segunda-feira, 5 de maio de 2014

Miritifest 2014 - Galeria de Fotos

Miritifest 2014 - Galeria de Fotos


Fonte:  www.agenciapara.com.br
Começou na última quinta-feira, 1º, e seguiu até  domingo, 4/5/2014, o 11º Miritifest em Abaetetuba, no nordeste paraense. O evento reuniu os trabalhos de mais de 50 artesãos do  miriti e outros materiais, somando mais de 35 mil peças expostas ao público. São aguardados cerca de 45 mil visitantes durante os quatro dias da programação e a expectativa da Associação dos Artesãos de Brinquedos e Artesanatos de Miriti de Abaetetuba (Asamab), promotora do evento, é que cerca de 30 mil brinquedos sejam comercializados.
Como se explora bastante a árvore da palmeira miritizeiro, existe o perigo de sua extinção, daí a inicitativa da EMATER junto aos artesões do miriti para a conscientização desses artesões e de outros artesões que usam partes dessa palmeira que tem múltiplos usos na cultura e comércio abaetetubense: meio de subsistência, cestaria, matéria de artesanato, complemento na construção da habitação, além da utilização do fruto do qual é produzido o típico mingau de miriti. E a bucha da haste da folha da palmeira é usada para a fabricação do tradicional brinquedo de miriti, símbolo de Abaetetuba. Segundo dados da Emater, a preservação das palmeiras do miriti está intimamente ligada à preservação da fauna e da flora regional, uma vez que é habitat natural para pequenos animais como a mucura, a cobra, o tatu e a paca, além de área de fuga para médios animais, como o porco do mato. “Também existe uma relação com a várzea, ecossistema onde a árvore ajuda a preservar o volume de água, deixando a terra sempre úmida mesmo na vazante da maré, que acontece a cada seis horas”, explica Geovanny Farache, técnico da Emater.
A arte do miriti reflete em sua maioria a fauna, a flora e as embarcações utilizadas para a navegação nos rios da Amazônia. Entre os grandes símbolos da arte em miriti está à cobra-que-mexe, brinquedo engenhosamente articulado permite movimento quando exposto ao vento ou arrastado pelo chão com por meio de um fio. A arte produzida a partir do miriti mistura o lúdico e o estético.
 Barcos popopô

 Barcos rabetas e canoas grande à vela


 Chapéu de miriti e barco de canoa grande à vela
Os barcos de todos os tipos são brinquedos tradicionais fabricados pelos artesões do miriti

 Novos artefatosproduzidos pelos artesões do miriti de Abaetetuba


 Araras, corujas, garças, guarás, papagaios, tucanos são algumas aves produzidas em miriti


 Peixes e uma infinidade de brinquedos de miriti são produzidos pelos artesões de miriti de Abaetetuba



Barcos-motores (B/M)


As banquinhas de exposiçãos dos brinquedos e outros artefatos são construídas com o braço e talas do miritizeiro




Além das motivações da flora, fauna e cultura amazônica, outras motivações nacionais e internacionais já são fontes de inspiração para a produção dos brinquedos e artefatos de miriti



 Além da polpa do miriti, outros brinquedos e artefatos foram colocados à venda por artesões em madeira e tecidos

Brinquedos de miriti em miniatura

 Camarão do Baixo Tocantins e Marajó


 Onça


 Brinquedos e outros artefatos com motivações nacionais e internacionais


Pássaros amazônicos



 Utilidades para o lar são produzidos pelos artesões de Abaetetuba



Blog do Ademir Rocha, de Abaetetuba/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário