quarta-feira, 14 de março de 2012

NOTÍCIAS: 4º ANIVERSÁRIO

NOTÍCIAS DO 4º ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTO DE CHIARA LUBICH

Fonte: http://www.catecismojovem.com.br
Catecismo Jovem
Chiara Lubich: uma vida dedicada a Deus.
14/mar/2012 - CatecismoJovem

Em 7 de dezembro de 1943, sozinha em uma capela, Chiara fez o seu compromisso com Deus, prometendo dedicar toda a sua vida a Ele. Esta data do compromisso de Chiara é para todos nós o inicio do Movimento dos Focolares.
Foram oitenta e oito anos de amor. Amor é a palavra mais acertada para resumir todas as qualidades, todas as obras e dedicação de Chiara.
Há quatro anos, Deus decidiu agradecer Chiara Lubich pelo seu amor, pela sua vida dedicada e por toda a sua Obra. Para lhe agradecer marcou “o encontro”.
“Sou uma pessoa que passa por este mundo. Vi muitas coisas belas e boas e sempre me senti atraída somente por elas. Um dia, um indefinido dia…, vi uma luz. Parecia-me mais bela do que todas as outras belezas, e eu a segui. Percebi, então, que era a Verdade” Chiara Lubich.
Chiara soube falar e soube calar, sábia quer falando quer calando, ensinou a cada momento, nas palavras e no silêncio, mas principalmente com a própria vida.
Hoje é o dia que agradecemos Chiara Lubich. Se Deus escolheu levá-la durante a quaresma, agradeçamos a Chiara vivendo bem este tempo, principalmente através da oração e da alegria de amar todos, sem distinção, como fez Chiara.

A Eucaristia é a fonte e o centro de toda a vida cristã. — Lumen gentium, nº 11
Catecismo Jovem
Estamos também inseridos nas redes sociais! Evangelize conosco!
Bíblia Católica Online

"Sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês que está no céu."(Mateus 5,48)

@irmaspaulinas em Um chamado, uma resposta: Vocação
Reproduzido pelo Blog do Prof. Ademir Rocha

Ide pelo mundo inteiro! Mc 16,15
Diocese de Ourinhos – CNBB Sul 1 (30.12.1998)

4° aniversário de Chiara Lubich – Dom João Braz, cardeal De Aviz
Castelgandolfo, 11 de março de 2012

Tinha dezesseis anos quando conheci Chiara Lubich. Estava no seminário há cinco anos. O diretor espiritual convidou dois focolarinos para falar aos seminaristas. Um deles era artista e antes não acreditava em Deus. A alegria que transmitiam, a credibilidade das suas palavras e, sobretudo, o anúncio simples e transparente da sua descoberta de que Deus é amor me impressionaram fortemente. Fiquei fascinado! Em primeiro lugar, entendi que todos os ideais belos da vida, como era o caso da vocação que eu tinha no coração, aquela de ser sacerdote, eram verdadeiros, mas relativos, no sentido de que poderia não conseguir realizá-lo. Só Deus-Amor, Deus que me ama imensamente, é um ideal que não passa. Assim, resolvido o problema do discernimento da vocação: Deus é a minha vocação! O sacerdócio é um dom seu. Mais procurava ser fiel a esta descoberta e mais me parecia clara o chamado de Jesus ao sacerdócio ministerial, ainda que existissem algumas dúvidas, sobretudo em relação à fidelidade futura. Chiara entendeu isso e me deu como programa de vida as palavras de Jesus: ““Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus.” (Lc 9,62). Por vinte e dois anos, como sacerdote, e dezoito como bispo, o grito de Jesus na cruz: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”(Mc 15,34), me indicou o caminho do Amor. Assim foi em superar dificuldades que nasciam no relacionamento de obediência e comunhão com o bispo. Assim também em frear um ativismo que provocava ansiedade e superficialidade. O amor sem limites que encontrei no grito que me levou a estar aberto com os meus irmãos bispos para buscar constantemente luz para o ministério de sucessor dos apóstolos sem perder o caminho. Se naquele grito ele nos amou mais, então eu também poderia entrar naquela chaga para amar as dores da Igreja e da humanidade assim como eram. Esta foi a luz que me deu serenidade para deixar Brasília, onde era muito amado e vir para a Cúria romana, onde não conhecia quase nada. Continuo com serenidade a seguir este jogo humano-divino e experimento sempre muita alegria! Estou em Roma há um ano. O papa Bento XVI me chamou para ser prefeito da Congregação para os Institutos de vida consagrada e as Sociedades de vida apostólica. Em palavras mais simples, seguimos em nome do Papa os monges, as monjas, os frades, as freiras, os leigos e as leigas consagradas, as virgens e as viúvas consagradas no mundo inteiro. São mais ou menos um milhão. Sem o carisma de Chiara nunca teria a coragem de assumir uma tal realidade. Sim, porque não sou religioso e não conhecia quase nada da realidade da Congregação. Do carisma veio a luz para assumir esta nova vontade de Deus, para criar um relacionamento de profunda unidade com Dom Joseph Tobin, Arcebispo secretário da Congregação e com quarenta colaboradores que ali trabalham todos os dias. Neste ano os frutos foram muito abundantes. O que mais me deu alegria é que o Papa demonstrou estar contente com o trabalho que fazemos, definindo a nossa como uma Congregação onde “existe muito diálogo”. Unido a toda a Obra quero agora procurar legar Jesus no meio ali onde estou.

Palavra de VIDA
CF 2012 Fraternidade e Saúde pública
Inauguração Fazenda da Esperança – Piraju

Seguir
“Ide pelo mundo inteiro! Mc 16,15

Reproduzido pelo Blog do Prof. Ademir Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário