domingo, 30 de junho de 2013

FESTA E CÍRIO 2013 DE NOSSA S DE NAZARÉ EM BELÉM, PARÁ E BRASIL

FESTA E CÍRIO 2013 DE NOSSA S. DE NAZARÉ EM BELÉM E PARÁ
Cartaz da Festa e Círio de Nossa Senhora          
de Nazaré, em Belém
 Blog em atualização
  FESTA E CÍRIO 2013 EM BELÉM E NOS DEMAIS MUNICÍPIOS DO PARÁ
Através do cartaz da Festa e Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará,  iniciamos os assuntos e as postagens sobre todas as festas de Nazaré no Estado do Pará e até de fora do Estado, falando de todos os aspectos dessa grandiosa festa cujo Círio em Belém acontecerá no 2º domingo de outubro/2013.
O CARTAZ OFICIAL DO CÍRIO DE NAZARÉ 2013 
Conheça o cartaz oficial do Círio de Nazaré 2013! — como um dos grandes ícones do Círio de Nazaré que já foi apresentado aos fiéis paraenses no dia 29 de maio de 2013.
O Cartaz foi apresentado em tamanho ampliado, a peça que enfeitará a porta das casas das famílias católicas, ajudando na missão de evangelização e divulgação de uma das maiores procissões católicas do mundo. O cartaz oficial do Círio 2013 foi lançado no dia 29 de maio. O evento ocorreu na Praça Santuário, que já está com a estrutura metálica instalada sobre o altar. No local, foi apresentado o banner com a réplica do cartaz.
O primeiro cartaz do Círio de Nazaré que se tem registro é do ano de 1882. O Cartaz de 2013 será a 131ª edição da peça, que os paraenses têm por hábito afixar nas portas de suas casas.
  Na foto, um dos primeiros cartazes do círio, datado de 1909. — comCarla Araujo e Jossany Martins.
 AS PEREGRINAÇÕES DA IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
Para os que não têm conhecimento da grande Festa e Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Belém, essa festa já começou com a Missa do Mandato das centenas de pequenas procissões com a chamada Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.
A Diretoria da Festa de Nazaré e o Departamento de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese/PA) estimam que, durante as peregrinações que se estendem até as vésperas do Círio, a imagem da Virgem Peregrina visite cerca de 110 mil lares paraenses. Cada imagem visita cerca de 20 residências, o que gera uma participação de aproximadamente 1,7 milhões de fieis. Apesar dos dados, os números podem superar muito as expectativas.
Como se processam as peregrinações com a Imagem de Nossa S. de Nazaré? Na maioria dos casos são os próprios fiéis que receberam o mandato que se encarregam de fazer as visitas, em alguns casos, com mais de 40 visitas nos seus bairros.
A IMAGEM PEREGRINA NAS PROCISSÕES DA QUADRA NAZARENA
A Imagem Peregrina sai em todas as procissões e cerimônias oficiais da Festa Nazarena. A escultura foi encomendada ao escultor italiano Giacomo Mussner e ganhou alguns traços da mulher da Amazônia e o seu menino recebeu características indígenas e caboclas. Em 2002, a Imagem Peregrina sofreu o primeiro restauro por meio de uma técnica empregada pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A IMAGEM AUTÊNTICA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ 
Chamada de “Imagem Autêntica” ou “Imagem do Achado”, a escultura de madeira encontrada pelo caboclo Plácido, no ano de 1700, tem 28 cm de altura. Na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, a Imagem Autêntica fica em redoma de cristal no Altar-Mor, também chamado de o Glória. A partir de 1969, por motivos de segurança, a Imagem Autêntica que era levada nas procissões do Círio foi substituída por outra, que é uma cópia alterada da imagem encontrada por Plácido, chamada de “Imagem Peregrina”.
A MISSA DO MANDATO E AS PROCISSÕES DA IMAGEM PEREGRINA
Já aconteceu a Missa do Mandato, celebração que marca preparação espiritual dos devotos da Virgem de Nazaré, que representa a abertura da programação oficial do Círio 2013. A missa foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. A partir dessa solenidade se iniciaram as peregrinações das imagens de Nossa Senhora de Nazaré nos lares católicos paraenses e extrapola os limites do Estado do Pará e chega a outros estados brasileiros.
A Diretoria da Festa de Nazaré e o Departamento de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese/PA) estimam que, durante as peregrinações que se estendem até as vésperas do Círio, a imagem da Virgem Peregrina visite cerca de 110 mil lares paraenses. Cada imagem visita cerca de 20 residências, o que gera uma participação de aproximadamente 1,7 milhões de fieis. Apesar dos dados, os números podem superar muito as expectativas.
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré segue no Rio de Janeiro até o dia 26 de julho, dentro da programação da Expocatólica. O Círio de Nazaré é
o carro-chefe de divulgação do turismo religioso paraense dentro da feira religiosa. O estande que representa a procissão católica possui réplicas da frente da Basílica Santuário, da Catedral da Sé e da Berlinda. Várias fotos e filmes com imagens do Círio também são veiculados em vários monitores que estão no espaço da 10ª Expocatólica.
                                                           A ROMARIA FLUVIAL                  

                                  
Imagem do Círio Fluvial em foto de Tarso Sarraf
A primeira Romaria Fluvial ocorreu no dia 08 de outubro de 1986 e foi acompanhada por cerca de 30 barcos. O trajeto foi marcado por imensa emoção, pois uma grande auréola luminosa surgiu no céu contornando o sol. O fenômeno foi considerado um sinal de benção e aprovação da Virgem de Nazaré àquela manifestação de fé dos devotos.
A PRIMEIRA PROCISSÃO DO CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
A primeira procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré saiu na tarde do dia 8 de setembro de 1793. Na noite anterior, a imagem da Santa havia sido transferida de sua ermida, na Estrada do Utinga, para o Palácio do Governo, com toda a pompa da época,onde 1.932 soldados da Milícia participaram do cortejo. De lá até os tempos atuais, muita coisa mudou na festa de Nazaré. Atualmente, já é possível contabilizar cerca de 2 milhões de pessoas na procissão do segundo domingo de outubro, em uma procissão de fé e louvar a Rainha da Amazônia. E viva Nossa Senhora de Nazaré!
Foto: Janduarí Simões
A PRIMEIRA TRASLADAÇÃO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
A primeira Trasladação foi feito pelo governador da época, Francisco de Souza Coutinho, junto com o Capelão do Palácio, padre José Roiz de Moura, que levaram a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, da Igreja Matriz até o Palácio do Governo. A data precisa e se houve ou não acompanhamento de pessoas não se tem certeza, mas hoje a Transladação reúne milhares de fiéis e belíssimas homenagens à Virgem de Nazaré.
A MOTO-ROMARIA
A Moto-Romaria foi criada no dia 13 de outubro de 1990 pela Federação Paraense de Motociclismo, que decidiu prestar sua homenagem acompanhando a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré no trajeto que inicia na escadinha da Estação das Docas, onde encerra o Círio Fluvial, até o Colégio Gentil Bittencourt, de onde sai a Transladação. Na oportunidade cerca de 40 motociclistas participaram do momento. No círio 2012, foram cerca de 40 mil pessoas louvando a Virgem nessa procissão.
Foto: Pedro Ferreira — com Odamor Aguiar, Adriano Coêlho
OS CARROS DO CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
Os carros do Círio são um importante símbolo da devoção mariana. É o espaço onde os romeiros depositam objetos de promessa que carregam durante a procissão. No total, a procissão do Círio conta com 13 carros:
.  O Carro dos Milagres
.  O Carro do Caboclo Plácido
.  O Barco dos Escoteiros
.  A Barca Nova
.  O Carro do Anjo Custódio
.  A Barca com Velas
.   Carro do Anjo Protetor da Cidade
.  A Barca Portuguesa
.  O Carro dos Anjos I
.  A Barca com Remos
.  O Carro dos Anjos
.  O Carro da Santíssima Trindade
.  O Cesto das Promessas.
A CORDA NO CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
A Corda é um dos maiores símbolos do Círio de Nazaré. Sendo introduzida na procissão de 1855, quando a Berlinda ficou atolada, por conta das fortes chuvas. Somente no ano de 1885 a corda foi oficializada no Círio, substituindo os animais que puxavam a berlinda. No Círio do ano passado, foram cerca de 7600 promesseiros puxando a corda que é atualmente produzida em titan torcido de sisal oleado.
A BERLINDA DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
A Berlinda começou a fazer parte da procissão do Círio a partir de 1855, em substituição a uma espécie de carruagem puxada por animais (cavalos ou bois). Neste mesmo ano, houve muita chuva e formou um atoleiro e a necessidade da Berlinda ser puxada pelos fiéis para seguir com a romaria. Os animais foram substituídos por uma corda, que foi emprestada às pressas por um comerciante e que, depois, foi incorporada à tradição do Círio. Em 1880, o Bispo Dom Macedo Costa mandou fazer uma Berlinda que levasse a imagem sozinha. Atualmente, a Berlinda que já é a quinta da história, foi confeccionada pelo escultor João Pinto, em 1964, no estilo barroco e esculpida em cedro vermelho.
Foto: Adriano Chedieck
O MANTO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
O Manto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré é um dos grandes ícones do Círio e sua apresentação é um dos momentos mais aguardados da festa. Segundo a lenda, a Imagem Autêntica já estava com um manto no momento em que foi encontrada por Plácido. A tradição foi mantida e, ao longo dos anos, ela foi ganhou vários outros. Um deles foi usado no Círio de 1953, bordado a ouro com pedras preciosas, durante o 6º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Belém. A Coroa Pontifícia também foi doada no evento.
Portanto as celebrações da Festa e Círio 2013 de Nossa Senhora de Nazaré já iniciaram com a Missa do Mandato e com as visitas da Imagem Peregrina aos lares, empresas e órgãos do Estado do Pará e faltam pouco mais de três meses para a maior procissão católica do mundo e o coração dos paraenses já começa a sentir o clima de expectativa. Para já entrar no ritmo da Quadra Nazarena, faremos uma série de postagens contando um pouco das curiosidades do Círio de Nazaré.
O CÍRIO ECONÔMICO
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Belém é uma festa religiosa popular e turística. Sendo assim tem seus gastos com a preparação no sentido de atrair os milhões de fiéis que vêm de todo o interior do Pará, de outros estados brasileiros e até do exterior. No Círio deste ano serão gastos em torno R$ 2,8 milhões nessa programação que envolve muitos aspectos da Festa e Círio de Nossa Senhora de Nazaré, como as campanhas, medalhas, fotos, imagens, livros, impressos, viagens de pregadores, os gastos com as dezenas de procissões, especialmente o Círio Musical que envolve diversos shows de artistas, a sonorização e transmissões do Círio e demais eventos, gastos com a Guarda da Santa, Berlinda, Manto, pagamentos de funcionários e outros pagamentos, Centro Social de Nazaré, evangelização antes do Círio, manutenção da Basílica de Nazaré e Praça santuário, decorações, e outros serviços e pagamentos. Em contrapartida o Círio deverá movimentar em torno de R$ 900 milhões investidos pelos vários segmentos da economia paraense, e significa um aumento na movimentação financeira em relação ao ano passado. A renda prevista envolve diversos segmentos econômicos do Estado, como agricultura, indústria, comércio, e principalmente, o setor de serviços, onde se destaca o turismo durante toda a Quadra Nazarena. 
Como o Círio de Nazaré é um evento grandioso, que envolve não só os romeiros e a Igreja Católica, podemos dizer que mais de 26 mil pessoas vão trabalhar nesse evento, em 23 órgãos e entidades diferentes, pois trata-se de uma procissão com mais de 2 milhões de pessoas participando do Círio e, por isso mesmo, é considerado uma das maiores celebrações do Catolicismo no mundo todo. Além dos órgãos públicos, o setor do turismo deve atingir muitos profissionais dessa área, como é o caso da capacitação de mais de 200 taxistas que trabalham em cooperativas do Aeroporto internacional de Belém, shopping centers, hoteis, Terminal Rodoviário, para o bom recebimento e orientação aos turistas, pois cada turista fica em média 5 dias na Capital e, assim, traga familiares e amigos em outras visitas à Belém e demais cidades do Pará.

A programação oficial do Círio Musical 2013 já está fechada. Serão 15 noites de louvor na Praça Santuário de Nazaré! As enquetes realizadas aqui na página oficial do Círio de Nazaré no Facebook também ajudaram a escolher os artistas.
Confira acima as datas dos shows!

Os cartazes e fotos abaixo se referem às festas de Nossa S. de Nazaré em Belém do Pará e Abaetetuba. Essa festa também acontece em muitas outras cidades do Pará e Brasil, que falaremos nesta postagem.
Ícones da Festa e Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Cartaz da Festa de Nossa Senhora de Nazaré em
Abaetetuba

Réplica em fibra de miriti da Igreja de Nossa Senhora de
Nazaré, em Belém, de Miritong

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré em Abaetetuba, de Rui Santos

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, em Abaetetuba, de
Rui Santos

Festa e Círio de Nossa S. de Nazaré em outras cidades do Pará e Brasil Fotos do Círio de Nossa S. de Nazaré em AbaetetubaFoto de Idarliene Correa e Aládio Ferreira.
Em Belém do Pará a Festa e Círio de Nossa S. de Nazaré já se encontra em pleno andamento com as visitas da Imagem Peregrina de Nossa S. de Nazaré pelas casas dos fiéis, repartições públicas e privadas, órgãos, escolas, etc. Enquanto isso estãoacontecendo pelas cidades paraenses e do Brasil as festas e círios de Nossa S. de Nazaré.
O AUTO DO CÍRIO
O Auto do Círio, em sua 20ª edição, é uma manifestação com música, dança e teatro que acontece na sexta-feira que antecede o grandioso Círio de Nazaré. Esse espétáculo já é uma tradição em Belém e no Círio 2013 deve atrair cerca de 40 mil expectadores às ruas do bairro da Cidade Velha para presenciar as performaces teatrais, de danças e apresentações musicais. O Auto do Círio é patrocinado pela empresa Vale e é promovido pelo Instituto de Ciência da Arte e pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará. O Auto do Círio está, a cada ano, se constituindo como um forte atrativo turístico da Quadra Nazarena. Os atores profissionais e figurantes se inscrevem cerca de 20 dias antes do referido evento e a população entra como coadjuvante no espetáculo e na edição de 2013 terá como tema "Maria de Todas as Flores", com paradas para as diversas apresentações, além das performaces durante o cortejo.
CÍRIO CIENTÍFICO-O CÍRIO COMO FENÔMENO DE FÉ E CIÊNCIA
Os impressionantes números, dados e a realização das diversas romarias durante a Quadra Nazarena, especialmente os dados do grandioso Círio de Nazaré, não são dados aleatórios repassados para divulgação através da mídia paraense. Esses dados são embasados em pesquisas e aplicações do estudo de diversas ciências que respondem às expectativas e para melhor desenvolvimento do Círio e demais romarias. Isso quer nos dizer que a Ciência muito contribui para a vivência da festa, onde a Fé e Ciência realmente se unem para essas grandiosas demonstrações de fé dos paraenses. Nesta 220ª edição do Círio de Nazaré várias ciências vem dando sua contribuição para os números e demais dados e desenvolvimento da festa, pois é a Ciência que nos dá os números e soluções para diversos aspectos  da festa. Algumas soluções que a Ciência encontrou para diversos aspectos da Festa e Círio de Nazaré:
. A Berlinda foi introduzida em 1855 para constituir uma forma de transporte da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré e esse aspecto teve a ajuda da Ciência para o referido transporte da Imagem, pois atualmente existe um dispositivo imantado que usa a força magnética para fixar a Imagem na Berlinda, evitando que a mesma possa sofrer danos pelos escorregamentos durante a caminhada de mais de 4h de duração.
. A localização da Imagem durante o percurso do Círio é feito através de um aparelho GPS, instalado na Berlinda, para que a Diretoria da Festa de Nazaré possa controlar o demorado andamento da procissão. Com isso sabe-se, em tempo real, a precisa localização da Imagem de Nossa S. de Nazaré.
. O número de romeiros são estimativas oficiais do departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos-Dieese-Pará. Esses números apontam que a presença de 2,2 milhões de fiéis nas ruas de Belém, se devem a um cálculo em que 1m quadrado que comporta até 5 pessoas em pé durante os 4km do percúrso da procissão, pois as ruas percorridas pela procissão e suas ruas adjacentes que ficam apinhadas de gente pelas ruas e nas janelas e portas e varandas das casas. Os estudos apontam para a presença de 100 mil pessoas a cada quilômetro, ou seja, para os 4km seriam 400 mil pessoas ocupando o percurso do local de saída da procissão, da Catedral de Belém, até o ponto de chegada, a Basílica-Santuário de Nazaré, cálculo do público mínimo, que juntando com o público das praças, ruas transversais e das portas, janelas e varandas, são 400 mil fiéis multiplicado, agora, por 6, que leva ao número de 2,2 milhões de fiéis participando do Círio de Nazaré.
. O calor humano no Círio é uma realidade, nestas condições de temperatura tropical e alta umidade do ar, onde o corpo de milhões de pessoas expele para o ar milhões de watts de energia, formando uma verdadeira onda de calor ao redor do Círio. Esse fato é comprovado cientificamente, mesmo porque os altos edifícios do percurso do Círio impedem a dissipação do calor despendido pelo corpo humano. A mesma Ciência também explica que esse enorme do Círio também é o responsável pela geração de muito suor em cada participante da grande romaria. O suor vem exatamente para amenizar o enorme calor humano do Círio, para ajudar o organismo a manter a temperatura normal do organismo de 36,6º Cou 37º C. O suor é produzido por toda a pele das pessoas e é uma quantidade de suor maior que a produção normal do organismo, devido o grande esforço físico da caminhada, especialmente pelos promesseiros da Corda do Círio. É devido o grande calor humano do Círio que se manifesta uma solidariedade que já se tornou uma tradição no Círio, que é a distribuição de água mineral aos milhões de romeiros e promesseiros do Círio. A água é distribuída por pessoas de fora da procissão, normalmente os pagadores de promessas ou pessoas e entidades que se devotam a essa solidariedade. São milhões de frascos d'água mineral distribuídos no grande Círio de Nazaré e demais procissões. Alguns afiançam em 9 milhões de frascos de água mineral compradas pelos romeiros ou distribuídos gratuitamente durante o Círio e demais dias da Quadra Nazarena, conforme acima citado. Se contarmos o consumo de água mineral por toda Belém, teremos o consumo aumentado para os 30 milhões de litros de água mineral.
. A Corda do Círio, atualmente, também é fruto de estudos científicos, devido os problemas de demora que esse ícone do Círio provocava durante as procissões de anos anteriores, com demoras de até 9,15h de duração. Devido esse problema é que foram feitos estudos para tornar a Corda do Círio mais adequada para um rítmo mais rápido desenvolvido pelos promesseiros da Corda. O diferencial agora é o posicioamento da Corda da Trasladação da Imagem de Nossa S. de Nazaré e do Círio em forma de "U" e com o auxílio de aclopamentos que ajudam a manter o rítmo da Corda mais veloz. São 400m de corda de 5cm de diâmentro na usados na trasladação e outros 400m usados no grande Círio de Nazaré, onde a própria força de mais de 14 toneladas de força dos 7 mil promesseiros, que é usada para manter esse rítmo mais veloz, em uma caminhada também mais segura para os promesseiros e demais e demais devotos.
ARRASTÃO DO CÍRIO
O Arrastão do Círio é uma caminhada cultural promovida pelo Instituto Arrastação do Pavulagem, com sede em Belém/PA e que é o responsável pelos arrastões culturais nas quadras festivas do carnaval e quadra junina. As pessoas que querem participar desses arrastões devem se inscrever nos diversos aspectos culturais. No caso do Arrastão do Círio, feitas através do site http://arraialdopavulagem.org/Círio 2013, as pessoas podem se inscrever até dia 5/10/2013 para os ensaios de danças regionais, pernas-de-pau, percussão  e rítmo do Arrastão do Círio, na sede da entidade no Boulevar Castilhos frança, 738, bairro da Campina, onde oficinas são promovidas nesses quesitos para os ensaios dos participantes. O Arrastão do Círio é um cortejo de quase uma hora que procura reverenciar a cultura popular paraense e a Padroeira dos Paraenses, Nossa S. de Nazaré com muita música, danças, cores e alegria, em evento que já ocorre há 13 anos, sempre um dia antes do grande Círio de Nazaré.
O BRINQUEDO DE MIRITI DE ABAETETUBA COMO UM DOS GRANDES ÍCONES DA FESTA DE NAZARÉ
 Aqui uma girândola com os Brinquedos de Miriti de Abaetetuba
Barcos de miriti com o brasão de Abaetetuba
 Os artesões de miriti de Abaetetuba fabricam qualquer
tipo de elementos da flora, fauna e da cultura amazônica
e agora, das motivações brasileiras e mundiais
BRINQUEDOS DE MIRITI E A FESTA DO CÍRIO A cidade de Abaetetuba, no Pará, é conhecida pela fabricação dos tradicionais brinquedos de miriti, uma palmeira típica do Norte do Brasil. São barcos, cobras, tatus, peixes, pássaros, macacos, casinhas, aviões, soca-socas, marionetes, dançarinos, bonecos caboclos e ribeirinhos (que até se mexem), entre tantas outras peças que expressam plasticamente o imaginário da população local. Esses brinquedos costumam colorir as ruas de Belém durante o Círio de Nazaré, a maior festa religiosa do Brasil. Na praça Waldemar Henrique, são montadas as barracas de venda da já tradicional Feira do Miriti. De lá saem, atrás da multidão que louva a santa, os “homens do brinquedo”, ou girandeiros, como são conhecidos os artesãos que empunham a “girândola”, uma espécie de cruz de vários braços, feita de miriti, carregada de brinquedos pendurados para vender. Os brinquedos de miriti são exclusivos, inéditos e vêm sendo fabricados há pelo menos 200 anos. Abaetetuba reúne atualmente cerca de 70 artesãos trabalhando com esse tipo de artesanato, a grande maioria homens. São eles que modelam e montam os brinquedos, mas as tarefas de lixar e pintar são divididas com as mulheres. Originalmente de produção sazonal, ligada ao ciclo da festa religiosa de Belém, os brinquedos já são confeccionados o ano todo na cidade e nas ilhas das redondezas, para atender as encomendas dos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, e mesmo a demanda do exterior.

EXPOSIÇÃO " MIRITI DAS ÁGUAS "

A exposição “Miriti das Águas” estará aberta ao público na Estação das Docas, no Boulevard das Feiras e Exposições, em Belém, no período de 8 a 18 de outubro, dentro da programação do “Nazaré em todo o canto”.

A mostra traz à capital paraense trabalhos produzidos a partir da fibra do miriti, técnica de artesanato tradicional do município de Abaetetuba, no nordeste do paraense. As peças, inspiradas no Círio de Nazaré, fazem parte da exposição, que tem curadoria do artista plástico Emanuel Franco.

Entre as novidades deste ano da exposição estão três embarcações em tamanho natural feitos em miriti. “São três barcos de passageiros, em tamanho natural, com oito metros de cumprimento, construídos em Abaetetuba. Sobre eles, teremos uma revoada de pássaros, Guarás, Garças e Araras, também em tamanho real”, explica o curador.

A exposição, segundo Emanuel Franco, trata-se de uma grande instalação visual e será composta ainda por 150 garças, 110 guarás e 110 espécies variadas, além de outras peças.

Além da exposição "Miriti das Águas", o público também poderá participar de oficinas sobre o artesanato em miriti, que serão ministradas por quatro artesãos do município de Abaetetuba. Eles vão ensinar as técnicas utilizadas na produção de peças dessa fibra. As aulas serão das 10h às 18h, no período de 8 a 18 de outubro.
Serviço
Exposição Miriti das Águas na Estação das Docas

De 8 a 18 de outubro, das 10 às 18h, no Boulevard das Feiras e Exposições da Estação das Docas.

A abertura será no dia 8, às 19h.

MEMORIAL DO CÍRIO DE NAZARÉ
Como o Círio de Nazaré é uma grandiosa festa dedicada a Nossa Senhora de Nazaré e que envolve muitos elementos de uma festa popular e também como envolve uma história de fé e devoção mariana, criou-se o chamado "Memorial do Círio", onde são guardados fotos das romarias, mantos utilizados pela Imagem Peregrina, cartazes de edições anteriores do Círio de Nazaré, pedidos e promessas de romeiros através das tradicionais casas e barcos e as representações em cera de partes do corpo humano, entregues durante a procissão do Círio como pagamento de promessas, estas conhecidas como ex-votos. O Memorial do Círio é uma verdadeira mostra que conta as variadas histórias, o colorido e as principais características que levam o Círio a ser não só uma festa popular, como também um momento de fé. Todos esses elementos Nazarenos podem ser  vistos quando da reinauguração do espaço em 1º de outubro para que todos possam conhecer a grande festa e o sentimento que a grande procissão de fé e devoção mariana que o Círio desperta em todos. O Memorial do Círio fica localizado ao lado da Casa de Plácido, na Praça de Nazaré, s/n, fuincionando das 9 ás 17h de domingo a domingo, com entrada a R$ 2,00 e meia entrada a R$ 1,00. Aliás o Memorial de Nazaré vai comemorar o seu primeiro ano e, por isso, essa mostra ganhou novos elementos e também a revitalização de algumas peças que irão compor a exposição deste ano de 2013.
PROGRAMAÇÃO DAS DIVERSAS PROCISSÕES DA FESTA E CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
Faltando apenas 7 dias para o grandioso Círio de Nossa Senhora de Nazaré, foi disponibilizado pela Diretoria da Festa o calendário de algumas das demais procissões da Festa e Círio 2013 de Nossa Senhora de Nazaré. Essas procissões foram surgindo no decorrer dos anos como maneiras de homenagear a Virgem de Nazaré e atualmente são 11 romarias que os devotos já podem se programar na devida participação. Essas 6 procissões se iniciam na sexta-feira, antes do Círio, conforme abaixo:
. Sexta- feira, 11/10, às 8h30, o TRASLADO da Imagem para Ananindeua e Marituba, procissão que acontece desde 1992 e para 2013 a previsão de romeiros é de mais de um milhão de pessoas percorrendo os 55km, da Basílica-Santuário de Nossa S. de Nazaré até a Igreja Matriz de Ananindeua, com duração de 12h.
. ROMARIA RODOVIÁRIA, que acontece no sábado, 12/10, às 5h30, procissão que foi criada em em 1989 e percorre cerca de 24km da Igreja Matriz de Ananindeua até a Corveta da Marinha, no Trapiche de Icoaraci, com a duração de 3h30 de percurso.
. ROMARIA FLUVIAL, que acontece no sábado, 12/10, às 9h, procissão que acontece desde 1999, onde a Romaria Fluvial sai da do Trapiche de Icoaraci com destino à Escadinha do Cais do Porto, de Belém, com 18,5km de travessia através da Baia do guajará, que dura cerca de 3h, reunindo centenas de barcos de todos os tamanhos e tipos, com a presença de mais de 50 mil pessoas nesse trajeto.
. MOTO-ROMARIA, que acontece no sábado, 12/10, às 11h30, logo após a Romaria Fluvial e que já acontece desde 1990. Os motociclistas ficam aguardando a Imagem na Praça Pedro Teixeira e Av. Presidente Vargas e de lá seguem até o Colégio Gentil bitencourt, na Av. Nazaré, num trajeto de 2,5km e duração de cerca de uma hora.
. TRASLADAÇÃO, que acontece no sábado, 12/10, às 17h30 e é uma procissão quase tão antiga que o próprio Círio de Nazaré, e que faz o caminho inverso do Círio, começando no Colégio Gentil Bitencourt até a Catedral de Belém, com a duração de cerca de 5h, em média. Essa procissão tem também a presença da Corda do Círio, para os promesseiros de Nazaré agradecerem as graças alcançadas através da Virgem de Nazaré.
. CÍRIO DE NAZARÉ, em 13/10, grandiosa procissão, a maior do mundo católico, que acontece sempre no 2º domingo de outubro há 221 anos, reunindo quase 2 milhões de devotos percorrendo um trajeto de 3,6km, com a imagem saindo da Sé de Belém até a Basílica de Nazaré, na Praça Santuário, com duração de cerca de 6h de caminhada.
A Imagen de Nossa S. de Nazaré faz nessas 6 procissões um percurso de 107km, em aproximadamente 32h de prrocissões em uma maratona de fé e sacrifícios para milhares de romeiros. Após o Círio de Nazaré seguem outras procissões e eventos durante os 15 dias da Festa de Nossa S. de Nazaré.
Na Agenda do Círio podemos encontrar todas as informações sobre as diversas Peregrinações com a Imagem de Nossa S. de Nazaré, os dias de Oração e  Adorações ao Santíssimo Sacramento, a Abertuura Oficial do Círio, as Vigílias de Adoração e oração, as diversas Missas e Romarias, a programação do Círio Musical, do Terço da Alvorada, da Descida e Subida da Imagem de Nossa S. de Nazaré de seu Nicho Sagrado e demais eventos da Quadra Nazarena.
O CÍRIO DE NAZARÉ E O NATAL DE JESUS
No sentido de festa religiosa com muitos aspectos mundanos, o Círio de Nazaré rivaliza com a Festa do Natal de Jesus, isso no aspecto mundano da festa, pois em termos espirituais o Natal procura enfatizar o Sacrifício, Morte e Ressurreição de Jesus, enquanto a Festa e Círio de Nazaré procura enfatizar a Teologia Mariana, que manifestações religiosas que transcendem os aspectos religiosos para se transformar em festas populares, com suas faces sagradas e profanas como acontece em todas as festas religiosas do Pará e Brasil. Mas como a Festa e Círio de Nazaré também é também uma festa religiosa popular, no mês de outubro se observa em Belém e em sua Região Metropolitana um clima de fé e confiança na proteção e no grande amor de Nossa S. de Nazaré. Assim Belém e sua Região metropolitana começam a se encher de cores, luzes e sons e movimentos que lembram muito o Natal de Jesus. Muitos retratam esse período como outro Natal dos Paraenses, que envolve muitos elementos do regionalismo e da cultura do Pará. Assim, todos procuram arrumar suas casas, preparar a comida típica do Pará, fazer as compras de roupas, acessórios e adquirir os objetos das promessas do Círio e para receber os parentes, amigos que vêm de outros lugares do Pará, Brasil e Mundo. Os visitantes que já se encontram em Belém, espalhados pelas ruas, hotéis, restaurantes, feiras, logradouros públicos, comércio e pontos históricos da cidade, já é possível vê-los com olhar atento e curioso sob cada detalhe da grande festa dos paraenses. Para este ano são esperados mais de 78 mil turistas que devem passar pela Capital durante a Quadra Nazarena.
Fé Vivida em Homenagens, Vendas, Fotos, Mantos, Telas, Músicas, Shows e Danças, Artes e Artesanatos
Grupo folclórico homenageia a Virgem de Nazaré
Como o Círio de Nazaré é também uma manifestação de fé popular, a cidade de Belém já está respirando outros ares. Já se veem pela grande cidade muitas pessoas, especialmente os turistas que vieram de outros lugares do Pará, Brasil e Mundo para viver esse momento único do ano de amor, fé e festas. Nesse sentido os Órgãos estaduais e municipais, as instituições de todos os tipos, as empresas e pessoas se movem para acompanhar o grande evento do Círio que enche as ruas de Belém como um rio de gente que precisa ser atendida da melhor forma possível em toda parte que se encontre. O comércio, shoppings, órgãos, instituições e pessoas já estão com uma grande variedade de feiras, concursos, mostras, encontros culturais para mostrar a todos as riquezas culturais que o Pará e o próprio Círio de Nazaré possuem, conforme abaixo:
. Várias EXPOSIÇÕES dos shopings centers sobre o tema do Círio, que envolve fotos, mantos e telas.
. VENDAS de camisas, bonés, imagens, cartões, fitas, revistas, livros, discos e uma grande variedade de objetos que lembram o Círio de Nazaré.
. LANÇAMENTO do livro-álbum "Círio Outra Vez", em 8/10, que retrata o Círio de Nazaré através de recortes, imagens, versos, prosas e músicas com homenagens que homenageiam Nossa Senhora, em letras que revelam a fé e a emoção do grande evento católico que reúne cerca de 2 milhões de pessoas pelas ruas de Belém. O lançamento do referido livro será às 19h na Casa de Plácido, ao lado da Basílica-Santuário, em uma publicação das editoras Verde e Guia, em 5º volume, desde 2009 e que faz parte da programação da Festa e Círio de Nazaré com chancela da Diretoria da Festa e Arquidiocese de Belém.
. RECEPÇÃO com brindes e danças aos visitantes no Aeroporto Internancional de Belém.
. RECEPÇÃO e AJUDA dos Voluntários da Casa de Plácido aos milhares de romeiros vindos de várias partes do estado e do país para participar do Círio de Nazaré. Este ano são 630 pessoas, entre novatos e veteranos, que se inscreveram para trabalhar como voluntários da Casa de Plácido, que fica na Praça Santuário, ao lado do Centro Social. Esses voluntários foram distribuídos em 11 equipes e cada equipe fica responsável por um determinado tipo de serviço específico aos romeiros, como alimentação, acolhimento, atendimento no salão, saúde, massagem, limpeza e arrecadação de fundos para essas ajudas.
. SHOW das cantoras Fafá de Belém, Teresa Salgueiro e Wagner Tiso, intitulado "O Encontro", na próxima sexta-feira, 11/10, ás 21h, no Theatro da Paz, tudo embalado pelo clima do Círio de Nazaré.
. CONCURSO FOTOGRÁFICO - Imagens de Círios 2013, oferecido para os fotógrafos cujas fotos tenham relação com a temática do concurso "Nossa Senhora de Nazaré, seus Círios, Ecumenismo, Devoção, Folclore Popular e Artesanato", referentes às Festividades Nazarenas em qualquer dos Círios em homenagem e louvor à Virgem de Nazaré em 2013. As inscrições e regulamentações se encontram no site dos organizadores ou na Editora Círios, na Rua Timbiras, 1572, com direito a premiações por firmas de Belém.
. NAZARÉ EM TODO CANTO é uma homenagem ao Círio de Nazaré feita em vários pontos da Capital, a partir de 3/10 em Belém e envolve exposições, presença de artistas, cantores, músicos e grupos folclóricos e parafolclóricos do Pará em eventos que acontecem na Estação das Docas, Teatro da Paz, Parque da Residência, Igreja de santo Alexandre e outros pontos turísticos de Belém. Entre as atrações desta-se a exposição "Miriti das Águas", para mostrar, estimular e valorizar as comunidades ribeirinhas dos artesões do miriti do município de Abaetetuba, onde a mostra dos frutos dessa pesquisa se iniciam a partir do próximo dia 8/10, às 19h, na Estação das Docas, com encerramento no dia 25/10. Os eventos do Pará em Todo Canto se encerrarão no dia 25/10 na Praça dos Doze Apóstolos, em Castanhal, com o Concerto Amazônia Jazz Band, às 20h30.
. "CIRIO DE TODOS OS TIMBRES", este ano em 2ª edição, é uma homenagem à Virgem de Nazaré feita pela Universidade do Estado do Pará-UEPA, organizada pelo seu Núcleo de Arte e Cultura-NAC e terá exibições de dança, música, fotografia e poesia, que acontecerão em diversos locais de Belém nos dias 3, 18, 20 e 23/10, sempre com a temática Mariana
O CÍRIO NA IMPRENSA
A Festa e Círio de Nossa Senhora de Nazaré é um evento tão grandioso em todos os aspectos que a imprensa, sob pena de não ter audiência ou leitores para TVs e Jornais, não pode ficar à margem do maior acontecimento do mês de outubro no Estado do Pará. E como essa festa atinge todos os aspectos da sociedade como o cotidiano do povo, o folclore, a dança, a música, as artes, a economia e tudo o mais que se possa imaginar, a imprensa escrita e falada e agora a Internet, não podem ficar sem as notícias desses diferentes aspectos que como que entram em ebulição no mês de outubro e outros eventos paralelos ou da Quadra Nazarena vão se sucedendo no mês de tal modo que todos os dias os meios de comunicação tem alguma coisa para informar sobre a Festa e Círio de Nossa Senhora de Nazaré e seus eventos paralelos. O dia do Círio ocupa a imprensa falada o dia todo com as imagens do Círio que são transmitidas ao vivo para o Pará, Brasil e Mundo e a imprensa escrita dedica as edições especiais com todas as informações que se possa imaginar sobre o Círio de Nazaré. A Internet e o moderno meio através do qual os paraenses espalhados pelo mundo, Brasil e demais pessoas possam presenciar em tempo real as imagens dessa festa de Fé.
HOMENAGENS DAS MÍDIAS
IMAGENS DE FÉ - CÍRIO DE NAZARÉ 2013, é uma iniciativa do Jornal "O Liberal", que traz uma matéria especial sobre o Círio de Nazaré, onde o leitor poderá ter acesso a esse conteúdo exclusivo através de um sistema de informática publicado junto com a matéria e todo aquele que possuir um smartphone ou tablet poderá baixar as imagens da Festa e Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior festa religiosa católica do Brasil e do mundo.
Também o PORTAL DOL-Dário Online, preparou uma grande transmissão especial da maior festa religiosa católica do mundo, onde as pessoas podem acessar para visualizar e conhecer os variados aspectos dessa grandiosa festa, incluindo notícias, fotos, vídeos, Guia do Círio e até o envio de cartões postais alusivos à festa.
Além disso, essas empresas concorrentes da mídia do Pará estarão fazendo a transmissão ao vivo do grande Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
SEGURANÇA NO CÍRIO
Para uma grandiosa festa como é o caso do Círio de Nazaré e demais procissões e eventos relativos à Quadra Nazarena um grande esquema de segurança foi montado para dar segurança aos milhares de romeiros dessas festas.
. Os BOMBEIROS mobilizarão 1.840 militares nas 11 romarias da Festa do Círio de Nazaré, com início das operações já na 6ª-feira, 11/10, durante todo o percurso do Traslado da Imagem Peregrina de Nossa S. de Nazaré, usando viaturas de resgates, salvamentos, motos-resgate e viaturas de incêndios, assim procedendo nas demais procissões e eventos da Festa e Círio 2013 de Nossa S. de Nazaré.
. Os POLICIAIS MILITARES que com a operação "Círio Seguro", envolverá um efetivo de 3.600 policiais militares que farão a segurança dos fiéis no domingo do Círio de Nazaré e nos dois dias que antecedem essa grande romaria. O policiamento militar será mais ostensivo em cerca de 40 pontos de grandes concentrações, entre as quais o Feliz Lusitânia e o Ver-o-Peso. Cerca de 600 homens farão a segurnça da procissão do Círio, sendo 200 entre os romeiros e 400 em torno d essa grande Romaria. Todos os 15 dias da Quadra Nazarena terão a presença dos policiais, cujo efetivo será reforçado nos dias de maior movimento, para coibir furtos, assaltos e nas ocorrências de crianças perdidas.
O CÍRIO E AS CORRIDAS DE RUAS
 Entre os esportes que procuram homenagear a Vigem de Nazaré durante a Quadra Nazarena, existe a Corrida do Círio, para adultos e a Corridinha do Círio, para crianças. A Corridinha do Círio foi disputada hoje, 6/10, envolvendo mil crianças de 5 a 17 anos, na Aldeia Cabana, distribuidas em 6 categorias, de acordo com a faixa etária dos participantes e com distãncia variadas e proporcionais ao potencial atlético do organismo infantil. A Super Corridinha abriu o evento ás 6h30 e para garotos  de 15 a 17 anos, com distância de 1km. O patrocínio da Corridinha do Círio é da responsabilidade da "TV Liberal", que organiza e se encarrega de arranjar os patrocinadores e conta com o apoio da Prefeitura de Belém e da distribuição dos prêmios. A Corridinha do Círio é um incentivo as opções de vida saudável junto às crianças e nasceu a partir do incentivo da Corrida do Círio, para adultos.
O CONCURSO DE REDAÇÃO DO CÍRIO DE NAZARÉ
O Concurso de Redação sobre o Círio de Nazaré, que atinge os estudantes da rede escolar, atingiu sua 19º edição em 2013 e os concorrentes têm que escrever de acordo com um determinado tema mariano. O tema deste ano foi "Pela oração, todos os caminhos nos levam a Deus, guiados pelas mãos de Nossa Senhora" e a vencedora foi a jovem Gabriela de Lima Cavalcante, de 15 anos, estudante do ensino Médio, em Belém. A dissertação deveria conter o mínimo de 12 linhas e no máximo 30 linhas e teve a participação de 81 alunos de 42 escolas da rede pública e privada de Belém e outros municípios próximos da capital. A banca examinadora é formada por professores de Língua Portuguesa que atuam em instituições de nível superior e têm experiência na correção de redações para concursos.
VARANDA DE NAZARÉ E O TURISMO E CULTURA NO CÍRIO DE NAZARÉ
O projeto "VARANDA DE NAZARÉ" já está em sua 3ª edição e foi idealizado pela cantora paraense Fafá de Belém em parceria com a "Agência Tudo" e tem o objetivo de apresentar o potencial turístico e cultural do Círio de Nazaré para diversas personalidades e formadores de opinião do Brasil. Os parceiros desse projeto, tendo em vista que o grandioso Círio de Nazaré já faz parte do patrimônio cultural do Brasil, pois foi tombado pelo Iphan como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, pela presença de milhões de romeiros nessa festa também popular há mais de 2 séculos, numa grande caminhada de fé pela capital do Pará. Por esse motivo é que foi criado o Projeto Varanda de Nazaré, com 3 dias de programação, contando com convidados de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, com oportunidade de conhecer a cidade e visitar seus pontos históricos e provar da culinária do Pará e, acima de tudo, da varanda de um  casarão histórico localizado no Largo do Redondo, na Avenida Nazaré, em  Belém, acompanhar as manifestações de fé e sacrifícios dos romeiros durante o Círio. Os convidados são pessoas de diferentes áreas de atuação profissional, proporcionando a elas a visão dos momentos mais marcantes do grandioso Círio de Nazaré, com o ápice dessa visão a passagem da Imagem da Virgem de Nazaré acompnhada da grande massa humana de milhares de fiéis.
GUARDAS DA SANTA
A GUARDA DA SANTA ou Guardas de Nazaré é uma instituição criada no próprio seio do Círio de Nazaré e que tem o objetivo de fazer a segurança da Berlinda de Nazaré e já existe há mais de 36 anos. A presença da Guarda da Santa é de fácil compreensão, pois quem dentre os cerca de quase 2 milhões de romeiros na procissão do Círio de Nazaré não gostaria de tocar na Imagem Peregrina de Nossa S. de Nazaré, ou pelo menos na Berlinda da Santa ou pegar uma das flores que enfeitam a Berlinda? São cerca de 1000 pessoas que constituem a Guarda de Nazaré e todos tem imbuídos em si a idéia de pessoas consagradas para proteger a Imagem da Virgem de Nazaré e eles assim fazem com muita fé e orgulho de fazer parte dessa segurança durante o Círio de Nazaré e das 11 romarias da Quadra Nazarena. No dia 3/10 os guardas para 2013 foram devidamente consagrados e abençoadas, através do Rito de Bênção, na Basílica-Santuário de Nazaré, pelo Bispo Emérito D. Vicente Zico, em Missa celebrada na noite de 3/10, com a presença de mil guardas. A Guarda de Nazaré segue um planejamento de treinamento através de seguidas reuniões durante o ano e possui um diretor que coordena e orienta os homens da Guarda para atuação no Círio e demais romarias de Nazaré e todos usando os seus uniformes, este ano em novo formato.
HOMENAGENS À VIRGEM DE NAZARÉ
Várias são as homenagens prestadas à Virgem de Nazaré no trajeto do Círio de Nazaré e algumas procissões, sendo que essas homenagens já se tornaram tradicionais durante a passagem do Círio, como a prestada pelos estivadores do Cais do Porto de Belém, com uma intensa saraivada de fogos e a dos bancos BB e Banco da Amazônia, este, junto com seus parceiros, com exposições, contratação de cantores, cascata de fogos, chuvas de pétalas de rosas e outras manifestações no decorrer da semana do Círio, na Av. Presidente Vargas e outras homenagens no decorrer da grande procissão. Essas homenagens nas paradas das Estações do Círio são demoradas, chegando a mais de 15 minutos e, apesar de justas e belas homenagens, contribuem para a longa duração de mais de 6h para a chegada da Berlinda com a Imagem da Virgem de Nazaré na Basílica-Santuário. Com as adaptações tecnológicas na Corda do Círio e com o encurtamento das homenagens, espera-se reduzir o tempo do percurso do Círio para 5h de duração.
MUTIRÃO PARA LIMPEZA DA PRAÇA-SANTUÁRIO DE NAZARÉ
Todas as ocasiões e eventos da Festa e Círio de Nazaré são propícios para se render graças à Deus através da Virgem de Nazaré e pagar as graças alcançadas pela intercessão dessa Virgem Cheia de Graças. É o que também acontece com o Mutirão para limpeza e lavagem da Praça Santuário. A ação voluntária de centenas de pessoas na limpeza da Praça Santuário aconteceu no dia 4/10, das 8h30 até o final do dia. Essa iniciativa é uma das formas para homenagear Nossa Senhora, com a limpeza desde o chão da praça, chegando à jardinagem e escadaria da Igreja, onde homens e mulheres se juntam para fazer uma grande homenagem à Virgem de Nazaré e que agora serve para os atos de fé, solidariedade e agradecimentos pelas graças alcançadas e pagamentos de promessas por essas graças. Essa iniciativa surgiu pela iniciativa voluntária de funcionários do Shopping Pátio Belém, que se repete pela 2ª vez e é uma atitude de solidariedade, de querer ajudar, participar e é também um momento de integração no aspecto sócio-religioso, como também um momento de congraçamento entre os funcionários do Shopping e demais voluntários da sociedade belemense.
O CLIMA NA SEMANA DO CÍRIO DE NAZARÉ
Nichos da Virgem de Nazaré como o acima estão
espalhados por toda Belém
O clima do Círio de Nazaré se faz sentir ainda no mês de setembro e se intensifica nos primeiros dias de outubro e atinge o clímax na Semana do Círio, onde o clima do Círio invade e toma conta de todos os recantos de Belém, nos estabelecimentos públicos, privados, casas comerciais, residências e ruas que fervilham nas compras, preparativos e visitações às variadas atrações relativas ao Círio de Nazaré, o maior evento católico do Brasil e Mundo, que reúne no Círio e demais romarias mais de 6.000 milhões de pessoas devotas da Virgem de Nazaré. Agora, faltando uma semana para o Círio, podemos encontrar cartazes e imagens de Nossa Senhora de Nazaré, adornada com flores, fitas e mantos em verdadeiros nichos espalhados por toda Belém, especialmente em lojas e repartições de grande movimentação e em muitas casas de todas as ruas da cidade. No comércio esse clima muda o rítmo de trabalho em muitas empresas, onde variados eventos internos são criados com a presença de orações coletivas, cultos e verdadeiras confraternizações, como acontece na época do Natal. Berlindas e miniberlindas com a imagem da Virgem de Nazaré são encontradas até mesmo em postos de combustíveis, farmácias e o movimento de pessoas borbulha nas localidades públicas e privadas que recebem a visita da Imagem Peregrina de Nossa S. de Nazaré.
FESTA E CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ EM ABAETETUBA
Na manhã deste domingo, 1/9/2013 aconteceu o grande Círio de Nossa S. de Nazaré, com a Imagem de Nossa S. de Nazaré percorrendo as ruas de
Abaetetuba numa grande demonstraçãoda fé em Deus, através de sua Serva Eleita, Maria de Nazaré, que veio ao mundo não só para ser a Mãe de Jesus, como veionos trazer o exemplo de que o cristão não pode viver só dacontemplação da Glória de Jesus, de Deus, mas que deve secolocar à serviço dos irmãos e ir ao encontro dessesirmãos em suas necessidades, no serviço e na fraternidadecom todos e também advertindo para as necessidades dos mais pobres, conforme o canto social de Maria, o Magníficat.
Maria também foi ungida por Deus para ser a mãe do Senhore que nela Deus fez grandes maravilhas, a quem o Anjo doSenhor dizia: "Salve Cheia de Graças,
O Senhor é contigo"e que todas as gerações a chamarão Bem-Aventurada. Deixemos também que Maria venha a nós e que possamosdizer como sua prima Isabel a quem visitou: "Que merecimento tenho para que a Mãe do Meu Senhor venha me visitar?" O nosso merecimento é sermos também filhos amados
de Deuse que também em nós Ele faz maravilhas, se acreditarmose vivermos as Palavras de seu filho amado Jesus Cristo.Maria é também nossa intercessora junto ao seu filho Jesus Cristo, conforme nos diz o episódio das Bodas de Canã,
onde ela dizaos que servem: "Fazei tudo o que Ele vos disser", e o que Jesus nos
diz é que "Devemos nos amar COMO Ele nos amou", amor tãogrande que o levou à morte e morte na Cruz, e a Cruz de Jesus nos diz que em nossa vida teremos grandes dificuldades, sofrimentos, mas que se perserverarmos até o fim, teremos também o prêmio dos eleitos de Deus, que é o Paraíso já a partir deste mundo e o da Vida Eterna nos Céus e Terras Novas da Criação de Deus. Esses são os motivos pelos quais celebramos Maria nessas festas e círios de Nossa S. de Nazaré, festa que nos fala daFamília de Nazaré com Jesus, Maria e José, como exemplo de família no mundo.
A Festa e Círio de Nossa S. de Nazaré como Festa da Religiosidade Popular
O Pará foi colonizado por Portugal, país da Península Ibérica, que junto com a Espanha, adotavam a devoção aos santos católicos como política de colonização. No Pará esse processo  se iniciou com a chegada dos primeiros Padres Capuchos que iniciaram a catequese dos indígenas pelos arredores de Santa Maria de Belém do Grão-Pará e avançaram pelo sertão do Baixo Tocantins e outras localidades e com muito sucesso no contato com os indígenas. Outras ordens religiosas foram chegando ao Grão-Para, como os jesuítas, mercedários e missionários de outras ordens que ajudaram a fundar os aldeamentos, freguesias, vilas e cidades sob a proteção e invocação de determinado Santo Católico, onde pontificou a figura de Maria, esta invocada sob várias denominações, como Orago de muitas das antigas freguesias do Grão-Pará, posteriormente, Província do Pará, que assimilou também a devoção aos santos católicos, que foram introduzidos pelos antigos Padres Missionários. Mesmo com a expulsão dos Padres Jesuítas do Pará, a Religiosidade Popular já estava enraizada na cultura dos povos que compunham as vilas e cidades do período pombalino, inclusive a devoção à Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, que serviu para impulsionar o Cristianismo Católico no Pará, que tem sua identidade calcada na devoção à Maria, pois são mais de 300 anos de devoção à Nossa S. de Nazaré, com início em Vigia, e devoção à Maria sobre várias denominações, como Nossa S. da Conceição que também é festejada em muitos municípios paraenses. Festas de outros santos  seguem o figurino dos festejos de Nossa S. de Nazaré, no que diz respeito à sua organização e execução, sempre seguindo o rítmo da Religiosidade Popular. O mesmo processo é seguido em outras cidades brasileiras, como a Festa de Nossa Senhora Aparecida, com forte enfoque da Religiosidade Popular e até fora do Brasil, como Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, Nossa Senhora de Guadalupe, no México e até as crenças afro-brasileiras são imbuídas pela Religiosidade Popular dos Santos Católicos. Isso tudo se constitui uma expressão cultural, que no caso do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, já foi tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro. Porém isso não afeta o sentido espiritual das festas de Maria, pois para o verdadeiro católico, Maria é um claro sinal de Deus, que a criou como a Mãe do Redentor e Salvador Jesus Cristo, criada sem a marca da corrupção, a Rainha Cheia de Graça, a Bem-Aventurada,
o modelo perfeito de cristão, a intercessora do homem junto ao seu Filho Jesus e como modelo também perfeito de Mãe, que deve ser venerada, mas acima de tudo, dever ser imitada nos seus atributos espirituais.
FESTA E CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ EM VIGIA
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré no município de Vigia, no Nordeste do Pará, vai acontecer no dia 8/9/2013, onde existe a estimativa do comparecimento de aproximadamente 300 mil romeiros para a 316ª edição desse Círio. O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é o mais antigo do Estado do Pará inicia com a Missa de Ação de Graças, celebrada pelo bispo da Diocese de Castanhal, D. Carlos Verzeletti e depois o carro com a Berlinda com a Imagem segue com o esquema de religiosidade popular da queima de fogos e a procissão pelas ruas enfeitadas de Vigia, em um percurso de 4 km, onde receberá homenagens em vários trechos
desse percurso. Também no Círio de Nossa Senhora de Nazaré, de Vigia, existe a Corda que, a exemplo do Círio de Belém, recebe aqueles devotos que vão pagar
alguma graça alcançada pela intervenção de Nossa Senhora de Nazaré junto a seu filho Jesus. Como o Círio de Nazaré de Vigia é um evento religioso de grandes proporções, atuarão na segurança dos romeiros 300 homens da Guarda da Santa. 100 policiais militares, 20 militares do Corpo de Bombeiros e 20 voluntários da Cruz Vermelha. Como o de Belém, o Círio de Vigia tem as estações, que inicia com a queima dos fogos e segue com as 3 barcas da recolha dos ex-votos de promesseiros e os carros dos anjos, à semelhança com o Círio de Belém. Também o Manto que recobre a Imagem da Virgem de Nazaré é um dos ícones de grande importãncia no Círio de Vigia, sendo que a tarefa de sua confecção é de responsabilidade da aposentada Clélia Costa Lima, de 74 anos, que faz esse trabalho há 16 anos e sempre com muita emoção, após cada Manto confeccionado.
FESTA E CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ EM BRASÍLIA.
Em Brasília, Capital do Brasil, acontecerá no dia 8/9/2013 o Círio de Nossa Senhora de Nazaré Este é o dia em que muitos paraenses que residem em Brasília, e em toda a Região do Serrado, vão reverenciar a Padroeira dos Paraenses, Nossa Senhora de Nazaré. Esse Círio, apesar de não receber os milhões de fiéis do Círio de Belém, procura retratar nos mínimos detalhes a grande procissão de Belém, com direito à Berlinda, Corda dos Promesseiros e outros elementos do Círio de Belém. Existe a estimativa do comparecimento de mais de 10 mil pessoas para o "Círio do Cerrado", de Nossa Senhora de Nazaré, que será realizado às 18h, seguindo pela via principal do Lago Sul, durante 45 minutos de procissã. O 1º Círio de Brasília foi realizado ainda na época da construção da Capital Federal, quando a pioneira D. Maria Beatriz do Carmo, falecida em abril de 2103, com 89, trouxe a imagem da Santa para Brasília, que conseguiu convencer seu marido, que foi contribuir na construção de Brasília, a construir uma capela para abrigar a imagem que levara de Belém. A partir de 1974 a homenagem passou para a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no Lago Sul.
FESTA E CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ NO RIO DE JANEIRO
Foto dos abaixo
Terminou no domingo, dia 08 de setembro, a programação do Círio de Nazaré no Rio de Janeiro.
A imagem peregrina percorreu a capital carioca e três cidades vizinhas, dentre estas, Niteroi.
O evento aconteceu pelo quinto ano consecutivo e foi idealizado por Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Estado do RJ, anteriormente Arcebispo Metropolitano de Belém. — com Francisca Freitas e Charles Bezerra Dos Santos.
O CLIMA E AS SENSAÇÕES DA PROXIMIDADE DO CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ EM BELÉM
Há menos de um mês para o grandioso Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Belém já respira-se o clima dessa grandiosa festa que atinge todos os nossos sentidos. Para quem não conhece o Círio de Nazaré em Belém, pensa-se logo em uma grande procissão. Mas o Círio é um evento  que antes mesmo de acontecer, envolve todos num clima de verdadeira festa e que atinge todos os nossos sentidos. Já estamos em um verdadeiro clima de fé e felicidade, como aquela que antecede a Festa do Natal de Jesus, onde sente-se claramente a alegria que brota em todo paraense pela grande festa que extrapola os limites da alegria familiar e se expressa nas ruas e atinge os nossos sentidos através das sensações dos sons, colorido, cheiros, tato. E é verdade porque já estamos sentindo o cheiro da nossa maniçoba, do tucupi e do pato no tucupi e o aroma das flores que exala da Berlinda da Santa. Já sentimos o repicar dos sinos, o estalar dos fogos, as orações nas igrejas e dos romeiros e promesseiros da Corda do Círio e o barulho dos vendedores dos coloridos Brinquedos de Miriti de Abaetetuba. Sentimos o calor humano que emana nas famílias, nas ruas e no comércio repleto de turistas. Vemos as imagens da Virgem de Nazaré espalhadas pelas casas, ruas e os cartazes nas janelas e portas das casas, prédios. Realmente todos os nossos sentidos já se acham atingidos pelo clima da grandiosa Festa e Círio de Nossa Senhora de Nazaré que torna todos mais alegres, mais amigos e os lugares tornam-se mais atraentes. 
Fotos
 Foto captada de Lourdinha Ferreira, mostrando como
as casas de Belém abrigam a Imagem de Nossa S. de Nazaré

 Foto captada de Júlia Rosa de Castro, mostrando a Imagem
Peregrina em visitas às casas, repartições, órgãos públicos, entidades


FESTA E CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ EM BARCARENA
 Cartaz da Festa e Círio de Nazaré em Barcarena

FESTA E CÍRIO DE NAZARÉ GERA EMPREGOS E RENDAS NO PARÁ
Os comerciantes e artesãos do Pará, especialmente em Belém, auferem rendas que reforçam o caixa no Círio e durante a festa de Nossa Senhora de Nazaré. Esse movimento comercial começa meses antes do grandioso Círio de Nazaré, quando as encomendas são feitas e as pequenas indústrias e artesões têm o seu trabalhado triplicado ou quadruplicado para atender as muitas encomendas de comerciantes, entidades ou mesmo os pequenos comerciantes de rua que chamamos de ambulantes. São objetos para todos os gostos, preços e simbologias para cada ocasião que são inspirados na fé à Virgem de Nazaré. São velas, imagens de todos os tamanhos e materiais, terços, crucifixos, castiçais, fitas e fitinhas, camisas, camisetas, brinquedos de miriti de Abaetetuba, patos, tucupi, maniçoba,etc.

Simbologia de cada objeto                                                                                       
Os objetos em cera são velas, imagens de ceras e para os promesseiros da Virgem de Nazaré, que representam as partes do corpo humano por mãos, braços, pernas, cabeças, órgão interno ou outras partes do corpo, representativas de mais de 90 órgãos ou partes do corpo, que foram afetadas por algum tipo de doença, inclusive doenças graves, que são entregues para os diversos carros de promessas existentes na grande Romaria do Círio, no 2º domingo de outubro. Os objetos em cera, que representam as partes do corpo humano, são entregues à Nossa Senhora de Nazaré como pagamento de uma graça alcançada, devido a cura de determinada doença, através da intercessão de Maria junto ao seu filho Jesus e são milhares de promessas pagas dessa forma. O Museu do Círio possui uma mostra de alguns objetos em cera que foram o pagamento de algumas graças alcançadas através da Virgem de Nazaré.. 
 Foto de Shirely Pinheiro, mostrando sua produção de lembranças
do Círio de Nossa Senhora de Nazaré
As camisas, camisetas, bonés são de todos os tipos e cores, mas sempre com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e que são compradas por romeiros para usá-las durante a grande procissão do Círio de Nazaré, e são milhares de pessoas usando roupas ostentando a figura da Virgem de Nazaré. Os turistas também adquirem esse tipo de material que são vendidos antes, durante e depois do Círio, e que representam a lembrança do Círio.
Os Brinquedos de Miriti de Abaetetuba, que começam a ser fabricados meses antes do Círio de Nazaré e que são levados para Belém para serem expostos e vendidos durante as diversas exposições de Brinquedos de Miriti em feiras que contam com a ajuda de diversos órgãos da cultura do Estado, órgãos e entidades que apoiam essa manifestação cultural do Brinquedo de Miriti, durante o Círio de Nazaré. Os brinquedos de Miriti evocam a cultura amazônica, representando a fauna, flora ou figuras representativas dos diversos tipos amazônicos. Modernamente os Brinquedos de Miriti de Abaetetuba evoluíram para representar as modernas figuras das revistas, jornais, heróis ou quaisquer outros objetos que são criados pelo imaginário dos Artesões de Miriti de Abaetetuba. O Brinquedo de Miriti de Abaetetuba já é um dos grandes ícones da Festa e Círio de Nazaré.
As fitas e fitinhas são objetos bastante procurado durante a Quadra Nazarena, principalmente durante a procissão do Círio. As fitinhas são presas aos braços ou algum outro objeto que simboliza a Virgem de Nazaré e as fitas são usadas durante alguma função religiosa que são ofertadas às diversas imagens de Nossa Senhora de Nazaré, especialmente durante as Missas ou Novenas de Maria de Nazaré.
As réplicas da Virgem de Nazaré, que são feitas de todos os materiais imagináveis e em todos os tamanhos, entre estes a polpa do miriti, madeira, cascas de sementes, cipós, gesso ou outros materiais que reproduzem à perfeição as imagens da Virgem de Nazaré e seus acessórios. Essas imagens são compradas para enfeitar as casas, escolas, órgãos ou entidades que enfeitam os diversos ambientes representativos da fé na Virgem de Nazaré ou as imagens são compradas por turistas como lembranças do Círio.
A Culinária do Círio de Nazaré
Além dos materiais que simbolizam a Virgem de Nazaré, existe a culinária típica do Círio, que envolve os produtores de maniva e tucupi, que vão servir de componentes de pratos típicos como a maniçoba e o pato no tucupi, além dos criadores do próprio pato, que vem de diversas partes do interior do Estado, junto com a maniva e o tucupi. O almoço do Círio já é um aspecto cultural do Círio de Nazaré e envolve as casas de Belém que ficam repletas de parentes, amigos ou visitantes de outras partes do Pará e Brasil, funcionando como uma espécie de confraternização que representa a fé do paraense na Virgem de Nazaré.
Rio Caripetuba
FESTA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ NA LOCALIDADE RIO CARIPETUBA EM ABAETETUBA
Maria, a Mãe de Jesus, é venerada sob várias denominações em grande parte das mais de 150 localidades do município de Abaetetuba. Especificamente Nossa Senhora de Nazaré é venerada em Abaetetuba há mais de 2 séculos, tanto na sede do município como em diversas localidades das Zonas Rrural e Ilhas de Abaetetuba. A Festa e Círio de Nossa Senhora de Nazaré na localidade Rio Caripetuba é uma dessas localidades que realizam a festa de Nossa Senhora de Nazaré. Vide o Programa da Festa e Círio de Nossa Senhora de Nazaré na localidade Rio Caripetuba.
ALGUNS ASPECTOS DA ESPIRITUALIDADE E TEOLOGIA MARIANA
A Festa e Círio de Nossa S. de Nazaré que acontece anualmente em Belém, muitas cidades paraenses e do Brasil não se resume apenas ao seu aspecto de uma festa popular. Existe uma rica e densa Espiritualidade e Teologia Mariana que precisamos conhecer alguns de seus aspectos. A Espiritualidade e Teologia Mariana é bem antiga na Igreja Católica e outras Igrejas do Rito Oriental, tendo se originado nos primeiros tempos do Cristianismo e que teve seu ápice na Idade Média, quando da construção das suntuosas e ricas igrejas construídas para louvar a Virgem Maria, Mãe de Jesus e Mãe do Homem, em devoção que atravessou os séculos, com Maria recebendo mais de 120 denominações devido essa devoção milenar. A devoção popular à Maria perdura com muita ênfase nos dias atuais, basta ver a festa do Círio de Nossa S. de Nazaré em Belém, a festa de Nossa S. Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo, a festa de Nossa S. de Fátima, em Portugal, a festa de Nossa S. de Loudes, na França, a festa de Nossa S. de Guadalupe, no México e tantas outras milhares de festas dedicadas à Maria que se repetem no Pará, no Brasil e pelo Mundo inteiro e sempre com grande concorrência para render louvores à Maria, como a Medianeira entre o Homem e seu Filho Jesus Cristo, com o pagamento de muitas promessas pelas graças alcançadas através de Nossa Senhora, às vezes à peso de grandes sacrifícios como as caminhadas de joelhos em direção aos santuários, carregando pesadas cruzes, segurando na Corda do Círio, como no Círio de Belém, ou outras formas de agradecimentos, louvores e pagamentos de graças alcançadas através da Virgem Maria, através de suas dezenas de denominações. No caso do Círio de Belém um verdadeiro frenesi toma conta de grande parte da população de Belém e cidades ao seu redor, quando cerca de 2 milhões de pessoas acompanham essa grande Romaria e as demais do Período Nazareno que chega à impressionante marca de mais de 6 milhões de pessoas participando de todas as romarias e demais eventos dessa enorme festa religiosa e um verdadeiro clima de festa invade todos os segmentos da sociedade, não importando que religião e governo sejam aspectos separados, conforme prega nossa atual Constituição, pois os órgãos estaduais se juntam às entidades, empresas privadas e uma miríade de eventos se sucedem no decorrer da Quadra Nazarena e até mesmo antes, pois o Turismo, Indústria e o Comércio são também grandemente beneficiados pela grande festa em Belém. Essa é verdadeiramente uma grande manifestação religiosa popular do Brasil, que mexe com grande parcela do povo do Pará que atinge o clímax devocional no Grande Círio de Nazaré, com todos os participantes querendo festejar e render graças à Virgem de Nazaré, a Padroeira da Amazônia, em festa que se repete em grande parcela dos municípios e localidades paraenses e até em grandes, médias e pequenas cidades do Brasil. A pergunta que fazemos é: Será somente o aspecto devocional que o cristão deve manifestar em relação à Maria, aquela que foi escolhida pelo própro Deus para ser a Mãe de seu Filho Jesus, o Salvador e Redentor do Mundo, aquele que foi considerada pelo próprio Deus como a Cheia de Graças, a Bem-Aventurada entre as mulheres, a Virgem Imaculada, aquela que intercedia, mesmo em vida, junto à Jesus em favor dos mais simples, dos pobres, dos de Boa Vontade, aquela que foi Assunta ao Céu em corpo e alma, pois não precisava morrer e ressuscitar dos mortos, porque foi concebida sem o pecado original que afeta todos os demais homens e a própria Criação de Deus que juntos devem ressurgir em Novas Terras e Novos Céus e Novos Homens para estar diante de Deus rendendo Glórias pelo seu grande Amor pelo Homem e toda a sua Criação? Maria, a Mãe de Jesus, também foi a Díscipula perfeita de Jesus, seu amado Filho, pois seguia seus preceitos e ficou ao seu lado até à morte de Jesus. Maria também foi a Mãe Perfeita, a Mãe de Deus, e por desejo de Jesus se tornou a Mãe da Igreja e do Homem no colóquio final de Jesus com Maria e João Evangelista, seu discípula muito amado. Maria, junto com José e Jesus constituíram a Família de Nazaré, a Família Perfeita, como exemplo da Unidade da Trindade de Deus, em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, que devem servir de exemplo para as famílias humanas, famílias religiosas, comunidades, conforme nos aponta o Livro dos Atos dos Apóstolos que diz que os primeiros seguidores de Jesus tinham Um só Coração, Uma só alma, tinahm tudo em comum, Dividiam entre si os seus bens, não havendo necessitados entre eles, pois todos repartiam entre si os seus bens e Maria, a Mãe de Jesus, desfrutava entre os Apóstolos e esses Díscipulos de Jesus a mais alta consideração, não só por ser a Mãe de Jesus, mas porque Ela era aquele Modelo Perfeito de Santidade que todo cristão deve aspirar, para ser como Maria, também merecedor da Vida Eterna junto à Deus Pai, Deus Filho, os Santos Anjos do Senhor e os demais Santos do Paraíso, cujo início é aqui mesmo nesta nossa vida terrena com a nossa imitação de Santidade de Maria, a Cheia de Graças e Virtudes diante dos Homens e de Deus. Então, como fazer para vivermos esses aspectos da Espiritualidade e Teologia Mariana? É o que tentaremos colocar aqui neste espaço através de alguns aspectos dessa espiritualidade. 


Para que nossa relação com Maria não seja apenas uma relação de veneração e devoção à Mãe de Jesus, consideremos os seguintes aspectos da vida de Maria: 
Como muitos outros mistérios da História de Salvação do Homem por Deus, Maria, como Mãe de Jesus, é um mistério de nossa fé cristã, e que deve se tornar para nós um ato de fé acreditar  que Maria faz parte da Salvação do Homem.
Conforme a História de Salvação do Homem, a figura de Maria começa a se configurar no Antigo Testamento e essa  História de Salvação do Homem é fartamente esmiuçada em diversas passagens dos Evangelhos, do livro dos Atos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo e dos demais Apóstolos e vai culminar no Livro do Apocalipse.
Vejamos a figura de Maria e do mistério que ela representa para nós, através de alguns aspectos retirados dos livros acima mencionados.
Ser a Mãe do Salvador é a culminância do mistério de Maria. Ser Mãe de Jesus, significa ser Mãe de Deus, daí o enorme mistério que esse fato envolve e por causa dessa Maternidade Divina, e em função dela, Maria foi conhecida de antemão por Deus e, portanto, Maria foi predestinada, chamada, justificada, santificada e glorificada conforme os Livros Sagrados acima citados e enfatizada em Rm 8,28 a 30: “Ora, nós sabemos que Deus concorre em tudo para o bem dos que O amam, daqueles que, segundo o seu desígnio, são eleitos” e Rm 29: “Porque os que de antemão conheceu, também os predestinou para serem à imagem de seu Filho, a fim de que Este fosse o Primogênito de muitos irmãos” Rm 30: “E aos que predestinou, a estes também os chamou; e aos que chamou, a esses justificou; e aqueles que justificou também os glorificou”.
Maria, portanto, para ser a Mãe de Jesus, a Mãe de Deus, foi pelo Pai ornada de todos os dons e carismas, conforme os Livros Sagrados citam: Cheia de Graça, Imaculada desde o primeiro instante da sua concepção (Conceição de Maria) e, portanto, Preservada do pecado original e de todo pecado, para ser a Mãe de Deus; Virgem, antes do parto, durante o parto e depois do parto; Elevada ao Céu em corpo e alma, porque Maria não estava sujeita ao pecado. E Maria, por ser a Mãe do Verbo Encarnado e do Filho de Deus feito Homem (Jesus para nós é o ápice da humanização do homem que cada um de nós deve almejar como cristão) e, portanto, Mãe de Deus, como foi proclamada no Concílio de Éfeso, em 431, que é tua Graça e tua Glória primordial nesse mistério do Amor de Deus pelo homem.
Maria deve ser proclamada como Mãe, que nos fala o Evangelho, quando no Calvário, seu Filho Crucificado te entrega João como Mãe e te entrega João como como filho e isto de Jesus agonizante que entregou seu sangue e a vida, tudo, num gesto final de seu Mandamento, quando entrega a própria Mãe, como ato de entrega a todos os seus Díscipulos e Seguidores, até o fim do mundo e da história. Portanto, Maria, se tornou também a Mãe dos homens seguidores de Cristo e, portanto, a Mãe da Igreja de Jesus.
Maria, pela sua humildade, uma simples mulher, vinda ao mundo por Adão e Eva, mas predestinada a ser, conforme os Evangelhos, a “Bendita entre as mulheres” (Lc 1,42), a “Cheia de Graça”, aquela a “quem todas as gerações chamam Bem-Aventurada”, portanto, a mais perfeita discípula de Jesus e, por isso, modelo e exemplo para todos nós, que devemos ver em ti a nossa Mãe e nós como teus filhos que te veneram, te prestam devoção, mas que, acima de tudo, deve ser vista como nosso modelo de cristão e assim ser imitada como o rosto do novo homem redimido por Jesus Cristo em sua plenitude. Quem ama deve identificar-se com Maria. Só depois é que deve vir a veneração, junto com a reverência, a admiração e o amor de todos os devotos, peregrinos de tua Festa e Círio de Nazaré.
Maria, que disse “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra”, e meditava em seu coração os planos misericordiosos de Deus para com os Homens e também meditava e guardava em seu coração os misteriosos desígnios de Deus para si e para a humanidade, conforme segue abaixo e também aplicava essas lições no amor e no serviço concreto aos irmãos, conforme “As bodas de Canâ”, quando intercede pelo bom vinho dado aos irmãos e os serviços que foi prestar à sua prima Isabel, conforme Lc 1, 39 a 56, com a visita à Isabel e quando esta disse: “Bendita és tu entre as mulheres e Bendito é o fruto do teu Ventre” entre outras coisas e onde Maria cantou o seu Cântico de Amor, o Magnificat, onde, entre outras coisas diz: “A minha alma glorifica ao Senhor, e o meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humilde condição de sua serva. De fato, desde agora Todas as Gerações me hão de chamar ditosa porque me fez grandes coisas o Onipotente. ...Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos e aos ricos despediu-os com as mãos vazias. ...”Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois regressou para casa”.
O que se poder deduzir do encontro de Maria com sua prima Isabel? Maria não foi a Isabel para cantar o Magnificat, mas foi à serviço do irmão e encontrou receptividade em Isabel que reconheceu Maria como Mãe de Jesus, portanto Mãe de Deus e, por isso, também cantou esse Canto de Amor, que significa a Visão Social de Maria e os três meses com Isabel significa que Maria meditava, glorificava à Deus e amava o irmão.
Nós devemos recorrer sempre a Maria devido as nossas limitações, ocasionadas pelo pecado original e demais pecados e limitações humanas, pedir sempre a intercessão de Maria por nós e nossos irmãos conforme o que diz o “rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte” da nossa Ave-Maria.

E quanto a imagem de Nossa Senhora, que muitos criticam essa devoção, não devemos ver a louça, a madeira, o vidro, o barro ou outro qualquer material inanimado da imagem de Maria, mas o que está por trás, o que simboliza, conforme acima especificado. As imagens de Maria apenas procuram viabilizar o invisível e tornar sensível o espiritual, para melhor crescermos no Amor e na Misericórdia que o Filho de Maria, Jesus Cristo nos ensinou, para também sermos outros Jesus na Terra, portanto, outros filhos de Maria. Qual o filho que não tendo mais a presença física de sua mãe, não guarda com carinho as suas lembranças: cartas, retratos, esculturas, pinturas, objetos, jóias e demais lembranças?
Blog do ADEMIR ROCHA, de Abaetetuba/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário