O Corpo de Bombeiros, além de sua atuação no Círio de Nazaré e demais romarias, também atua na vistoria nos brinquedos do Ita Center Park, que é um centro de diversões montado todos os anos durante a Quadra Nazarena, ao lado da Praça Santuário de Nazaré. Todos os ítens já foram devidamente vistoriados e fiscalizados nos 19 grandes brinquedos de diversão e lazer dessa empresa que atua pelo 23º ano na Festa e Círio de Nazaré.
A Diretoria da Festa de Nazaré e a Arquidiocese de Belém, no decorrer do ano. fazem uma minuciosa programação para atender às expectativas do mundo católico, dos devotos, dos turistas e dos demais segmentos que participam dessa grandiosa festa. Serão 12 Romarias que acontecerão durante a Quadra Nazarena, este ano, cujo ponto culminante é o grande Círio de Nazaré, com a presença de mais de 2,5 milhões de pessoas pelas ruas de Belém. A mais nova romaria e a já chamada Romaria dos Corredores.
Alguns Pontos da Organização da Festa e Círio 2014, de Nossa Senhora de Nazaré
Como a Festa e Círio de Nossa S. de Nazaré é um evento gigantesco em todos os seus aspectos, precisa que a cada ano seja definido uma Agenda que atenda a todos os aspectos envolvidos nessa grande festa religiosa, que vai se juntar aos eventos governamentais, empresariais e particulares da referida festa, que também possui uma grande agenda em todos os segmentos da cultura, do turismo e até dos esportes. A programação oficial do lado religioso precisa ser definido já a partir do encerramento de uma nova edição da Festa e Círio de Nazaré e essa agenda inicia em janeiro e se estende até o mês de dezembro de cada ano. Para a edição 2014 da Festa e Círio de Nazaré foram definidos 144 eventos, isso mesmo, 144 eventos organizados pela Diretoria da Festa e Arquidiocese de Belém, que começaram em janeiro e vão se estender até o dia 5 de dezembro, quando será realizada a solenidade de posse de uma nova Diretoria para a Festa de Nazaré. Esses diretores é quem começam a definir a Festa e Círio 2015 de Nossa Senhora de Nazaré.
Dos 144 eventos da Festa de Nazaré de 2014, 12 são as chamadas Romarias Oficiais, que conduzem a Imagem Peregrina por terra e água, percorrendo um total de mais de 130km em mais de 40h de romarias, contando com o fervor espiritual e devocional de milhões de fiéis.
. 07/10 Abertura Oficial do Círio 2014, na Casa de Plácido, às 19:00h.
. 08/10
Abertura da Vigília de Adoração, às 8:00h, onde os Grupos e
Movimentos Religiosos de todas as Paróquias ligadas à Arquidiocese de
Belém dão início à Vigília de Adoração, como maneira de preparar o
Espírito para a grande Festa da Padroeira, e essa Vigília só termina na
manhã de 6ª feira, quando a Imagem Peregrina de Nossa S. de Nazaré
percorrerá os 3 maiores centros populacionais da Região Metropolitana de
Belém. durante a 1ª Procissão da Quadra Nazarena.
. 08/10 Transporte dos Carros dos Milagres, às 21:00h, da Casa de Plácido para o Galpão da CDP, onde ficarão guardados até o Domingo do Círio e com a presença de dezenas de fiéis e Guardas da Santa, que irão rezando e cantando pelas ruas até o seu destino.
. 09/10 Missa de Apresentação do Manto, às 18:00h, na Basílica-Santuário de Nazaré
. 10/10 Encerramento da Vigília de Adoração, às 7 :00h, na Casa de Plácido
. 10/10 Missa do Traslado Ananindeua/Marituba, às 7:00h, na Basílica-Santuário e o Traslado da Imagem de Nazaré com início às 7:30h, com saída da Basílica-Santuário, que é a 1ª das Romarias Oficiais, chega a reunir mais de um milhão de pessoas, quando a Imagem Peregrina, em carro aberto, percorre 131km, em aproximadamente 12:40h, acompanhada de de corredores, ciciclistas, motociclistas e carros. A Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré, portanto, faz uma grande jornada que começa na sexta-feira que antecede o dia do Círio de Nazaré, indo até o dia 27/10/2014, segunda-feira, percorrendo as vias públicas de Belém, Ananindeua e Marituba e mais o distrito de Icoaracia, da Grande Belém. Os 144 eventos da Festa e Círio de Nazaré, além das 12 grandes Romarias, envolvem encontros de formação, treinamentos, preparações, execuções, romarias, missas, apresentações, orações e eventos sociais, culturais e musicais. Vale dizer que a Festa e Círio de Nazaré não se restringe somente às cidades acima citadas do Estado do Pará, mas a Imagem Peregrina também faz visitações em outras cidades do Pará e até fora do Pará, que são as centenas Romarias não oficiais
. 11/10 Romaria Rodoviária, às 5:30h, com saída do Trapiche de Icoaraci
. 11/10 Romaria Fluvial, às 9:00h, com saída do Trapiche de Icoaraci
. 11/10 Moto-Romaria, às 11:30h, com saída do Cais de Belém, Praça Pedro Teixeira
. 11/10 Descida da Imagem Original de Nossa S. de Nazaré, às 12:30h, na Basílica-Santuário de Nazaré.
. 11/10 Missa da Trasladação, às 16:30h, no Colégio Gentil Bittencourt
. 11/10 Trasladação, às 18:00h, com saída no Colégio Gentil Bittencourt
. 12/10 Missa do Círio, às 5:00h, na Catedral de Belém/Igreja da Sé
. 12/10 Círio de Nazaré, às 6:00h, com saída da Catedral de Belém, que é a maior em quantidade de romeiros, com expectativa de juntar aproximadamente 2,5 milhões de fiéis e todas as demais procissões que surgiram posteriormente, giram em torno dessa grande Romaria e que são: Trasladação, Círio das Crianças, Recírio, Romaria da Juventude e Procissão da Festa, que envolvem caminhada dos devoto. O Traslado, a Romaria Rodoviária, a Romaria Fluvial, a Moto Romaria e a Romaria dos Corredores são procissões sem o acompanhamento de devotos em caminhadas, pois estes estão acomodados em centenas de veículos e embarcações.
. 18/10 Ciclo Romaria, às 8:30h, saindo da Praça Santuário de Nazaré
. 18/10 Romaria da Juventude, às 16:00h, saída da Basílica-Santuário de Nazaré
. 19/10 Missa da Romaria das Crianças, às 07:00h, na Praça Santuário
. 19/10 Romaria das Crianças, às 08:00h na Praça Santuário
. 25/10 Romaria dos Corredores, às 08:00h, com saída da Praça Santuário
. 26/10 Procissão da Festa de Nazaré, às 08:00h, na Praça Santuário
. 26/10 Missa de Encerramento da Festa de Nazaré, às 19:30h, na Praça Santuário
. 26/10 Encerramento da Festa e Círio de Nazaré 2014, às 21:00h, na Praça Santuário
. 27/10 Recírio, às 07:00h, na Praça Santuário
A Casa de Plácido
PROMESSEIRO
Outubro transborda crença,
Belém se entrega à virgem.
Promesseiro com esperança,
Suporta qualquer viagem.
Faz sacrifício e não reclama,
Com fé, vem de toda parte,
Emoção, lágrima derrama.
O círio também é uma arte!
Milton Teixeira
Plácido José de Souza achou uma Imagem de Nossa S. de Nazaré, à margem do Igarapé Murutucu, sendo uma imagem em estilo barroco, na forma de matrona portuguesa dos séculos 17/18, em 1700. A partir desse achado, Plácido
levou a referida imagem para casa, mas ela sempre voltava para a margem
do referido igarapé e ele intuiu que a Imagem achada queria ficar
naquele lugar do achado e, assim, ele construiu uma pequena ermida e ali se iniciou a devoção à Nossa S. de Nazaré, pois a
notícia sobre o milagre da volta da Imagem ao mesmo lugar se espalhara
rapidamente pelos moradores do local. Isso chamou a atenção de moradores
mais distantes e até de autoridades constituídas nesses tempos. A devoção à Nossa S. de Nazaré
crescera muito e em 1793 era realizada a primeira romaria da Virgem de
Nazaré. A ermida não suportando a intensidade da devoção, foi
substituída por uma capela, esta que foi substituída por uma igreja modesta, até esta ser substituída pela imponente Basílica de Nazaré. Assim
aconteceu com o pequeno Círio inicial em 1793, que foi crescendo na
quantidade de romeiros ao ponto de na atualidade comportar o portentoso
Círio de Nossa S. de Nazaré que arrasta mais de 2,5 milhões de pessoas
no 2º domingo de outubro de cada ano. A devoção à Nossa S. de Nazaré
cresceu tanto que, ao lado do tradicional Círio do 2º domingo de
outubro, acontecem outras romarias, algumas arrastando mais de um milhão
de pessoas. Atualmente a devoção à Nossa S. de Nazaré está se espalhando
por várias cidades do Brasil e recentemente a grande romaria do Círio
foi constituído Patrimônio Cultural da Humanidade, título que foi
conferido pela UNESCO (vide acima). Com o passar dos anos muitas pessoas começaram a pagar as graças alcançadas através da intercessão da Virgem de Nazaré, com longas caminhadas, chegando à capital paraense com visível emoção e alegria, mas fisicamente extenuados, feridos e necessitando de cuidados especiais para atenuar o cansaço, curar as feridas e necessitando também de uma revigorante refeição e sopas. Com esse objetivo, de dar assistência aos romeiros nessas condições, é que a Diretoria da Festa de Nazaré, Arquidiocese de Belém e Padres Barnabitas construíram o anexo da Basílica de Nazaré, que foi batizado com o nome de "Casa de Plácido", que atualmente presta esses relevantes serviços
sociais através da Pastoral da Acolhida da referida Basílica de
Nazaré.. Como as despesas com o Círio de Nazaré, suas demais romarias e
muitas outras despesas com a colossal festa, a Pastoral da Acolhida está
chamando os fiéis devotos de Nossa S. de Nazaré para contribuírem com materiais diversos, alimentos e recursos para atender a alta demanda da Casa de Plácido.
Com os donativos recebidos na forma de carnes, alimentos, temperos, verduras e legumes, medicamentos e ítens de enfermagem, roupas, calçados, brinquedos, descartáveis, panelas, doces e bombons.
Os Romeiros de Nazaré
Os Romeiros do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém/PA, vêm de todos os cantos do Pará, estados vizinhos e demais estados brasileiros, alguns fazendo grandes sacrifícios para chegar até Belém.
Romeiros das Estradas do Pará
Várias são as comitivas de romeiros que chegam à Belém fazendo grandes caminhadas à pé, em trechos de até 70km, como é o caso dos aproximadamente 700 romeiros que vieram do município de Castanhal/PA. Essa procissão já é tradicional, onde esses romeiros se organizaram e participaram de Missa na frente da Igreja Matriz de São José para pedir proteção, força física e espiritual para tão longa caminhada. Em 8/10/2014 aproximadamente 700 romeiros fizeram essa caminhada à pé pela Rodovia BR-16 com destino à Basílica-Santuário de Nazaré, em Belém e com previsão de chegada às 8:00h de 9/10/2014, com previsão de 24h de caminhada. Essa caminhada já acontece há 35 anos e atualmente esses fiéis romeiros já tem o acompanhamento do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal e durante a viagem recebem água e alimentos dos passantes da estrada e param em determinados trechos para fazer alguns minutos de descanso
Museu do Círio
Para o turista que quiser conhecer a história do Círio através de seus ícones ou para o fiel devoto que quiser recordar ou reviver os Círios passados, um dos programas mais atraentes para esses turistas e devotos é uma visita ao Museu do Círio, que fica localizado na Rua Padre Champagnat, no Complexo Arquitetônico Feliz Lusitânia, no Bairro da Cidade Velha. Esse museu, criado em 10/1986 e reinaugurado em 12/2002, possui mais de duas mil peças de 10 coleções diferentes, com mais de 2000 peças, que retratam a história da devoção paraense à Virgem de Nazaré, indo do ano de 1793 aos objetos oferecidos pelos fiéis promesseiros, a Corda do Círio, os Brinquedos de Miriti de Abaetetuba, os Mantos usados usados pela Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, os Ex-Votos em cera representando partes do corpo, os barcos e casas entregues pelos pagadores de promessas e mais uma grande e variada gama de objetos representativos de agradecimentos à Virgem de Nazaré pelas graças alcançadas. Á visitação ao Museu do Círio é feita de 3ª a 6ª feira, das 10 às 18:00h e nos finais de semana e feriados, das 10 às às 14:00 h, com o ingresso custando R$ 2,00 e com meia entrada para estudantes e idosos a partir de 60 anos não pagam nada.
Memória de Nazaré
Além do Museu do Círio, existe o espaço Memória de Nazaré, este constituído de muitos objetos e lembraças deixadas pelos fiéis devotos para serem expostos em um espaço apropriado, onde se destacam: brinquedos de miriti, partes do corpo em cera, cartas, barcos, casas e tudo mais que faz lembrar a devoção dos fiéis promesseiros do Círio de Nazaré. O espaço Memória de Nazaré fica localizado em um anexo da Basílica-Santuário de Nazaré.
Círio Cultural
O Círio Cultural pode ser entendido como as inúmeras mostras e apresentações culturais que acontecem por todos os cantos da Capital, Belém, durante os15 dias da Quadra Nazarena e envolvendo todos os segmentos da Cultura que remetem à Festa e Círio de Nazaré, como:
- "Fisionomia da Corda, que é uma exposição fotográfica que aborda as diversas situações e contextos da história da Corda do Círio e das condições que a Corda assumiu e assume no tocante as diferentes fisionomias nos aspectos religioso, devocional, prático, material, orgânico e outras nuances que a presença da Corda representava e representa sob difentes pontos de vista. Essa mostra é uma criação do fotógrafo Patrick Pardini em colaboração com o artista Biratan Porto e ainda é uma homenagem ao escritor Benedicto Monteiro, este que foi o maior intérprete do Círio e da Corda em seus escritos. Essa mostra fotográfica de terça à sexta-feira da 9 às 17:00h; sábado e domingo das10 às14:00h no Museu da UFPA, naAv. José Malcher,1192 e vai até 30 de novembro de 2014.
- Mostras do artista plástico Emanuel Franco "A arte que vem do céu"e "A devoção que dos rios" que são maneiras de homenagear o Círio de Nazaré, através da produção dos artesões de miriti de Abaetetuba e que podem ser vistas até o dia16 de outubro na Estação das Docas. A mostra "A arte que vem dos céus" apresenta as girândolas cheias de 60 brinquedos produzidos a partir da fibra do miriti e a exposição "A devoção que vem dos rios" é o resultado de um workshop feito com 12 artesões do miriti de Abaetetuba e que traz 22 objetos com as respectivas motivações foram coletadas em estaleiros navais situados em áreas ribeirinhas de Belém e cidades vizinhas. Essas exposições têm a finalidade de mostrar a cultura e a fé que envolve o Círio de Nazaré em visitação que vai das 10 às 22h e até o dia 16 de outubro na Estação das Docas,no Boulevard Castilho França,em Belém.
- "Feira do Miriri", com o tema "Girândolas de Abaeté, no Círio de Nazaré" que reúne 60 expositores do artesanato de miriti de Abaetetuba, em exposição organizada pela Asamab em parceria com o Iphan, já tradicional no calendário da Festividade de Nazaré.
- "Nazarenos", mostra de obras em pinturas à óleo, no estilo impressionista," do artista plástico paraense Fabrício Pinheiro e com motivações dos diversos momentos da devoção à Vigem de Nazaré. O local da exposição é o Instituto de Artes do Pará, à Praça Justo Chermont, 326, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17h.
- "Signos do Círio", com obras do artista plástico Francelino Moraes, em obras onde o brinquedo de miriti é a motivação para os trabalhos alusivos ao Círio de Nazaré. O local da exposição é Espaço Cultural Sesc Doca, das 16 até 20h, e que vai até o dia 24 de outubro.
- A presença do grupo Arrastão do Pavulagem inicia suas apresentações já a partir do término do Círio Fluvial, quando esta Romaria chega ao Cais do Porto de Belém e o grupo inicia o chamado Arrastão do Círio. O Arrastão do Círio é uma caminhada cultural promovida pelo Instituto Arrastão do Pavulagem, com sede em BelO ém/PA e que é o responsável pelos arrastões culturais nas quadras festivas do carnaval e quadra junina. O Arrastão do Círio é um cortejo de quase uma hora que procura reverenciar a cultura popular paraense e a Padroeira dos Paraenses, Nossa S. de Nazaré com muita música, danças, cores e alegria, em evento que já ocorre há 14 anos, sempre um dia antes do grande Círio de Nazaré.
- O Auto do Círio, vide acima
O Círio Espiritual
Foto do acervo de Eliana Fonseca
Já escrevemos aqui que existe toda uma Espiritualidade Mariana que precisa ser vivenciada por nós cristãos e até não cristãos que sejam pessoas de Boa Vontade, que estão espalhados por todos os recantos do mundo e inseridos em todas as demais religiões e até em pessoas de outras convicções não religiosas, que podem viver e praticar alguns dos ítens por nós elencados abaixo. Antes queremos dizer que por força da impressionante dimensão em que se transformou a Festa e Círio de Nossa Senhora de Nazaré e envolvendo impressionantes números, em fatos que resultaram nas diferentes facetas em que essa grande festa se transformou, devido os diferentes olhares analisados no decorrer dessa festa religiosa, mas que por isso tudo assumiu outros aspectos. Por isso é que aqui falamos dessas diferentes facetas dessa festa como: o Círio Econômico (envolvendo cifras econômicas e financeiras), o Círio Cultural envolvendo diferentes aspectos culturais), o Círio Musical (devido a incrível musicalidade cristã e não cristã despertada por essa grandiosa festa), o Círio Congregacional (devido a enorme vontade de reencontrar, de congregar no seio das famílias, do trabalho, em muitos eventos e à exemplo da Festa do Natal) e tudo transformado em novas tradições que vão se juntando as mais antigas tradições do Círio.
Alguns ítens do Círio Espiritual, extraídos da Vida de Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, que devem ser por nós vivenciados na Quadra Nazarena e em toda a nossa vida:
- "Fazei tudo o que Ele vos disser", do episódio Bíblico das Bodas de Caná e Maria já intuía e vivia nessa sua frase que Fazei tudo o que Ele vos disser significava fazer a Vontade de Deus em todos os momentos de nossa vida, viver o Mandamento do Amor de Jesus (Amai-vos uns aos outros...) e naquele momento das BodasdeCaná Jesus pedia também que se desse a todos os presentes e não presentes o bom vinho do Amor, dos serviços aos irmãos, o bom vinho da fraternidade entre os homens e outros aspectos espirituais intrínsecos nessa primeira frase pública de Jesus. Então nestes nossos momentos da Festa e Círio de Nazaré nós podemos repartir o nosso bom vinho de fraternidade entre nós, do bom vinho de nossos atos concretos de amor e serviços aos nossos irmãos mais próximos de nós, aos desconheci dos que precisam de nossos serviços, como nas Bodas de Caná.
- "...o Senhor olhou para a humilde condição de sua Serva,... "trecho extraído do Canto de Maria em sua visita à sua prima Isabel quando esta se encontrava grávida e precisando de ajuda. Realmente, materialmente, Maria era muito pobre, basta se olhar a Família de Nazaré que residia em uma humilde casinha desprovida de quase tudo. Mas se Maria era pobre materialmente, em contrapartida era rica em valores espirituais, onde vivia em harmonia com seu esposo José e com seu Filho Jesus, Este, desde muito cedo já possuidor da Ciência infusa, por ser Ele o Filho Humano-Divino de Deus e de onde Maria hauria todos os ricos valores espirituais que saíram em palavras de sua boca no seu Hino do Magnificat, nas Bodas de Caná. Foram os homens, através de devoções um pouco exacerbadas em relação à Maria que transformaram essa devoção em suntuosas e ricas catedrais, em Maria ricamente vestida em Rainha, com vestes de Mantos riquíssimos e transportada em ricos andores e em demonstrações de fé que muitos acham exageradas. O autor do Blog do Ademir Rocha é um dos muitos cristãos que são de acordo que festas religiosas pudessem ser demonstrações de fé baseadas na vivência dos ricos valores espirituais extraídos dos ensinamentos de Jesus, como fez Maria, a Cristã e Apóstola Perfeita, a Mãe por Excelência. Porém o devocionismo foi a maneira através do qual o Brasil e demais países da América Latina foram colonizados pelos colonizadores vindos da Península Ibérica. Está tudo errado? Claro que não, pois atualmente estamos vivendo um período de liberdade e liberalidade jamais vistos no mundo todo, e onde os valores espirituais estão como que sendo aparentemente esquecidos e suplantados pelos apelos do mundo moderno, onde o "ter, o ser e o poder" são os contravalores que muitos aderem, ao lado dos contravalores dos apelos mundanos e do secularismo pregado pelos atuais donos dos conhecimentos e das ciências humanas, sociais e físicas, estas muito diferentes da Ciência Infusa (Ciência dos verdadeiros valores espirituais e conhecimento verdadeiro e total dos inígmas e segredos do Universo) de Jesus, da qual Maria hauriu um pouco, para viver no seu tempo, conforme já dito nestas postagens. Então o Círio de Nazaré em sua fiorma atual tem o grande mérito de trazer esses milhões de fiéis devotos para a sua Festa e Círio, vindos das mais diferentes camadas sociais e lugares, para render sua homenagem à Vigem de Nazaré, pagar suas promessas, louvar a Virgem e agradecer pelas graças alcançadas. Talvez seja a Festa e Círio de Nazaré a única oportunidade que a maior parte dessas pessoas tenha para se encontrar com Deus, através de Maria, e deparar com os Ensinamentos de Jesus, mas que eles possam levar consigo um pouquinho da Espiritualidade Mariana, extraída da própria Vida de Maria e possa aplicar esse aprendizado em suas vidas, lutando por um mundo novo de honestidade, de verdade, de justiça e paz social com a partilha de bens materiais e espirituais, de amor concreto ao irmão, de santidade e não fazer como o povo que acorreu à Jesus em busca de pão e peixe, mas que ouvindo o Sermão da Montanha que falava das dificuldades da vida cristã, debandaram, e não fizeram como bem demonstra a vida de Maria, que esteve ao lado de seu Filho Jesus até o fim. É também através de nossa coerência cristã ou vida de boa vontade que também rendemos Glória à Deus.
O Círio Musical
Canções em Romaria
O Círio Musical é formado pelos inúmeros eventos e shows musicais que homenageiam Nossa Senhora de Nazaré durante a Quinzena Nazarena. Nesse período vários artistas do segmento musical procuram mostrar seus trabalhos ou realizam shows especialmente para homenagar a Virgem de Nazaré, como é o caso da homenagem tradicional apresentada pelas cantoras Lucinha Bastos, Andréa Pinheiro e Mariane Lima com o show "Canções em Romaria" em seu 11º ano, que será apresentado no próximo dia 16 de outubro no palco do Teatro da Paz, que contará ainda com a participação especial de Camila Honda, Juliana Sinimbu e Gigi Furtado, e com a presença de renomados musicistas paraenses, em espetáculo que faz parte do Projeto Nazaré em Todo Canto, da Secretaria de Estado da Cultura do Pará.
Corda e Fé, Música e Maria
"Corda e Fé, Música e Maria" é o nome do show dedicado à Nossa Senhora de Nazaré feita pelo devoto e músico Salomão Habib, feito no dia 9/10/2014 na Igreja de Santo Alexandre. No repertório do renomado violonista estiveram presentes as composições de devoção que o mesmo já fez em homenagem à Nossa S. de Nazaré, inclusive as duas que dão título ao show: Cançoes para Maria e Corda e Fé, e a sua última canção religiosa, Outubro, que se refere à festa dos paraenses. O show Mariano é voltado para traduzir os momentos de alvorada, procissão, oração e festa, em propostas que remetem aos momentos marcantes da Festa e Círio de Nazaré.
Maniçoba Musical
O show "Maniçoba Musical" remete à Culinária Paraense durante o Círio de Nazaré. Nesse show os artista da Região Norte se encontraram em 9/10/2014 para desenvolver esse show dentro do "Projeto Uma Quarta de Arte, no palco do Teatro Margarida Schivasappa, do Centur. Artistas que se fizeram presentes: Patrícia Bastos, Joãozinho Gomes, Amadeu Cavalcante, Finéas Nelluty e Enrico Di Miceli, do Amapá; Sérgio Souto, do Acre e Ronaldo Silva, Júnior Soares e Mário Moraes, do Pará e outros nomes de outros estados com participação especial no show.
Varanda de Nazaré
O projeto "Varanda de Nazaré, organizado pela cantora Fafá de Belém (vide acima) terá essa cantora interpretando canções populares e religiosas nesse projeto e no decorrer das demais romarias da Festa Mariana, contando com a participação de cantores e músicos de renome do Brasil e Portugal.
Círio Musical
"Círio Musical" é o nome que se dá a uma série de shows de cantores, bandas, padres e pessoas que se dedicam à musica com teor religioso, em evento que se iniciou no dia 12/14/2014 na chamada Concha Acústica da Praça Santuário. O 1º que subiu ao palco foi o padre-cantor Antonio Maria, às 20h e a ele se seguiram: Anjos de Resgate, e outros cantores e bandas que continuarão a se apresentar à cada noite da Quadra Nazarena, até o dia 26 deste mês. O Círio Musical já é realizado há mais de 10 anos e como um instrumento de evangelização através da música. Outros nomes que estão agendados para as 15 noites da Quadra Naarena: Ziza Fernandes, Rosa de Saron, Dunga, Cosme, Banda Dom, Suely Façanha, Missionário Shalon, Tony Alysson, Banda Dominus, Adriana, Davidson Luiz, Adoração e Vida e Padre Sidney. O Círio Musical ajudou a atrair a juventude para a participação do Círio e da vida da Igreja e os artistas escolhidos visam atender a evangelização da juventude, fato que já é comprovado pela participação no Círio e demais romarias, onde a presença dos jovens já é maioria nesses eventos.
Agenda do Círio Musical da Festa e Círio de Nazaré
Data Artista
12/10 Pe. Antonio Maria
13/10 Anjos de Resgate
14/10 Ziza Fernandes
15/10 Rosa de Saron
16/10 Dunga
17/10 Cosme
18/10 Banda Dom
19/10 Suely Façanha
20/10 Missionário Shalom
21/10 Tony Alysson
22/10 Banda Dominus
23/10 Adriana
24/10 Davidson Luiz
25/10 Adoração e Vida
26/10 Sidney
As 12 Grandes Romarias da Festa e Círio de Nazaré em Belém/PA
A Festa e Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, tem a duração de 15 dias, período conhecido como "Quadra Nazarena" e que movimenta a cidade de Belém, sua Região Metropolitana, o Pará em 15 festivos e ardorosos dias de muita fé e entusiasmo devocional e espiritual à Virgem de Nazaré. Na realidade são mais de 15 dias de festa e devoção, porque antes da grande Romaria do Círio de Nazaré já acontecem muitos eventos do Calendário elaborado pela Diretoria da Festa de Nazaré e Arquidiocese de Belém, período em que também acontecem muitos eventos dos mais diferentes segmentos da sociedade paraense. Podemos dizer que o mês inteiro de outubro é dedicado a Devoção e Espiritualidade Mariana, com as visitas da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré por casas, paróquias, órgaos públicos, entidades, empresas e até com visitas para fora do Estado, como é o caso das visitas ao Rio de Janeiro, Brasília e outros lugares. Enfim, a Festa Nazarena também se caracteriza por suas grandes e pequenas romarias. Entre as grandes Romarias existem 12 delas que envolvem milhões e milhares de pessoas, conforme abaixo:
Programação das Grandes Romarias da Festa e Círio de Nossa Senhora de Nazaré
Essas procissões foram surgindo no decorrer dos anos como maneiras de
homenagear a Virgem de Nazaré e atualmente são 12 grandes romarias realizadas na Quadra Nazarena
1. Sexta- feira, 10/10, às 8h30, o TRASLADO ou CÍRIO RODOVIÁRIO da Imagem
Peregrina de Nossa S. de Nazaré para Ananindeua e Marituba, procissão
que acontece desde 1992 e para 2014 está com a previsão de mais de
um milhão de romeiros percorrendo os 55km, da Basílica-Santuário de Nossa
S. de Nazaré até a Igreja Matriz de Ananindeua, com duração de 12h. Essa grande romaria já aconteceu, iniciando com a Missa celebrada às
7:00 h na Basílica-Santuário de Nazaré, saindo às 8:30h, com a presença
de cerca de 1,5 milhão de fiéis, percorrendo o percurso do Traslado, em um tempo de 13h, com romeiros à pé, de bicicleta,
carro ou moto em uma verdadeira demonstração de alegria e fé da Virgem
de Nazaré, Padroeira da Amazônia.
2.
ROMARIA RODOVIÁRIA, que aconteceu no sábado, 11/10, às 5h30, procissão
que foi criada em em 1989 e percorre cerca de 24km da Igreja Matriz de
Ananindeua até a Corveta da Marinha, no Trapiche de Icoaraci, com a
duração prevista de mais de 3h.
3.
ROMARIA FLUVIAL, que aconteceu no sábado, 11/10, às 9h, procissão que existente desde 1999, onde a Romaria Fluvial saiu da do Trapiche de
Icoaraci com destino à Escadinha do Cais do Porto, de Belém, com 18,5km
de travessia através da Baia do Guajará, que dura cerca de 3h, que reuniu
aproximadamente 500 barcos de todos os tipos e tamanhos, com a presença de mais
de 50 mil pessoas nesse trajeto.
4.
MOTO-ROMARIA, que aconteceu no sábado, 11/10, às 11h30, logo após a
Romaria Fluvial e que já existe desde 1990. Os motociclistas ficam
aguardando a Imagem na Praça Pedro Teixeira e Av. Presidente Vargas e de
lá seguem até o Colégio Gentil Bitencourt, na Av. Nazaré, num trajeto
de 2,5km e duração de cerca de uma hora.
5.
TRASLADAÇÃO, que aconteceu no sábado, 11/10, às 17h30 e é uma procissão
quase tão antiga quanto o próprio Círio de Nazaré, e que faz o caminho
inverso do Círio, começando no Colégio Gentil Bitencourt até a Catedral
de Belém, com a duração de cerca de 5h, em média. Essa procissão tem
também a presença da Corda do Círio, para os promesseiros de Nazaré
agradecerem as graças alcançadas através da Virgem de Nazaré.
6.
CÍRIO DE NAZARÉ, em 12/10, grandiosa procissão, a maior do mundo
católico, que acontece sempre no 2º domingo de outubro há 222 anos,
reunindo mais 2,5 milhões de devotos percorrendo um trajeto de 3,6km, com
a imagem saindo da Sé de Belém até a Basílica de Nazaré, na Praça
Santuário, com duração de cerca de 6h de caminhada.
A
Imagen de Nossa S. de Nazaré faz nessas 6 procissões, em um percurso de
107km aproximadamente e 32h de duração em uma maratona de fé e
sacrifícios para milhares de romeiros. Após o Círio de Nazaré seguem
outras procissões e eventos durante os 15 dias da Festa de Nossa S. de
Nazaré.
Na Agenda do
Círio podemos encontrar todas as informações sobre as diversas
Peregrinações com a Imagem de Nossa S. de Nazaré, os dias de Oração e
Adorações ao Santíssimo Sacramento, a Abertura Oficial do Círio, as
Vigílias de Adoração e Oração, as diversas Missas e Romarias, a
programação do Círio Musical, do Terço da Alvorada, da Descida e Subida
da Imagem de Nossa S. de Nazaré de seu Nicho Sagrado e demais eventos da
Quadra Nazarena.
Além das romarias acima, existem ainda as seguintes romarias:
7.
A Ciclo Romaria, que é a 1ª romaria realizada após o Círio de Nazaré,
que aconteceu na manhã do dia 18/10, que reuniu mais de 7 mil ciclistas com ponto de partida e chegada na
Praça Santuário de Nazaré, percorrendo cerca de 9km. Essa procissão foi
criada em 2004 para atender a parte juvenil dos devotos da Virgem de
Nazaré.
8. Romaria da Juventude, que será realizada em 18/10,
posterior ao Círio e que é animada por um trio elétrico que acompanha os
jovens, com saída da Igreja de São Francisco Xavier, sito à Rua Mauriti, Bairro do Marco, em Belém, que percorrerá
cerca de 9km. Essa procissão foi criada em 2011, sendo a mais recente e alegre de
todas e que congrega fiéis das diversas paróquias da Arquidiocese de Belém.
9. Romaria das Crianças, que foi realizada pela 1ª vez em
1990 e cujo ponto de saída e chegada é a Praça Santuário de Nazaré, com
trajeto pelas ruas do Bairro de Nazaré.
10. Procissão da Festa de
Nazaré, com origem em 1881, que é a 3ª procissão mais antiga,
percorrendo cerca de 2,8km com a presença da Diretoria da Festa e os
componentes das comunidades que integram a Basílica-Santuário.
11. Recírio,
que é a romaria de encerramento da Festa de Nossa Senhora de Nazaré,
onde a Imagem Peregrina é conduzida por 250m, da Praça Santuário até a
Capela do Colégio Gentil Bittencourt. O 1º Recírio data de 1859.
12. Romaria dos Corredores, que foi um pedido feito pelos corredores de rua de Belém, cuja 1ª edição acontecerá nesta Festa e Círio 2014 de Nossa Senhora de Nazaré.
Festa e Círio de Nossa Senhora de Nazaré do Município de Marabá
O Sul e Sudeste do Pará também estão envolvidos na Festa e Círio de Nossa Senhora de Nazaré, promovido pela Diocese de Marabá e Catedral de Nossa S. do Perpétuo Socorro. Em Marabá acontecerá neste domingo/ 19/10, o 34º Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que como o de Belém, terá a presença dos Ícones do Círio de Nazaré e onde são esperados mais de 220 fiéis, com