Lídia. Pedro casou novamente c/Patrícia, e tiveram 6 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Egle, Edney, Júnior, Elis, Elem e Eden. Obs. colaboração de Egle Malato.
5ª G/Tn/ Santino Malato, c/c Aída e tiveram 14 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn (de Luiz Antonio Malato de Castro Peruvino Ferreira Ribeiro, português da cidade de Malato/Portugal): Carmem, Nélia, Carlos, Vanda, Pedro, Diva, Erval, Flávio, Rui, Ida, Corina, Ernesto, Ercílio, Ovídio Elísio Malato.
Prof. Ademir Rocha, de Abaetetuba/Pa, em 1/5/2010.
Outros Ribeiro de Araujo
. José Ribeiro de Araujo, casado, citado em 1940 como contribuinte e juiz da festa de N.S. da Conceição em Abaetetuba.
Raízes de Maria Pereira de Araujo
Família
. 1ª G/ A Mãe de Maria Pereira de Araujo, veio da Ilha do Marajó, de origem indígena e se fixou na localidade Rio Tauerá de Beja, onde teve e criou s/filhos, 2ª G/F, entre os quais Maria Pereira de Araujo.
. MARIA PEREIRA DE ARAUJO, natural da localidade Tauerá de Beja, na Vila de Beja/Abaetetuba/Pa e teve filhos, 3ª G/N.         
Filhos de Maria Pereira de Araujo
. RAMIRO PEREIRA DE ARAUJO, homem simples, trabalhador, de cor morena, quase negra, que denotava sua ascendência indígena, era de baixa estatura e teve filhos no casamento e também extras-conjugais, teve várias profissões: comerciante, marítimo (piloto de embarcações), veleiro, carpinteiro, fogueteiro, pescador e caçador exímio. Quando jovem veio p/Abaeté e residiu na casa do Velho Zé Margalho até os 15 anos, na Tv. São Benedito, de lá saindo para trabalhar nas diversas profissões que exerceu até a vida adulta. O Velho Zé Margalho, era um dos antigos comerciantes de Abaeté e patriarca de uma das vertentes da família Margalho.
Ramiro não foi registrado com o sobrenome do pai e sim da mãe. Maria Pereira de Araújo, que não o criou. Este foi criado por outra mulher. Ele tinha muitas afinidades com a família Margalho, especialmente com Ricardino de Pontes Margalho/Cadico, daí a desconfiança de seus descendentes de que o pai de Ramiro Pereira de Araujo ser da família Margalho de Abaeté, mesmo por que ele tinha afinidades e amizades com os conhecidos Badico e Cadico Margalho. Vide família Margalho. Faleceu e foi enterrado em Abaeté/Pa, no Cemitério de N. S. da Conceição.Como comerciante marítimo, Ramiro teve pontos comerciais nas localidades Rio Tauerá de Beja e Rio Paramajó. O Tauerá de Beja é a localidade de origem de Ramiro. Devido seu trabalho exigir constantes deslocamentos para outras localidades, Ramiro, além de seus filhos naturais possuía outros filhos. Como carpinteiro construiu várias casas em Abaeté/Pa. Veleiro, por que fabricava e consertava velas para canoas grandes à vela. A profissão de veleiro se deve ao fato da antiga cidade de Abaeté se situar em região com uma grande quantidade de rios, igarapés e baías, onde o transporte de mercadorias e pessoas era feito somente através de embarcações fluviais que eram abundantes no município, especialmente as canoas grandes à vela. Estas enchiam os rios, igarapés e baías do Baixo Tocantins, fato que levou o bairrista abaeteense, Cel. Aristides dos Reis e Silva a denominar Abaeté de “Veneza Paraense”, comparando essas vias fluviais às ruas da antiga cidade italiana de Veneza. Como a demanda por velas de pano grosso era grande, muitas famílias de Abaeté se dedicavam à fabricar e a consertar esse tipo de vela, que gerou a profissão de veleiro. E Ramiro Pereira de Araujo e família também se dedicavam a essa profissão. A profissão de marítimo em Abaeté surgiu do fato das pessoas terem que viajar para fazer seus negócios e como as viagens eram feitas somente através de embarcações marítimas, surgiu a profissão de marítimo em Abaeté. Ramiro foi um dos primeiros marítimos de Abaeté, viajando para a Ilha do Marajó e o Baixo Amazonas, ainda nos tempos das canoas grandes à vela. Essas viagens eram realizadas com a finalidade de vender e comprar mercadorias, fato que gerou outro tipo de profissão, o “comércio de regatão”, muito comum em Abaeté/Pa, a partir dos anos de 1920 em diante. Na Ilha do Marajó Ramiro fazia negócios com a compra de borracha, óleos regionais, castanha-do-pará, cachaça, mel de cana, produtos de olaria e nessa ilha ajudava os trabalhadores a extrair o látex dos inúmeros seringais lá existentes e viajava também para o Baixo Amazonas, sendo um dos pioneiros nas viagens de regatão na região. Ramiro e alguns seus parentes exerceram a profissão de fogueteiro. Essa profissão surgiu do fato de Abaeté festejar seus eventos cívicos, religiosos, sociais, políticos através também do uso de músicas e espoucar de foguetes e foguetões, nos tempos em que inexistiam os foguetes industriais. Como a demanda era grande, com muitas encomendas, famílias inteiras se dedicavam a essa profissão, de fabricar foguetes, que era uma profissão arriscada pelos perigos de explosões que aconteciam constantemente. Já adulto Ramiro foi acometido de reumatismo, doença que causou defeito em s/pé, prejudicando sua locomoção e impedindo que ele exercesse seus trabalhos rotineiros, fato que determinou sua aposentadoria. Seu genro, o sapateiro Carlito Loureiro, era quem fabricava os calçados especiais para Ramiro. Ramiro, por seu forte temperamento, era de difícil convívio e seu apelido era Berrenta, mas era amoroso com seus filhos e muitos netos que possuía. O Velho Ramiro/Ramiro Pereira de Araujo e o Velho Leite/Raimundo Leite Lobato trabalharam com o rico comerciante de Abaeté, Garibaldi por muitos anos. Ramiro é citado em documento de 1922:
Ramiro de Araujo com pagamento do imposto de valor locativo de um imóvel sito à Rua Benjamim Constant, cidade de Abaeté.
R. Benjamim Constant, onde ficava a casa de Ramiro Pereira de Araujo, em 1923.
Ramiro Pereira de Araujo residiu p/13 anos numa casa que fazia divisa com Raymundo Leite Lobato e Emiliano Pontes, à R. Benjamim Constant, em terreno medindo 12 x 57m, cfe. doc. de 1931.
Após morar na R. Benjamim Constant, atual R. Siqueira Mendes, Ramiro e família passaram a morar na chamada Rua Grande, hoje Av. D. Pedro II, quase frente ao templo da Igreja Cristã Evangélica, imóvel esse que posteriormente foi vendido para o Velho Pinheiro. Ramiro, já velho, s/condições para trabalhar, passava o dia na antiga “ponte grande”, conversando, jogando damas e bebendo com s/amigos. Seus inúmeros netos gostavam muito dele e sempre ganhavam alguma guloseima na forma de balas, doces secos, beijus, pirulitos, pupunhas ou outras frutas e guloseimas típicas da antiga Abaeté. Ramiro Pereira de Araujo c/c Bruna de Lima, filha do rico comerciante e político Leopoldo Anísio de Lima e Maria do Carmo de Lima/Mariquinha de Lima.
Bruna tinha outros irmãos: Maria/Maroca Lima, Antonina/Antonica, Anísio Alvim, Leopoldo de Lima Filho/Pudico, Joana de Lima. Vide famílias: Lima, Pontes. 
. Bruna de Lima nasceu em 10/11/1883 e faleceu em 18/2/1981, citada em 1944,.teve 7 filhos c/Ramiro, 4ª G/Bn: Durvalina/Duvica, Clarice, Risoleta/Sinhá, Maria do Carmo/Guíta, Stoesel Orlando/Bacuritita, Margarida/falecida criança e Prudente Lima de Araújo/falecido criança. Vide famílias Lima e Pontes. Ramiro teve outros filhos extra-conjugais, 4ª G/Bisnetosetos/Bn, nas localidades de Pirocaba, Tauerá de Beja e Vila de Beja. Bruna também era de baixa estatura, cor morena, cabelos e olhos pretos, características que denotavam sua origem indígena, miscigenada com a origem negra. Alguns filhos de Ramiro herdaram do pai a cor de pele morena escura, a cor do cabelo preto e liso e a pequena estatura, como Maria do Carmo/Guita, Stoesel Orlando/Bacuritita, Alípio e outros descendentes. Houve um tempo em que Ramiro levou s/esposa Bruna para trabalhar na extração de balata/bolas de borracha na cidade de Muaná, Ilha do Marajó. É citado em documentos de 1925, 1926. 
. RISOLETA LIMA DE ARAUJO/Sinhá, 4ª G, nasceu em 30/3/1911, em Abaeté/Pa e faleceu em 13/7/1985, no Hospital D. Luiz I/Belém/Pa, aos 74 anos de idade, de um acidente vascular cerebral hemorrágico e foi enterrada no Cemitério de N. S. da Conceição/Abaetetuba/Pa, era de pele morena clara, baixa estatura, dona de lar, alegre e sempre jovial, componente do Grupo Scênico de Abaeté, formado por artistas amadores, que apresentavam peças teatrais no Theatro de N. S. da Conceição, localizado no alpendre da Igreja do Divino E. Santo, anos de 1920, para angariar fundos para a construção da nova Igreja Matriz de Abaeté. Participava, com seu esposo, das sessões cívica-literárias nos anos de 1940.
Citações históricas sobre Risoleta/Sinhá:
Citações de 1926: “É hoje que se efetua neste teatrinho, fundado por um punhado de abnegados, que tomaram sob seus ombros a pesada tarefa de erguer nesta cidade um templo dedicado à Virgem Senhora da Conceição, um atraente espetáculo, cujo total produto reverterá em benefício da construção de tão piedosa obra”.
“Novamente o grupo teatral em atividades para angariar fundos para a Virgem Senhora da Conceição. Espetáculo organizado pelo professor Alberto Costa, que terá o comando do novel corpo Scênico do Theatro, que encenerá obra de Fortunato Braga, intitulada “Na Roça”, com a participação dos atores e atrizes, Risoleta de Lima Araújo, Hilda V. Fonseca, Abel Lobo, Bararaty Franco e Pedro Loureiro. Teatrinho localizado no Largo da Matriz”. Vide fam. Lima.
Risoleta/Sinhá c/c Ademar Lobato Rocha, este n. em 9/11/1906 em Abaeté/Pa e f. em avançada idade, filho de Olyntho Rocha e Maria Lobato e tiveram 11 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Ademar Filho/falecido jovem, Ruth do Carmo, Adevaldo da Paixão, Rosita Odília, Adilson Olinto, Ademir Heleno, Adônis Orlando, Rosiana Odilma, Roselene Natalina e Adenilson Luiz Rocha. Vide famílias Lobato, Lima, Pontes, Rocha.
Dados do casamento de Ademar Lobato Rocha com Risoleta Lima de Araujo:
Juiz: Germano Bentes Guereiro. Testemunhas: Eugênio Tavares Ferreira, Francisco Freire de Andrade e Carmelita Parente de Andrade. Casamento realizado na residência do Sr. João Cunha de Oliveira.
Ademar, logo ao casar, foi morar com sua esposa Risoleta em uma antiga Rua Nilo Peçanha, hoje Rua Getúlio Vargas, de propriedade de Dionísio Pedro Lobato, que a cedeu ao seu genro Olyntho Rocha, casado com Maria Lobato Rocha. Como seu primeiro filho, de nome Ademar Filho, nasceu em 1930, presume-se que Ademar e sua esposa Risoleta casaram em 1929 e Ademar já contando uns 23 anos de idade. “Nascimento de Ademar Araujo Rocha, à Rua Nilo Peçanha, em 30.08.1931”.
. Ademar de Araújo Rocha. Da 5ª G/Tn, que conforme “Registro Civil, Comarca de Abaetetuba-PA, nº 215, Livro nº 11, fls. 82, datado de 9/8/1946, nasceu no dia 30/8/1930, na casa de seus pais à Rua Nilo Peçanha (que é a atual rua Getúlio Vargas), constando seu pai como funcionário público, sendo declarante o próprio genitor em 1/9/1931 e como testemunhas, Frederico Arcelino da Silva e Benjamim Sudário Cardoso e como Tabelião e Escrivão, Leopoldo Paes.   Adhemar de Araujo Rocha faleceu jovem. Documento de 30/4/1948, recibo de cobrança de imposto, pela sepultura perpétua de Ademar Araujo Rocha, filho de Ademar Lobato Rocha, falecido aos 17 anos, às 02: 00 horas, tendo como encarregado do Cemitério Público Francisco de Miranda Margalho, valor pago por Lourival Leite Lobato, primo de sua esposa Risoleta/Sinhá e amigo e colega de Ademar, na Prefeitura Municipal.
. Ruth do Carmo (de Araújo) Rocha, da 5ª G/Tn, nasceu em 16/7/1933, c/c Galdino Cardinal da Costa e tiveram filhos da 6ª G/Ttn: Martha, Rui Guilherme, Roberto Rocha, Mária Rosa, Márcia Risoleta e Myrian Raquel Rocha da Costa e com netos e bisnetosda 7ª G/Pn e 8ª G/Hn.
Seu marido Galdino Cardinal da Costa, teve os seguintes irmãos: Mimi ou Cavalinho, Pérola, Cacilda, Nilda e Rola. Vide fam. Costa.
. Marta Rocha da Costa, da 6ª G/Ttn, c/c Mádson/Madureira e tiveram filhos, 7ª G/Pn: Marluce e outros e netos da 8ª G/Hn.
. Maria Rocha da Costa, da 6ª G/Ttn, c/c Miguel Arcanjo e tiveram filhos da 7ª G/Pn e netos da 8ª G/Hn.
. Adonai Olívio (de Araújo) Rocha/Dodó, da 5ª G/Tn. Adonai (Dodó), exerceu a profissão de sapateiro p/muitos anos, nasceu em 17/12/1935, era de cor morena escura, estatura baixa, cabelo de cor preto e liso, c/c Maria Gonçalves Rocha, e tiveram filhos da 6ª G/Ttn: Amarildo, Ademar, Adonai Filho, Marilda, Mariléia e outros e com netos da 7ª G/Pn.
. Maísa Gonçalves Rocha, da 6ª G/Ttn, é casada e c/filhos, 7ª G/Pn.
. Adevaldo da Paixão Rocha/Picota, da 5ª G/Tn: nasceu em 15/4/1938 e faleceu adulto. Era de cor clara, baixa estatura, olhos castanhos escuros, cabelos castanhos escuros. Em Abaetetuba ele trabalhou em várias funções como funcionário público na Prefeitura Municipal de Abaetetuba, cfe. Abaixo:
Pedro Pinheiro Paes, Prefeito Municipal de Abaetetuba (1955-1959), nomeia Advaldo da Paixão Rocha, em 2/9/1956, como Cobrador da Força e Luz, da cidade.
O Prefeito Municipal de Abaetetuba/Pa, João Luiz dos Reis (1959-1963), nomeia Advaldo da Paixão Rocha como Auxiliar de Escrita da Prefeitura, em 6/6/1961.
Depois, à convite de seu amigo Anastácio Coutinho, foi para a cidade de São Paulo onde morou e trabalhou por alguns anos. Retornou para Abaetetuba e c/c Maria e eles tiveram um casal de filhos da 6ª G/Ttn: Adevaldo Júnior e Aline.
. Rosita Odília (Araujo) Rocha, da 5ª G/Tn, nasceu em 18/5/1943 e é de cor branca, baixa estatura, olhos de cor preta e cabelos de cor preta e lisos. Concluiu seu Curso de Humanista, no Intituto Nossa S. dos Anjos, em Abaeté do Tocantins, no ano de 1962 e o de professora normalista pela mesma escola. Trabalhou como servidora pública estadual p/longos anos e se aposentou nessa função. Reside com sua família em Belém/Pa. C/c Higino Gonçalves Quaresma (já falecido), e tiveram duas filhas gêmeas, da 6ª G/Ttn: Eleni e Rosa Rocha Quaresma e com netos da 7ª G/Pn.
. Adilson Olinto (Araujo) Rocha, da 5ª G/Tn, nasceu em 16/6/1940, de cor clara, baixa estatura, olhos de cor preta, cabelos pretos e lisos, residente em Abaetetuba/Pa, casado com Maria Joana de Figueiredo Cardoso e tiveram filhos da 6ª G/Ttn: Adilson Raimundo/Adilsinho, Antonio/Toninho, Ânderson, Joelma Cardoso Rocha. Maria Joana Cardoso Rocha, esposa de Adilson é filha de Raimundo Cardoso/Diquinho Cardoso e Maria Dolores Figueiredo/Santinha.
Maria Joana tem outros irmãos: Ana, Dica, Conceição, Joana, Graça, Maria de Belém, Maria de Nazaré, Raimundinho, Rafael, Antonio, Sindo Roberto. Vide fam. Cardoso e netos da 7ª G/Pn.
. Adilson Raimundo Cardoso Rocha/Adilsinho, da 6ª G/Ttn é formado em Administração, c/c Marivalda Nunes da Silva e tiveram filhos da 7ª G/Pn.
. Ademir Heleno (de Araujo) Rocha, da 5ª G/Tn nasceu  em Abaetetuba/Pa, formado em Licenciatura em Ciências e Licenciatura Plena em Biologia, foi professor de Ensino Médio, bancário aposentado, residente em Abaetetuba/Pa, c/c Maria de Jesus Rodrigues André e com 5 filhos da 6ª G/Ttn: Graziela, Ademir Junior, Araceli, Aldo Estêvão e Valéria Margareth André Rocha e com netos da 7ª G/Pn.
. Maria de Jesus André Rocha, esposa de Ademir, nasceu em Abaetetuba, é formada Bacharel e Licenciada Plena em História, professora do Ensino Médio, exerceu a função de Vice-Diretora da Escola Bernardino Pereira de Barros, em Abaetetuba/Pa e atualmente (9/2014) exece pela 2ª vez a função de Diretora da mesma escola. São pais de Maria de Jesus Rodrigues André: Orêncio Barbosa André/Barbosa e Risolena Rodrigues André/Risó, residentes em Abaetetuba/Pa, que casaram em 19/10/1957, na localidade Caripetuba, nas Ilhas de Abaetetuba-Pa e tiveram 8 filhos: Maria de Nazaré André de Castro/Teca, Maria de Jesus André Rocha/Gê, Deuza Maria, José Orêncio, José Trindade/André, José da Penha/Penha, Maria Francinete/Nete e Maria de Fátima Rodrigues André/Fátima. Vide famílias André e Rodrigues.
. Graziela André Rocha, da 6ª G/Ttn, é formada em Direito, advogada e funcionária em Belém da UFPA.
. Ademir Heleno Rocha Júnior, da 6ª G/Ttn, formado em Administração, trabalha no BB, c/c Kate e com filho Arthur da 7ª G/Pn.
. Araceli André Rocha, da 6ª G, formada em Administração, trabalha no BB, casada com Alan Cardoso e com filho Alan Vitor da 7ª G/Pn.
. Aldo Estêvão André Rocha, da 6ª G/Ttn, é formado Contador e casado com Meire e com o filho Aldo Davy da 7ª G/Pn.
. Valéria Margareth André Rocha, da 6ª G/Ttn, formada em Enfermagem.
. Adônis Orlando (de Araújo) Rocha, da 5ª G/ Tn, nasceu em 4/4/1948 e é de cor morena, baixa estatura, cabelos de cor castanho escuro e crespos, funcionário aposentado da PETROBRÁS, residente em Belém-Pa, casado com Ana Cristina Carvalho Lima e com filhos da 6ª G/Ttn e netos da 7ª G/Pn.
. Roseana Odilma Rocha, da 5ª G/Tn, nasceu em 18/8/1951 e é de cor morena, baixa estatura, cabelos e olhos de cor castanhos escuros, c/c Benedito Girard Rodrigues e com filhos e netos, 6ª G/Ttn e 7ª G/Pn.
. Rosilene Natalina (de Araujo) Rocha, da 5ª G/Tn, nasceu em 24/12/1953, de cor branca, baixa estatura, cabelos de cor preto e lisos, olhos de cor preto, foi casada com Josenildo da Costa Chagas, este de cor de pele branca e com filhos e netos da 6ª G/Ttn e 7ª G/Pn.
. Adenilson Luiz Rocha, da 5ª G/Tn, reside e trabalha em Belém/Pa
. DURVALINA LIMA DE ARAUJO/Duvica, da 4ª G/Bn, c/c o mestre sapateriro Carlos Maués Loureiro/Mestre Carlito, foram residentes na Av. Pedro Rodrigues, onde hoje está localizada a Clínica Médica do Dr. Edílson Sousa. Duvica e Carlito tiveram 10 filhos, 5ª G//Tn: Carlos, Carivaldo, Carmem, Catarina, Joaquim/falecido, Maria do Carmo, Luiz Carlos, Berenice, Lílian e Cristina de Araújo Loureiro. Vide famílias Loureiro, Lima, Pontes e com netos, bisnetos e trinetos, 6ª, 7ª e 8ª G.
. Catarina de Araújo Loureiro, da 5ª G/Tn, c/c Benedito Santos e tiveram filhos, 6ª G/Ttn: Joaquim Jorge, Jurema Catarina, Joaquim Carlos Loureiro e Carlos Benedito Loureiro dos Santos.
6ª G/Ttn/ Joaquim Jorge, da 6ª G/Ttn, casado e c/filhos da 7ª G/Pn.
. Maria do Carmo de Araujo Loureiro, da 5ª G/Tn, c/c Pedro Décio Guerreiro Contente, filho de Jopaquim Mendes Contente e Celina Guerreiro e tiveram 5 filhos da 6ª G/Ttn: Germano, Anaceli, Décio, Denise Maria e Pedro Décio Júnior e netos da 7ª G/Pn.
Luis Carlos de Araújo Loureiro, da 5ª G/Tn, c/c Roseli Silva Bitencourt e tiveram 4 filhos da 6ª G/Ttn: Iuri, Tagori, Sergei e Ígor Bitencourt Loureiro.
. Carlos de Araujo Loureiro/Lito, da 5ª G/Tn, citado em 3/2014 com 98 anos, c/c Jacila Brito e tiveram 5 filhosda 6ª G/Ttn:  Édson, Edvaldo Carlos, Ednéia, Edilton Carlos Brito Loureiro e Carlos de Araújo Loureiro Filho.
. Carmem de Araujo Loureiro/Carmita, da 5ª G/Tn, c/c Clóvis Barros Silva/Fuan, este filho de Vicente Gama da Silva e Esmartinha Barros e tiveram 7 filhos da 6ª G/Ttn: Cléo, Cleonice, Cleto, Cléver, Carmem Suzana, Clarice e Clóvis Loureiro da Silva.
. Cleonice Loureiro da Silva, esta da 6ª G/Ttn, c/c o músico Zé Boró/José Miranda e tiveram filhos da 7ª G/Pn: Priscila Silva de Miranda. Colaboração de Priscila.
. STOESEL LIMA DE ARAUJO/Bacuritita/Landico, da 4ª G/Bn, nascido em 13/1/1913, falecido em 3/2/1995 e foi sepultado no túmulo de s/mãe Bruna/no Cemitério de N. S. da Conceição/Abaetetuba/Pa, e ele foi um dos mestres sapateiros de Abaeté/Pa, tendo aprendido o ofício com o Mestre Carlito, anos de 1920, foi famoso futebolista, jogando no “Abaeté Foot Ball Club” e seu ardente torcedor, residente c/sua família na Av. Pedro Rodrigues, em frente ao antigo Bancrévea Clube, atual Secretaria Municipal de Educação, c/c Andrelina Carneiro/Dedé e tiveram 8 filhos da 5ª G/Tn: Alcimar, José Orlando/Coropó, Maria de Nazaré, Adervany de Jesus, Durvalina/Vica, Hortêncio/Telê, Alcemir/Thepa, Adelson Benedito Carneiro de Araújo/Déo e com netos, bisnetos e trinetos.
. Alcimar Carneiro de Araújo, da 5ª G/Tn, nascido a 19/12/1935, é mestre sapateiro e comerciante de calçados, futebolista apaixonado, tendo jogado em vários clubes de futebol de Abaetetuba, tornou-se técnico de futebol, inclusive na Seleção de Futebol de Abaetetuba onde foi campeão, fundou em 26/7/1966, junto c/alguns amigos o clube Sociedade Esportiva Palmeiras que chegou a ganhar campeonatos de futebol na cidade, e possuía uma escolinha de futebol e conseguiu erguer uma sede e um campo de futebol p/o Clube Palmeiras, foi comentarista e cronista de futebol no Jornal de Abaetetuba, onde fazia precisos comentários do meio futebolístico abaetetubense, citado 1962 como contribuinte e juiz da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba. Ultimamente, descobriu uma outra vocação que é a de cantor de músicas de serestas, tendo já gravado discos e feito apresentações nos eventos sociais locais. Alcimar c/c Ana de Figueiredo Cardoso, esta filha de Diquinho Cardoso e Santinha Figueiredo e tiveram 7 filhos da 6ª G/Ttn: Alderi Orlando, Alcimar Amujaci/Muja, Aderildo Raimundo/Dedeco, Alciana Dolores, Amiraldo de Jesus e Andrelino Valdeci Cardoso de Araújo e com netos, bisnetos e trinetos.
. Alciana Dolores Cardoso de Araújo, da 6ª G/Ttn, nasceu em 28/8/1962, comerciante de calçados, casada e c/filhos da 7ª G/Pn.
. Alcimar Amujaci Cardoso de Araújo/Muja, da 6ª G/Ttn, comerciante de calçados, casado e c/filhos, 7ª G/Pn.
. Aderildo Raimundo Cardoso de Araújo/Dedeco, da 6ª G/Ttn, formado em Psicologia, comerciante, casado, e c/filhos da 7ª G/Pn, reside em Abaetetuba-Pa..
. Alderi Orlando Cardoso de Araújo, da 6ª G/Ttn, formado em Direito, advogado, Delegado de Polícia/Belém/Pa, onde residia e já é falecido.
. Amiraldo de Jesus Cardoso de Araújo, da 6ª G/Ttn, comerciante de calçados, casado, reside em Abaetetuba, na Rua das Árvores e com filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn.
. Andrelino Valdeci Cardoso de Araújo, da 6ª G/ Ttn, comerciante em Belém/Pa, mora em Belém/Pa.
. José Orlando Carneiro de Araújo/Coropó, da 5ª G/Tn, sapateiro, c/c Maria da Conceição Vilhena/Conce e tiveram os filhos, 6ª G/Ttn: Stoesel Orlando, Eliete do Socorro Vilhena de Araujo.
. Stoesel Orlando Vilhena Araújo, da 6ª G/Ttn, professor de Ensino Médio, vinculado à SEDUC/Pa, c/c Raimunda Adriana de Sousa Lobato e tiveram filhos, 6ª G/Pn: Ariane Lobato de Araujo.
. Alcemira Carneiro de Araújo, da 5ª G/Tn, nasceu em 28/7/1949, professora aposentada do Estado/SEDUC/Pa, casada e c/filhos, 6ª G/Ttn.
. Alcemir Ramiro Carneiro de Araújo/Thepa, da 5ª G/Tn, nasceu em 13/9/1956.
. Hortêncio Carneiro de Araújo/Telê,  da 5ª G/Tn, nasceu em 2/12/1952, c/c filha do Sr. Jardim do Carmo, mora em abaetetuba e com filhos, 6ª G/Ttn: Stoesel Orlando.
. Stoesel Orlando do Carmo Araujo, da 6ª G/Ttn, jovem em 2008.
. Adhervani de Jesus Carneiro de Araújto, 5ª G/Tn, funcionária pública aposentada do Estado/SEDUC/Pa, c/c Ivan Moraes de Sena/já falecido, residente em Abaetetuba/Pa e tiveram filhos, 6ª G/Ttn: Bernardete, Ivan, Orlando.
. Bernadete de Jesus Araújo Sena, da 6ª G/Ttn, nasceu em 20/10/1965, professora, reside em Abaetetuba e casada e c/filhos, 7ª G/Pn.
. Ivan Araujo Sena, da 6ª G/Ttn, casado e c/filhos, 7ª G/Pn: Ivana de Jesus Silva de Sena.
. CLARICE LIMA DE ARAUJO, da 4ª G/Bn, nasceu em 2/6/1918 e f. em 16/8/1967, c/c João Batista dos Reis e Silva, sobrinho do famoso Cel. Aristides dos Reis e Silva (vide fam. Reis e Silva) e tiveram 15 filhos, 5ª G/Tn: Adynair/Diná, Benilda, Claidéia/Clái, Doroty/Dora, Edson, Fredilton/Fred, Graça Maria/Graça, Ana, Reinaldo, Helder, Sandra, Hélio, Isolda, João (este 1º João f. jovem, p/afogamento no rio), Clóter e João de Araújo e Silva.
João Batista dos Reis e Silva, esposo de Clarice, n. em 24/6/1913, filho de João dos Reis e Silva e Ana Maués Pinheiro e Silva, tendo como avós paternos: Marcolino dos Reis e Silva e Edwirges Góes e Silva. João Batista teve irmãos: Hyldefrides, Aristides dos Reis e Silva Sobrinho, Maria Pinheiro e Silva, Florismunda/Floris, Ana Leonor Pinheiro e Silva/Anita, Neuza e Marcolino dos Reis e Silva Neto. Vide fam. Reis e Silva.
Com o falecimento de sua 1ª esposa, João Batista dos Reis e Silva, casa uma 2ª vez e c/filhos.
. Adinair Araújo e Silva/Diná, da 5ª G/Tn, c/c Alair Melo, esportista, grande goleiro de vários times de futebol da cidade e da seleção de Abaetetuba/Pa e tiveram filhos, 6ª G/Ttn: João Hasmilton, Cláris e outros.
6ª G/Ttn/ João Hamilton Silva Melo, licenciado em Letras, ano de 1994, pelo Campus Universitário do Baixo Tocantins/UFPa/Abaetetuba-Pa, professor do Estado/SEDUC/Pa.
. Cláris Silva Melo, da 6ª G/Ttn, casada e c/filhos, 7ª G/Pn.
. Neta, da 7ª G/Pn, de Diná/
. Élida Melo Margalho, da 7ª G/Pn.  
. Doroty Araujo e Silva/Dora, da 5ª G/Tn, c/c Manoel Pinheiro/Manoel do Jeep e tiveram filhos: George, Patrícia Silva Pinheiro, da 6ª G/Ttn.
. George Silva Pinheiro, da 6ª G/Ttn, professor universitário do Campus Universitário do Baixo Tocantins/UFPa, em Abaetetuba.
. Benilda dos Reis e Silva, da 5ª G/Tn, c/c Veridiano Góes Teixeira, grande futebolista, tendo jogado nos grandes clubes de futebol local e na seleção de futebol de Abaetetuba/Pa e tiveram filhos, 6ª G/Ttn: Valdirene, Valber Marinalda e Ney Silva Teixeira.
. Valdirene Silva Teixeira, da 6ª G/Ttn, c/c Luís Cláudio Nery e tiveram filhos, 7ª G/Pn.
. Valber Silva Teixeira, da 6ª G/Ttn, futebolista.
. Merinilda Silva Teixeira, da 6ª G/Ttn, foi embora p/Macapá.  
. Claidéa de Araujo e Silva, da 5ª G/Tn, casou e teve filhos, 6ª G/Ttn.
. Hélio José Araújo e Silva, da 5ª G/Tn, nasceu em 16/7/1959, trabalha na Ag. Do IBGE/Abaetetuba/Pa, como chefe de agência, casado e c/filhos, 6ª G/Ttn.
. Silvana de Araujo e Silva, da 5ª G/Tn, c/c Osvaldo Ferreira Seabra Filho e tiveram filhos: 6ª /Ttn: Luna de Fátima e Éwerton Jorge Silva Seabra.
. Luna de Fátima Silva Seabra, da 6ª G/Ttn, nasceu em 21/11/1951, c/c Pedro da Conceição Ferreira e tiveram filhos da 7ª G/Pn: Luciana Andréia e Alexandre Marcus Seabra Ferreira.
. Ewerton Jorge Silva Seabra, da 6ª G/Ttn, nasceu em 4/4/1956.
. Sandra dos Reis e Silva, da 5ª G/Tn, nasceu em Abaetetuba/Pa, c/c Maurício em 14/l/1977, no Rio de Janeiro, Igreja de N. S. da Conceição, bairro de Engenho Novo.
. Édson de Araujo e Silva, da 5ª G/Tn, formado no CIABA/Belém/Pa e foi p/o Rio de Janeiro trabalhar na Marinha Mercante, aposentou-se. C/c uma filha de Roldão Sereni, tiveram filhos, 6ª G/Ttn.
. Clóter de Araujo e Silva, da 5ª G/Tn, foi p/Belém/Pa trabalhar no Banco do Brasil, casou e teve filhos, 6ª G/Ttn.  Já é falecido.
. Fredilton de Araujo e Silva, da 5ª G/Tn, entrou p/o Banco da Amazônia/BASA, ag. de Abaetetuba/Pa, c/c Franci, foi transferido para Belém, como Auditor do BASA. Tiveram filhos, 6ª G/Ttn. Faleceu em 9/2014.
. Graça Maria de Araujo e Silva/Graça, da 5ª G/Tn, formou-se professora, trabalhou na SEDUC/Pa, foi vice-diretora e diretora na Escola Bernardino Pereira de Barros, tendo se aposentado n/função. C/c João Elias Lopes, funcionário do DETRAN/Pa. Tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
. Ana de Araujo e Silva, da 5ª G/Tn, c/c Cláudio Sereni, filho de Roldão Sereni e foram morar na cidade do Rio de Janeiro, onde Cláudio trabalhou na Marinha Mercante. Tiveram filhos, 6ª G/Ttn.
. Hélder de Araujo e Silva, da 5ª G/Tn, formou-se no CIABA/Belém/Pa e foi trabalhar na Marinha Mercante, no Rio de janeiro.
. Reinaldo de Araujo e Silva, da 5ª G/Tn, formou-se no CIABA/Belém/Pa e foi trabalhar na Marinha Mercante, no Rio de Janeiro.
. João de Araujo e Silva/John, da 5ª G/Tn, ingressou no Banco do Brasil/Agência de Abaetetuba e posteriormente na Agência de Moju, tendo se aposentado. C/c Ana Maria Cardoso Silva, bibliotecária no Colégio S. Francisco Xavier/Abaetetuba/Pa. Tiveram 2 filhos: 6ª G/Ttn, que estudam em Belém/Pa.
. MARIA DO CARMO LIMA DE ARAUJO/Guita, da 4ª G/Bn, é a mais morena dos irmãos, baixinha, c/c o barbeiro Antonio Vilhena Aracaty, residentes à R Magno de Araújo/Abaetetuba/Pa e tiveram filhos, 5ª G/Tn: Leonice/Leó, Edir, Maria José, Caubi, Arcelina/Celina, Benedito, Altair, Miguel, Elizabeth Conceição/Beth, Elói e Elias de Araújo Aracaty.  
. Leonice de Araujo Aracaty, da 5ª G/Tn, professora no governo do prefeito Pedro Pinheiro Paes (15/12/1948-1951) que teve como secretário municipal o Sr. João Nepomuceno Pontes, Oziel Pimentel Coutinho/tesoureiro; Alcides Araújo Potyguara/delegado de polícia; Lourival Lima Leite Lobato/contador, Leonice Aracaty Pinheiro/professora e Silvio de Sousa Pimentel/administrador da merenda. Leonice c/c Cataban Pinheiro, tiveram 8 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Beline/falecida, Ademir, José Elias, Sandra Suely, Edmilson, Higino, Ivanilda e Leonice Maria Aracaty Pinheiro. Essa família, inicialmente, morou no interior do município de Abaetetuba, posteriormente cidade.
. Edir de Araujo Aracaty, da 5ª G/Tn, c/c Lino Carvalho, inicialmente moraram em Abaetetuba/Pa e posteriormente, Belém/Pa. Tiveram 5 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn Maria José, Caubi Aracaty Carvalho.
. Maria José Carvalho Sousa, da 6ª G/Ttn, casada e com 6 filhos da 7ª G/Pn.
. Caubi Aracaty Carvalho, da 6ª G/Ttn, falecida aos 8 meses.
. Maria José Aracaty Sousa, da 5ª G/Tn, casada e c/filhos da 6ª G/Ttn residentes em Belém/Pa.
. Arcelina de Araujo Aracaty/Celina, da 5ª G/Tn, c/c Manoel Oliveira Lobato/Duquinha tiveram 10 filhos da 6ª G/Ttn e foram morar em Santarém/Pa.
. Benedito de Araújo Aracaty/Aracaty, da 5ª G/Tn, fpo professor, trabalhou no Estado/Fundação Educacional do Estado do Pará/FEEP, posteriormente trabalhou na Justiça do Trabalho em Abaetetuba e Belém/Pa, c/c Elza de Sousa Aracaty e tiveram 4 filhos da 6ª G/Ttn. O professor Aracaty faleceu em Belém/Pa.
. Altair de Araújo Aracaty, da 5ª G/Tn, faleceu c/1 ano e 7 dias.
. Miguel de Araújo Aracaty, da 5ª G/Tn, c/c Marliene Lins, em Santarém/Pa e tiveram 2 filhos, 6ª G/Ttn.
. Elizabethy Conceição de Araujo Aracaty, da 5ª G/Tn, nasceu em 7/12/1952, funcionária da antiga Fundação SESP/atual Fundação Nacional de Saúde/FUNASA/Abaetetuba/Pa, c/c Luís Carlos Sena Loureiro/Bosa, músico/tocava bateria em conjuntos musicais de Abaetetuba/Pa e posteriormente funcionário da Secretaria de Estado de Financas/SEFA/Pa em Abaetetuba e posteriormente outras cidades e tiveram um casal de filhos, 6ª G/Ttn.
. Elói de Araújo Aracaty, da 5ª G/Tn, c/c Maria Madalena e tiveram 4 filhos da 6ª G/Ttn. Elói casou uma 2ª vez teve mais 4 filhos da 6ª G/Ttn.
. Elias de Araújo Aracaty, da 5ª G/Tn, licenciado em Matemática/Campus do Baixo Tocantins/UFPa, em Abaetetuba/Pa, professor do Estado/SEDUC/Pa em Abaetetuba/Pa, trabalhando na Escola Bernardino Pereira de Barros/Abaetetuba/Pa casou e teve 1 casal de filhos da 6ª G/Ttn. 
. Filhos de Ramiro c/Ana Margalho de Araujo/Ana Margalho/Nicota da 4ª G/Bn na Vila de Beja/Abaetetuba/Pa: Hermínia, Alípio e Irotildes Margalho de Araujo. Filhos de Ramiro e Nicota
. HERMÍNIA MARGALHO DE ARAUJO, da 4ª G/Bn, c/c Raimundo Franklin de Carvalho, na Vila de Beja/Abaetetuba/Pa e tiveram filhos, 5ª G/Tn, de Maria Pereira de Araujo, família que posteriormente veio fixar residência em Abaetetuba/Pa, cujos filhos que também geraram numerosa descendência, 6ª, 7ª e 8ª gerações, espalhados p/Abaetetuba, Vila de Beja, Belém e outras cidades.
. Raimundo Franklin de Carvalho é filho de Sabino Felipe de Carvalho e Marcília Sardinha Barbosa. Sabino era filho de Emygdio Nery da Costa, Intendente Municipal de Abaeté/Pa (1894-1896), que deixou muitos outros filhos em Abaeté/Pa.
Irmãos de Sabino: Papoula, Faustino, Caridade e Maria. Maria: casou com Manoel Ribeiro e não deixaram filhos.
. Filhos de Hermínia e Raimundo Franklim da 5ª G/Tn: Hilton José, Lucas, Daniel, Leonardo, Pedro, Lucineide e Maria Lúcia de Araújo Carvalho.
. Hilton José de Araújo Carvalho, da 5ª G/Tn, formado em Engenharia Civil, trabalha na empresa Vale do Rio Doce/Pa, casado c/filha de Nazareno Cardoso e com filhos da 6ª G/Ttn.
. Maria Lúcia de Araújo Carvalho, da 5ª G/Tn, c/c Nadir Vilhena Silva, residentes em Abaetetuba/Pa e tiveram filhos da 6ª G/Ttn.
. ALÍPIO MARGALHO DE ARAUJO, da 4ª G/Bn, residente na Vila de Beja/Abaetetuba/Pa, casado e c/filhos da 5ª G/Tn: Francisco de Assis, Laudico, Joana, Feliz, Jocelino, Altemiro, Maria, Maria Joana, Nato. Muitos desses filhos geraram descendência da 6ª, 7ª e 8ª geração, muitos deles morando na Vila de Beja e outras localidades do Pará.
. Filhos de Ramiro e Nicota da 4ª G/Bn:
. IROTILDES MARGALHO DE ARAUJO/Iró, da 4ª G/Bn, residente na Vila de Beja/Abaetetuba/Pa c/c Secundino Baia Marinho, c/quem teve filhos da 5ª G/Tn: José Miguel de Araujo Marinho, João Batista, Maria da Graça de Araujo Marinho/Graça, Ideidina Araujo Marinho, Getúlio de Araujo Marinho.
. João Batista de Araujo Marinho, da 5ª G/Tn, nasceu em 24/11/1954, na Vila de Beja/Abaetetuba/Pa. 
. José Miguel de Araújo Marinho, da 5ª G/Bn, c/c Juvenil Joseli Ribeiro Marinho/Juvenil.
. 4ª G/Bn, filhos de Ramiro Pereira de Araujo c/Ana Batista:
. Roque Muniz de Araujo, da 4ª G/Bn, citado em 1940 e 1941 como contribuinte através da profa. Lauro dos Santos Ribeiro da festa de Nossa S. da Conceição em Abaetetuba, que casou e teve filhos, 5ª G/Tn. São descendentes dessa família da 5ª G/Tn: Valério Araujo/Denizar e mais três irmãos, que nasceram na Vila de Beja/Abaetetuba/Pa, entre os quais uma moça que faleceu.
Os Gomes de Araujo
. Josina Gomes de Araujo, citado em 1940 na cidade como contribuinte através da profa. Laura dos santos Ribeiro da festa de Nossa S. da Conceição em Abaetetuba.
Os M. P. de Araujo da Localide Colônia
 . José M. P. de Araujo, citado em 1940 na localidade Colônia como contribuinte através de Júlia Leite da festa de Nossa S. da Conceição em Abaetetuba.
Família Nery de Araujo
. Fábio Nery de Araújo, em documento de 1938, Fábio era fiscal na localidade Rio Itacuruçá, Governo do Cel. Aristides dos Reis e Silva.
. Abílio Nery de Araújo, professor escolar do município de Abaeté/Pa, em 1919, na gestão do Intendente Aristides dos Reis e Silva (1919-1922), contemporâneo dos professores: Carolina Pinto da Rocha, Ederlina Maués, Jósimo Antonio de Sarges e Laudelino Nunes Fernandes, Maximiano Antonio Rodrigues/Prof. Maxico, Miguel Mendes dos Reis, João Bernardino Dias, Cel. Hygino Maués, Raymundo Maués Pinheiro, Paulo Elpídio, João Ferreira.
. Aluísio Nery de Araujo, professor em documento de 1918.
Família Pereira de Araujo
Os Pereira de Araujo
 . Antonio Pereira de Araujo, citado em documentos de 1905, 1906.
• Leôncio Pereira de Araujo, Vogal nas Intendências de: José Benedito Ruiz (1890); Manoel João Pinheiro (1891-1894). 
. Rodolpho Pereira de Araujo, aparece como morador na R. Siqueira Mendes/Abaeté/Pa, em 1904, 1905. Citação de 1922: Rodolpho Pereira de Araujo com pagamento de imposto de valor locativo de dois imóveis sitos à Rua Siqueira Mendes, na cidade de Abaeté, no valor de 12$600. Branco, olhos azuis, descendência estrangeira, morava na localidade de Tauerá de Beja. O pai de Rodolfo, provavelmente era um desses estrangeiros que aqui aportaram durante a colonização do Pará.
. Rodolfo Pereira de Araujo e Antonio Pereira de Araujo, cfe. documentos de 1905, 1906.
. Manoel Pereira de Araujo/Manduquinha, cor morena, olhos amarelos, casou e teve filhos, no Tauerá de Beja.
João Pereira de Araújo, casou e teve filhos.
Thereza de Jesus de Araujo.
João Nonato de Araujo, era associado ao Club musical 15 de Novembro (1909-1920). 
Outros Pereira de Araujo
. Marcos Daniel Pereira de Araujo
Família
Descendentes e Demais Parentes de TEODOLINO SOUSA DE ARAUJO
Theodolino Sousa de Araujo e seus 5 irmãos vieram da Zona do Salgado do Pará para Abaeté.
. Adolpho Rodrigues de Araujo, filho de Theodolino Sousa de Araujo, residente em Marabá/Pa, casado e com filhos.
. Aguinaldo Rodrigues Araujo, filho de Apolônio Rodrigues de Araujo, morador das Ilhas de Abaetetuba
. Alberto da Silva Araujo/Cabritinho, filho de Theodolino Sousa de Araujo, nascido em Salinas/Pa, jogou futebol na juventude, como seu Tio mestre Caetano, foi famoso ferreiro em Abaetetuba e especialista no ramo do conserto e fabricação de peças para espingarda de caça, casado com Vitalina Neves/D. Totó e com filhos: Antenor Neves dos Santos, Mário (falecido), Alberto da Silva Araujo Filho, Teodomira, Maria Catarina Araujo, Eliana, Bertoldo, Eliana, Rosa.
. Alberto da Silva Araujo, filho de Alberto da Silva Araujo e Vitalina Neves, médico em Abaetetuba, casado com Malvina e com filho.
. Antenor Neves dos Santos, filho de Vitalina Neves, técnico em eletrônica em Belém, casado com Maria e com filhos. 
. Apolônio Rodrigues de Araujo, filho de Theodolino Sousa de Araujo, falecido com 90 anos em 10/12/2010 em Abaetetuba, citado em 1941 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Firmo Roberto Maués e Francisco Nobre, foi um dos fundadores do Vênus Atlético Club em 1949 (junto com Gabi Castro, Mestre Adi, Everaldo dos Santos Araujo), que doou os terrenos do campo de futebol e da sede na Av. Pedro Rodrigues ao mesmo clube, mestre marceneiro e dono de marcenaria onde trabalhavam: Nazareno, Taquari, Tio Café, Natálio/Natalício, Curubuçu e que tinha como encarregado o Mestre Gabi Castro, casado e com filhos.
O Vênus Atlético Club foi fundado em 20/5/1949, c/séde à Av. Pedro Rodrigues, em casa de propriedade de Apolônio Rodrigues, perto da casa do Sr. Manoel do Carmo Rodrigues/Moreno, dono da loja “A Suely Armarinho”.
Um bilhete: “Secretaria do Vênus Atlético Clube, em 9 de abril de 1951. Ilmo. Sr. Ademar Lobato Rocha. De ordem do Sr. Presidente do Vênus Atlético Club, tenho o grato prazer de comunicar-vos, que em sessão deste clube, e por proposta do associado Apolônio Rodrigues de Araujo, fostes unanimemente aceito para o quadro de sócio Coluna 1 desta sociedade. Aproveito o ensejo para apresentar-vos as minhas cordiais Saudações. Everaldo dos Santos Araujo, 1º Secretário”.
.  Aurino Rodrigues de Araujo, filho de Theodolino Sousa de Araujo, c/c Rute Bittencourt e com filhos: Benedita, Benedito, Miguelina, Manoel Raimundo, Nilda, Urbanita e outros.
. Benedito Bitencourt de Araujo, comerciante, casado e com filhos.
. Bertoldo Neves Araujo, filho de Alberto da Silva Araujo e Vitalina Neves, casado e com filhos em seus casamentos. 
. Bertholdo da Silva Araujo, c/terreno à Tv Pedro Rodrigues, divisa c/Manoel Eugênio da Fonseca e do outro lado c/Gregório Gomes, em 1931. 
. Bertholdo Sousa de Araujo, irmão de Teodolino Sousa de Araujo, casado e com filhos.
. Dagmar Araujo Bittencourt, filha de Guiomar Araujo Bittencourt e Davi Bettencourt, professor.
. Davi de Lima Bittencourt, nascido a 26/12/1932 e falecido a 23/3/2008, comerciante, casado com Guimar Araujo, esta nascida a 1/8/1930 e falecida a 30/6/2005, e com filhos: Dagmar, Darcimar e Davi Júnior, este nascido a 16/1/1968 E FALECIDO A 10/2/1975.
. Eliana da Silva Araujo, filha de Alberto da Silva Araujo e Vitalina Neves, casada e com filhos. 
. Guiomar da Silva Araujo/Araujo Bittencourt, filha de Theodolino Araujo, nascida a 1/8/1930 e falecida a 30/6/2005, citada como aluna concluinte do INSA em 1960, citada em 1961 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba, professora, c/c Davi de Lima Bittencourt, este nascido a 26/12/1932 e falecido a 23/3/2008 e com filhos: Darcimar, Dagmar e Davi Júnior, este nascido a 16/1/1968 e falecido 10/2/1975.
. Joaquim Sousa de Araujo/Quincas Araujo, irmão de Theodolino Sousa Araujo, comerciante na localidade Rio Itacuruçá.
. José Erundil, filho de Apolônio Rodrigues de Araujo, casado e com filhos.
. Manoel Raimundo Bitencourt de Araujo, professor, casado e com filhos.
. Margareth Lima Araujo, nasceu em 17/4, filha do Mestre Caetano. Irmãos: Mariinha, Reizinho. 
. Maria Catarina Araujo Formigosa, filha de Alberto da Silva Araujo e Vitalina Neves, casada dsde 1975 com Edilson Formigosa e com filhos. 
. Maria de Lima Araujo/Mariinha, filha de Raymundo Sousa de Araujo/Mestre Caetano, c/c Jair Nery, este nascido em 20/12/1926 e tiveram filhos: Clair Jamary, Celso, Clemir de Araujo Nery e Outros.
. Martinho Sousa de Araujo, irmão de Theodolino Sousa de Araujo, comerciante na localidade Ipixuna, casado e com filhos.
. Miguel Rodrigues de Araujo, filho de Theodolino Sousa de Araujo.
. MIGUELINA BITENCOURT DE ARAUJO, falecida a 13/5/2012, filha de Aurino Rodrigues de Araujo e Rute Bitencourt,  Licenciada em Matemática, professora de Ensino Médio nas escolas de Abaetetuba/PA, foi vice-diretora e em 12/12 era Diretora do Colégio São Francisco Xavier. 
. Natalina Araujo, filha de Theodolino Araujo, irmã de Guiomar, c/c Chiquinho Ferreira e tiveram filhos: Clodóvio e outros.
. Raimunda de Lima Araujo, falecida em 2000, filha de Raymundo Sousa de Araujo/Mestre Caetano.
. Raimundo Lima de Araujo/Reizinho, filho do Mestre Caetano/Raymundo Sousa de Araujo, comerciante, casado e com filhos.
. Raymundo Sousa de Araujo/Mestre Caetano, c/terreno à R. Floriano Peixoto, divisa c/Isabel e do outro lado, Hygino Barros, em 1931, mestre mecânico, casado e com filhos: 
. Rosa Omura, filha de Alberto da Silva Araujo e Vitalina Neves, casada e com filhos.  
. Semira Sousa de Araujo, irmã de Theodolino Sousa de Araujo, casada e com filhos.
. Theolino Rebello de Araujo: Isidoro de Lima Assunção, c/terreno de 24 x 60m, à Tv. Pedro Rodrigues, divisa c/Elysiário dos Santos Carneiro e do lado esquerdo c/Theodolino Rabello de Araujo, canto c/a Av. Veiga Cabral e fundos c/o cemitério público, requerido por Clotilde Soares Viégas, petição assinada por Raymundo Nonato Viégas, em 1931. 
. Theodolino Sousa de Araujo, originário da Zona do Salgado do Pará/Salinas/Pa, comerciante marítimo, casado e com filhos: Apolônio, Miguel, Adolfo (em Marabá).
. Teodomira Neves Araujo, filha de Alberto da Silva Araujo e Vitalina Neves, casada com Flávio e com filhos.
 juntar
Família
. Mário Lacerda Araujo, origem no Rio de Janeiro, já é falecido, filho de D. Mundica e ...trabalhou por longos anos no antigo Departamento de Estradas de Rodagem/DER, era carnavalesco, músico tocando pandeiro, criador de conjuntos de seresta, desportista em Abaetetuba, casado com D. Loudinha e com filhos: Cabinho, Valderez, Mário Antonio, Socorro, ...
. Valderez Lacerda Araujo, citada em 2013. 
Família
. João de Deus Araujo, nascido a 8/3/1935, casou com Maria da Conceição Bitencourt Araujo e com 9 filhos: Márcia. Michelângelo e outros em pesquisa e 9 netos. 
Os Ribeiro de Araujo
. José Ribeiro de Araujo, casado, citado em 1940 junto com a esposa como contribuintes da festa de Nossa S. da Conceição em Abaetetuba.

LOCALIDADES
ABAETÉ/AFLUENTES/COLÔNIA
 . Antonia Araujo, citado em 1940 e 1941 como contribuinte através de Júlia Leite da festa de Nossa S. da Conceição em Abaetetuba.
. Carolina Araujo, citada em 1940 e 1941 na localidade Colônia Dr João Miranda como contribuinte através de Júlia Leite da festa de Nossa S. da Conceição em Abaetetuba.
ABAETÉ/AFLUENTES/COLÔNIA
Os Cardoso Araujo 
. João Cardoso Araujo, citado na localidade Rio Curuperé em 1961 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba.
CAPIM
Os Furtado Araujo
. Aurora Furtado de Araujo, citada na localidade Ilha do Capim em 1961 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba.
CAPIM
Os Gomes de Araujo
. Osvaldo Gomes de Araujo, citado na localidade Ilha do Capim em 1962 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Pedro Lima de Araujo.
COSTA MARATAUÍRA
Os Pontes de Araujo
. José Maria Pontes de Araujo, citado em 1941 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Antonio Góes.

PIQUIARANA/ITANIMBUCA/ACARAJÓ/FURO DO LIMÃO
Os Araujo
. Esmerina Araujo, citada em 1941 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Firmo Roberto Maués e Francisco Nobre.
Os Lima Araujo
. Maria Lima de Araujo, citada em 1940 na localidade rio Piquiarana como contribuinte através Firmo Roberto Maués da festa de Nossa S. da Conceição em Abaetetuba.
Os P. Araujo
. Sebastiana P. Araujo, citado em 1941 na localidade Rio Piquiarana como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Firmo Roberto Maués e Francisco Nobre.
PIQUIARANA/ITANIMBUCA/ACARAJÓ/FURO DO LIMÃO
Os Sousa Araujo
. Maria de Souza Araujo, citada em 1939 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Firmo Roberto Maués.

VILHENA
Os Correa de Araujo

. Josina Correa de Araujo, citada em 1950 como contribuinte da festa de N. S. da Conceição em Abaetetuba através de Plácido Justo da Silva.

Família Araujo de Abaetetuba
Raízes de RISOLETA DE LIMA ARAUJO
1ª G/ A Mãe de Maria Pereira de Araujo, veio da Ilha do Marajó, de origem indígena e se fixou na localidade Rio Tauerá de Beja, onde teve e criou s/filhos, 2ª G/Filhos/F, entre os quais Maria Pereira de Araujo
2ªª G/Filhos/F: MARIA PEREIRA DE ARAUJO, natural da localidade Tauerá de Beja, na Vila de Beja/Abaetetuba/Pa e teve filhos, 3ª G/Netos/N.
3ª G/Netos/N, filhos de Maria Pereira de Araujo
3ª G/N/ RAMIRO PEREIRA DE ARAUJO, homem simples, trabalhador, de cor morena, quase negra, que denotava sua ascendência indígena, era de baixa estatura e teve filhos no casamento e também extras-conjugais, teve várias profissões: comerciante, marítimo (piloto de embarcações), veleiro, carpinteiro, fogueteiro, pescador e caçador exímio.
Quando jovem veio p/Abaeté e residiu na casa do Velho Zé Margalho até os 15 anos, na Tv. São Benedito, de lá saindo para trabalhar nas diversas profissões que exerceu até a vida adulta. O Velho Zé Margalho, era um dos antigos comerciantes de Abaeté e patriarca de uma das vertentes da família Margalho.
Ramiro não foi registrado com o sobrenome do pai e sim da mãe. Maria Pereira de Araújo, que não o criou. Este foi criado por outra mulher. Ele tinha muitas afinidades com a família Margalho, especialmente com Ricardino de Pontes Margalho/Cadico, daí a desconfiança de seus descendentes de que o pai de Ramiro Pereira de Araujo ser da família Margalho de Abaeté, mesmo por que ele tinha afinidades e amizades com os conhecidos Badico e Cadico Margalho. Vide família Margalho.
Faleceu e foi enterrado em Abaeté/Pa, no Cemitério de N. S. da Conceição.
Como comerciante marítimo, Ramiro teve pontos comerciais nas localidades Rio Tauerá de Beja e Rio Paramajó. O Tauerá de Beja é a localidade de origem de Ramiro. Devido seu trabalho exigir constantes deslocamentos para outras localidades, Ramiro, além de seus filhos naturais possuía outros filhos.
Como carpinteiro construiu várias casas em Abaeté/Pa. Veleiro, por que fabricava e consertava velas para canoas grandes à vela.
A profissão de veleiro se deve ao fato da antiga cidade de Abaeté se situar em região com uma grande quantidade de furos, rios, igarapés e baías, onde o transporte de mercadorias e pessoas era feito somente através de embarcações fluviais que eram abundantes no município, especialmente as canoas grandes à vela. Estas enchiam os rios, igarapés e baías do Baixo Tocantins, fato que levou o bairrista abaeteense, Cel. Aristides dos Reis e Silva a denominar Abaeté de “Veneza Paraense”, comparando essas vias fluviais às ruas da antiga cidade italiana de Veneza. Como a demanda por velas de pano grosso era grande, muitas famílias de Abaeté se dedicavam à fabricar e a consertar esse tipo de vela, que gerou a profissão de veleiro. E Ramiro Pereira de Araujo e família também se dedicavam a essa profissão.
A profissão de marítimo em Abaeté surgiu do fato das pessoas terem que viajar para fazer seus negócios e como as viagens eram feitas somente através de embarcações marítimas, surgiu a profissão de marítimo em Abaeté. Ramiro foi um dos primeiros marítimos de Abaeté, viajando para a Ilha do Marajó e o Baixo Amazonas, ainda nos tempos das canoas grandes à vela. Essas viagens eram realizadas com a finalidade de vender e comprar mercadorias, fato que gerou outro tipo de profissão, o “comércio de regatão”, muito comum em Abaeté/Pa, a partir dos anos de 1920 em diante.
Na Ilha do Marajó Ramiro fazia negócios com a compra de borracha, óleos regionais, castanha-do-pará, cachaça, mel de cana, produtos de olaria e nessa ilha ajudava os trabalhadores a extrair o látex dos inúmeros seringais lá existentes e viajava também para o Baixo Amazonas, sendo um dos pioneiros nas viagens de regatão na região.
Ramiro e alguns seus parentes exerceram a profissão de fogueteiro. Essa profissão surgiu do fato de Abaeté festejar seus eventos cívicos, religiosos, sociais, políticos através também do uso de músicas e espoucar de foguetes e foguetões, nos tempos em que inexistiam os foguetes industriais. Como a demanda era grande, com muitas encomendas, famílias inteiras se dedicavam a essa profissão, de fabricar foguetes, que era uma profissão arriscada pelos perigos de explosões que aconteciam constantemente.
Já adulto Ramiro foi acometido de reumatismo, doença que causou defeito em s/pé, prejudicando sua locomoção e impedindo que ele exercesse seus trabalhos rotineiros, fato que determinou sua aposentadoria. Seu genro, o sapateiro Carlito Loureiro, era quem fabricava os calçados especiais para Ramiro.
Ramiro, por seu forte temperamento, era de difícil convívio e seu apelido era Berrenta, mas era amoroso com seus filhos e muitos netos que possuía.
O Velho Ramiro/Ramiro Pereira de Araujo e o Velho Leite/Raimundo Leite Lobato trabalharam com o rico comerciante de Abaeté, Garibaldi por muitos anos.
Ramiro é citado em documento de 1922: Ramiro de Araujo com pagamento do imposto de valor locativo de um imóvel sito à Rua Benjamim Constant, cidade de Abaeté.
R. Benjamim Constant, onde ficava a casa de Ramiro Pereira de Araujo, em 1923.
Ramiro Pereira de Araujo residiu p/13 anos numa casa que fazia divisa com Raymundo Leite Lobato e Emiliano Pontes, à R. Benjamim Constant, em terreno medindo 12 x 57m, cfe. doc. de 1931.
Após morar na R. Benjamim Constant, atual R. Siqueira Mendes, Ramiro e família passaram a morar na chamada Rua Grande, hoje Av. D. Pedro II, quase frente ao templo da Igreja Cristã Evangélica, imóvel esse que posteriormente foi vendido para o Velho Pinheiro.
Ramiro, já velho, s/condições para trabalhar, passava o dia na antiga “ponte grande”, conversando, jogando damas e bebendo com s/amigos. Seus inúmeros netos gostavam muito dele e sempre ganhavam alguma guloseima na forma de balas, doces secos, beijus, pirulitos, pupunhas ou outras frutas e guloseimas típicas da antiga Abaeté.
Ramiro Pereira de Araujo c/c Bruna de Lima, filha do rico comerciante e político Leopoldo Anísio de Lima e Maria do Carmo de Lima/Mariquinha de Lima.
Bruna tinha outros irmãos: Maria/Maroca Lima, Antonina/Antonica, Anísio Alvim, Leopoldo de Lima Filho/Pudico, Joana de Lima. Vide famílias: Lima, Pontes.
Bruna n. em 10/11/1883 e f. em 18/2/1981, teve c/Ramiro, 7 filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Durvalina/Duvica, Clarice, Risoleta/Sinhá, Maria do Carmo/Guíta, Stoesel Orlando/Bacuritita, Margarida/falecida criança e Prudente Lima de Araújo/falecido criança. Vide famílias Lima e Pontes. Ramiro teve outros filhos extra-conjugais, 4ª G/Bisnetosetos/Bn, nas localidades de Pirocaba, Tauerá de Beja e Vila de Beja.
Bruna também era de baixa estatura, cor morena, cabelos e olhos pretos, características que denotavam sua origem indígena, miscigenada com a origem negra.
Alguns filhos de Ramiro herdaram do pai a cor de pele morena escura, a cor do cabelo preto e liso e a pequena estatura, como Maria do Carmo/Guita, Stoesel Orlando/Bacuritita, Alípio e outros descendentes.
Houve um tempo em que Ramiro levou s/esposa Bruna para trabalhar na extração de balata/bolas de borracha na cidade de Muaná, Ilha do Marajó.
É citado em documentos de 1925, 1926.
4ª G/Bisnetos/Bn/ Filhos de Ramiro e Bruna
4ª G/Bn/ RISOLETA LIMA DE ARAUJO/Sinhá, n. em 30/3/1911, em Abaeté/Pa e f. em 13/7/1985, no Hospital D. Luiz I/Belém/Pa, aos 74 anos de idade, de um acidente vascular cerebral hemorrágico e foi enterrada no Cemitério de N. S. da Conceição/Abaetetuba/Pa/derrame cerebral, era de pele morena clara, baixa estatura, dona de lar, alegre e sempre jovial, componente do Grupo Scênico de Abaeté, formado por artistas amadores, que apresentavam peças teatrais no Theatro de N. S. da Conceição, localizado no alpendre da Igreja do Divino E. Santo, anos de 1920, para angariar fundos para a construção da nova Igreja Matriz de Abaeté. Participava, com seu esposo, das sessões cívica-literárias nos anos de 1940.
Citações históricas sobre Risoleta/Sinhá:
Citações de 1926: “É hoje que se efetua neste teatrinho, fundado por um punhado de abnegados, que tomaram sob seus ombros a pesada tarefa de erguer nesta cidade um templo dedicado à Virgem Senhora da Conceição, um atraente espetáculo, cujo total produto reverterá em benefício da construção de tão piedosa obra”.
“Novamente o grupo teatral em atividades para angariar fundos para a Virgem Senhora da Conceição. Espetáculo organizado pelo professor Alberto Costa, que terá o comando do novel corpo Scênico do Theatro, que encenerá obra de Fortunato Braga, intitulada “Na Roça”, com a participação dos atores e atrizes, Risoleta de Lima Araújo, Hilda V. Fonseca, Abel Lobo, Bararaty Franco e Pedro Loureiro. Teatrinho localizado no Largo da Matriz”. Vide fam. Lima.
Risoleta/Sinhá c/c Ademar Lobato Rocha, este n. em 9/11/1906 em Abaeté/Pa e f. em avançada idade, filho de Olyntho Rocha e Maria Lobato e tiveram 11 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Ademar Filho/falecido jovem, Ruth do Carmo, Adevaldo da Paixão, Rosita Odília, Adilson Olinto, Ademir Heleno, Adônis Orlando, Rosiana Odilma, Roselene Natalina e Adenilson Luiz Rocha. Vide famílias Lobato, Lima, Pontes, Rocha.
Dados do casamento de Ademar Lobato Rocha com Risoleta Lima de Araujo:
Juiz: Germano Bentes Guereiro. Testemunhas: Eugênio Tavares Ferreira, Francisco Freire de Andrade e Carmelita Parente de Andrade. Casamento realizado na residência do Sr. João Cunha de Oliveira.
Ademar, logo ao casar, foi morar com sua esposa Risoleta em uma antiga Rua Nilo Peçanha, hoje Rua Getúlio Vargas, de propriedade de Dionísio Pedro Lobato, que a cedeu ao seu genro Olyntho Rocha, casado com Maria Lobato Rocha. Como seu primeiro filho, de nome Ademar Filho, nasceu em 1930, presume-se que Ademar e sua esposa Risoleta casaram em 1929 e Ademar já contando uns 23 anos de idade. “Nascimento de Ademar Araujo Rocha, à Rua Nilo Peçanha, em 30.08.1931”.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Risoleta/Sinhá e Ademar/Bandute
5ª G/Tn/ Ademar de Araújo Rocha, que, conforme “Registro Civil, Comarca de Abaetetuba-PA, nº 215, Livro nº 11, fls. 82, datado de 9 de agosto de 1946, nasceu no dia 30/8/1930, na casa de seus pais à Rua Nilo Peçanha (que é a atual rua Getúlio Vargas), constando seu pai como funcionário público, sendo declarante o próprio genitor em 1/9/1931 e como testemunhas, Frederico Arcelino da Silva e Benjamim Sudário Cardoso e como Tabelião e Escrivão, Leopoldo Paes.
Adhemar de Araujo Rocha faleceu jovem. Documento de 30/4/1948, recibo de cobrança de imposto, pela sepultura perpétua de Ademar Araujo Rocha, filho de Ademar Lobato Rocha, falecido aos 17 anos, às 02: 00 horas, tendo como encarregado do Cemitério Público Francisco de Miranda Margalho, valor pago por Lourival Leite Lobato, primo de sua esposa Sinhá e amigo e colega de Ademar, na prefeitura.
5ª G/Tn/ Ruth do Carmo (de Araújo) Rocha, n. em 16/7/1933, c/c Galdino Cardinal da Costa e que tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Marta, Maria Ruth, Rui Gulherme, Roberto, Mária Rosa, Márcia Risoleta e Myrian Raquel Rocha da Costa. Seu marido Galdino Cardinal da Costa, teve os seguintes irmãos: Mimi ou Cavalinho, Pérola, Cacilda, Nilda e Rola. Vide fam. Costa.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Ruth do Carmo e Cardinal
6ª G/Ttn/ Marta Rocha da Costa, c/c Mádson Melo /Madureira e tiveram filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Marluce e outros.
6ª G/Ttn/ Maria Rocha da Costa, c/c Miguel e tiveram filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Risoleta/Sinhá e Ademar
5ª G/Tn/ Adonai Olívio (de Araújo) Rocha/Dodó, que exerceu a profissão de sapateiro p/muitos anos, n. em 17/12/1935, cor morena escura, estatura baixa, cabelo de cor preto e liso, c/c Maria Gonçalves Rocha, e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Amarildo, Ademar, Adonai Filho, Marilda, Mariléia.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Adonai e Maria
6ª G/Ttn/ Maísa Gonçalves Rocha, é casada e c/filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn.
5ª G/Trinetos, filhos de Risoleta/Sinhá e Ademar
5ª G/Tn/ Adevaldo da Paixão Rocha/Picota: n. em 15/4/1938 e f. adulto, era de cor clara, baixa estatura, olhos castanhos escuros, cabelos castanhos escuros. Em Abaetetuba ele trabalhou em várias funções como funcionário público na Prefeitura Municipal de Abaetetuba.
Pedro Pinheiro Paes, Prefeito Municipal de Abaetetuba (1955-1959), nomeia Advaldo da Paixão Rocha, em 2/9/1956, como Cobrador da Força e Luz, da cidade.
O Prefeito Municipal de Abaetetuba/Pa, João Luiz dos Reis (1959-1963), nomeia Advaldo da Paixão Rocha como Auxiliar de Escrita da Prefeitura, em 6/6/1961.
Depois, à Convite de seu amigo Anastácio Coutinho, foi para a cidade de São Paulo onde morou e trabalhou por alguns anos. Retornou para Abaetetuba e c/c Maria e eles tiveram um casal de filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Adevaldo Júnior e Aline.
5ª G/Tn/ Rosita Odília (Araujo) Rocha, n. em 18/5/1943 e é de cor branca, baixa estatura, olhos de cor preta e cabelos de cor preta e lisos. Concluiu seu Curso de Humanista, no Intituto Nossa S. dos Anjos, em Abaeté do Tocantins, no ano de 1962 e no de professora normalista pela mesma escola. Trabalhou como servidora pública estadual p/longos anos e se aposentou nessa função. Reside com sua família em Belém/Pa. C/c Higino Gonçalves Quaresma, e tiveram duas filhas gêmeas, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Eleni e Rosa Rocha Quaresma.
5ª G/Tn/ Adilson Olinto (Araujo) Rocha, n. em 16/6/1940, cor clara, baixa estatura, olhos de cor preta, cabelos pretos e lisos, residente em Abaetetuba/Pa, casado com Maria Joana de Figueiredo Cardoso e tiveram filhos: Adilson Raimundo/Adilsinho, Antonio/Toninho, Ânderson, Joelma Cardoso Rocha, 6ª G/Tetranetos/Ttn. Maria Joana Cardoso Rocha, esposa de Adilson é filha de Raimundo Cardoso/Diquinho e Maria Dolores Figueiredo/Santinha.
Maria Joana tem outros irmãos: Ana, Dica, Conceição, Joana, Graça, Maria de Belém, Maria de Nazaré, Raimundinho, Rafael, Antonio, Sindo Roberto. Vide fam. Cardoso.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Adilson e Maria Joana
6ª G/Ttn/ Adilson Raimundo Cardoso Rocha/Adilsinho, é formado em Administração, c/c Marivalda Nunes da Silva e tiveram filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Risoleta/Sinhá e Ademar
5ª G/Tn/ Ademir Heleno (de Araujo) Rocha, n. em Abaetetuba/Pa, formado em Licenciatura Plena em Biologia, professor de Ensino Médio, bancário aposentado, residente em Abaetetuba/Pa, c/c Maria de Jesus Rodrigues André e com 5 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Graziela, Ademir Junior, Araceli, Aldo Estêvão e Valéria Margareth André Rocha.
Maria de Jesus André Rocha, n. em Abaetetuba, formada Bacharel e Licenciada Plena em História, professora do Ensino Médio, atualmente (4/2010), exercendo a função de Vice-Diretora da Escola Bernardino Pereira de Barros, em Abaetetuba/Pa e a partir de 2011 exerce a função de diretora na mesma escola.
Pais de Maria de Jesus Rodrigues André: Orêncio Barbosa André/Barbosa e Risolena Rodrigues André/Risó, residentes em Abaetetuba/Pa, casaram em 19/10/1957, na localidade Caripetuba, nas Ilhas de Abaetetuba-Pa e tiveram 8 filhos: Maria de Nazaré André de Castro/Teca, Maria de Jesus André Rocha/Gê, Deuza Maria, José Orêncio, José Trindade/André, José da Penha/Penha, Maria Francinete/Nete e Maria de Fátima Rodrigues André/Fátima. Vide famílias André e Rodrigues.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Ademir e Maria de Jesus
6ª G/Ttn/ Graziela André Rocha, formada em Direito, é advogada, casada com Marivaldo Sena.
6ª G/Ttn/ Ademir Heleno Rocha, trabalha no Banco do Brasil, c/c Kate Santos e com um filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Arthur Santos Rocha.
6ª G/Ttn/ Araceli André Rocha, formada em Administração, trabalha como esciturária no Banco do Brasil e é casada com Alan  Cardoso e com filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Alan Vitor e Henrique Heleno.
6ª G/Ttn/ Aldo Estêvão André Rocha, formado em Ciências Contábeis, casado com Meire Silva e com filho, 7ª G/Pentanetos/Pn: Davi
6ª G/Ttn/Valéria Margareth André Rocha, formada no curso superior de Enfermagem e atualmente 4/2015, fazendo Pós-Gradução nesse campo.
5ª G/Trinetos/Tn filhos de Risoleta/Sinhá e Ademar
5ª G/Tn/ Adônis Orlando (de Araújo) Rocha, nascido em 4/4/1948, é de cor morena, baixa estatura, cabelos de cor castanho escuro e crespos, funcionário aposentado da PETROBRÁS, residente em Belém-Pa, casado com Ana Cristina Carvalho Lima e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
5ª G/Tn/ Roseana Odilma Rocha, n. em 18/8/1951 e é de cor morena, baixa estatura, cabelos e olhos de cor castanhos escuros, c/c Benedito Girard Rodrigues e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
5ª G/Tn/ Rosilene Natalina (de Araujo) Rocha, n. em 24/12/1953, de cor branca, baixa estatura, cabelos de cor preto e lisos, olhos de cor preto e c/c Josenildo da Costa Chagas, cor de pele branca, e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
5ª G/Tn/ Adenilson Luiz Rocha, residente em Belém/Pa
4ª G/Bisnetos/Bn, Filhos de Ramiro e Bruna
4ª G/Bn/ DURVALINA LIMA DE ARAUJO/Duvica, c/c o mestre sapateriro Carlos Maués Loureiro/Carlito, residentes na Av. Pedro Rodrigues, onde hoje está localizada a Clínica Médica do Dr. Edílson Sousa. Duvica e Carlito tiveram 10 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Carlos/Lito, Carivaldo, Carmem, Catarina, Joaquim/falecido, Maria do Carmo, Luiz Carlos, Berenice, Lílian e Cristina de Araújo Loureiro. Vide famílias Loureiro, Lima, Pontes.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Duvica e Carlito 
5ª G/Tn/ Catarina de Araújo Loureiro, c/c Benedito Santos e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Joaquim Jorge, Jurema Catarina, Joaquim Carlos Loureiro e Carlos Benedito Loureiro dos Santos.
6ª G/Tetranetos/Ttn/ Filhos de Catarina e Benedito
6ª G/Ttn/ Joaquim Jorge, casado e c/filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn.
5ª G/Tn, Filhos de Duvica e Carlito
5ª G/Tn/ Maria do Carmo de Araujo Loureiro, c/c Pedro Décio Guerreiro Contente, filho de Jopaquim Mendes Contente e Celina Guerreiro e tiveram 5 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Germano, Anaceli, Décio, Denise Maria Loureiro Contente e Pedro Décio Guerreiro Contente Júnior.
5ª G/Tn/ Luis Carlos de Araújo Loureiro, c/c Roseli Silva Bitencourt e tiveram 4 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Iuri, Tagori, Sergei e Ígor Bitencourt Loureiro.
5ª G/Tn/ Carlos de Araujo Loureiro/Lito, citado com 98 anos em 3/2015, c/c Jacila Brito e tiveram 5 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Édson, Edvaldo Carlos, Ednéia, Edilton Carlos Brito Loureiro e Carlos de Araújo Loureiro Filho.
5ª G/Tn/ Carmem de Araujo Loureiro/Carmita, c/c Clóvis Barros Silva/Fuan, filho de Vicente Gama da Silva e Esmartinha e tiveram 7 filhos, 6ª G/Tetranetos/Tn: Cléo, Cleonice, Cleto, Cléver, Carmem Suzana, Clarice e Clóvis Loureiro da Silva.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Carmem e Clóvis:
6ª G/Ttn/ Cleonice Loureiro da Silva, c/c o músico Zé Boró/José Miranda e tiveram filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Priscila Silva de Miranda. Colaboração de Priscila.
4ª G/ Bisnetos/Bn/ Filhos de Ramiro e Bruna
4ª G/Bn/ STOESEL LIMA DE ARAUJO/Bacuritita/Landico, n. em 13/1/1913, f. em 3/2/1995 e foi s. no túmulo de s/mãe Bruna/Cemitério de N. S. da Conceição/Abaetetuba/Pa, foi um dos mestres sapateiros de Abaeté/Pa, tendo aprendido o ofício com o Mestre Carlito, anos de 1920, foi famoso futebolista, jogando no “Abaeté Foot Ball Club” e s/ardente torcedor, residente c/sua família na Av. Pedro Rodrigues, em frente ao antigo Bancrévea Clube, atual Secretaria Municipal de Educação, c/c Andrelina Carneiro/Dedé e tiveram 8 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Alcimar, José Orlando/Coropó, Maria de Nazaré, Adervany de Jesus, Durvalina/Vica, Hortêncio/Telê, Alcemir/Thepa, Adelson Benedito Carneiro de Araújo/Déo.
5ª G/Trinetos/Tn/ Filhos de Stoesel Orlando/Bacuritita e Andrelina/Dedé
5ª G/Tn/ Alcimar Carneiro de Araújo, n. em 19/12/1935 é mestre dos calçados, comerciante de calçados, futebolista apaixonado, tendo jogado em vários clubes de futebol de Abaetetuba, tornou-se técnico de futebol, inclusive na Seleção de Futebol de Abaetetuba, fundou em 26/7/1966, junto c/alguns amigos o clube Sociedade Esportiva Palmeiras, que chegou a ganhar campeonatos de futebol na cidade, possuía uma escolinha de futebol e conseguiu erguer uma sede e um campo de futebol p/o Clube Palmeiras e a escolinha, comentarista de futebol e articulista de futebol no Jornal de Abaetetuba, onde fazia precisos comentários do meio futebolístico. Ultimamente, descobriu uma outra vocação que é a de cantor de músicas de serestas, tendo gravado discos e feito apresentações nos eventos sociais locais.
Alcimar c/c Ana de Figueiredo Cardoso, filha de Diquinho Cardoso e Santinha Figueiredo e tiveram 7 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Alderi Orlando, Alcimar Amujaci/Muja, Aderildo Raimundo/Dedeco, Alciana Dolores, Amiraldo de Jesus e Andrelino Valdeci Cardoso de Araújo.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Alcimar e Ana
6ª G/Ttn/ Alciana Dolores Cardoso de Araújo, n. em 28/8/1962, comerciante de calçados, casada e c/filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn.
6ª G/Ttn/ Alcimar Amujaci Cardoso de Araújo/Muja, comerciante de calçados, casado e c/filhos, 7ª G/Pn.
6ª G/Ttn/ Aderildo Raimundo Cardoso de Araújo/Dedeco, formado em Psicologia, comerciante, casado, e c/filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn, reside em Abaetetuba-Pa..
6ª G/Ttn/ Alderi Orlando Cardoso de Araújo: advogado, Delegado de Polícia/Belém/Pa, onde reside.
6ª G/Ttn/ Amiraldo de Jesus Cardoso de Araújo, comerciante de calçados, casado, reside em Abaetetuba, na Rua das Árvores e com filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn.
6ª G/Ttn/ Andrelino Valdeci Cardoso de Araújo, comerciante em Belém/Pa, mora em Belém/Pa.
5ª G/Trinetos/Tn/ Filhos de Stoesel Orlando/Bacuritita e Andrelina/Dedé
5ª G/Tn/ José Orlando Carneiro de Araújo/Coropó, sapateiro, c/c Maria da Conceição Vilhena/Conce e tiveram os filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Stoesel Orlando, Eliete do Socorro Vilhena de Araujo.
6ª G/Ttn/ Filhos de Coropó e Conce:
6ª G/Ttn/ Stoesel Orlando Vilhena Araújo, professor de Ensino Médio, vinculado à SEDUC/Pa, c/c Raimunda Adriana de Sousa Lobato e tiveram filhos, 6ª G/Pentanetos/Pn: Ariane Lobato de Araujo.
5ª G/Trinetos/Tn/ Filhos de Bacuritita e Dedé
5ª G/Tn/ Alcemira Carneiro de Araújo, n. em 28/7/1949, professora aposentada do Estado/SEDUC/Pa, casada e c/filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
5ª G/Tn/ Alcemir Ramiro Carneiro de Araújo/Thepa, n. em 13/9/1956.
5ª G/Tn/ Hortêncio Carneiro de Araújo/Telê, n. em 2/12/1952, c/c filha do Sr. Jardim do Carmo, mora em abaetetuba e com filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Stoesel Orlando, Clarice de Fátima do Carmo Araujo.
6ª G/Ttn/ Stoesel Orlando do Carmo Araujo, jovem em 2008.
5ª G/Trinetos/Tn/ Filhos de Bacuritita e Dedé
5ª G/Tn/ Adhervani de Jesus Carneiro de Araújo, funcionária pública aposentada do Estado/SEDUC/Pa, c/c Ivan Moraes de Sena/já falecido, residente em Abaetetuba/Pa e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Bernardete, Ivan, Orlando.
6ª G/Tetranetos/Ttn/ Filhos de Adhervani e Ivan
6ª G/Ttn/ Bernadete de Jesus Araújo Sena, n. em 20/10/1965, professora, reside em Abaetetuba e casada e c/filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn.
6ª G/Ttn/ Ivan Araujo Sena, casado e c/filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Ivana de Jesus Silva de Sena.
4ª G/Bisnetos/Bn/ Filhos de Ramiro Pereira de Araujo e Bruna de Lima
4ª G/Bn/ CLARICE LIMA DE ARAUJO, n. em 2/6/1918 e f. em 16/8/1967, c/c João Batista dos Reis e Silva, sobrinho do famoso Cel. Aristides dos Reis e Silva (vide fam. Reis e Silva) e tiveram 15 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Adynair/Diná, Benilda, Claidéia/Clái, Doroty/Dora, Edson, Fredilton/Fred, Graça Maria/Graça, Ana, Reinaldo, Helder, Sandra, Hélio, Isolda, João (este 1º João f. jovem, p/afogamento no rio), Clóter e João de Araújo e Silva.
João Batista dos Reis e Silva, já é falecido desde 2014, esposo de Clarice, n. em 24/6/1913, filho de João dos Reis e Silva e Ana Maués Pinheiro e Silva, tendo como avós paternos: Marcolino dos Reis e Silva e Edwirges Góes e Silva. João Batista teve irmãos: Hyldefrides, Aristides dos Reis e Silva Sobrinho, Maria Pinheiro e Silva, Florismunda/Floris, Ana Leonor Pinheiro e Silva/Anita, Neuza e Marcolino dos Reis e Silva Neto. Vide fam. Reis e Silva.
Com o f. de s/1ª esposa, João Batista dos Reis e Silva, casa uma 2ª vez e c/filhos.
5ª G/Trinetos/Tn/ Filhos de Clarice e João Batista
5ª G/Tn/ Adinair Araújo e Silva/Diná, c/c Alair Melo, esportista, grande goleiro de vários times de futebol da cidade e da seleção de Abaetetuba/Pa e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: João Hasmilton, Cláris e outros.
6ª G/Tetranetos/Ttn/ Filhos de Diná e Alair:
6ª G/Ttn/ João Hamilton Silva Melo, licenciado em Letras, ano de 1994, pelo Campus Universitário do Baixo Tocantins/UFPa/Abaetetuba-Pa, professor do Estado/SEDUC/Pa.
6ª G/Tetrainetos/Ttn/ Filhos de Diná e Alair
6ª G/Ttn/ Cláris Silva Melo, casada e c/filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn.
7ª G/Pn/ uma neta de Diná/
7ª G/Pn/ Élida Melo Margalho.
5ª G/Trinetos/Tn/ Filhos de Clarice e João Batista
5ª G/Tn/ Doroty Araujo e Silva/Dora, c/c Manoel Pinheiro/Manoel do Jeep e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: George, Patrícia Silva Pinheiro.
6ª G/Ttn/ George Silva Pinheiro, professor universitário do Campus Universitário do Baixo Tocantins/UFPa, em Abaetetuba.
5ª G/Trinetos/Tn/ Filhos de Clarice e João Batista
5ª G/Bn/ Benilda dos Reis e Silva, c/c Veridiano Góes Teixeira, grande futebolista, tendo jogado nos grandes clubes de futebol local e na seleção de futebol de Abaetetuba/Pa e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Valdirene, Valber Marinalda e Ney Silva Teixeira.
6ª G/Tetranetos/Ttn/ Filhos de Benilda e Veridiano
6ª G/Ttn/ Valdirene Silva Teixeira, c/c Luís Cláudio Nery e tiveram filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn.
6ª G/Ttn/ Valber Silva Teixeira, futebolista.
6ª G/Ttn/ Merinilda Silva Teixeira, foi embora p/Macapá.
5ª G/Trinetos/Bn/ Filhos de Clarice e João Batista
5ª G/Tn/ Claidéa de Araujo e Silva, casou e teve filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
5ª G/Tn/ Hélio José Araújo e Silva, n. em 16/7/1959, trabalha na Ag. Do IBGE/Abaetetuba/Pa, como chefe de agência, casado e c/filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
5ª G/Tn/ Silvana de Araujo e Silva, c/c Osvaldo Ferreira Seabra Filho e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Tn: Luna de Fátima e Éwerton Jorge Silva Seabra.
6ª G/Ttn/ Filhos de Silvana e Osvaldo:
6ª G/Ttn/ Luna de Fátima Silva Seabra, n. em 21/11/1951, c/c Pedro da Conceição Ferreira e tiveram filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Luciana Andréia e Alexandre Marcus Seabra Ferreira.
6ª G/Ttn/ Filhos de Silvana e Osvaldo
6ª G/Ttn/ Ewerton Jorge Silva Seabra, n. em 4/4/1956.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Clarice e João Batista
5ª G/Tn/ Sandra dos Reis e Silva, n. em Abaetetuba/Pa, c/c Maurício em 14/l/1977, no Rio de Janeiro, Igreja de N. S. da Conceição, b. de Engenho Novo.
5ª G/Tn/ Édson de Araujo e Silva, formado no CIABA/Belém/Pa e foi p/o Rio de Janeiro trabalhar na Marinha Mercante, aposentou-se. C/c uma filha de Roldão Sereni, tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
5ª G/Tn/ Clóter de Araujo e Silva, foi p/Belém/Pa trabalhar no Banco do Brasil, casou e teve filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
5ª G/Trinetos/Tn, Filhos de Clarice e João Batista
5ª G/Tn/ Fredilton de Araujo e Silva, entrou p/o Banco da Amazônia/BASA, ag. de Abaetetuba/Pa, c/c Franci, foi transferido para Belém, como Auditor do BASA. Tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
5ª G/Tn/ Graça Maria de Araujo e Silva/Graça, formou-se professora, trabalhou na SEDUC/Pa, foi vice-diretora e diretora na Escola Bernardino Pereira de Barros, tendo se aposentado n/função. C/c João Elias Lopes, funcionário do DETRAN/Pa. Tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
5ª G/Tn/ Ana de Araujo e Silva, c/c Cláudio Sereni, filho de Roldão Sereni e foram morar na cidade do Rio de Janeiro, onde Cláudio trabalhou na Marinha Mercante. Tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Clarice e João Batista
5ª G/Tn/ Hélder de Araujo e Silva, formou-se no CIABA/Belém/Pa e foi trabalhar na Marinha Mercante, no Rio de janeiro.
5ª G/Tn/ Reinaldo de Araujo e Silva, formou-se no CIABA/Belém/Pa e foi trabalhar na Marinha Mercante, no Rio de Janeiro.
5ª G/Tn/ João de Araujo e Silva/John, ingressou no Banco do Brasil/Agência de Abaetetuba e posteriormente na Agência de Moju, tendo se aposentado. C/c Ana Maria Cardoso Silva, bibliotecária no Colégio S. Francisco Xavier/Abaetetuba/Pa. Tiveram 2 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn que estudam em Belém/Pa.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Ramiro e Bruna
4ª G/Bn/ MARIA DO CARMO LIMA DE ARAUJO/Guita, é a mais morena dos irmãos, baixinha, c/c o barbeiro Antonio Vilhena Aracaty, residentes à R Magno de Araújo/Abaetetuba/Pa e tiveram filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Leonice/Leó, Edir, Maria José, Caubi, Arcelina/Celina, Benedito, Altair, Miguel, Elizabeth Conceição/Beth, Elói e Elias de Araújo Aracaty.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Maria do Carmo/Guíta e Antonio
5ª G/Tn/ Leonice de Araujo Aracaty, professora no governo do prefeito Pedro Pinheiro Paes (15/12/1948-1951) que teve como secretário municipal o Sr. João Nepomuceno Pontes, Oziel Pimentel Coutinho/tesoureiro; Alcides Araújo Potyguara/delegado de polícia; Lourival Lima Leite Lobato/contador, Leonice Aracaty Pinheiro/professora e Silvio de Sousa Pimentel/administrador da merenda.
Leonice c/c Cataban Pinheiro, tiveram 8 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Beline/falecida, Ademir, José Elias, Sandra Suely, Edmilson, Higino, Ivanilda e Leonice Maria Aracaty Pinheiro. Essa família, inicialmente, morou no interior do município de Abaetetuba, posteriormente cidade.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Maria do Carmo/Guita e Antonio
5ª G/Tn/ Edir de Araujo Aracaty, c/c Lino Carvalho, inicialmente moraram em Abaetetuba/Pa e posteriormente, Belém/Pa. Tiveram 5 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn Maria José, Caubi Aracaty Carvalho.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Edir e Lino:
6ª G/Ttn/ Maria José Carvalho Sousa, marido já f. e tiveram 6 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn.
6ª G/Ttn/ Caubi Aracaty Carvalho, f. aos oito meses.
5ª G/Trinetos/Tn/ filhos de Guita e Antonio Aracaty:
5ª G/Tn/ Maria José Aracaty Sousa, casada e c/filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn, em Belém/Pa.
5ª G/Tn/ Arcelina de Araujo Aracaty/Celina, c/c Manoel Oliveira Lobato/Duquinha tiveram 10 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn e foram morar em Santarém/Pa.
5ª G/Tn/ Benedito de Araújo Aracaty/Aracaty, professor, trabalhou no Estado/Fundação Educacional do Estado do Pará/FEEP, posteriormente trabalhou na Justiça do Trabalho em Abaetetuba e Belém/Pa, c/c Elza de Sousa Aracaty e tiveram 4 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn. O professor Aracaty f. em Belém/Pa.
5ª G/Tn/ Altair de Araújo Aracaty, f c/1 ano e 7 dias.
5ª G/Tn/ Miguel de Araújo Aracaty, c/c Marliene Lins, em Santarém/Pa e tiveram 2 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
5ª G/Trinetos, filhos de Guita e Antonio
5ª G/Tn/ Elizabethy Conceição de Araujo Aracaty, n. em 7/12/1952, funcionária da antiga Fundação SESP/atual Fundação Nacional de Saúde/FUNASA/Abaetetuba/Pa, c/c Luís Carlos Sena Loureiro/Bosa, músico/tocava bateria em conjuntos musicais de Abaetetuba/Pa e posteriormente funcionário da Secretaria de Estado de Financas/SEFA/Pa em Abaetetuba e posteriormente outras cidades e tiveram um casal de filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
5ª G/Tn/ Elói de Araújo Aracaty, c/c Maria Madalena e tiveram 4 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn. Elói casou uma 2ª vez teve mais 4 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
5ª G/Tn/ Elias de Araújo Aracaty, licenciado em Matemática/Campus do Baixo Tocantins/UFPa, em Abaetetuba/Pa, professor do Estado/SEDUC/Pa em Abaetetuba/Pa, trabalhando na Escola Bernardino Pereira de Barros/Abaetetuba/Pa casou e teve 1 casal de filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Ramiro Pereira de Araujo
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Ramiro c/Ana Margalho de Araujo/Ana Margalho/Nicota, na Vila de Beja/Abaetetuba/Pa: Hermínia, Alípio e Irotildes Margalho de Araujo.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Ramiro e Nicota
4ª G/Bn/ HERMÍNIA MARGALHO DE ARAUJO, c/c Raimundo Franklin de Carvalho, na Vila de Beja/Abaetetuba/Pa e tiveram filhos, 5ª G/Trinetos/Tn, de Maria Pereira de Araujo, família que posteriormente veio fixar residência em Abaetetuba/Pa, cujos filhos que também geraram numerosa descendência, 6ª, 7ª e 8ª gerações, espalhados p/Abaetetuba, Vila de Beja, Belém e outras cidades.
Raimundo Franklin de Carvalho é filho de Sabino Felipe de Carvalho e Marcília Sardinha Barbosa. Sabino era filho de Emygdio Nery da Costa, Intendente Municipal de Abaeté/Pa (1894-1896), que deixou muitos outros filhos em Abaeté/Pa.
Irmãos de Sabino: Papoula, Faustino, Caridade e Maria. Maria: casou com Manoel Ribeiro e não deixaram filhos.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Hermínia e Raimundo Franklim: Hilton José, Lucas, Daniel, Leonardo, Pedro, Lucineide e Maria Lúcia de Araújo Carvalho.
5ª G/Tn/ Hilton José de Araújo Carvalho, formado em Engenharia Civil, trabalha na empresa Vale do Rio Doce/Pa, casado c/filha de Nazareno Cardoso e com filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
5ª G/Tn/ Maria Lúcia de Araújo Carvalho, c/c Nadir Vilhena Silva, residentes em Abaetetuba/Pa e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Ramiro e Nicota
4ª G/Bn/ ALÍPIO MARGALHO DE ARAUJO, residente na Vila de Beja/Abaetetuba/Pa, casado e c/filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Francisco de Assis, Laudico, Joana, Feliz, Jocelino, Altemiro, Maria, Maria Joana, Nato.
Muitos desses filhos geraram descendência da 6ª, 7ª e 8ª geração, muitos deles morando na Vila de Beja e outras localidades do Pará.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Ramiro e Nicota
4ª G/Bn/ IROTILDES MARGALHO DE ARAUJO/Iró, residente na Vila de Beja/Abaetetuba/Pa c/c Secundino Baia Marinho, c/quem teve filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: José Miguel de Araujo Marinho, João Batista, Maria da Graça de Araujo Marinho/Graça, Ideidina Araujo Marinho, Getúlio de Araujo Marinho.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Iró e Secundino:
5ª G/Tn/ João Batista de Araujo Marinho, n. em 24/11/1954, na Vila de Beja/Abaetetuba/Pa.
5ª G/Tn/ José Miguel de Araújo Marinho, c/c Juvenil Joseli Ribeiro Marinho/Juvenil.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Ramiro Pereira de Araujo c/Ana Batista
4ª G/ Bn/ Roque Muniz de Araujo, que casou e teve filhos, 5ª G/Trinetos/Tn.
São descendentes dessa família, 5ª G/Tn: Valério Araujo/Denizar e mais três irmãos, que nasceram na Vila de Beja/Abaetetuba/Pa, entre os quais uma moça que faleceu.
Outras Famílias Araujo em Pesquisa
. Rodolpho Pereira de Araujo, aparece como morador na R. Siqueira Mendes/Abaeté/Pa, em 1904, 1905. Citação de 1922: Rodolpho Pereira de Araujo com pagamento de imposto de valor locativo de dois imóveis sitos à Rua Siqueira Mendes, na cidade de Abaeté, no valor de 12$600. Branco, olhos azuis, descendência estrangeira, morava na localidade de Tauerá de Beja. O pai de Rodolfo, provavelmente era um desses estrangeiros que aqui aportaram durante a colonização do Pará.
. Rodolfo Pereira de Araujo e Antonio Pereira de Araujo, cfe. documentos de 1905, 1906.
. Manoel Pereira de Araujo/Manduquinha, cor morena, olhos amarelos, casou e teve filhos, no Tauerá de Beja.
. João Pereira de Araújo, casou e teve filhos.
. Thereza de Jesus de Araujo.
. João Nonato de Araujo, era associado ao Club musical 15 de Novembro (1909-1920).
. Fábio Nery de Araújo, em documento de 1938, Fábio era fiscal na localidade Rio Itacuruçá, Governo do Cel. Aristides dos Reis e Silva.
Abílio Nery de Araújo, professor escolar do município de Abaeté/Pa, em 1919, na gestão do Intendente Aristides dos Reis e Silva (1919-1922), contemporâneo dos professores: Carolina Pinto da Rocha, Ederlina Maués, Jósimo Antonio de Sarges e Laudelino Nunes Fernandes, Maximiano Antonio Rodrigues/Prof. Maxico, Miguel Mendes dos Reis, João Bernardino Dias, Cel. Hygino Maués, Raymundo Maués Pinheiro, Paulo Elpídio, João Ferreira.
. Aluísio Nery de Araujo, professor em documento de 1918.
. Damázia de Araujo, componente da Irmandade de S. Sebastião, em 1908, em Abaeté/Pa.
. Manoel Vigílio de Araujo, aluno de Hermínio Pauxis em 1880, na escola de música, diretor da Irmandade de S. Sebastião, em 1908.
. Júlia Ferreira de Araujo, membro da irmandade de S. Sebastião, em 1908, em Abaeté.
. Raimundo de Araujo Borges, esteve presente na Instalação da cidade de Abaeté em 15/8/1895 e foi um dos assinantes da Ata de Cerimônia de Instalação, aluno de Hermínio Pauxis em 1880, músico que tocoava oficlides, membro da Irmandade de S. Sebastião em 1908.
. Paulo de Araujo Borges, músico, irmão de Raimundo de Araujo Borges, aluno de Hermínio Pauxis em 1880.
1ª G/Avós de Felippe Santiago de Araujo
2ª G/Filhos/F/ Luiz Joaquim de Araujo, músico que tocava contrabaixo, aluno de Hermínio Pauxis em 1880. C/c Feliciana Joaquina de Araujo e tiveram filhos, 3ª G/Netos/N.
3ª G/Netos/N/ Filhos de Luiz Joaquim de Araujo e Feliciana Joaquina de Araujo: Clarindo do Espírito Santo, Anna, Camilla de Lélis, Antonia das Flores, Felippe Santiago de Araujo, Carolina, Balbina, Genézio, Clara de Nazaré, Tomáz de Aquino de Araujo.
3ª G/N/ Felipe Santiago de Araujo (vide famílias Pontes, Araujo, Ribeiro de Araujo), músico, aluno de Hermínio Pauxis em 1880, político, fez parte da 1ª Câmara de Abaeté, criada em 20/3/1880 até 1884. C/cMaria Pessoa de Araujo e tiveram filhos, 4ª G/Bisnetos.
Em 1917, Felippe Santiago de Araujo, prepara a sepultura de sua esposa Maria Pessoa de Araujo, em 2/3/1917.
Em 27/5/1920, Felippe Santiago de Araujo faz o traspasse de um imóvel, sito à Trav. São Benedito, à Francisco de Assunção dos Santos Rosado.
Em 1922, pagamento de impostos pelos herdeiros de Felippe Santiago de Araujo.
Demais filhos de Luiz Joaquim de Araujo e Feliciana Joaquina de Araujo: vide fam. Araujo e Ribeiro de Araujo.
3ª G/N/ Clarindo do E. Santo de Araujo,
Idalina Ribeiro de Araujo/Idália, n.em 9/12/1889, na ilha de Tabatinga/Distrito de Abaeté/Pa, f. em 8/7/1962, na residência dos herdeiros de s/pai, R. Siqueira Mendes, nº 1531, c/72 anos, 5 meses e hum dia.
Filhos, netos, genros e noras de Clarindo do Espírito Santo de Araújo e Ângela Ferreira Ribeiro:Idalina Ribeiro de Araújo (Idália),
Idália c/c Príncipe da Silva Villaça/Pichota e tiveram 5 filhos: João Natalino/Joca, Antonio, José/falecido criança, Sebastiaão/Sabarico e Clarindo de Araujo Vilaça/Caíto.
Filhos, netos, genros e noras de Idália (Idalina Ribeiro de Araujo) com Príncipe da Silva Villaça(Pichota):
. Antônio de Araújo Vilaça, c/c Aldenise Carvalho Bararatim.
. Sebastião de Araujo Vilaça/Sabarico, n. em 19/12/1921, c/c Pedrina e tiveram 1 casal de filhos: Maria da Conceição e José Roberto.
. Clarindo de Araújo Vilaça/Caíto, n. em 26/5/1924, c/c Iracema e tiveram filhos: José Adílson, Paulo Sérgio, Maria de Lourdes, Idália, ...

. Leôncio Pereira de Araujo, vogal do Conselho de Intendência (1890-1891), intendente José Benedito Ruiz. Aparece como morador da Rua Siqueira Mendes/ Abaeté/Pa, em 1904,1905.
. Pedro Pena de Araújo, músico, diretor da Irmandade de S. Sebastião em1908.
. Francisco Alves de Araújo, com commércio de quitanda e venda de café preparado à R. Justo Chermont, em Abaeté/Pa.
. Francisco Alves de Araujo, c/imóvel à R. Benjamim Constant/Abaeté/Pa, em 1931.
. Fidélis Magno de Araújo, professor normalista, presente à inauguração do grupo Escolar de Abaeté, em 1903.
. Dr. Magno de Araujo.
. Prudente Ribeiro de Araujo, em 1908 participava da Iramandade de S. Sebastião. Vide Família Ribeiro de Araujo.
Manoel de Araujo Pimentel. Citações de 1922: Manoel de Araújo Pimentel, tabellião na Povoação de Beja. Manoel era irmão de Maria de Araújo Pimentel, que por sua vez é esposa do Capitão Orêncio Pereira Coutinho, pai de Orêncio Pimentel Coutinho. Junto com Fábia dos Passos Pimentel, Manoel aparece, no início do Século 20, como padrinhos de Cathariana Pimentel Coutinho, na Vila de Beja, batizado feito pelo Padre Pimentel. Documento de 1906 se refere a Manoel de Araujo Pimentel e o Padre Francisco Manoel Pimentel.
Luíza de Araujo Pimentel. Consta Luíza de Araújo Pimentel e o Velho Simeão Margalho, como avós de Rosa Barbosa Pontes. Luiza que foi mulher do Velho Simeão Margalho.
Irmãos de Maria Pimentel Coutinho (Maria de Araujo Pimentel): Manoel de Araujo Pimentel,
. Catarina Pimentel Coutinho, n. em 2/1/1903 e f. em 25/3/1984 com 81 anos de idade. Foi batizada pelo Pe. Pimentel, na Vila de Beja, sendo padrinhos: Manoel de Araújo Pimentel (irmão de Maria de Araújo Pimentel-tio avô de Ambrosina) e Fábia dos Passos Pimentel.
Avós maternos de Maria Pimentel Coutinho: Manoel de Araújo Pimentel (consta o mesmo nome em documento de 1922, como tabellião na Povoação de Beja).
. Francisco Alves de Araujo, em 1922 era comerciante em Abaeté, à Rua Justo Chermont.
. Margareth Lima Araujo, n. em 17/4, filha do Mestre Caetano. Irmãos: Mariinha, Reizinho.
. Damásia Araújo, comerciante, em 1908 era membro da Irmandade de S. Sebastião, em Abaeté.
Damásia de Araujo c/pagamento de imposto de valor locativo por um imóvel sito à R. Siqueira Mendes, na cidade de Abaeté, em 1922.
Abílio Freitas de Araújo, c/pagamento de imposto de valor lacativo, valor de 6$000, p/um imóvel sito à R. Siqueira Mendes/Abaeté/Pa, em 1922.
Velho Simeão Margalho. Simeão casou com Luiza de Araujo Pimentel. Simeão possuía terras no Paramajó, localidade de Abaetetetuba, e que é a origem de muitos Margalhos.
. Ricardino de Araújo Margalho. Citação de 1922: Ricardino de Araujo Margalho era açougueiro na cidade de Abaeté. Vide fam. Margalho.
Alcides Araújo Potyguara, Delegado de Polícia na gestão de Pedro Pinheiro Paes (15/12/1949-1951) que foi o 1º prefeito de Abaetetuba/Pa após a ditadura de Getúlio Vargas, pelo Partido Social Democarta-PSD e empossado em 15/2/1948, e teve como Secretário Municipal o Sr. João Nepomuceno Pontes e Oziel Pimentel Coutinho, como tesoureiro; Alcides Araújo Potyguara; Lourival Lima Leite Lobato, como contador, Leonice Aracaty Pinheiro, como Professora e Silvio de Sousa Pimentel, como Administrador da merenda.
. Sebastião de Araujo Ferreira, associado à Irmandade de S. Sebastião em 1908.
. José Pedro de Araujo, associado da Irmandade de S. Sebatião em 1908.
. Luis Monteiro de Araujo, associado da Irmandade de S. Sebastião, em 1908.
. Antonio Pessoa de Araujo, citado em um registro de nascimento de 1937, como official interino, do Cartório de Registro Civil de Abaeté.

Apolônio Rodrigues de Araujo: O Vênus Atlético Club foi fundado em 20/5/1949, c/séde à Av. Pedro Rodrigues, em casa de propriedade de Apolônio Rodrigues, perto da casa do Sr. Manoel do Carmo Rodrigues/Moreno, dono da loja “A Suely Armarinho”.
Um bilhete: “Secretaria do Vênus Atlético Clube, em 9 de abril de 1951. Ilmo. Sr. Ademar Lobato Rocha. De ordem do Sr. Presidente do Vênus Atlético Club, tenho o grato prazer de comunicar-vos, que em sessão deste clube, e por proposta do associado Apolônio Rodrigues de Araujo, fostes unanimamente aceito para o quadro de sócio Coluna 1 desta sociedade. Aproveito o ensejo para apresentar-vos as minhas cordiais Saudações. Everaldo dos Santos Araujo, 1º Secretário”.
. Theolino Rebello de Araujo: Isidoro de Lima Assunção, c/terreno de 24 x 60m, à Tv. Pedro Rodrigues, divisa c/Elysiário dos Santos Carneiro e do lado esquerdo c/Theodolino Rabello de Araujo, canto c/a Av. Veiga Cabral e fundos c/o cemitério público, requerido por Clotilde Soares Viégas, petição assinada por Raymundo Nonato Viégas, em 1931.
. Raymundo Souza de Araujo, c/terreno à R. Floriano Peixoto, divisa c/Isabel e do outro lado, Hygino Barros, em 1931.
. Bertholdo da Silva Araujo, c/terreno à Tv Pedro Rodrigues, divisa c/Manoel Eugênio da Fonseca e do outro lado c/Gregório Gomes, em 1931.
Manoel Vigílio de Araujo, antigo funcionário do Grupo Escolar de Abaeté, que foi o 1º porteiro dessa escola e que teve como primeiros serventes: Hygino Pereira e Júlia Pereira.
Citação de 1908: A irmandade de São Sebastião que tem na diretoria: Presidente, Padre Francisco Manoel Pimentel; Diretor, Horácio de Deus e Silva; Tesoureiro, Trajano Pereira de Barros; Secretário, Manoel Vigílio de Araújo e José Ferreira Ribeiro; Zeladores, Pedro Pena de Araújo e Hygino Pereira e cobrador, Jósimo Leandro de Sousa e muitos irmãos.
Júlia Pereira de Araujo, em 1908 era membro da Irmandade de S. Sebastião, trabalhava no Grupo Escolar de Abaeté, anos de 1930, 1940.
Joaquim Fonseca de Araujo, político, verador na gestão prefeito Pedro Pinheiro Paes (31/1/1955-31/1/1959).
José Pedro de Araujo, em 1908 era membro da Irmandade de S. Sebastião.

Prof. Ademir Rocha, de Abaetetuba/Pa, em 1/5/2010 

Nenhum comentário:

Postar um comentário