terça-feira, 30 de junho de 2015

Projeto Amazônia - Edição 2015 em Abaetetuba

Projeto Amazônia - Edição 2015 em Abaetetuba

Projeto Amazônica - Edição 2015 em Abaetetuba 

Comunidade de Palmares, em Tailândia/PA

Nos Anos anteriores, o Projeto Amazônia, atuou nas comunidades da cidade e nas comunidades de algumas Ilhas e Estradas de Abaetetuba, mas a Edição 2015 do Projeto Amazônia, por sugestão do Bispo D. José Maria, deverá atender a Comunidade de Palmares, no município vizinho de Tailândia/PA.
Desenvolvimento da Edição 2015 do Projeto Amazônia

Como vem ocorrendo nos últimos anos, o Movimento dos Focolares desenvolve durante o mês de julho o Projeto Amazônia, que é uma atuação da “Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”, voltada especialmente à Região Amazônica.


O lançamento oficial do Projeto acontecerá no reformado "Centro de Formação do Laranjal" no dia 04 de julho, com a presença de autoridades e de membros da comunidade local e outros lugares, seguindo-se o retiro de 04 e 05 de julho no referido centro, como preparação para os dias de evangelização na localidade Palmares, município de Tailândia/PA. 

Espera-se a presença de mais de 100 pessoas, haja vista o interesse que esse projeto desperta em membros da Igreja, do Movimento dos Focolares de Abaetetuba e de outros lugares do Pará e representantes de outros Estados Brasileiros, vindos especialmente como voluntários do Projeto.


Á exemplo das últimas edições do projeto, além dos Evangelizadores, contará com o apoio e presença de outros grupos católicos e de alguns órgãos, entidades e grupos civis de ações diversificadas, com presença nas visitas e encontros ou momentos do projeto.

Tudo já está devidamente organizado e as providências para esta edição do Projeto Amazônia foram muitas, o que já configura pleno êxito com resultados espirituais explêndidos para todos os atores do projeto, evangelizadores e evangelizados. Vide postagens anteriores com algumas experiências dos participantes, dando resposta à Igreja que lançou a semente, pois o projeto é um laboratório de modelo de vida evangélica, baseado no amor ao próximo, que leva à reciprocidade do amor e na criação da Unidade e Fraternidade entre os homens, conforme nos pede Jesus.

Respingos das Ações Passadas do Projeto Amazônia

Renovação entre os participantes do “Pacto de Unidade” para o início das visitas e encontros,  sorrisos, conversas, confidências. A Palavra de Vida que levamos é uma descoberta e todos manifestam o desejo de continuar no aprofundamento da Vida do Evangelho.
As visitas são ocasiões para “dar de beber a quem tem sede, dar de comer a quem tem fome…” não no sentido material, mas “na escuta das dores, na partilha dos sofrimentos e dos desafios de cada dia.
Trabalhar juntos para criar uma nova cultura, a nossa cultura que é a da verdade, da honestidade, da pureza, da legalidade, enfim a cultura do amor, que faz um mundo ‘novo.
Escutar sempre os visitados das comunidades, e com certeza eles ficarão muitos eles ficarão muito felizes com tudo e impressionados pelos resultados, com verdadeiros milagres e isso confirma que tudo é importante e vale o sacrifício dos evangelizadores.


Frase-Lema do Projeto Amazônia - Edição 2015
O projeto é promovido pelo Movimento dos Focolares, atendendo um pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em vista da preocupação de vastas áreas amazônicas que não possuem a presença de comunidades eclesiais e de padres ou irmãs religiosas e, quando possuem uma Paróquia em um município, muitas comunidades só recebem a visita desses religiosos de mês a mês, ano a ano, em fato que preocupa a Igreja Católica no Brasil, pois essas pessoas precisam receber também a Mensagem evangelizadora de Jesus, que veio a este Mundo trazendo sua mensagem de Amor e Fraternidade para todos os homens. Prontamente os Dirigentes do Movimento dos focolares no Brasil aceitaram o convite da Igreja no Brasil e hoje essa ação já atinge outros Movimentos Eclesiais.

E Abaetetuba, apesar de possuir uma Diocese, esta não possui tantos religiosos e catequistas para atender o vasto território eclesiástico da Diocese, então, os leigos tem que também assumir o seu papel de evangelizadores em Unidade com a Igreja.
A Frase-Lema para a Edição 2015 do Projeto Amazônia em Abaetetuba é "Amar e servir o outro"

Interações das edições passadas do Projeto Amazônia
A interação das edições passadas do Projeto Amazônia em Abaetetuba com órgãos públicos – Defensoria Pública, IFPA, Prefeitura Municipal de Abaetetuba, Museu Emilio Goeldi, Associação Comercial, Alcoólicos Anônimos, Detran e outros – contribuiu com ações sociais segundo as necessidades da comunidade, como a formação à cidadania e a conscientização de seus direitos e deveres. Foi um passo muito importante, que abriu espaço de colaboração entre as entidades e a comunidade, que poderá ter continuidade também depois do Projeto, como já está acontecendo.
Para todo o grupo dos “missionários”, a experiência é sempre muito fascinante – um desafio de inculturação no uso dos objetos, do banheiro, da rede para dormir, nas comidas, das picados de mosquitos e forte calor – e ao mesmo tempo a experiência é forte e desafiadora. São momentos de verdadeira “conversões”, de ambos os lados, da exigência de reavaliar aquilo que se possui de material e de viver com ainda maior decisão o Ideal da Unidade e a Fraternidade Universal. 
Com a vivência do Evangelho a mudança é possível, pois encontra-se pessoas com todas as necessidades possíveis, como pessoas não limpas e nem cheirosas e outras muito doentes e deve-se logo dizer: : ‘é Jesus’, e logo fazer como Jesus faria se ali estivesse.
Vamos todos ao Projeto Amazônia, pois pode ser a nossa plena realização pessoal e espiritual.
 Assim também atendemos o convite do Papa Francisco de ir ao encontro das ‘periferias existenciais’, conscientes do nosso papel de protagonistas na criação de um mundo mais humano e mais cristão”

Blog do Ademir Rocha, de Abaetetuba/PA

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Ambientalismo e Recursos Naturais - Papa entra na política do clima e cobra países ricos


Ecologia e Recursos Naturais - Papa entra na política do clima e cobra países ricos
Fonte:  Observatório do Clima - www.oeco.org.br - Cintya Feitosa
Papa entra na política do clima e cobra países ricos

Clique na legenda acima e veja as fotos e textos

Reproduzido pelo Blog do Ademir Rocha

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Palavra de Vida de Junho 2015

Palavra de Vida de Junho 2015

28 Maio 2015
             
"Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com MUITAS Coisas. No entanto, Uma portanto E necessaria. "(Lc 10,41-42)

Quanto Afeto na repetição Deste nome: Marta, Marta. A casa de Betânia, a uns Três quilómetros de Jerusalém, e Um Lugar Onde Jesus costuma se intimidar parágrafo repousar com OS SEUS Discípulos. Fóruns la, na Cidade, He TEM de enfrentar DISCUSSÕES, Encontra Oposição e rejeição, enquanto that here Existe paz e acolhida.
Marta E empreendedora e Ativa. E o Que Ela demonstra TAMBÉM POR Ocasião da morte de Seu Irmão Lázaro, Quando Entra num Diálogo Sério com Jesus, não Qual o question com Energia. E UMA mulher forte, Que Mostra Uma grande fé. Diante da pergunta: "Cres Que Eu Sou a Ressurreição eA vida?", Responde ELA, sem hesitar: "Sim, Senhor, eu Creio" (cf. Jo 11,25-27).
Tambem ágora ELA ESTÁ atarefada na PREPARACAO de Uma acolhida digna do Mestre e dos SEUS Discípulos. Ela e uma Patroa, uma dona de casa (Como Diz o proprio nome: Marta Significa "Patroa") e, portanto, Responsável Sente-se. Provavelmente ESTÁ Preparando o Jantar PARA O ilustre hospede. Maria, SUA Irma, deixou-a Sozinha NAS SUAS ocupações. Contrariamente AOS Hábitos Orientais, em vez de Permanecer na cozinha, FICA escutando COM OS Homens Jesus Junto, sentada AOS SEUS pes, exatamente Como uma discípula Perfeita. Dai A Intervenção Um pouco ressentida de Marta: "Senhor, Não Te importas that Minha Irmã Me Deixe Sozinha com TODO o Serviço? Manda pois Que ELA Venha me Ajudar! "(Lc 10,40). Eis ENTÃO uma afetuosa e RESPOSTA Ao MESMO ritmo firme de Jesus:

"Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com MUITAS Coisas. No entanto, Uma portanto E necessaria. "

Sera que Jesus NÃO estava Satisfeito com o Espírito empreendedor EO Serviço generoso de Marta? NÃO LHE agradaria uma acolhida concreta e NÃO apreciaria de bom grado como iguarias that LHE estava Preparando? Pouco Desse Episódio DEPOIS, Nas parábolas, Jesus Elogia Administradores, Empresários e Empregados that SABEM Fazer tornar Talentos e Os negociar Bens (cf. Lc 12,42; 19,12-26). Elogia Até MESMO uma esperteza DELES (cf. Lc 16,1-8). Portanto, NÃO PODIA deixar de alegrar-se Ao ver uma mulher Tão Cheia de Iniciativa e Capaz De Uma acolhida Dinâmica e abundante.
O Que He repreende E um Ansiedade eA Preocupação Que ELA Põe no Trabalho. Fica agitada, "sozinha com TODO o Serviço" (Lc 10,40), Perdeu a calma. Não É Mais ELA Quem orienta O Trabalho, foi O Trabalho Que assumiu o Comando eA tiranizou. Ela NÃO ESTÁ Mais livre, Tornou-se escrava da SUA Ocupação.
NÃO Acontece Conosco also de as vezes nsa perdermos NAS mil Coisas a Serem Feitas? Somos atraídos e distraídos Pela internet, cabelo WhatsApp, inúteis Pelos SMS. MESMO QUANDO SE Trata de Compromissos serios Que nsa prendem, ELES PODEM nsa Fazer Esquecer Que devemos Estar atentos EAo Outros, como escutar PESSOAS Que estao Perto de Nós. O PERIGO E Sobretudo Perder de Vista Por qué e trabalhamos Para quem. E deixar that O Trabalho e como Otras ocupações se tornem um FIM si mesmos.
Ou senão, somos Tomados Pela Ansiedade e Pela Agitação Diante de Situações e Problemas dificeis Que dizem Respeito à Família, à Economia, à Carreira, à escola, ao Futuro Nosso OU DOS Filhos, Ate O Ponto de esquecermos como Palavras de Jesus: "portanto , Não vivais preocupados, dizendo: 'Que vamos comer? Que vamos beber? Como nos vamos vestir? ' Os pagãos E Que Vivem PROCURANDO Todas essas Coisas. Vosso Pai Que ESTÁ nsa Céus SABE Que precisais de Tudo Mais ISSO "(Mt 6,31-32). Tambem NÓS merecemos uma repreensão de Jesus:

"Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com MUITAS Coisas. No entanto, Uma portanto E necessaria. "

Qual è um Única Coisa necessaria? Escutar e viver como Palavras de Jesus. Nada, nada Absolutamente PODE Ser colocado Acima delas - e Dele Que fala. A Verdadeira Hospitalidade that Podemos oferecer Ao Senhor, faze-lo sentir-se em casa Há, E Acolher O Que He nsa Diz. Justamente Como fez Maria, that esqueceu Tudo, colocou-se um SEUS Pés e NÃO Perdeu Uma So de SUAS Palavras. Seremos guiados NÃO cabelo Desejo de aparecer OU Liderar, mas de agradar a Ele, de uma Estar Serviço de Seu reino.
Tal Como Marta, also Nós Somos chamados a Fazer "MUITAS COISAS" Para O Bem dos Outros. Jesus ensinou nsa that Ó Paí Quer that demos "muito fruto" (cf. Jo 15,8) e Que façamos Até Obras AINDA MAIORES fazer that Ele (cf. Jo 14,12). Portanto, de Nós de Ele espera Dedicação, paixão no Trabalho that TEMOS uma executar, criatividade, ousadia, Iniciativa. Mas sem Ansiedade e Agitação, com Aquela paz Que VEM fazer Fato de sabermos that Estamos cumprindo a Vontade de Deus.
A Única Coisa Que importa E, pois, tornarmo-nsa Discípulos de Jesus, deixarmos que viva em Nós, estarmos atentos Às SUAS Sugestões, A SUA voz sutil Que nsa orienta momento por momento. Desse Modo Será He Quem nsa Guairá em Todas As Nossas Ações.
Ao executar como "MUITAS Coisas" não estaremos distraídos e desatentos Porque, seguindo como Palavras de Jesus, Seremos motivados SOMENTE cabelo de amor. Em TODAS como ocupações faremos Semper Uma Só Coisa: amar.

Fabio Ciardi 

Reproduzido cabelo Blog do Ademir Rocha