quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

CHIARA LUBICH: SEJAM UMA FAMÍLIA


CHIARA LUBICH: SEJAM UMA FAMÍLIA



Fonte: http://www.focolares.org - Movimento dos Focolares


“Sejam uma família”


24 Dezembro 2011


Mensagem de Chiara Lubich do dia 25 de dezembro de 1973, endereçado aos membros do Focolare.


«Se tivesse que deixar esta Terra hoje, e me fosse solicitada uma palavra, como última palavra que afirma o nosso Ideal, diria a vocês — certa de ser compreendida no sentido mais exato —: “Sejam uma família ”.


Há entre vocês quem sofra de provações espirituais ou morais? Compreendam-nos como e mais do que uma mãe, iluminem-nos com a palavra ou com o exemplo. Não deixem que lhes falte, aliás, aumentem em volta deles, o calor da família.


Há entre vocês quem sofra fisicamente? Sejam eles os irmãos prediletos. Sofram com eles. Tentem compreender as suas dores até o fim. Façam que participem dos frutos da vida apostólica de vocês para que saibam que eles, mais do que outros, contribuíram para tanto.

Vê o video na língua original (italiano)
Há quem esteja à beira da morte? Imaginem-se no lugar deles e façam o que gostariam lhes fosse feito até o último instante.

Há alguém feliz por um sucesso ou por um motivo qualquer? Fiquem felizes com ele, para que a sua consolação não se contriste, nem se tranque o espírito, mas a alegria seja de todos.


Há alguém de partida? Não o deixem ir sem lhe ter preenchido o coração com uma única herança: o sentido da família, para que o leve aonde for.


Não anteponham jamais ao espírito de família com os irmãos com quem vivem qualquer atividade de qualquer gênero, nem espiritual, nem apostólica.


E aonde quer que forem para levar o ideal de Cristo, para expandir a imensa família da Obra de Maria, não farão coisa melhor do que procurar criar com discrição, com prudência, mas com determinação, o espírito de família. É um espírito humilde, quer o bem dos outros, não se envaidece…, é, enfim, a caridade verdadeira, completa.


Em resumo, se eu tivesse que partir de vocês, deixaria na prática que Jesus em mim repetisse: “Amai-vos reciprocamente… a fim de que todos sejam um”».


Chiara Lubich (Extraído do livro Ideal e Luz)

Reproduzido pelo Blog do Prof. Ademir Rocha, de Abaetetuba/Pa

Nenhum comentário:

Postar um comentário