“Unidade, uma herança para todos”. Este é o tema da Jornada anual do Movimento dos Focolares na Paraíba que este ano escolheu Campina Grande (PB) para sediar o evento. A jornada homenageia a fundadora do movimento, a italiana Chiara Lubich, que faleceu há cinco anos, e acontece no dia 17 de março, das 9h às 18h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), localizado no bairro de José Pinheiro.
"Esta Jornada reveste-se da mais alta importância, pois é um grande reconhecimento a Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, que com sabedoria, emanada sem sombra de dúvidas do Espírito Santo, mudou radicalmente a vida de milhares de jovens e adultos, levando-os a praticar um cristianismo em perfeita sintonia com as resoluções do Concílio Vaticano II”, destacou Álvaro de Mesquita, co-responsável do Movimento dos Focolares na Paraíba.
Durante a programação da Jornada serão realizadas palestras, momentos culturais e partilhas de experiências sobre a espiritualidade da unidade, vivida pelos membros do movimento e propagada pela fundadora. O evento é indicado para jovens e adultos que conheçam ou não a espiritualidade da unidade.
“Chiara, com suas ideias, clarificou a Política, a Economia, a Educação, a Saúde, injetando vinho novo à luz do Evangelho, na Igreja e na sociedade. Desta forma, nada mais justo do que seus amigos e seguidores recordá-la no quinto aniversário de sua passagem para o Paraíso, principalmente em profundo agradecimento por tudo quanto ela operou em suas vidas", ressaltou Álvaro de Mesquita.
Chiara Lubich e o Movimento dos Focolares
Fundado em 1943 por Chiara Lubich, na Itália, o Movimento dos Focolares já está presente em 182 países no mundo. A iniciativa reúne cerca de cinco milhões de pessoas e tem por objetivo construir pontes de diálogo e fraternidade em todos os setores da sociedade, buscando o “mundo unido”.
Entre os numerosos prêmios e reconhecimentos conferidos a Chiara Lubich e à sua obra, destacam-se o Prêmio Templeton (1977), a Cruz da Ordem de Santo Agostinho da Cantuária (1981), o Prêmio “Festa da Paz de Augsburg” (1988), os títulos de doutora honoris causa em Sociologia pela Universidade de Lublin (Polônia, 1996) e em Teologia, pela Universidade de Santo Tomás de Manila (Filipinas, janeiro de 1997).
Inscrições
Os interessados em participar da Jornada devem se inscrever através do endereço eletrônico www.focolare-pbrn.org. A inscrição individual custa R$ 8 (oito reais), já para a inscrição com almoço é solicitada a contribuição de R$ 15 (quinze reais), desde que solicitada até o dia 10 de março. Mais informações pelos fones (83) 9999-0754/ 8811-1446/ 3337-2827

Rodrigo Apolinário
Assessoria de Imprensa
Jornada do Movimento dos Focolares – 2013

Reproduzido pelo Blog do ADEMIR ROCHA