quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PALAVRA DE VIDA - FOCOLARES - ABAETETUBA

MOVIMENTO DOS FOCOLARES


• CHIARA LUBICHQuem é Chiara?Espiritualidade da UnidadeViver o carismaMOVIMENTO DOS FOCOLARESHistóriaProjetoUm povoEscolhas e CompromissoOrganizaçãoEM DIÁLOGOIgreja católicaIgrejas cristãsGrandes religiõesPessoas de convicções não religiosasCulturaOBRAS E ATIVIDADESMariápolis permanentesEngajamento socialArte e espetáculoEstudo e formação Canais temáticos

ECONOMIA

POVOS E PAÍSES

ESPIRITUALIDADE

PESSOA ESPORTE ECOLOGIA

SOCIEDADE ARTE ESPETÁCULO

CULTURA EDUCAÇÃO

MÍDIA E COMUNICAÇÃO

POLÍTICA E DIREITO

Você está em: Home > EM DIÁLOGO > Grandes religiões
• Hebraismo
• Budismo
• Islam
• Religioni tradizionali
• Induismo
• Organismi interreligiosi

Grandes religiões

Pela expansão mundial do Movimento foi aberto o diálogo com todas as principais religiões do mundo, não só com seguidores ou líderes religiosos individualmente, mas também com líderes e seguidores de vastos movimentos:

• como o movimento leigo budista Rissho Kosei-kai, que conta 6 milhões de aderentes;
• a Sociedade Islâmica Americana (USA), com mais de 2 milhões de membros;
• a Swadhyaya Family (Índia) que abraça oito milhões de aderentes, na sua maioria hindus.

São mais de 30 mil os seguidores de outras religiões que vivem, por quanto é possível, o espírito do Movimento, e atuam colaborando com seus objetivos.

A história. Em 1977 Chiara Lubich esteve em Londres, onde recebeu, na Guild Hall, o Prêmio Templeton para o Progresso da Religião. Narrou a sua experiência diante de personalidades de diversas religiões. Era imprevisível o interesse vivo e imediato demonstrado pelas pessoas presentes naquele auditório.

Desde então o diálogo inter-religioso tornou-se parte integrante dos objetivos do Movimento: “Imediatamente – afirmou Chiara – percebi que tudo isso indicava uma reviravolta que devíamos dar ao nosso Movimento. Entendi que devíamos nos dirigir às pessoas de outras religiões, deixando que o Espírito Santo nos indicasse o que e como fazer”.

Desde 1994 Chiara Lubich é um dos presidentes honorários da Conferência Mundial das Religiões pela Paz (WCRP, na sigla em inglês). Representantes do Movimento participam, desde 1979, das assembleias mundiais da WCRP, e a encontros e iniciativas locais.

O alicerce. Na profunda transformação mundial da atualidade, rumo a uma sociedade cada vez mais multicultural e multireligiosa, com o surgimento de novos fenômenos de xenofobia e intolerância religiosa e o temido embate de civilizações, o Movimento compromete-se em promover o diálogo entre as religiões, a fim de que o pluralismo religioso da humanidade não seja causa de divisões e guerras, mas contribua a recompor na fraternidade a unidade da família humana.

O diálogo demonstra-se particularmente fecundo no nível da espiritualidade. Ele nasce e se desenvolve a partir de um fundamento comum a toda religião: a regra de ouro: “não faça aos outros o que não gostaria fosse feito a você”. É na atuação da Regra de Ouro que o diálogo se estabelece. Torna-se possível “fazer-se um”, “viver o outro”, ou seja, não apenas uma atitude de pura benevolência, abertura e estima, mas uma prática que exige o “vazio” completo de si mesmos, para imergir-se nos outros. Isso ajuda a conhecer em profundidade sua religião e linguagem e predispõe todos à escuta.

Os efeitos do diálogo. O efeito do diálogo neste espírito de unidade não é o sincretismo, mas a redescoberta das próprias raízes religiosas e daquilo que nos une, a experiência viva da fraternidade. É reforçado o compromisso comum de ser atores da unidade e da paz, principalmente lá onde a violência e a intolerância racial e religiosa buscam escavar um abismo entre os componentes da sociedade. Florescem significativas realizações humanitárias, feitas em comum.

Formação ao diálogo. Uma escola permanente para a formação ao diálogo inter-religioso tem sede na Mariápolis permanente de Tagaytay (Manila – Filipinas), centro de encontro para a irradiação da espiritualidade na Ásia. Outra escola para o diálogo funciona na Mariápolis Luminosa, nos Estados Unidos. Para favorecer o conhecimento mútuo, cada ano é instituído o “Prêmio Luminosa”, entregue a personalidades de diversas religiões atuantes no diálogo pela paz.

Contatos:
Centro para o diálogo inter-religioso
via Frascati, 306
00040 Rocca di Papa (Roma) IT
tel. +39-06-9497489
fax +39-06-9496221
email: info.dialogointerreligioso@focolare.org
Esconde

HOME
SERVIÇOS WEB
ESCREVA-NOS
NOVA GERAÇÃO
CANAIS TEMÁTICOS
WORLDWIDE FOCOLARE

Periodico telematico del Movimento dei Focolari (P.A.F.O.M.) reg. Trib. Velletri decr. N. 11 dell’8 maggio 2006. Privacy Comments to webmaster. Questa opera è pubblicata sotto una / This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported.
Web developed by Xcogito S.r.l..
Reproduzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário