quinta-feira, 7 de maio de 2015

Palavra de Vida de Maio 2015


Fonte: www.focolares.org
29 Abril 201529 Abril 2015+

“Mas Deus, rico em misericórdia, pelo imenso amor com que nos amou, quando ainda estávamos mortos por causa dos nossos pecados, deu-nos a vida com Cristo.” (Ef 2,4-5)

Quando Deus apareceu a Moisés no monte Sinai, proclamou a própria identidade definindo a si mesmo: “O Senhor, o Senhor, Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel” (Ex 34,6). A Bíblia hebraica indica a natureza desse amor de misericórdia com uma palavra que faz lembrar o seio materno, lugar de onde provém a vida. E com outra palavra expressa ainda outros aspectos do amor-misericórdia: fidelidade, benevolência, bondade, solidariedade. Apresentando-se “misericordioso”, Deus mostra a sua dedicação para com cada uma de suas criaturas, como faz uma mãe pelo seu filho: ela o ama, está atenta a ele, protege-o, cuida dele.

Maria, no Magnificat, canta a misericórdia do Todo-Poderoso, que “se estende de geração em geração” (cf. Lc 1,50). O próprio Jesus o diz, ao revelar Deus como um “Pai”, próximo e atento a todas as nossas necessidades, pronto a perdoar, a doar tudo aquilo de que temos necessidade: “faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos”.

O seu amor é realmente “rico” e “imenso”, como é definido pela Carta aos Efésios, na qual se encontra esta Palavra de Vida:

“Mas Deus, rico em misericórdia, pelo imenso amor com que nos amou, quando ainda estávamos mortos por causa dos nossos pecados, deu-nos a vida com Cristo.”

É como que um brado de alegria de Paulo, que brota quando se contempla a ação extraordinária realizada por Deus em nosso favor: estávamos mortos e nos fez reviver, dando-nos uma vida nova.

A frase começa com um “mas”, indicando um contraste com aquilo que Paulo tinha constatado antes: a condição trágica da humanidade, esmagada por culpas e pecados, prisioneira de desejos egoístas e maus, sob a influência das forças do mal, em aberta rebelião contra Deus, merecendo portanto que se desencadeasse sobre nós a sua ira (cf. Ef 2,1-3). Pelo contrário, em vez de castigar – daí Paulo mostrar-se tão pasmado – Deus dá a vida: não se deixa conduzir pela ira, mas pela misericórdia e pelo amor.

Jesus já tinha dado a entender esse modo de agir de Deus, por meio das parábolas: do pai que acolhe de braços abertos o filho que tinha decaído numa vida desumana; do bom pastor que vai à procura da ovelha perdida e a leva sobre os ombros para casa; do bom samaritano que trata as feridas do homem que tinha caído nas mãos dos assaltantes (cf. Lc 15,11-32; 3-7; 10,30-37).

Deus, Pai misericordioso, simbolizado nas parábolas, não só nos perdoou, mas nos deu a própria vida de seu filho Jesus, deu-nos a plenitude da vida divina. Daí o hino de gratidão:

“Mas Deus, rico em misericórdia, pelo imenso amor com que nos amou, quando ainda estávamos mortos por causa dos nossos pecados, deu-nos a vida com Cristo.”

Esta Palavra de Vida deveria despertar em nós a mesma alegria e gratidão de Paulo e da primeira comunidade cristã. Também com relação a cada um de nós, Deus se mostra “rico em misericórdia” e “imenso no amor”, pronto a perdoar e a dar-nos nova confiança. Não existe situação de pecado, de dor, de solidão, na qual Ele não se torne presente, não se coloque ao nosso lado para acompanhar-nos no nosso caminho, em que não nos dê confiança, a possibilidade de ressurgir e a força de recomeçar sempre.

Quando o Papa Francisco apareceu pela primeira vez para a oração do “Angelus”, em 17 de março de 2013, começou falando da misericórdia de Deus, tema que passou a abordar habitualmente. Na ocasião, ele disse: “O rosto de Deus é o de um pai misericordioso, que sempre tem paciência… que nos entende, nos espera, não se cansa de nos perdoar…”. Terminou essa primeira breve saudação lembrando que: “Ele é o Pai de amor que sempre perdoa, que tem aquele coração de misericórdia para com todos nós. E também nós, aprendamos a ser misericordiosos para com todos”.

Essa última indicação nos sugere um modo concreto de viver a Palavra de Vida.

Se Deus é rico em misericórdia e imenso no amor com relação a nós, também nós somos chamados a ser misericordiosos para com os outros. Se Ele ama pessoas más, inimigas de Deus, também nós deveríamos aprender a amar aqueles que não são “dignos de amor”, até mesmo os inimigos. Jesus não nos disse: “Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”? (Mt 5,7); não pediu que fôssemos “misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”? (Lc 6,36). Também Paulo convidava suas comunidades, escolhidas e amadas por Deus, a se vestirem “com sentimentos de compaixão, com bondade, humildade, mansidão, paciência” (Cl 3,12).

Se chegamos a acreditar no amor de Deus, também nós poderemos amar com aquele amor que assume toda situação de dor e de necessidade, que desculpa tudo, que protege, que sabe dedicar-se. Seremos testemunhas do amor de Deus e ajudaremos a todos aqueles que encontrarmos a descobrirem que também para eles Deus é rico em misericórdia e imenso no amor.



Fabio Ciardi 
  
Reproduzido pelo Blog do Ademir Rocha                           

sábado, 2 de maio de 2015

Miritifest - Edição 2015 - Abaetetuba


MIRITIFEST - Edição 2015 - ABAETETUBA
No dia 1/5/2015, pela parte da manhã, teve início o 12º Festival do Miriti
ou Miritifest, onde aconteceram alguns eventos e o início da exposição dos famosos Brinquedos de Miriti de Abaetetuba

 O Festival do Miriti de Abaetetuba, nos últimos anos, vinha perdendo o vigor e a qualidade no que diz diz respeito a sua organização e apresentação de eventos, que carecia de uma melhor exposição dos Brinquedos de Miriti, ao lado de outras atrações que pudessem dizer algo melhor da Cultura, do Folclore e da Culinária típica de Abaetetuba. O Secretário de Cultura do governo da prefeita Francinete Carvalho, Manoel de Jesus Rodrigues de Moraes, contando com o apoio da Prefeitura Municipal, da Associação dos Artesões de Miriti de Abaetetuba (ASAMAB), junto com José Hélio Maciel, saíram atrás de entidades e pessoas do melhor quilate, para fazer em 2015 um Festival do Miriti que correspondesse à fama que o dito Festival já desfruta à nível local e estadual. Assim a equipe correu atrás de patrocinadores e de grupos musicais, folclóricos e culturais para preencher os dias do Festival, com uma série de eventos e apresentações artísticas da melhor qualidade, ao lado da exposição dos Brinquedos de Miriti e da típica Culinária de Abaetetuba e também das dezenas de barracas para vendas de produtos diversos do artesanato em geral e de barracas de guloseimas, comidas e bebidas, espalhadas pelos diversos canteiros da Praça da Bandeira e suas ruas adjacentes. Além de tudo isso, conseguiram trazer para Abaetetuba o programa de sucesso chamado "É do Pará", da TV Liberal, que no sábado, dia 2 de maio, estará fazendo cobertura ao vivo das exposições dos Brinquedos de Miriti e dos vários eventos desse dia.
 Vide o cartaz da Programação do 12º Miritifest

Há mais de duzentos anos que os Brinquedos de Miriti de Abaetetuba já saíram da condição de ícones da Cultura de Abaetetuba  e que nesses mais de 200 anos já são parte integrante do Círio de Nazaré, em Belém. Leia nossas postagens de Círio e Festa de Nazaré

Algumas fotos do 12º Miritifest 
Felinos
Onças, garças e guarás
 Onças
 onças, garças, guarás, cavalos

 Barcos caravelas feitos com o coforote de frutos da palmeira inajageiro
Espelhos em miriti

 Carrossel, barquinhos, espelhos

 Quadros em miriti
Licor

Felinos

 Corujas, palhaços
Personagens da TV
 Bicas-bicas
Ratos


Bicas-bicas

 Pássaros



Onças


 Pássaros diversos, inclusive com asas abertas
 Barcos
Um dos aspectos que dá mais beleza aos Brinquedos de Miriti de Abaetetuba é a pintura que dá mais realce e graciosidade a esses brinquedos


Parte dos abaetetubenses que estão morando em outros lugares do Brasil e que vierem visitar sua cidade natal se defrontarão com a reforma e construções da Praça da Conceição, onde parte dos elementos da antiga arquitetura dessa praça foram derrubados em favor do que agora se vê na dita
Praça
Arrastão Cultural do Festival do Miriti
 Melhor idade no Arrastão Cultural
Arrastão em frente da Escola Basílio de Carvalho




Fotos acima do Arrastão Cultural
Grande barco de miriti em exposição na Praça da Bandeira
 Instrumentos musicais fabricados artesanalmente
 Nossa S. da Conceição em miriti

Paissandu e Remo juntos no Festival
 do Miriti
Quadro em alto relevo de miriti
Arrastão e povo assistindo
Girândola de cataventos
Sr. Adonias Gomes com seus brinquedos à venda na exposição

 Melhor Idade e Filhos de Gandhi ou do Umbandismo

 Exposição de fotos antigas de Abaetetuba
 Barraca na Praça
 Camarões e barcos em miriti
Povo visitando e comprando brinquedos de Miriti

 Estandes e quiosques na Praça
Palco com povo assistindo apresentações
Povo na Praça com e vendedores em quiosques e bancas

Blog do Ademir Rocha, de Abaetetuba/PA