sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Famílias Ribeiro e Malato - Famílias e Vultos de Abaetetuba e Região


Famílias Ribeiro e Malato - Famílias e Vultos de Abaetetuba e Região





Famílias Ribeiro e Malato de Abaetetuba e Ponta de Pedra/PA
Tenente Lourenço Pedro Ribeiro, em 18/5/1865 alistou-se no 2º Corpo de Voluntários Paraenses, e foi lutar na Guerra do Paraguai. P/sua coragem e valor foi condencorado com uma medalha que se encontra no Museu Histórico do Pará, ofertado p/seu filho Prof. Manoel Braga Ribeiro.
Fernando José Ribeiro, morador da Rua Nilo Peçanha/Abaeté/Pa, em 1931.
Benedito Ribeiro, em 1908 participava da Irmandade de São Sebastião que era organizada pelo Clube Musical Henrique Gurjão.
Maria Vitória Ribeiro. A família Pereira de Barros era uma antiga, abastada e tradicional família de Abaeté/Pa, que na época da escravidão negra possuía os s/escravos. Foi o caso da senhora Maria Vitória Ribeiro, ex-escrava, de 96 anos, c/foto do ano de 1934, que era escrava do Intendente Tenente-Coronel Torquato Pereira de Barros.
Plácido José Ribeiro. Citação de 1922: Plácido José Ribeiro, tabelião no Rio Tucumanduba, município de Abaeté/Pa.
Fernando Ribeiro Filho. Citação de 1922: Fernando Ribeiro Filho c/casa de commércio às margens do Rio Abaeté, município de Abaeté/Pa.

1ª G/Hermínio Ribeiro, era pescador e agricultor e morava na localidade Rio Tauerázinho. Era c/c Estefânia c/quem teve os seguintes filhos, 2ª G/Filhos/F: Francisco, Caboquinho, Pedrinho, Filoca, Zezinho, Antonico, Luci e Iró. Quase todos moravam em Belém.
2ª G/Filhos/F, de Hermínio e Estefânia:
2ª G/F/ Caboquinho Ribeiro, comerciante de pescado, possuindo 7 ou 8 barcos geleiros. É casado e tem filhos, 3ª G/Netos/N e morava em Belém. Filho, 3ª GNetos/N/: José Maria/Terror, casado e c/filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn/.
Pedro Margalho do Pirocaba trabalhou c/Caboquinho Ribeiro p/mais de 18 anos.
Era filho de Benedito Margalho, f. e Maria José Margalho.
2ª G/Filhos/F/ Francisco Ribeiro, casado e c/filhos, 3ª G/Netos/N. Era padrinho do farinheiro Getúlio do Pirocaba.
2ª G/Filhos/F/ Pedrinho Ribeiro. Comerciante de pescado, era c/c D. Lourdes e tiveram filhos (3ª G/Netos/N.
2ª G/Filhos/F/ Filoca Ribeiro, casado, c/filhos, 3ª G/Netos/N.
2ª G/Filhos/F/ Iró Ribeiro, casada e c/filhos, 3ª G/Netos/N. É a sogra do Major Joaquim Sousa de Abreu
. M. C. Ribeiro & Filho. Citação de 1922: A firma M. C. Ribeiro & Filho com casa de commércio às margens do Rio Quianduba, município de Abaeté/Pa.
. José Ferreira Ribeiro, participava da organização das antigas festividades de Nossa S. da Conceição, que era organizada p/ uma diretoria, c/ pessoas da sociedade. Vide lista com o nome dos organizadores dessa festividade no início destes escritos.
Era músico e componente da Irmandade de São Sebastião, grupo religioso que tinha o Padre Pimentel como presidente em 1908. Vide lista com os nomes dos demais componentes.
Com a saída do Tenente-Coronel Pedro Borges do Rego, José Ferreira Ribeiro, que era o secretário municipal, assume como prefeito nomeado da cidade de Abaeté/Pa, de 4/4/1943 a 25/4/1945, quando foi substituído por Raimundo Pauxis.
Um requerimento de 23/4/1945, assinado pelo prefeito José Ferreira Ribeiro.
José Ferreira Ribeiro. Adjunto de Promotor, na metade do século 20.
. Felippe Ferreira Ribeiro. Em 1931: Avenida João Pessoa, onde moravam José Paes Moreno, José Bechir Elias e Felippe F. Ribeiro..
1930: Travessa da Conceição, onde se localizava a casa comercial de Felippe F. Ribeiro, filial. Em 1932: Felippe Ferreira Ribeiro, c/casa de comércio na Avenida João Pessoa, nº 3.
1931: Felippe F. Ribeiro, com comércio na Rua Justo Chermont.
1931: Felippe F. Ribeiro, com filial à Avenida João Pessoa.
1931: Felippe F. Ribeiro-Filial, comércio de mercearia na Avenida João Pessoa.
. Felipe Ferreira Ribeiro em 1948. Segundo um documento datado de 1/10/1948, era Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Abaetetuba.
. Felippe Ferreira Ribeiro, comerciante na Rua Justo Chermont, dono da Casa Boa Esperança, cuja especialidade era a venda de tecidos.
A antiga usina de Luz de Abaeté, movida a óleo diesel, ficava localizada onde hoje existe o prédio comercial de Felipe Ferreira Ribeiro Filho/Felipinho, na Av. D. Pedro II. Vários imóveis desse trecho eram de propriedade de Felippe Ferreira Ribeiro.
. Mageli Felipe Ribeiro..

1ª G/ Flávio Ribeiro/Flavico Ribeiro.
Dedé Ribeiro, mãe de Ana Ribeiro Nery, em 1956, na gestão do prefeito Pedro Pinheiro Paes. Tiveram filhos:
2ª G/Filhos/F/ Elza Ribeiro de Andrade.esposa de Raimundo Andrade/Dicão, proprietários da fábrica do “Café Abaetetuba”.
Elza foi baluarte na fundação da Escola Bentevi e da APAE Abaetetuba, centros especializados em pessoas com algum tipo de deficiência mental.
2ª G/Filhos/F/ Flaviana Neri Ribeiro. Formou-se humanista na turma de 1962, pelo Instituto Nossa S. dos Anjos, em Abaeté do Tocantins/Pa.

1ª G/Antonio Ribeiro, c/comércio às margens do Rio Abaeté, município de Abaeté/Pa, que muda para às margens do Rio Camotim.
1931: Manoel Francisco Lobato traspassa a Antonio Ribeiro, terreno sito à Padre Pimentel, em 1931.
1931: Na Travessa Padre Pimentel ficava a casa de Antonio Ribeiro. Era maçon, membro da 1ª Loja Maçônica de Abaetetuba, a Loja Saldanha Marinho. Foi Delegado de Polícia. Era casado e teve filhos, 2ª G/Filhos/F: José Maria Ribeiro.

Laura dos Santos Ribeiro, professora em Abaeté/Pa, é citada em um documento de 1935, quando era diretora do Grupo Escolar de Abaeté.
Em 1927 quem organizou o Mês de Maria foi: Laura dos Santos Ribeiro, Celina H. de Moraes, Celina N. Guerreiro, Antonia Ribeiro.

Externato Nossa Senhora de Lourdes, da professora normalista Laura dos Santos Ribeiro, que na intendência do Coronel Aristides dos Reis e Silva, em 1920, lhe oferece 2 vagas para meninas pobres.

Dr. Braga Ribeiro.

Raízes de Zizina Ribeiro de Araujo:

Observações:
1) Grande parte destas pesquisas genealógicas da Família Araujo foram desenvolvidas pela Profa. Benvinda de Araujo Pontes, que as repassou ao seu primo Ademir Heleno Araujo Rocha para que este continuasse essas pesquisas.

2) Simbologia:
Gerações: G1=1ª G=1ª geração; G2=2ª G=2ª geração, etc.
Filhos=F; F1=1º filho; F2=2º filho, etc./ Pais=P
Netos=N; N1=1º neto; N2= 2º neto, etc/ Avós=Av
Bisnetos=Bn; Bn1=1º bisneto; Bn2= 2º bisneto, etc./ Bisavós=Bsv
Trinetos=Tn; Tn1=1º trineto; Tn2=2º trineto, etc/ Trisavós=Tsv
Tetranetos=Ttn; Ttn1=1º tetraneto; Ttn2=2º tetraneto, etc./ Tetravós=Ttvs
Pentanetos=Pn; Pn1=1º pentaneto; Pn2= 2º pentaneto, etc./ Pentavós=Ptvs
Hexanetos=Hn; Hn1=1º hexaneto; Hn2=2º hexaneto, etc./ Hexavós=Hvs
Heptanetos=Hpn; Hpn1=1º heptaneto; H7n2=2º heptaneto, etc./ Heptavós=Hpvs
Octanetos=Ocn; Ocn1=1º octaneto; Ocn2=2º octaneto, etc./ Octavós=Ocvs
Eneanetos=En; En1=1º eneaneto; En2=2º eneaneto, etc
Decanetos=Dcn; Dcn1=1º decaneto; Dcn2=2º decaneto, etc./ Decavós=Dcvs

Avós; avós paternos; avós maternos;

Nascimento ou nascido=n; Falecimento ou falecido=f; batizado=b
Casado com ou casou com=c/c com=c/ sobre, seus,sem=s/ residente=res. Conforme=cfe. Certidão=cert. para=p/ pagina=pag.

3) Gráu de parentesco dos descendentes:
Pais/Filhos,
Avós/Netos,
Bisavós/Bisnetos,
Trisavós/Trinetos,
Tetraavós/Tetranetos (os verdadeiros tataranetos),
Pentavós/Pentanetos,
Hexavós/Hexanetos,
Heptavós/Heptanetos,
Octavós/Octanetos,
Eneavós/Eneaneto ou
Decavós/Decanetos.
Hendeavós/Hendeaneto.
Dodecavós/Dodecaneto
Tridecavós/Tridecaneto
Tetradecavós/Tetradecaneto
Pentadecavós/Pentadecaneto

1ª G/ , trisavô de Zizina Ribeiro de Araujo: LUIZ ANTONIO MALATO DE CASTRO PERUVINO FERREIRA RIBEIRO, português da cidade de Malato, de descendência nobre, e com filhos, 2ª G/Filhos/F: FRANCISCO MARCOLINO MALATO FERREIRA RIBEIRO e LUIZ ANTONIO MALATO RIBEIRO.
2ª G/Filhos/F, de Luiz Antonio Malato de Castro Peruvino Ferreira Ribeiro:
2ª G/F/ Luiz Antonio Malato Ribeiro, nasceu na cidade de Malato, Portugal e veio passear no Brasil, quando ocorreu a Revolta da Cabanagem, no Pará. Os cabanos invadiram a localidade de Malato, em Ponta de Pedras, localidade fundada por s/irmão Francisco e destruíram tudo o que puderam e tocaram fogo nas instalações da fazenda/engenho ali existente. Por milagre, só ficou intacta a dependência da casa, que era a capela e que abrigava as imagens de São Francisco de Borja e de Santo Ignácio de Loyola. Seu irmão Francisco, com a invasão dos cabanos, fugiu p/a cidade de Vigia, levando s/família e a imagem de Santo Ignácio de Loyola. Porém, Luiz Antonio, que era advogado, não quis fugir c/o irmão e ficou com uns escravos, tentando defender a fazenda/engenho da fúria dos cabanos. Nessa luta, procurou refugiar-se em um local mais afastado da casa-grande, porém foi morto, junto com outro escravo que estava c/ele. Um outro escravo, de nome Ambrósio, ficou escondido embaixo do altar de São Francisco de Borja, de onde presenciava a fúria dos revoltosos cabanos, que também investiram contra a capela e tentaram retirar a imagem do santo do altar, e como não conseguiram, passaram a golpeá-la e só conseguindo cortar um pedaço do livro que o santo trazia na mão esquerda e um pedaço do polegar esquerdo. Passado algum tempo desses ataques, seu irmão Francisco e família voltaram para Malato, onde procuraram restaurar os estragos feitos nas instalações da fazenda/engenho. A imagem de São Francisco de Borja foi retirada do altar para as devidas restaurações e recuperação da capela, cuja altar ruiu com os estragos feitos.
2ª G/Filhos/F, de Luiz Antonio Malato de Castro Peruvino Ferreira Ribeiro
2ª G/F/ FRANCISCO MARCOLINO MALATO FERREIRA RIBEIRO, n. na cidade de Malato/Portugal, que veio p/o Brasil e conseguiu terras no município de Ponta de Pedras/Pa, na Ilha do Marajó, na Ilha Caviana e na Ilha Mexiana e na cidade de Vigia/Pa. Passou a residir numa localidade de Ponta de Pedras/Pa, que denominou de Malato, como recordação de s/cidade natal e transformou essa localidade em uma grande fazenda de gado, engenho de cana-de-açúcar, comércio e era um grande “senhor de escravos” na região.
Como era católico, devoto de São Francisco de Borja e Santo Ignácio de Loyola, trouxe de Portugal duas grandes imagens de santos: uma de São Francisco de Borja e outra de Santo Ignácio de Loyola, as quais tinham o tamanho natural de um homem, descritas acima. A imagem de São Francisco de Borja ficou sendo a patrona da localidade de Malato e a de Santo Ignácio de Loyola a levou p/a s/propriedade de Vigia/Pa, onde procurou abrigar-se junto c/a s/ua família contra os revoltosos da Cabanagem que tinham invadido a localidade de Malato, em Ponta de Pedras. A imagem de Santo Ignácio ficou na cidade de Vigia.
Francisco c/c a brasileira Maria Anna Ferreira e tiveram uma filha, 3ª G/Netos/N: ANNA MARCOLINA MALATO FERREIRA RIBEIRO.
3ª G/Netos/N/ Anna Marcolina Malato Ferreira Ribeiro, que c/c o s/primo FERMILIANO FERREIRA RIBEIRO e tiveram 11 filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Manoel/faleceu criança, Maria da Glória, Hermôgenes/Moja, mulher e cega de nascença, ÂNGELA, TELÓSPHORO, Catarina, Raimundo, Mariana/Marocas, Inês, Anna e Antônia/Guita Ferreira Ribeiro.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Anna Marcolina e Fermiliano
4ª G/Bn/ÂNGELA FERREIRA RIBEIRO, c/c Clarindo do Espírito Santo de Araújo. Vide os dados completos desta família em Família Araujo de Abaeté/Abaetetuba/Pa.
Clarindo, n. em 20/3/1862, na Ilha de Tabatinga e c/c Ângela Ferreira Ribeiro, no dia 26/5/1888, sábado.
Clarindo era professor e exerceu, ainda, os seguintes cargos: Escrivão de Juiz Substituto da Comarca de Faro, interinamente; Oficial de Registro Geral de Hipoteca de Faro em 23/4/1894 e em 1/12/1894; Secretário da Intendência de Faro; de 9/1/1888 a 27/11/1899; exerceu o cargo de Escrivão Interino do 1º e 2º Cartório da Comarca de Ponta de Pedras, quando pediu demissão.
Em Abaeté foi, também, Oficial de Registro Civil e professor.
Clarindo faleceu no dia 14/9/1923, em sua residência, às 20h, à Rua Siqueira Mendes, em Abaeté, com 61 anos, 5 meses e 24 dias e seu casamento durou 35 anos, 3 meses e 19 dias.
. Ângela e Clarindo tiveram 11 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Idalina//Idália, Valdomira/Mira, Zizina/Zizi, Prudente, Raimundo/Raimundinho, Antônio/Antonico/Titá, Anna/Anica/Nicota/Mimi, Lauro, Angelina, Pedro e Licynio Ribeiro de Araujo
1931: Na antiga Rua Siqueira Campos/Abaeté/Pa, moravam: Ângela Ribeiro de Araujo, José Sertório de Miranda, Bernardino Mendes da Costa com sua esposa Áurea de Carvalho Costa.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ãngela e Clarindo:
5ª G/Tn: Idalina Ribeiro de Araújo/Idália, n. em 9/12/1889, na Ilha de Tabatinga, Distrito de Abaeté/Pa e c/c Príncipe da Silva Villaça/Pichota e tiveram 5 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: João Natalino/Joca, Antonio, José (falecido criança), Sebastião/Sabarico e Clarindo de Araujo Vilaça/Caíto. Idália f. em 8/7/1962, na residência dos herdeiros de seus pais, à Rua Siqueira Mendes, 1531/Abaeté/Pa, com 72 anos, 5 meses e 1 dia.
Idalina Ribeiro de Araujo era membro da Irmandade do Divino Espirito Santo, em Abaeté. Vide citação sobre o Padre Alcides Paranhos e o sumiço da Coroa do Divino.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Idália/Idalina Ribeiro de Araujo com Príncipe da Silva Villaça/Pichota
6ª G/Ttn/ Antônio de Araújo Vilaça, c/c Aldenise Carvalho Bararatim.
6ª G/Ttn/ Sebastião de Araujo Vilaça/Sabarico, n. em 19/12/1921 e c/c Pedrina e tiveram 1 casal de filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Maria da Conceição e José Roberto.
6ª G/Ttn/ Clarindo de Araújo Vilaça/Caíto, n. em 26/5/1924 e c/c Iracema e tiveram vários filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: José Adílson, Paulo Sérgio, Maria de Lourdes, Idália e ...
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ângela Ferreira Ribeiro de Araujo e Clarindo do Espírito Santo de Araujo
5ª G/Tn/ Valdemira de Araújo/Mira, n. em 3/4/1891, às margens do Rio Itacuruçá/Distrito de Abaeté/Pa. C/c o viúvo Francisco Augusto dos Santos e tiveram 5 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Mariolino/Lilito, Zilú, Laurino, Augusto e Maria do Carmo de Araújo Santos.
Mira f. em 13/8/1973, com 82 anos, 4 meses e 10 dias, em Belém/Pa, na casa de s/filha Maria de Nazaré Valente do Couto/Bicuí e foi s. no Cemitério de Santa Isabel/Belém/Pa.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Valdemira/Mira e Francisco
6ª G/Ttn/ Mariolino de Araújo Santos/Lilito, n. em 4/5/1918, em Abaeté e f. em 11/9/1982, no Rio de Janeiro, onde morava. C/c Gilda, depois se desquitaram e tiveram 2 filhos, 7ª G/Pentaanetos/Pn: Mariolino e Sérgio Paulo, este é casado e tem filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn.
6ª G/Ttn/ Augusto de Araújo Santos/Baguinho, que casou, uma 1ª vez e tiveram 1 filho, 7ª G/Pentanetos/Pn: Carlos Alberto Santos. Augusto, depois, c/c Ária e tiveram 2 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Ariaugusto e Olindimira.
6ª G/Ttn/ Maria do Carmo de Araújo Santos/Marique, n. em 1/12/1921, era professora, solteira e faleceu no dia 23/8/1953, com 32 anos, em Belém/Pa, onde morava.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ângela e Clarindo
5ª G/Tn/ Zizina Ribeiro de Araújo, seu marido Emiliano de Lima Pontes, era irmão de s/cunhada Raimunda Pontes de Araújo/Mundica, esposa de Prudente Ribeiro de Araujo. (Vide Família Pontes, de Emiliano de Lima Pontes e Zizina Ribeiro de Araujo Pontes).
Zizina c/c Emiliano e tiveram /filhos, 6ª G/Pentanetos/Pn, cujos nomes seguem as letras do Alfabeto Brasileiro: Alpha, Benvinda, Clélia, Deodato, Expedito, Felício, Genuíno. Vide Família Pontes, de Emiliano de Lima Pontes. Essa família possui as seguintes gerações, que já foram elencados mos estudos dessa família:
5ª G/Trinetos/Tn, de Luiz Antonio Malato de Castro Peruvino Ferreira Ribeiro:
6ª G/Tetranetos/Ttn, ídem;ª geração:
7ª G/Pentanetos/Pn, idem;
8ª G/Hexanetos/Hn, idem;
9 G/Heptanetos/Hpn, idem;
10ª G/Octanetos/Ocn, idem
Etc.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ângela Ferreira Ribeiro de Araujo e Clarindo do Espírito Santo de Araujo
5ª G/Tn/ Prudente Ribeiro de Araújo/Prudente Araujo. Vide citações sobre o histórico de Prudente Ribeiro de Araujo em Família Araujo de Abaeté/Abaetetuba/Pa.
. Prudente Ribeiro de Araujo, n. em 15/11/1894, às 3h da tarde, na Vila de Faro e c/c Raimunda de Lima Pontes/Mundica e tiveram 1 filho, 6ª G/Tetranetos/Ttn: José Maria Pontes de Araújo /Zé Maria.
Prudente ficou viúvo no dia 16/4/1988, após 62 anos, 2 meses e 28 dias de casamento. Teve, ainda, 2 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn, c/Paula dos Santos: Arina e Arino Santos. Prudente f. c/95 anos e 1 mês, às 5,30h, no dia 15/12/1989, em sua residência, à Avenida 15 de Agosto, nº 63, em Abaetetuba/Pa, onde morava e foi sepultado às 17h do mesmo dia. Dedicou sua vida à música, à s/família e ao trabalho, sendo admirado pela população de Abaetetuba e lembrado até os dias atuais.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Prudente e Mundica
6ª G/Ttn/ José Maria Pontes de Araujo/Zé Maria, n. em 8/11/1926, Abaeté/Pa, c/c s/prima Norma de Araujo Malato em 11/2/1956, em Ponta de Pedras/Pa, terra natal de s/esposa e tiveram 4 filhas e dois filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Ângela/Giloca, Normélia de Fátima, Regina Lúcia, Rita de Cássia, José (falecido criança) e Raimundo Malato de Araujo (falecido criança).
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Zé Maria e Norma:
7ª G/Pn/ Ângela Malato de Araujo/Giloca, n. em 5/11/1956 e c/c Nazareno Marques
7ª G/Pn/ Normélia de Fátima Malato de Araujo, n. em 14/5/1960 e c/c Icleiber Silva e tiveram duas filhas, 8ª G/Hexanetos/Hn; Thays Cibele e Tatiana de Araujo Silva.
8ª G/Hexanentos/Hn, filhos de Normélia de Fátima e Icleiber
8ª G/Hn/ Thays Cibele Araujo Silva, n. em 29/11/1984.
8ª G/HnTatiana Araujo Silva, n. em 5/2/1987.
8ª G/Hexanetos/Hn, filhos de Zé Maria e Norma:
8ª G/Hn/ Regina Lúcia Malato de Araujo, n. em 25/5/1961 e c/c Manoel Gomes de Sousa.
8ª G/Hn/ Rita de Cássia Malato de Araujo, n. em 22/5/1973.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Prudente Ribeiro de Araujo e Paula dos Santos
6ª G/Ttn/ Arina Santos Araújo, n. em 24/7/1921 e c/c Basileu Carneiro Rodrigues e tiveram 8 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Manoel, Maria Auxiliadora, José, Raimundo, Mariléa, Basiléa/Basica, Basileu/Basileuzinho e Wladimir.
6ª G/Ttn/ Arino Santos, casou e teve filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ângela Ferreira Ribeiro de Araujo e Clarindo:
5ª G/Tn/ Raimundo Ribeiro de Araújo/Raimundinho, n. em 22/8/1896, às 8h da noite, na cidade de Abaeté/Pa e c/c René. Raimundinho casou novamente e não teve filhos com essas mulheres.
Casou uma 3ª vez c/Carmem Piedade e tiveram 12 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Maria Ângela, Raimundo, Maria Idália, Ana Maria, Paulo Sérgio, Clarindo Rosivaldo, Sônia Maria, João Eduardo, Lauro, Ronaldo Nazareno, Rosângela e Pérola Nelita da Piedade Araújo. Raimundinho f. c/75 anos, 4 meses e 15 dias, no dia 7/12/1971, em Abaetetuba/Pa, na casa dos herdeiros de seus pais.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Clarindo e Ângela
5ª G/Tn/ Antonio Ribeiro de Araujo/Antonico/Titá, era músico em 1908 e atuava nos espetáculos do Grupo Scênico, junto com seus irmãos Prudente, Antonio, Lycínio e Angelina Ribeiro de Araujo.
. Antonico n. em 1/8/1898, na Povoação Malato, Distrito de Muaná, em Ponta de Pedras/Pa, no Marajó e c/c Joana de Oliveira/Joaninha, em 29/12/1942. Joaninha nunca concebeu, porém Antonico teve uma filha, 6ª G/Tetranetos/Ttn c/outra mulher: Carmem Hélia. Teve uma outra filha, 6ªª G/Ttn, c/ Rita Silva: Maria da Consolação de Castro/Consolo.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Antonico e Rita
6ª G/Ttn/ Maria da Consolação de Castro/Consolo, c/c Miguel Arcanjo de Sousa/Coelho e tiveram 6 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Antonio Afonso/Molenga, João Batista, Rita Geralda, Maria de Nazaré (falecida), Francisco de Assis/Nonato e Jorge Miguel de Castro Sousa/Jorginho.
7ª G/Pentanetos/Tn, filhos de Consolo e Miguel
7ª G/Pn/ Antonio Afonso de Castro Sousa/Molenga, c/c Nilza Rocha e tiveram 2 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Ígor e Íris da Rocha Sousa.
7ª G/Tn/ Rita Geralda de Castro Sousa, teve 5 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Emanuel, Marinaldo, Jorge, Émerson Marinaldo de Sousa, Tayang de Sousa Tavares e Taiamy.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ângela Ferreira Ribeiro de Araujo e Clarindo
5ª G/Tn/ Anna Ribeiro de Araújo/Anica/Nicota/Mimi, e com nome de casada de Ana Araujo Barros, n. em 4/4/1900, às 6;00 h da manhã, na Ilha de Tabatinga, Distrito de Abaeté/Pa e c/c s/ primo, professor Bernardino Pereira de Barros/Beré e tiveram 7 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Pérola Medeiros de Barros/Perolina, Nelita Solange, Altair de Araujo Barros/Guamarino da Paz (Amor), Irene (falecida em criança), Orlando Triamegildo, Miguel Aureolindo/Lindo, Irene Lacy de Araújo Barros.
Em 1948 foi festejado o 45º aniversário do Grupo Escolar de Abaeté, sendo lembrado o nome do professor Bernardino Pereira de Barros, como seu 1º diretor e outros professores. O professor Bernardino foi diretor dessa 1ª escola pública de Abaeté/Pa p/vários anos.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Anica e Beré
Os filhos do professor Bernardino/Beré e s/esposa Anica/Anna Ribeiro de Araujo Barros, deixaram a seguinte descendência:
6ª G/Ttn/ Altair Araujo de Barros/Guamarino da Paz de Araújo Barros (Amor), que n. em dia 24/1.192... e c/c Janice Medeiros e tiveram 2 filhas, 7ª G/Pentanetos/Pn/: Pérola Maria e Altair Medeiros Barros.
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Altair de Araujo Barros e Janice Medeiros
7ª G/Pn/ Pérola Maria Medeiros Barros, c/c Sérgio Furtado e tiveram 2 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Lucas e Jonas Barros Furtado. Vide fam. Pontes.
7ª G/Pn/ Altair Medeiros Barros/Tatá, c/c Geraldo Santos, em 7/11/1990 e tiveram um filho, 8ª G/Hexanetos/Hn: Gabriel Barros dos Santos, que estuda Veterinária na cidade de Santa Maria/RS (abril/2010). Altair/Tatá, atualmente, 4/2010 mora em Santos/SP. Estas informações foram repassadas p/Altair Medeiros Barros/Tatá, de Santos/SP.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Anica e Beré
6ª G/Ttn/ Miguel Aureolindo de Araújo Barros, c/c Almerinda Cano e tiveram uma filha, 7ª G/Pentanetos/Pn: Nely Cano Barros, que, por sua vez, c/c Antonio Rodrigues.
6ª G/Ttn/ Irene Lacy de Araújo Barros, n. em 13/7/19... e c/c Domingos Emídio Carlão e tiveram 2 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Márcio Emídio e Luiz Fernando Barros Carlão.
7ª G/Pentanetos/Pn: Luiz Fernando Barros Carlão, advogado. Colaboração do mesmo em algum lugar de São Paulo/SP.
5ª G/Trinetos/Tn. filhos de Angela Ferreira Ribeiro de Araujo e Clarindo do E. S. Araujo
5ª G/Tn/ Lauro Ribeiro de Araújo, n. em 15/8/1902, às 5h da tarde, na Vila de Ponta de Pedras, sito à Praça Municipal e casa denominada “Sociedade”e c/c Raimunda Dulcelina dos Santos/Flor e tiveram 1 casal de filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Everaldo e Ângela Angelita Santos Araujo. Lauro f. c/56 anos, no dia 6/1/1981, em Abaetetuba/Pa, onde residia, à Rua Siqueira Mendes, nº 1531, de propriedade dos herdeiros de seus pais. Flor f. em 17/9/1958.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Lauro e Flor
6ª G/Ttn/ Everaldo dos Santos Araújo. Era o proprietário da Alfaiataria Araujo/Alfaiataria Araujo & Cia.), nos anos de 1969, 1970, em Abaetetuba/Pa, que se localizava na antiga Rua Rui Barbosa, nº 118 (hoje Av. D. Pedro II), que aparece em documentos de 1969 a 1970.
Everaldo dos Santos Araujo, n. em 8/6/1929 e c/c Maria Delcy Silva/Delcy e tiveram 11 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Maria de Fátima, Lauremir/Bibas, Everaldo/Everaldinho, Carlos Ivanildo/Vanvan, Delciraldo/Déo, José Nilton/Cotoca, Iracenildo/Garoto, Maria do Socorro, Raimunda Dulcelina/Flor, Raimundo Nonato/Reco e Lauro Augusto Silva Araújo.
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Everaldo e Delcy
7ª G/Pn/ Maria de Fátima Silva Araújo/Fátima, n. em 30/3/19.... e c/c Raimundo Nonato da Silva/Nonato e tiveram 4 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Delcivaldo Nonato, Raimundo Nonato Júnior, Delcemir Nonato e Délcio Nonato Araújo Silva.
8ª G/Hexanetos/Hn, filhos de Fátima e Nonato
8ª G/Hn/ Delcivaldo Nonato Araújo Silva, c/c Tânia e tiveram 3 filhos, 9ª G/Heptanetos/Hpn: Amanda, Auxiliadora e Andrex.
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Everaldo e Delcy
7ª G/Pn/ Lauremir Silva Araújo/Bibas, c/c Joselina Maria Chagas/Lina e tiveram 4 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Everaldo Santos Araujo Neto, Eduardo/Edu, Sandra e Leônidas Chagas Araújo.
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Everaldo e Delcy
7ª G/Pn/ Everaldo da Silva Araújo, n. em 15/1/1950, em Abaetetuba/Pa.
Everaldinho foi atingido por uma grave doença que, infelizmente, causou a s/prematura morte, fato que consternou toda a cidade de Abaetetuba. Antes tinha já perdido um filho que contraiu doença incurável.
Everaldinho c/c Glacinete de Matos Castro e tiveram 3 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Gabriela, Lauro Ribeiro Araújo Neto (este falecido jovem) e Antonio Carlos Castro Araujo/AC.
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Everaldo dos Santos Araujo e Delcy
7ª G/Pn/ Carlos Ivanildo Silva Araújo /Vanvan, c/c Aldenora Rodrigues Ribeiro e tiveram 3 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Éverson, Ívia Carla, e Ivana Ribeiro Araújo.
7ª G/Pn/ Delciraldo Silva Araújo/Déo, c/c Elzelena Rodrigues Ribeiro e tiveram 4 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Pedro Henrique, Lúbia, Delciraldo Filho e Ruan Ribeiro Araújo.
7ª G/Pn/ José Nilton Silva Araújo/Cotoca, c/c Valneide Carvalho Lima e tiveram 3 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn:Daniela, Daniel e Danilo Lima Araújo.
7ª G/Pn/ Iracenildo Silva Araújo/Garoto, c/c Maria da Glória e tiveram 2 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Lauro Raul e...
7ª G/Pn/ Maria do Socorro Silva Araújo, c/c Aladino Tadeu Costa Ferreira e tiveram um casal de filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Vítor e Viviane Araújo Ferreira.
7ª G/Pn/ Raimunda Dulcelina Silva Araújo/Florzita, c/c Rui Cidarta Carvalho e tiveram 3 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Rui Cidarta Filho, Raquel e Rubens Araujo Carvalho.
7ª G/Pn/ Raimundo Nonato Silva Araújo/Reco, c/c Marlene Costa e tiveram 4 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Hugo, Rodrigo, Diogo e Tiago Costa Araújo.
7ª G/Pn/ Lauro Augusto Silva Araújo/Laurinho, c/c Eliete e tiveram 3 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Jean, Leandro e Lorena.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Lauro Ribeiro de Araujo e Raimunda Dulcelinda dos Santos/Flor
6ª G/Ttn/ Ângela Angelita Santos Araújo, n. em 10/12/1933 e c/c Alberto Kemil dos Santos e tiveram 3 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Alberto Júnior, João Alberto e Maria das Dores Araújo Santos/Neca.
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Ângela Angelita e Alberto:
7ª G/Pn/ Alberto Kemil dos Santos Júnior/Betão, c/c Sebastiana Benedita Silva e tiveram duas filhas, 8ª G/Hexanetos/Hn: Ângela Maria e Maria Betânia/Beta.
7ª G/Pn/ João Alberto Araújo dos Santos, c/c Cleide Nazaré Silva e tiveram 3 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Olga, André e Ângelo Kemil dos Santos.
7ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ângela Angelita e Alberto Kemil dos Santos
7ª G/Tn/ Maria das Dores Araújo Santos/Neca, n em 2/5/1964.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ângela Ferreira Ribeiro de Araujo e Clarindo
5ª G/Tn/ Angelina Ribeiro de Araújo, n. em 16/7/1904, na cidade de Abaeté/Pa, à Rua Siqueira Mendes, na casa do Major Cornélio Pereira de Barros e c/c s/primo Ofir Malato. Angelina f. em 17/7/1983, com 79 anos, 1 dia, em Belém/Pa e foi s. em Ponta de Pedras, onde residia. Ofir Malato f. em 2/7/1974. Angelina e Ofir tiveram 8 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Edward, Norma, Francisco/Chiquito, Cybele/Cé, Ceres, Alzira/Alzirinha), Luiz Antônio e Ofir Ivan Malato.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Angelina e Ofir
6ª G/Ttn/ Edwar de Araújo Malato, que c/c Antônia e tiveram 4 filhas, 7ª G/Pentanetos/Pn: Ana Ângela, Heloísa, Elizabeth e Fátima Malato.
6ª G/Ttn/ Norma de Araújo Malato, n. em 9/11/19.... e c/c s/primo José Maria Pontes de Araújo, em 11/2/1956, em Ponta de Pedras e tiveram filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn. Vide fam. Pontes, Ribeiro de Araujo, Vide Família Pontes, José Maria Pontes de Araujo.
6ª G/Ttn/ Francisco de Araújo Malato/Chiquito, c/c Dalva e tiveram 6 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: José Luiz, Maria Helena, Gilberto, Alberto, Hélton e Licínio Malato.
6ª G/Ttn/ Cybele de Araújo Malato/Cici, c/c Deodoro e tiveram 7 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Jorge Luiz, Rosângela, Rosete, Rosemira, Mauro e Ofir Malato.
6ª G/Ttn/ Ceres de Araújo Malato/Cé, c/c Cláudio e tiveram 3 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Cláudio Jesus, Clélia e Célio Rui.
6ª G/Ttn/ Alzira de Araújo Malato/Alzirinha, c/c Orlando e tiveram 5 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Maria da Consolação, Célia, Orlando, Carlos e Márcio.
6ª G/Ttn/ Luiz Antonio de Araújo Malato, que casou e teve 2 filhos, 7ª G/Pentaetos/Pn: Marion Cybele e Maira Cilene. Luiz Antonio já é falecido.
6ª G/Ttn/ Ofir Ivan de Araújo Malato, falecido.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ângela Ferreira Ribeiro de Araujo e Clarindo
5ª G/Tn/ Pedro Ribeiro de Araujo/Pedro Araujo, era esotérico, professor, músico e tocava trombone na Banda Carlos Gomes na época do Mestre Chiquinho Margalho. Com a morte desse mestre, Pedro Araújo assume o comando da Banda, porém essa banda já estava experimentando um grande declínio, por força do desinteresse de seus membros e falta de apoio dos poderes competentes e onde não mais aconteciam os ensaios e as reuniões costumeiras.
. Pedro Araujo n. em 28/6/1906, na Povoação Malato, município de Ponta de Pedras, às 4h da madrugada. Não casou e faleceu no dia 27/12/1984, com 78 anos, 6 meses, em s/residência, à Rua Siqueira Mendes, nº 1531, em Abaetetuba/Pa.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Ângela e Clarindo
5ª G/Tn/ Lycínio Ribeiro de Araújo, n. em 25/7/1909, às 10h, um domingo, na casa de s/ pais, na Ilha Tabatinga, município de Abaeté/Pa e c/c Edmeê Gonçalves Lobo/Edene e tiveram 2 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Licínio e Ângela Lobo de Araújo.
Lycínio faleceu c/71 anos e 4 dias em 29/7/1980, em Belém/Pa, onde residia.
Citações históricas sobre Licynio: Participava das peças teatrais que encenava peças para angariar fundos para a construção da nova Igreja Matriz de Abaeté. Vide Teatro de Nossa Senhora da Conceição e grupo Scênico de Abaeté.
6ª G/Tetranetos/Bn, filhos de Licínio e Edene Lobo
6ª G/Ttn/ Licínio Lobo de Araújo, n. em 4/10/1952 e c/c Mônica.
6ª G/Ttn/ Ângela Lobo de Araújo, n. em 2/8/1955 e c/c Afonso e tiveram 1 filho, 7ª G/Pentanetos/Pn: Afonso Neto/Netinho, este n. em 2/9/19..... Ângela casou uma 2ª vez c/Luiz Carlos Rapace e tivera uma filha, 7ª G/Perntanetos/Pn: Luciene , que n. em 26/7/1988.
4ª G/Bisnetos/Bn/ Filhos de Anna Marcolina e Fermiliano
4ª G/Bn/ TELÓSPHORO MALATO, n. no Malato, c/c s/prima Maria Vitória Ferreira Ribeiro e tiveram 11 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Manoel/faleceu criança, Talismã/faleceu criança, Manoel Antonio/Duca, Tito, Virgínia/Vijoca, Francisco/faleceu solteiro, José/Cazuza, Gentil, Antonia/Antonica, João/faleceu criança, Inez.
5ª G, Trinetos/Tn, filhos de Telósphoro e Maria Vitoria Ferreira Ribeiro
Tito Malato, n. no Malato, c/c Merandolina Pereira e tiveram 5 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: João/Juquinha, Vitória/Vidinha, Zuleide, Yoyo, Raimundo Nonato, Domingos e Diquita.
5ª G/Trinetos/Tn; filhos de Telósphoro Malato e Maria Vitória
5ª G/Tn/ Manoel Antônio Malato /Duca, n. no Malato e c/c uma irmã de Meradolina Pereira (acima, casada com Tito Malato) de nome Adelina Pereira/Dica e tiveram 5 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Raimunda/Pequenina, Catarina, Maria Inês, Maria da Glória e Simão.

Colaboração de Celso Marques Jr.
5ª G/Trinetos/Tn/ Inez Malato Ribeiro, que nasceu no Malato e casou com Izaías do Espírito Santo Wanderley da Costa e tiveram 4 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Risoleta/Risó, Hermes, Hermeto/Mito e Wanderley.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Inez Malato Ribeiro e Izaías Costa
6ª G/Ttn/ Risoleta Ribeiro da Costa/Risó, que c/c Antônio Solano da Costa/Zariquinho Costa e tiveram 6 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Maria da Conceição/Conce, Maria de Nazaré/Naza, Maria da Graça, Benedito de Jesus/Bena, Antônio Francisco/Chico e Ângela Luzia Ribeiro da Costa.
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Risoleta/Risó e Zariquinho
7ª G/Pn/ Maria da Conceição Solano da Costa/Conce, que concluiu o Curso de Humanista, Turma de 1962, do Instituto Nossa S. dos Anjos, em Abaeté do Tocantins. Maria da Conceição Solano da Costa/Conce, c/c Dionísio Teixeira da Costa e tiveram 5 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Altino Sílvio da Costa Neto, Antonio Dionísio, Gilberto Dênis, Cláudio Manoel e Dionísio Teixeira da Costa Júnior.
8ª G/Hexanetos/Hn, filhos de Dionísio da Costa Neto
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Risó e Zariquinho
7ª G/Pn/ Maria de Nazaré Solano da Costa/Naza, c/c Osvaldo Gody e tiveram uma filha, 8ª G/Hexanetos/Hn: Érika da Conceição Costa Gody.
7ª G/Pn/ Maria da Graça Solano da Costa, c/c Osmar Mourão e tiveram 3 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Kléber, Kristianne e Keniston Costa Mourão.
7ª G/Pn/ Benedito de Jesus Ribeiro da Costa/Bena, n. em 14/7/1951, c/c Leoneide Fernandes e tiveram 2 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hx: Benedito de Jesus Ribeiro da Costa Júnior e Breno de Jesus Fernandes da Costa.
7ª G/Pn/ Antônio Francisco Ribeiro da Costa/Chico, c/c Mônica Solano Nunes e tiveram 2 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Dariane Nunes da Costa e Antônio Solano da Costa Neto.
7ª G/Pn/ Ângela Luzia Ribeiro da Costa/Giloca, que é gêmea com Chico e c/c Antônio Paulo Castro e tiveram 3 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hx: Paulo, Risoleta e Péricles Costa Castro.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Inez Malato Ribeiro e Izaías Costa
6ª G/Ttn/ Hermes Ribeiro da Costa, c/c Maria Parente e tiveram 6 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Inês, Izete, Ivanete, Ivani, Irene e Emanoel.
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Hermes Ribeiro da Costa e Maria Parente
7ª G/Pn/ Inês Parente da Costa, já é falecida, c/c Gabriel Pereira Paes e tiveram duas filhas, 8ª G/Hexanetos/Hn: Maria José e Márcia Costa Paes.

Colaboração de Celso Marques Jr.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Inez Malato Ribeiro e Izaías do Espírito Santo Wanderley da Costa
Hermeto Ribeiro Costa/Mito, c/c Maria de Nazaré Machado Dias/Mary e tiveram 12 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Mariulza, Marines/Inês, Isaías Wanderley, Francisco Canindé/Chico, Manoel do Espirito Santo/Maneca, Miguel Arcângelo, Maria do Carmo Dias da Costa, Hermeto Ribeiro da Costa Filho, João Batista/Bala, Jandira/Dira, Raimundo de Alvimar/Rato, Shirley Dias da Costa.
7ª G/Pn, Mariulza Dias da Costa, c/c Celso da Silva Marques e com 2 filhos, 8ª G/Hexaneto/Hn: Celso da Silva Marques Júnior e Cynthia Nazareth da Costa Marques.
8ª G/Hn, Celso da Silva Marques Júnior, c/c Priscila Goretti de Lima Sousa e com uma filha, 9ª G/Heptaneto/Hpn: Maria Eduarda de Sousa Marques. Divorciou-se e c/c Gianna Trícia de Norões Lima e com 2 filhos, 9ª G/Npn: Isabella e Henrique Lima Marques.
8ª G/Hn, Cynthia Nazareth da Costa Marques, com filhos, 9ª G/Hpn: Tayana da Costa Marques Messias, com Márcio Messias e com Luciano Santos Rodrigues teve filhos, 9ª G/Hpn, Hugo Marques Rodrigues.
Consta na história dessa família que a antiga e venerada imagem de São Francisco de Borja, foi doada em vida pelo avô de Hermeto à Igreja de Ponta de Pedras/Pa, fato relatado e testemunado por Mariulza Dias da Costa.
Colaboração de Celso Marques jr.

5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Telésphoro Malato Ribeiro e Maria Vitória Ferreira Ribeiro
5ª G/Tn/ José Malato Ribeiro/Cazuza, c/c Maria Vanzeler /Santinha Contente e tiveram 5 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Clarice, Maria de Lourdes, Cléia, José e Paulo.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de José Malato Ribeiro/Cazuza e Maria Vanzeler/Santinha Contente
6ª G/Ttn/ Paulo Vanzeler Ribeiro, que n. na Ilha de Cotijuba, município de Belém/Pa, em 24/1.19....Sua mãe faleceu dias depois do nascimento e Paulo foi criado por Prudente Ribeiro de Araujo e Mundica Araujo. Paulo c/c Maria da Glória Barreto e tiveram duas filhas, 7ª G/Pentanetos/Pn: Maria do Carmo e Ana Karina Barreto Araújo.
7ª G/Pentanetos/Pn, filhos de Paulo Vanzeler Ribeiro e Maria da Glória Barreto
7ª G/Pn/ Maria do Carmo Barreto Araújo, n. em 17/5/1973.
7ª G/Pn/ Maria Karina Barreto Araújo, n em 30/5/19....
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Telésphoro e Maria Vitória
5ª G/Tn/ Catarina Malato, c/c s/primo Professor José Siqueira da Paixão e tiveram uma filha, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Áurea Paixão/Yayá, que foi a 1ª neta de Telésphoro e Maria Vitória.
6ª G/Tetranetos/Ttn, filhos de Catarina Malato e José Siqueira da Paixão
6ª G/Ttn/ Áurea Paixão/Yayá Paixão, c/c s/primo Professor Antônio Paixão/Tota e tiveram 21 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Nina, Joanina, Maria de Lourdes (Dilú), José, Antônio, Benone, Benedita, Apolônio, Eneida, ...
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Telésphoro e Maria Vitória
5ª G/Tn/ Gentil Malato, c/cOsmarina e tiveram 3 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Jorge, Cosme e Damião.
5ª G/Tn/ Virgínia Malato/Vijoca, c/c Izauro Teixeira.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Telósphoro e Maria Vitória
5ª G/Tn/ Antonia Malato/Antonica, c/c Hygino Maués Loureiro/Gigi e tiveram 6 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Maria de Loudes/Dilu, as gêmeas, Maria da Graça/Gracinha e Maria da Consolação/Consolita, falecida, Francisco/Chiquinho, falecido, José e Maria Vitória/Vivi.
Citação histórica sobre Hygino Maués Loureiro, ano de 1926: Eis alguns consórcios do Vera Cruz em 1926: Tenente Eugênio Tavares, Padre Luiz Varella, Sebastião de Figueiredo, Jorge Felix dos Santos, Pedro Loureiro, Armando Souza Parente, Emercindo Maués, Raymmundo Rodrigues, Andrelino Pontes, Laudelino Ferreira, Maximiano Ferreira, Hygino Loureiro, Benjamim da Costa Lima, Victor Lima, João da Costa Bahia, Theobaldo Martins, Eduardo Loureiro, Francisco Freire de Andrade, Argemiro Campelo.
Hygino Maués Loureiro era tesoureiro da Prefeitura Municpal de Abaeté/Pa, em 1931.
6ª G/Tetranetos/Ttn/ Filhos de Antonia Malato/Antonica e Hygino/Gigi
6ª G/Tetranetos/Ttn/ Maria de Loudes Malato Loureiro/Dilu, n. em 7/5/19...e teve um filho, 7ª G/Pentanetos/Pn: Francisco Carlos Malato Loureiro.
7ª G/Pentanetos/Pn/ filhos de Dilu
7ª G/Pn/ Francisco Carlos Malato Loureiroe, c/c Ivone Maria Bastos e tiveram 1 filho, 8ª G/Hexanetos/Hn : Dávyson Carlos Loureiro Bastos.
Francisco Carlos posteriormente c/c Vera Lúcia Teixeira e tiveram duas filhas, 8ª G/Hexanetos/Hn: Cássia Milene e Cynthia Carla Teixeira Loureiro.
6ª G/Tetranetos/Ttn/ Maria das Graças Malato Loureiro/Gracinha, c/c Benedito Borges dos Santos e tiveram 6 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: Benedito Higino, Antônia do Socorro, Luiz Carlos, Tânia Regina, Maria Helena e Paulo Roberto Loureiro dos Santos.
7ª G/Pentanetos/Pn/ Filhos de Maria das Graças Malato Loureiro/Gracinha e Benedito:
7ª G/Pn/ Antonia do Socorro Loureiro dos Santos, c/c Aluízio Araujo e tiveram 2 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: Luiza e Marília Santos Araujo.
7ª G/Pn/ Tânia Regina Loureiro dos Santos, c/c Arlan Oliveira e tiveram 1 filho, 8ª G/Hexanetos/Hn: Arlan Oliveira Júnior.
6ª G/Tetranetos/Ttn/ Filhos de Antonica e Gigi
6ª G/Ttn/ José Malato Loureiro/Zeca, n. em 2/6/1937, c/c Maria Ferreira da Silva e tiveram 2 filhos, 7ª G/ Pentanetos/Pn: José Higino/Gigi e José Aldo Silva Loureiro. Zeca posteriormente c/c Maria Enilda Frota e tiveram 5 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: José Augusto, Sílvia Helena, João Cláudio, José Marcelo e Antônia Cristina Frota Loureiro.
7ª G/Pentanetos/Pn/ Filhos de Zeca e Maria Ferreira Silva
7ª G/Pn/ Filhos de Zeca e Maria Enilda:
7ª G/Pn/ José Augusto Frota Loureiro, c/c Iza Paula Ribeiro e tiveram 1 filho, 8ª G/Hexanetos/Hn: Paulo Augusto Ribeiro Loureiro.
7ª G/Pn/ João Cláudio Frota Loureiro, c/c Janaína Amorim e tiveram 2 filhos, 8ª G/Hexanetos/Hn: João Cláudio Frota Loureiro Filho e Juliana Cristina Amorim Loureiro.
6ª G/Tetranetos/Ttn/ Filhos de Antônia Malato/Antonica e Gigi
6ª G/Ttn/ Maria Vitória Malato Loureiro/Vivi, n. em 15/4/193... e c/c Manoel José Maria Maués e tiveram 11 filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn: José Vítor, Vigínia do Carmo, Maria de Lourdes/Lurdinha, Margarida Maria, Francisco de Assis, Terezinha de Maria, Conceição de Maria, Maria da Conceição, Myrian Nazaré, Maria do Carmo/Carmita e Luís Antônio Loureiro Maués.
7ª G/Pentanetos/Pn/ Filhos de Maria Vitória/Vivi e Manoel José Maria:
7ª G/Pn/ Margarida Maria Loureiro Maués, que teve uma filha: Ana Carolina, n. em 15/5/1990.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Anna Marcolina Malato Ferreira Ribeiro e Fermiliano Ferreira Ribeiro
4ª G/Bn/ Mariana Malato/Marocas), n. na Povoação Malato e c/c Feliciano da Silva e tiveram duas filhas, 5ª G/Trinetos/Tn: Julieta/Jóia e Lucila/Lilá.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Marocas e Feliciano:
5ª G/Tn/ Lucila Malato Silva, casou e teve duas filhas, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Izete e Celina.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos Anna Marcolino e Fermiliano
4ª G/Bn/ Raimundo Malato Ribeiro/Mundico Malato, n. na Povoação Malato e que c/c sua prima Domingas Ferreira Ribeiro/Minguita, irmã de Maria Vitória Ferreira Ribeiro, que é esposa de Telésphoro. Mundico Malato e Domingas tiveram 11 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Álvaro Moacir, Fermiliano/Fifi, João, Ofir, Djalma, Alzira, Ângela/Zinha, Diva, Antônio/Antonico, Pedro e Santino Malato.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Raimundo/Mundico Malato e Domingas Ferreira Ribeiro
5ª G/Tn/ Álvaro Moacir Ribeiro, c/c Carolina/Novinha e tiveram 8 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Hernane(falecido), Clarice, Eládio, Cleonice, Orlando, Antônio/Antoninho, Elmano e Creuza.
5ª G/Tn/ Fermiliano Malato/Fifi, c/c Maria/Maroquita e tiveram 1 filho, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Nélia Malato. Fermiliano, também, teve outro filho, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Francisco. Fifi ficou viúvo e casou novamente c/Izabel e tiveram uma filha, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Tânia Malato.
5ª G/Bisnetos/Bn, filhos de Mundico Malato e Domingas
5ª G/Tn/ João Malato, jornalista, que casou com Ila Monteiro e tiveram 8 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Castalha, Ítala, Iléa, Raimundo/Raimundinho, João/Joãozinho, Mário, Ernane e Betânia Monteiro Malato.
5ª G/Tn/ Ofir Malato, c/c s/prima Angelina Ribeiro de Araújo e tiveram 8 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: ver fam. Araujo e Ribeiro de Araujo.
5ª G/Tn/ Djalma Malato, c/c Maria/Marieta e tiveram uma filha,6ª G/Tetranetos/Ttn: Amélia Malato.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Mundico Malato e Domingas Ferreira Ribeiro
5ª G/Tn/ Alzira Malato, c/c Raimundo Nazaré Magno e tiveram um filho, 6ª G/Tetranetos/Ttn: José Maria Malato Magno.
5ª G/Tn/ Ângela Malato/Zinha, c/c Guilherme Pereira e tiveram 4 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: José Malato, Roberto, Ena, e Djalma Malato Pereira.
5ª G/Tn/ Diva Malato, c/c Paulo Figueiredo e tiveram 3 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Armando, Umberto e Fernando Malato Figueiredo.
5ª G/Tn/ Antônio Malato/Antonico, c/c Messiana e tiveram 12 filhos, 6ª G/Tetranetos: Carmosina/Carmem, Clóvis, Célio, Antônio, Pedro Paulo, Maria/Mariazinha, Auxiliadora, Diva, Milton, Francisquinho e Emiliano. Antonico ficou viúvo e casou com Diva e tiveram duas filhas, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Dadá e Darci.
Foi fundada em Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó uma escolinha de música e em 1970 essa escola formou uma banda de música e em 1981 a banda passou a se chamar Associação Musical “Antonio Malato”. Os objetivos dessa banda era a de propagar a cultura do município, tocar durante o Círio de Nossa Senhora da Conceição e participar de eventos da cidade. A Associação Musical Antonio Malato atende crianças dos 8 aos 14 anos com o curso de musicalização em flautim doce, com duração de 3 a 4 anos. O nome Antonio Malato vem do fato de que, nessa época, era prefeito o Sr. Antonio Malato, um entusiasta da banda, que um ano antes tinha falecido. Seus amigos da associação deram o seu nome à entidade. Em 2009 a banda contava com aproximadamente 50 músicos, tocando os vários instrumentos necessários a uma banda musical.
5ª G/Tn/ Pedro Malato, c/c Lídia. Pedro casou novamente c/Patrícia, e tiveram 6 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Egle, Edney, Júnior, Elis, Elem e Eden. Obs. colaboração de Egle Malato.
5ª G/Tn/ Santino Malato, c/c Aída e tiveram 14 filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn (de Luiz Antonio Malato de Castro Peruvino Ferreira Ribeiro, português da cidade de Malato/Portugal): Carmem, Nélia, Carlos, Vanda, Pedro, Diva, Erval, Flávio, Rui, Ida, Corina, Ernesto, Ercílio, Ovídio Elísio Malato.

Prof. Ademir Rocha, de Abaetetuba/Pa, em 1/5/2010 

9 comentários:

  1. Olá Meu nome é Alice Leal Malato Monteiro eu e Minha mãe Marion Cibele Leal Malato Monteiro, encontramos esse site falando a genealogia de toda a nossa família e é exatamente isso que estamos fazendo agora, estamos Fazendo a historia da nossa família buscando nossos antepassados e nos baseando por aqui Eu Alice descobri que sou Heptaneta do tão falado LUIZ ANTONIO MALATO DE CASTRO PERUVINO FERREIRA RIBEIRO, quando achei esse site contendo essas informações não pude acreditar que tinha toda a minha família aqui, mas quero saber se realmente essas informações estão corretas e precisas porque quando eu fui verificar o nome da minha mãe, estava escrito errado e não só dela mas como de varias outras pessoas tanto errado em nome quanto em datas que eu já tenho algumas informações, e também está faltando nomes aqui como por exemplo minha mãe não teve só uma irmã ela também teve um irmão que faleceu com 18 dias de vida seu nome era Marcelo. Quero fazer a história de nossa familia mas com os dados corretos e também o que eu mais me pergunto é sobre Esse Português o Luiz Antonio Malato de Castro Peruvino Ferreira Ribeiro que se diz aqui ser um português de Descendência nobre da cidade de Malato em Portugal e eu fui pesquisar no Google Maps e não fala nada dessa cidade em Portugal, ou ela foi extinta ou era só um vilarejo pu uma fazenda lá em Portugal? Como você consegui essa informações? Como chegou até ele e você tem certeza que essas informações sobre ele Ser Conde e os filhos deles terem vindo para Ponta de pedra e tinham terras aqui e eram senhor de escravos está certa? Preciso saber disso urgentemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se vai ler isso, mas eu achei o castelo de Malato, que hoje fica na Espanha. a uns 100 km da divisa entre os países

      Excluir
    2. Alice, existe o povoado de Os Malatos na Espanha na região da Galícia conforme link abaixo, que hoje praticamente não tem mais moradores http://www.pueblosdegalicia.es/lugo/ribadeo/ove/os-malatos

      Excluir
  2. Sobre Luís António Malatto de Castro Peruvino pesquisei e encontrei as seguintes referências abaixo listadas na Biblioteca Nacional e na UFPA. Incluindo referências de 2 filhos bastardos que foram registrados. Um Grande Abraço e muito sucesso!

    http://acervo.redememoria.bn.br/redeMemoria/handle/123456789/103838
    Título: REQUERIMENTO de Luís António Malatto de Castro Peruvino, para o príncipe regente [D. João], solicitando as cartas de legitimação de dois filhos bastardos que teve com Ana Joaquina Correia, chamados Telésforo e Áurea.Anexo: escritura.
    Data: Ant. 1806, Novembro, 15
    Assuntos: 981
    Portugal - Colônias - História - Fontes
    Brasil - História - Fontes
    Pará - História - Fontes
    Coleção/Fonte: Projeto Resgate - Pará (1616-1833)

    http://acervo.redememoria.bn.br/redeMemoria/handle/123456789/114878
    Título: REQUERIMENTO de Luís António Malatto de Castro Peruvino, para o príncipe regente [D. João], solicitando provisão por tempo de dois anos para poder advogar nos auditórios da cidade de Belém do Pará.Anexo: bilhete e provisão.
    Data: Ant. 1800, Maio, 26
    Assuntos: 981
    Portugal - Colônias - História - Fontes
    Brasil - História - Fontes
    Pará - História - Fontes
    Coleção/Fonte: Projeto Resgate - Pará (1616-1833)


    http://pphist.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/dissertacoes/Ms%202011%20Let%C3%ADcia.pdf

    Às onze horas e meia do dia 7 de agosto de mil oitocentos e trinta e um,
    décimo da Independência e do Império, e nesta cidade de Santa Maria de
    Belém do Grão-Pará, na sala das sessões do conselho presidencial, reunido
    extraordinariamente pelo Excelentíssimo Presidente Visconde de Goiana, e
    sendo ele presente e os Conselheiros Doutor Marcelino José Cardoso, Dom
    Romualdo de Souza Coelho, Bispo de Diocese, José Batista Camecram,
    Doutor Antônio Correa de Lacerda e o cônego Vigário Francisco de Pinho
    de Castilho, faltando sem causa participada o Arcipreste João Batista
    Gonçalves Campos, e estando para abrir-se a sessão a fim de se tratar dos
    meios de pacificar o povo, atentas as comoções que tinham tido lugar nas
    noites antecedentes, compareceram os Juízes de Paz João Ferreira Muniz e
    Luís Antônio Malato de Castro Peruvino declarando que por parte do povo
    vinham representar ao Excelentíssimo Senhor Presidente o que o mesmo
    povo exigia a prisão do Arcipreste João Batista Gonçalves Campos e dos
    outros sequazes constantes [...].
    Depois disto compareceu uma deputação por parte da tropa, representada por
    um oficial de cada corpo, sendo órgão dela Ilustríssimo e Excelentíssimo
    Senhor Comandante das Armas, o qual disse o que tinha ouvido aos
    Comandantes dos corpos em presença da comissão – que era o dar-se ele por
    deposto da Presidência: – que a tropa assim o queria, reclamando também a
    prisão do Arcipreste Batista Campos e de mais algumas outras pessoas,
    dando causa a isto o ter-se o mesmo Presidente manifestado a favor do
    partido liberal [...].

    Separou-se a comissão, mas daí a pouco voltou dizendo: – que não
    apresentava fato algum; que a tropa o mandava depor de via voz; ao que
    respondeu o Excelentíssimo Presidente: – que tendo muito em vista evitar a
    efusão de sangue, fazia-lhes a vontade, porque lhe era mais glorioso não
    governar do que governar contra a Constituição do Império [...]115 [grifo
    nosso].

    https://books.google.com.br/books?id=DXgCAAAAYAAJ&printsec=frontcover&dq=editions:tKWU2-bdK0wC&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjV6sCCpsXaAhXSl5AKHYoWBTkQ6AEIKDAA#v=onepage&q=peruvino&f=false
    Livro: RAIOL, Domingos Antônio. Motins Políticos – 1º volume. Universidade Federal do Pará –
    Coleção Amazônica, série José Veríssimo, Belém/PA, 1970.
    DIVERSOS TRECHOS relatando o dia-a-dia de Luís António Malatto de Castro Peruvino e sua participação no acordo durante a Cabanagem

    ResponderExcluir
  3. E sobre o Gentil Malato e Osmarina Malato sou bisneto deles, queria mais informações, sou neto de jorge Malato.

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou Adalberto Malato Praxedes, nascido em Abaetetutuba, Pará.

    Minha mãe Glória Yoná Benathar Malato é filha de Carmosino Monteiro Malato (Carmo), nascido no Município de Pontas de Pedras e filho de Antônio Malato, que foi prefeito de Pontas de Pedras e Trineto de LUIZ ANTONIO MALATO DE CASTRO PERUVINO FERREIRA RIBEIRO.

    Meu avô Carmosino/Carmo Monteiro Malato está descrito nesta publicação como "Carmosina/Carmen Malato" de forma errada, porém, o nome de seus irmão está correto.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Maria Celina Araújo Pinheiro, sou filha da 6a geração, minha avó, Mariana Ribeiro Malato, minha mãe, lucila lila ribeiro Malato. Gostaria de saber, sobre a 3a geração netos.Anna Marcolina Malato ribeiro casada com fermiliano Ferreira Ribeiro. Uma das filhas Hermógenes/Moja, cega de nascença. Cujo, após a sua morte, anos depois, seu corpo foi encontrado intacto dentro da sacristia da igreja de São Francisco de Borja, no Malato. Ao qual foi levado para Belém pelo dono da fazenda João Malato e de lá foi transladado para Roma. Se ela foi considerada santa? Qual ome? D alguém pode nos informar, é sabido que ela já fazia milagres em vida. Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  6. Os nomes de alguns filhos do Santino Malato estão errados e da esposa tbm, nome da minha avó era Aida (sem acento) da minha mãe filha deles é Aída (e não Ida), não tenho nenhum tio Ercilho, a tia Olvidia (mulher), tio Irval (não Erval), nome da tia DIVA é Carmen DIVA (são a mesma pessoa) e faltou o nome do Tio Odir.

    ResponderExcluir