sexta-feira, 27 de maio de 2011

NOTÍCIAS DOS FOCOLARES


NOTÍCIAS: MOVIMENTO DOS FOCOLARES

1ª NOTÍCIA:

Movimento dos Focolares realiza Jornada para refletir sobre a Vontade de Deus

Sex, 27 de Maio de 2011 09:09
Evento


Com o tema “Seja feita a Tua vontade” será realizada no próximo domingo, dia 29 de maio, a Jornada do Movimento dos Focolares. O evento acontecerá das 8h30 às 17h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), localizado na Avenida Canal, bairro José Pinheiro, nas proximidades do Açude Velho, em Campina Grande.


A Jornada será aberta ao público com idade a partir de 17 anos. Segundo a focolarina Simone Veríssimo, uma das coordenadoras do evento, a iniciativa tem o objetivo de “suscitar no coração das pessoas uma clareza sobre a importância de viver profundamente a Vontade de Deus”, frisou.


A programação conta com apresentações artísticas, vídeos e partilhas de experiências sobre como é possível viver a Vontade de Deus na contemporaneidade. O evento será encerrado com uma missa presidida pelo bispo diocesano de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha.


A Jornada terá a colaboração de membros do Movimento dos Focolares de toda a Paraíba. As inscrições custam R$ 5 e podem ser feitas no próprio auditório da FIEP, no dia do evento. Para os interessados em almoçar no local, a refeição será comercializada por R$ 7.


Mais informações podem ser obtidas através dos fones: (83) 8726-5370/ 8703-1348/ 8853-8087
Movimento dos Focolares


O Movimento dos Focolares, difundido em 182 países nos cinco continentes, tem a fisionomia de um pequeno povo composto por pessoas de várias raças, culturas e categorias sociais. O seu objetivo é contribuir para a realização do Testamento de Jesus “Pai que todos sejam um”, construindo pontes de diálogo e de fraternidade em toda a família humana.


Nessa linha, os Focolares desenvolvem iniciativas que favorecem o diálogo e a comunhão na Igreja Católica, entre todas as Igrejas cristãs, entre as diversas religiões e com pessoas sem um referencial religioso. O Movimento desenvolve também iniciativas para difundir a cultura da fraternidade nos mais diversos âmbitos da sociedade: no campo da cultura, da política, da economia, da comunicação, da arte e da ciência. Os membros dos Focolares são 140 mil em todo o mundo e mais de dois milhões de pessoas aderem aos seus princípios.


Segundo o portal oficial do Movimento, ele nasceu em Trento, na Itália, no dia 7 de dezembro de 1943, data em que Chiara Lubich – a sua fundadora, então com 23 anos –, consagrou a sua vida a Deus, como resposta à descoberta fulgurante do amor divino que se revelou precisamente no clima de ódio da Segunda Guerra Mundial. Chiara Lubich faleceu em 2008. Hoje o Movimento é presidido pela focolarina Maria Voce e tem sede em Rocca de Papa, Itália.
Assessoria de Imprensa - Jornada do Movimento dos Focolares


Na foto: Chiara Lubich, Fundadora do Movimento Focolares, ao lado do Papa João Paulo II


2ª NOTÍCIA:


ARCEBISPO DE LUANDA NO ENCONTRO SOBRE O MOVIMENTO CRISTÃO NO QUÊNIA


Luanda – O arcebispo de Luanda, dom Damião Franklin, partiu terça-feira para a cidade de Nairobi (Quénia), onde vai participar, até 26 deste mês, no encontro de troca de experiências e refrescamento do Movimento dos Focolares (Mariápolis).

Em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, dom Damião Franklin explicou que o Movimento dos Focolares (movimento religioso de inspiração cristã fundado em 1943, em Trento, Itália, por Chiara Lubich) procura a construção de um mundo unido, baseado no amor evangélico.

“Sabe-se que a guerra destrói, por isso, Chiara Lubich, para mostrar uma visão diferente por altura da segunda guerra mundial, congregava pessoas crentes de diferentes visões e ideologias para, no esquecimento das tensões humanas, fazerem troca de experiências espiritual “, argumentou o arcebispo.

Segundo a autoridade católica, o Movimento dos Focolares visa a partilha de experiências espirituais, a união, convívio com os outros, e está difundido em quase todo o mundo.

“Desta vez foram convidados todos os bispos a nível de África para reverem e aprofundarem alguns aspectos da espiritualidade dos focolares”, avançou.

O movimento é conhecido também pelo seu intenso trabalho de promoção humana e social em dezenas de iniciativas em comunidades de pobres, além da forte espiritualidade cristã-católica voltada à vivência do Evangelho e à construção da unidade dele emanada.

No caso de Luanda, a entidade religiosa fez saber que já existe uma direcção de pessoas consagradas que fazem votos de obediência e castidade para esse fim.

A Mariápolis, cidade de Maria, é um modelo de encontro típico do Movimento dos Focolares, que teve início no verão de 1943, em Trento, no Norte de Itália, e que, actualmente conta com cerca de cinco milhões de participantes de quase 200 nações.
Fonte: Angop :: 25-05-2011 Enviar Amigo Imprimir
Reproduzido pelo Blog de Ademir Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário