terça-feira, 3 de setembro de 2013

A Unidade no pensamento e na vida de Chiara Lubich

A UNIDADE NO PENSAMENTO E NA VIDA DE CHIARA LUBICH
Chiara Lubich falando de sua experiência sobre a Unidade
aos jovens
10 Agosto 2013

Breve texto do discurso de Chiara Lubich aos jovens presentes na JMJ de 2000, em Roma. Novo ímpeto no anúncio do Evangelho com o testemunho da vida e com palavras, em grande sintonia com o os pronunciamentos do Papa Francisco, no Brasil.


“Lembro-me que, no início [do Movimento] o nosso coração estava repleto de amor por Deus e Ele fazia com que o Evangelho que havíamos descoberto fosse compreendido também por muitas outras pessoas. Como fazer para que também hoje aconteça a mesma coisa? Sendo, hoje como nos primeiros tempos, fiéis ao estilo de vida que o Espírito Santo nos sugeriu: ser, antes de mais nada, cristãos ‘DOC’, autênticos, que vivem por primeiro o ensinamento do Evangelho, ser aquela gente da qual se possa dizer, como diziam dos primeiros cristãos “Vejam como se amam e são dispostos a dar a vida um pelo outro!” Cristãos, que amam a todos, sem distinção, com um amor concreto. Cristãos que, somente depois de amar desta maneira, falam, anunciam o Evangelho a todos.
Mesmo se nem sempre se pode falar com a boca, mas, pode-se falar com o coração, com o cumprimento às pessoas que encontramos chamando-as pelo nome, por exemplo, com a saudação feita de forma correta, de maneira que os outros percebam que eles são importantes para nós, que não somos indiferentes a eles, que existe já um liame com eles feito, talvez, somente de um silêncio respeitoso.
Esta forma de falar, estas palavras que não emitem som algum, como pode ser um sorriso, se manifestadas no momento certo, não podem senão provocar uma abertura nos corações. E, assim que a abertura se manifesta em quem quer que seja não é mais necessário esperar; é necessário falar, dizer poucas palavras… mas, falar! Começando, por exemplo, pela nossa experiência com Jesus, falar sobre Ele.
Vamos tentar preencher o nosso dia com estas palavras, com gestos novos que nunca fizemos, totalitários, completos. Levaremos ao mundo o fascínio de Jesus e faremos com que as pessoas se enamorem d’Ele e, desta forma, o Reino de Deus se expandirá além de toda e qualquer expectativa. Crescerá de tal modo que se possa mirar muito longe, assim como fez Jesus, quando chamou a todos à fraternidade universal, pedindo ao Pai: ‘Que todos sejam um!
Um sonho que pode parecer loucura, mas que é possível porque é o sonho de Deus.”

Reproduzido pelo Blog do ADEMIR ROCHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário