segunda-feira, 30 de julho de 2012

PROJETO AMAZÔNIA 2012 EM ABAETETUBA



PROJETO AMAZÔNIA 2012 EM ABAETETUBA


Projeto Amazônia 2012 em Abaetetuba (PA)

Os “atores” do Projeto Amazônia 2012 na cidade paraense de Abaetetuba contam como foi essa experiência, um trabalho realizado com seriedade e alegria, com a consciência da própria fragilidade, da potência de Deus e da Sua Palavra, e os frutos de um novo ardor nas comunidades visitadas.

Os “atores” do Projeto Amazônia 2012 na cidade paraense de Abaetetuba contam como foi essa experiência, um trabalho realizado com seriedade e alegria, com a consciência da própria fragilidade, da potência de Deus e da Sua Palavra, e os frutos de um novo ardor nas comunidades visitadas.
Abaetetuba (Pará)
Uma cidade à margem do Rio Tocantins, que aqui toma o nome de Rio Maratauira, e depois Rio Jarumã, 150 mil habitantes, dos quais 45% povoam as 72 ilhas que formam o município de Abaetetuba. A paisagem é de uma beleza ímpar, harmoniosa, quase retilínea: palmeiras de açaí e, meio metro acima, outras palmeiras, mas dessa vez de miriti. Onde parece que existe só a floresta desponta a cidade e os seus ‘abaetés’, homens fortes, nobres e valentes, segundo uma tradição de longos anos. E isso pudemos comprovar pessoalmente…

Chegamos à noitinha, 21 pessoas provenientes de São Paulo, Maranhão, Recife, Belém, Altamira, desejosos de comunicar o Ideal da Unidade que deu um novo  sentido à nossa vida. “Por 15 anos vivemos o nosso casamento como um fusca e um caminhão… até quando entendemos que é fundamental amar o outro como a si mesmo. Nossa vida mudou e até hoje continuamos nesse empenho de amar, sempre recomeçando”; “Conheço esta vida desde que nasci, e apesar das muitas dificuldades, procuro ser fiel porque esta é a verdadeira vida…”. Uma profunda troca de experiências entre nós é o que dá inicio ao programa que se baseará no slogan “A Palavra faz viver”. Traçamos estratégias, dividimos as tarefas e iniciamos com a benção do bispo.
16/07 – Hoje depois de renovar solenemente o “Pacto de Unidade” entre nós, saímos para levar a quantos encontramos o ‘nosso tesouro’. Visitas, sorrisos, conversas, confidências… É aqui que vemos os ‘abaetés’: gente sofrida, mas alegre e batalhadora, sempre decidida a enfrentar a vida e dar aos outros o que têm de melhor. A Palavra de Vida que levamos é uma descoberta e todos manifestam o desejo de continuar no aprofundamento da vida do Evangelho.

17/07 – Prosseguem as visitas. Aproximadamente 45 famílias visitadas hoje. É uma ocasião para “dar de beber a quem tem sede, dar de comer a quem tem fome…” não no sentido material, mas “na escuta das dores, na partilha dos sofrimentos e dos desafios de cada dia…”. D. Maria cuida de uma filha e um genro, vítimas de um acidente de moto, que têm três crianças… Entre os moradores surge a iniciativa de se organizarem para dar apoio a dona Maria e a ajudar a carregar sua cruz. 19h – Vigília de oração na igreja de Cristo Redentor, com 80 pessoas, na maioria jovens. Apresentamos Chiara Luce, para muitos, desconhecida. A sua história fascina e atrai.
18/07 – Passeio ciclístico com estafeta, trilha ao redor do Ipixuna e visitas ao Abaetezinho. Visitas no bairro de Santa Clara, o último formado na periferia da cidade de Abaetetuba, onde existem muitas igrejas evangélicas. Lá vivem pessoas muito pobres, mas há uma imensa solidariedade. Nesta comunidade alguns já partilham conosco a experiência da Palavra de Vida e participam dos encontros mensais da comunidade. À noite, um curso para 30 crianças sobre o Dado do Amor, e para 35 adultos sobre a vida de família.

19/07 – gincana ecológica com o plantio de 1108 rizomas de flores tropicais na reserva ecológica Radini, com a presença de 40 atores do Projeto Amazônia. Troca de experiências e multiplicação da alegria. À tarde um momento para partilhar um costume característico da vida desse povo: o banho de igarapé! Uma água gelada, mas revigorante, que atenua o calor sofrido pelo sol escaldante.
Uma graça especial foi a presença do bispo, D. Flávio Giovenale, que celebrou a missa da qual participaram mais de 200 pessoas, apesar da chuva torrencial tão característica da região.
No sábado, dia 21, visitamos uma das 72 ilhas de Abaetetuba – Itacuruçá -, após 50 minutos de travessia de barco a motor. Lá fomos recebidos por dois jovens, de 18 e 20 anos, os líderes da comunidade. O pároco vai até a ilha apenas uma vez por ano. Diante do grande interesse da comunidade, apresentamos a Palavra de Vida e depois muitas experiências: como construir a paz na família, como ir contracorrente na faculdade e com os amigos, para dar um sentido pelo qual viver.

No retorno a Abaetetuba, a missa é um momento de festa, com os sinos tocando e fogos de artifício. Em todos, nós que viemos e nos moradores que nos receberam, um profundo sentimento de gratidão a Deus pela experiência vivida e por Chiara, que nos doou o Ideal da Unidade e a possibilidade de levá-lo a todos.

“Sinto que devemos trabalhar juntos para criar uma nova cultura, a nossa cultura que é a da verdade, da honestidade, da pureza, da legalidade, enfim a cultura do amor, que faz um mundo ‘novo”.


“Tive momentos de dificuldade, mas compreendi que as coisas de Deus acontecem assim e que alguém deveria pagar o preço por tantos frutos… Escutei o pessoal do Abaetezinho e do Ipixuna, eles estão muito felizes com tudo e impressionados pelos resultados. Disseram que aconteceram verdadeiros milagres e isso confirma que tudo foi válido e valeu por todo o sacrifício. Agora o meu desejo é manter a nossa comunidade sempre viva, e fazer com que este legado que nos foi confiado seja levado adiante, sem jamais vacilar”.

Reproduzido pelo Blog do Ademir Rocha, de Abaetetuba/Pa

domingo, 15 de julho de 2012

PROJETO AMAZÔNIA 2012 EM ABAETETUBA 3

PROEJTO AMAZÔNIA 2012 EM ABAETETUBA/PA
AS PALAVRAS DE JESUS: JESUS COMO MESTRE NA “ESCOLA FOGO”

O Movimento dos Focolares nasceu através de Chiara Lubich e suas primeiras companheiras, na Itália, em 1943, com poucas pessoas. Nesses primeiríssimos anos foi dado um nome àquele 1º grupo: “Escola Fogo”.

Essa Escola era muito original. Não existiam os livros, as aulas, os estudos que faziam dela uma Escola. Não, aquele grupo era uma porque havia um único Mestre que vivia entre os alunos Unidos em seu nome. Era Jesus, que havia dito “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, aí Eu estarei no meio deles”.

Como Jesus era o único Mestre, suas aulas eram especiais e nada tinham a ver com as aulas dos maiores mestres da terra. Quem vivia no meio daqueles alunos era Deus e, portanto, Ele saberia responder a todas as perguntas que os homens de todos os tempos fariam.

Para pôr-se como Mestre e ensinar a Verdade, Deus pedia o sacrifício de toda a verdade que os demais livros, escritos pelos sábios deste mundo, podiam dar. Deus deu à Chiara toda a força para colocar todos os livros dos demais mestres no sótão, pois ela tinha descoberto o Livro da Verdade, que tinha todas as respostas para todos os “porquês” da vida.

Como Chiara e suas primeiras companheiras e, posteriormente, companheiros dos primeiríssimos tempos do Movimento dos Focolares, NÓS somos também chamados a “deixar de lado” os livros, e a fazer isso ao menos espiritualmente, para entender de modo Verdadeiro, Vital e Divino o LIVRO DE DEUS: o EVANGELHO, a BÍBLIA, que era, e continua sendo para todos, o Código de Nossa Nova Existência. Mas não é suficiente deixar nossos livros no sótão uma única vez. É preciso repetí-lo sempre em nosso CORAÇÃO, mesmo que devamos tomar nas mão justamente os demais livros.

O ato de “preterir” os demais livros para conhecer a VERDADE DE DEUS é fundamental. De fato, especialmente para os tempos atuais, o mundo precisa não tanto de pessoas cultas, mas de sábios, de gente cheia do Espírito Santo, de homens realmente EVANGÉLICOS, sobre quem JESUS possa repetir: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondestes todas estas coisas aos sábios e doutores e as REVELASTES aos pequeninos” (Mt 11,25).

E foi JESUS EM MEIO à Chiara e suas primeiras companheiras quem iluminava cada frase do Evangelho, a ponto de fazer Chiara ver cada frase de modo novo, revolucionário, cheia de vida.

E chiara dizia: “Não temos outro livro fora do EVANGELHO, não temos outra ciência, outra arte. Ali, está a Vida e quem a encontra, não Morre. QUÃO SIMPLES, e antigo, e sempre Novo, é o EVANGELHO!

FOCOLARES, o Fogo de Jesus no Meio, que será levado às Comunidades e Paróquias a partir do dia 15/7/2012.
 Descontração após a reunião do retiro
 Um dos grupos reunidos para estabelecer
estratégias de ação nas comunidades
 Hora do café pela manhã
 Diego e Luma animando as reuniões
 Um missionário paulista fabricando
brinquedo de miriti
 Hora para construir a Família Focolarina
 Hora do almoço

 Um dos grupos para as visitas
 Encontro do grupão: "Onde dois ou mais
estiverem reunidos em Meu nome
Eu estarei no Meio deles"
Blog do Ademir Rocha, de Abaetetuba/Pa, no Projeto Amazônia 2012 em Abaetetuba/Pa

PROJETO AMAZÔNIA 2012 EM ABAETETUBA 2

PROJETO AMAZÔNIA 2012 EM ABAETETUBA 2
O 1º DIA DO PROJETO AMAZÔNIA EM ABAETETUBA
 Acolhida aos "missionários"
 Delegação de São Paulo
Delegação de Belém e os dirigentes
Isabel e Pedro Paulo
 Se iniciaram ontem, 13/7/2012, as atividades e ações do Projeto Amazônia 2012 em Abaetetuba, quando começaram a chegar as delegações das diversas localidades do Brasil, especialmente de São Paulo e Belém e outros municípios do Pará. O grosso dos “missionários” chegou ontem mesmo e culminou com a chegada de outros no dia de hoje. Os locais para os alojamentos foram devidamente preparados de modo que todos possam se sentir bem na Fazenda da Esperança, esta na Estrada de Beja e em um sítio às margens da Rodovia Dr. João Miranda, na localidade Ipixuna. E ontem mesmo foram dadas as boas vindas aos que chegaram e ultimadas as providências para as atividades e ações no desenrolar do Projeto e início dos 2 dias de retiro para os dirigentes e missionários locais e de fora e tivemos, às 11:30h a Missa de Abertura da Missão celebrada pelo nosso bispo D. Flávio Giovenale e o Padre Sérgio, este chegado recentemente ao Brasil, vindo da Itália para desenvolver atividades no Brasil. Vide as fotos dos primeiros dias do Projeto Amazônia em Abaetetuba:

AS PALAVRAS DE JESUS NO EVANGELHO

As palavras de JESUS no Evangelho são únicas, fascinantes, lapidares que podem ser traduzidas em VIDA e que são LUZ para todo homem que vem a este mundo e, portanto, são Palavras Universais.

Vivendo a PALAVRA, tudo muda:

·         Muda o relacionamento com DEUS

·         Muda o relacionamento com as PESSOAS próximas

·         Muda o relacionamento com os inimigos

·         Muda o modo de encarar os obstáculos da vida

·         Muda para melhor a visão do mundo e das coisas

·         Muda para melhor o eu interior

As Palavras de JESUS põem todos os VALORES no devido lugar e colocam tudo o mais, até mesmo os sentimentos humanos, o amor ao pai, à mãe, os irmãos, o próprio trabalho em 2º plano, para colocar DEUS em 1º lugar no nosso coração. Assim aqueles sentimentos humanos ganham mais valor se vividos tendo DEUS como o centro de nossa vida.

E as Palavras de Jesus, por colocarmos Deus como centro de nossa vida, contêm promessas extraordinárias do CÊNTUPLO já nesta vida e a VIDA ETERNA junto com DEUS e junto com os irmãos que já nos precederam nesta caminhada.

As Palavras de Jesus, juntos com as atividades e ações do Projeto Amazônia 2012 em Abaetetuba vão ser levadas às comunidades e paróquias a serem atingidas pela Projeto: Ypixuna, Abaetézinho, bairros do Cristo Redentor, Mutirão, Santa Clara e outras localidades.
 Capelinha da Fazenda da Esperança com
Jesus Eucaristia: "Eis o meu Corpo"
e "Eis o meu Sangue", para as Missas
e encontros noturnos
 Recepção ao Bispo D. Flávio Giovenale
como expressão do "Quem vos ouve a
Mim ouve"
 Missa celebrada por D. Flávio e Pe. Sérgio
D. Flávio explicando a Palavra de Deus,
usando crianças nas explicações
Blog do Ademir Rocha, de Abaetetuba/Pa, onde está acontecendo o 3º Projeto Amazônia


terça-feira, 10 de julho de 2012

PROJETO AMAZÔNIA 2012 EM ABAETETUBA

PROJETO AMAZÔNIA 2012 EM ABAETETUBA
 Chiara Lubich
FOCOLARES: PROJETO AMAZÔNIA EM ABAETETUBA

Fonte: Edimara Quaresma

Olá pessoal!

Estamos de volta com mais um Projeto Amazônia, que neste ano será realizado nas cidades de Magnificat, no Maranhão, e em Abaetetuba, no Pará, no período de 14 à 22 de julho.

Em Abaetetuba já começamos a preparação a mais de dois meses com a visita nas comunidades que irão sediar o projeto, que são: Comunidade Cristo Redentor, Santa Clara, Mutirão, na região urbana; e Ipixuna e Abaetezinho na Zona Rural. Além disso, muitos movimentos e pastorais se colocaram a disposição para atuar junto conosco, com uma grande adesão das comunidades locais.

O bispo da diocese de Abaetetuba, D. Flávio Giovenale, demostrou grande satisfação com a realização do Projeto Amazônia, sobretudo porque também irá envolver outras entidades da igreja numa grande experiência de igreja-comunhão.

A cada encontro com a comunidade tem sido colocado a vivencia, a partilha e as experiências da palavra de vida, para cada vez mais nos sentirmos fortificados no caminho que temos que trilhar.

Aproveitamos para dividir também com vocês as nossas dificudades com relação a alimentação e transporte para essas comunidades, mas acreditamos que a providência não nos deixará faltar nada.

Aguardamos todos vocês!

Postado por Projeto Amazônia

OUTRAS INFORMAÇÕES DO PROJETO AMAZÔNIA 2012 EM ABAETETUBA:
Aproveitamos a postagem da Edimara Quaresma para repassar outras informações sobre o Projeto Amazônia-2012 em Abaetetuba:

O Projeto Amazônia se realizará de 14 a 22/7, e os 2 primeiros dias será o Retiro para os dirigentes e demais pessoas envolvidas no Projeto, retiro que será fundamental para todos se colocarem naquela disposição de partir para as etapas do projeto inflamados com a presença de Jesus e na disposição de construir a Unidade com todos.

A edição do Projeto Amazônia 2012 foi organizada em comunhão com o Bispo da Diocese, D. Flávio Giovenale e com os párocos dos bairros e comunidades atingidas pelas ações e atividades do projeto.

Além da atuação dos membros locais do Movimento dos Focolares locais, virão aproximadamente 35 pessoas de vários Estados do Brasil para atuarem nas diversas comunidades que serão atingidas pelas ações do Projeto e contando com a ajuda de membros das seguintes comunidades, paróquias e entidades:

·         Paroquianos do Bairro e Paróquia do Sagrado Coração de Jesus

·         Membros do Grupo Esperança Viva, ligado à Fazenda da Esperança

·         Rádio Conceição, da Diocese de Abaetetuba, com alguns apresentadores e DJs

Durante o dia serão desenvolvidas várias atividades e ações, cujos resultados serão colocados na comunhão dos encontros noturnos, para assim se ver o trabalho de Deus na vida das pessoas das comunidades, como também dos que realizam as ações evangelizadoras nas diversas comunidades.

As comunidades atingidas pelas atividades e ações do Projeto Amazônia 2012 em Abaetetuba:

·         As comunidades da localidade Ipixuna da Rodovia Dr. João Miranda e os respectivos ramais dessa área.

·         As comunidades da localidade Abaetézinho, da Rodovia Dr. João Miranda.

·         A Paróquia do Cristo Redentor e Bairro de Santa Clara e Mutirão, onde acontecerão alguns eventos do Projeto.
·         Outras comunidades que também serão atingidas pelas ações e atividades do Projeto: Tauerá de Beja, itacuruçá, Palhal e outras.

·         Comunidades, entidades e pessoas que cederam espaços para o desenvolvimento de atividades e ações do Projeto e hospedagem dos que vieram de outros Estados:

1.       Centro da Pastoral do Menor, localizado no Bairro do Mutirão, onde algumas salas e salões e equipamentos foram cedidos para atividades naquele local.

2.       Fazenda da Esperança, onde alguns espaços foram cedidos para alojamentos e encontros.

3.       Salão e quadra de esportes da residência do sr. Batista, às margens da Rodovia Dr. João Miranda, na localidade Ipixuna, para a realização de algumas atividades e ações do Projeto.

4.       Capela e salão da comunidade católica do Ipixuna, onde serão realizadas algumas atividades e ações do projeto.

5.       Alguns quartos para alojamentos cedidos por moradores da localidade do Ipixuna.

Algumas atividades e ações que serão desenvolvidas durante os dias do Projeto Amazônia 2012:

·         Missas em algumas comunidades e de acordo com a disponibilidade de sacerdotes poderá acontecer missas em várias localidades.

·         Visitas domiciliares aos moradores das comunidades Ipixuna, Abaetézinho e outras.

·         Passeio ecológico no Sítio Radini, de Ray Cardoso

·         Passeio ciclístico enfatizando a saúde do corpo e da alma na localidade Ipixuna
·         Mutirão de limpeza com conscientização da preservação da Natureza como dom de Deus, na rodovia, igarapés e outros pontos da localidade Ipixuna.

·         Jogos esportivos no Centro do Menor e Complexo desportivo da residência do Sr. Batista, com ênfase na frase “Não é importante ganhar, mas competir na caridade”, com elogios, brindes, etc para todos os participantes.

·         Reuniões com famílias, jovens, crianças

·         Brincadeiras com o “Dado do Amor” com crianças e jovens

·         Oficinas várias com segmentos das comunidades e paróquias: artesanato, culinária, doceria e outras.

·         Programas e entrevistas radiofônicas sobre as ações e atividades do Projeto Amazônia e sobre a Espiritualidade da Comunhão.

Para cobrir as despesas de alojamentos, alimentação e demais gastos com o Projeto, membros do Movimento dos Focolares, devidamente credenciados, deverão se dirigir a alguns colaboradores da cidade e praça comercial de Abaetetuba, recolhendo produtos, mantimentos e outras contribuições para as diversas atividades e ações, como para a alimentação e demais necessidades dos que ficarem distribuídos pelos alojamentos ao longo da Rodovia Dr. João Miranda.

Cartazes e mensagens serão colocadas em diversos pontos da cidade e localidades, como também acontecerão mensagens vias rádios (Conceição e Guarani) para conhecimento do que seja o projeto Amazônia e suas ações e atividades do dia.

A parte musical de alguns eventos do Projeto ficará à cargo dos conjuntos musicais das paróquias e comunidades e dos jovens do Movimento Gen e demais movimentos que se dispuserem a ajudar na animação dos eventos.

Algumas atividades e ações do Projeto Amazônia não se restrigem apenas aos católicos e por ser embasado no Carisma da Unidade, atingirá os irmãos de outras religiões.

O Projeto Amazônia 2012 de Abaetetuba se realizará sob a Coordenação do Centro Regional do Movimento dos Focolares, com sede em Belém/Pa.

Blog do Ademir Rocha, de Abaetetuba/Pa


sexta-feira, 6 de julho de 2012

FOCOLARES: DIÁLOGOS COM OUTRAS RELIGIÕES CRISTÃS

DIÁLOGOS COM OUTRAS RELIGIÕES CRISTÃS


O MOVIMENTO DOS FOCOLARES E O DIÁLOGO COM OUTRAS RELIGIÕES CRISTÃS

Fonte: www.focolares.org

4 Julho 2012

No dia 17 de julho de 1972 deixou-nos uma das maiores personalidades do mundo religioso do século XX: Atenágoras I, Patriarca de Constantinopla. Repassamos a trajetória de seu relacionamento com Chiara Lubich.

O Movimento dos Focolares recorda o Patriarca de Constantinopla, Atenágoras I, com uma gratidão singular, pelo relacionamento privilegiado que teve com Chiara Lubich a quem recebeu 25 vezes.

No 40º aniversário de seu falecimento, o Movimento promoveu momentos de comemoração em Istambul – onde Sua Santidade Patriarca Bartolomeu I recebeu uma nutrida delegação – e em Pádua, onde o metropolita Gennadios, da Itália e de Malta, saudou os participantes enviando uma mensagem.

Chiara Lubich escreveu no jornal Avvenire do dia 13 de janeiro de 1972:

«Atenágoras pode ser visto como protótipo da Igreja do Oriente, mas, admirando nele uma das mais excelsas personalidades cristãs atuais, pode ser considerado um símbolo da inteira cristandade, sofredora pelas divisões seculares que a transpassaram e desejosa da perfeita unificação. É uma das figuras da época atual que já pertencem à história e à Igreja (…). Foi este interesse comum que o impulsionou um dia a chamar-me a Istambul, quando soube que eu trabalhava, com o Movimento dos Focolares, pelo ecumenismo. Era o dia 13 de julho de 1967. Recebeu-me como se sempre me tivesse conhecido. “Eu a esperava!”, exclamou, e quis que lhe contasse sobre os contatos do Movimento com luteranos e anglicanos. “É algo grande conhecer-se – comentou –, vivemos isolados por muitos séculos, sem ter irmãos, sem ter irmãs, como órfãos! Os primeiros dez séculos do cristianismo foram para os dogmas e para a organização da Igreja. Nos dez séculos seguintes tivemos os cismas, a divisão. A terceira época, esta, é a do amor”.

Ele pediu-me que mantivéssemos o contato. Lembro que não foram tanto as palavras que me disse naquela primeira audiência que me impressionaram, mas a sua figura, a atmosfera sobrenatural que o envolvia e que é sempre notada por todos os que o encontram. E, mais do que tudo, o seu coração: um coração tão grande, tão profundamente humano, que deixou-me com a dúvida se teria na vida encontrado outros assim. (…)».

«Numa outra ocasião ele mostrou-me uma mensagem que havia endereçado especialmente ao Movimento dos Focolares. Entre outras coisas estava escrito: “Os três encontros com Paulo VI – em Jerusalém no dia 5 de janeiro de 1964, aqui em Istambul no dia 25 de junho de 1967 e em Roma no dia 26 de outubro de 1967 -, que constituem o sinal surpreendente e glorioso do triunfo do amor de Cristo e da grandeza do Papa, com firmeza de fé e de esperança, colocaram-nos definitivamente no caminho abençoado para a realização da vontade de Cristo, isto é, o reencontro no mesmo cálice do Seu sangue e do Seu corpo”».

Algum tempo depois, falando sobre ele, Chiara confidenciou: «Existia com o Patriarca um relacionamento muito profundo, também porque eu conhecia muito bem Paulo VI. Já que era possível para mim ter um contato pessoal com o Santo Padre, passei, involuntariamente, a ser um meio através do qual o Patriarca podia comunicar-se oficiosamente com o Papa».

Dois dias após o seu falecimento Chiara escreveu uma carta às jovens gerações do Movimento dos Focolares: «Temos no céu um enorme protetor do nosso Movimento. O último relatório que mostrei a ele, dois meses atrás, foi sobre as “Jornadas Gen”, com as impressões dos participantes. Ele me disse: “Sabe quem são os gen?”, e continuou: “Ama”, aludindo à canção “Ama e entenderás”.

Gostaria que este fosse o testamento que ele deixa ao nosso Movimento, o constante apelo que nos dirige agora, do Céu. Desde quando soube da sua morte uma pergunta retorna à minha mente: “Por que procurai entre os mortos aquele que está vivo?” (Lc 24,5). Sim, está vivo, e nós o sentimos.

Vou, para estar ao lado do seu corpo mortal até o último momento. Levarei a ele a saudação de vocês. Falarei da gratidão por ter-nos amado tanto assim, por ter acreditado e agido – até no impossível – pela unidade. E pedirei que esteja sempre ao nosso lado para sugerir-nos: Ama!».,

Reproduzido pelo Blog do Ademir Rocha, de Abaetetuba/Pa