terça-feira, 30 de junho de 2015

Projeto Amazônia - Edição 2015 em Abaetetuba

Projeto Amazônia - Edição 2015 em Abaetetuba

Projeto Amazônica - Edição 2015 em Abaetetuba 

Comunidade de Palmares, em Tailândia/PA

Nos Anos anteriores, o Projeto Amazônia, atuou nas comunidades da cidade e nas comunidades de algumas Ilhas e Estradas de Abaetetuba, mas a Edição 2015 do Projeto Amazônia, por sugestão do Bispo D. José Maria, deverá atender a Comunidade de Palmares, no município vizinho de Tailândia/PA.
Desenvolvimento da Edição 2015 do Projeto Amazônia

Como vem ocorrendo nos últimos anos, o Movimento dos Focolares desenvolve durante o mês de julho o Projeto Amazônia, que é uma atuação da “Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”, voltada especialmente à Região Amazônica.


O lançamento oficial do Projeto acontecerá no reformado "Centro de Formação do Laranjal" no dia 04 de julho, com a presença de autoridades e de membros da comunidade local e outros lugares, seguindo-se o retiro de 04 e 05 de julho no referido centro, como preparação para os dias de evangelização na localidade Palmares, município de Tailândia/PA. 

Espera-se a presença de mais de 100 pessoas, haja vista o interesse que esse projeto desperta em membros da Igreja, do Movimento dos Focolares de Abaetetuba e de outros lugares do Pará e representantes de outros Estados Brasileiros, vindos especialmente como voluntários do Projeto.


Á exemplo das últimas edições do projeto, além dos Evangelizadores, contará com o apoio e presença de outros grupos católicos e de alguns órgãos, entidades e grupos civis de ações diversificadas, com presença nas visitas e encontros ou momentos do projeto.

Tudo já está devidamente organizado e as providências para esta edição do Projeto Amazônia foram muitas, o que já configura pleno êxito com resultados espirituais explêndidos para todos os atores do projeto, evangelizadores e evangelizados. Vide postagens anteriores com algumas experiências dos participantes, dando resposta à Igreja que lançou a semente, pois o projeto é um laboratório de modelo de vida evangélica, baseado no amor ao próximo, que leva à reciprocidade do amor e na criação da Unidade e Fraternidade entre os homens, conforme nos pede Jesus.

Respingos das Ações Passadas do Projeto Amazônia

Renovação entre os participantes do “Pacto de Unidade” para o início das visitas e encontros,  sorrisos, conversas, confidências. A Palavra de Vida que levamos é uma descoberta e todos manifestam o desejo de continuar no aprofundamento da Vida do Evangelho.
As visitas são ocasiões para “dar de beber a quem tem sede, dar de comer a quem tem fome…” não no sentido material, mas “na escuta das dores, na partilha dos sofrimentos e dos desafios de cada dia.
Trabalhar juntos para criar uma nova cultura, a nossa cultura que é a da verdade, da honestidade, da pureza, da legalidade, enfim a cultura do amor, que faz um mundo ‘novo.
Escutar sempre os visitados das comunidades, e com certeza eles ficarão muitos eles ficarão muito felizes com tudo e impressionados pelos resultados, com verdadeiros milagres e isso confirma que tudo é importante e vale o sacrifício dos evangelizadores.


Frase-Lema do Projeto Amazônia - Edição 2015
O projeto é promovido pelo Movimento dos Focolares, atendendo um pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em vista da preocupação de vastas áreas amazônicas que não possuem a presença de comunidades eclesiais e de padres ou irmãs religiosas e, quando possuem uma Paróquia em um município, muitas comunidades só recebem a visita desses religiosos de mês a mês, ano a ano, em fato que preocupa a Igreja Católica no Brasil, pois essas pessoas precisam receber também a Mensagem evangelizadora de Jesus, que veio a este Mundo trazendo sua mensagem de Amor e Fraternidade para todos os homens. Prontamente os Dirigentes do Movimento dos focolares no Brasil aceitaram o convite da Igreja no Brasil e hoje essa ação já atinge outros Movimentos Eclesiais.

E Abaetetuba, apesar de possuir uma Diocese, esta não possui tantos religiosos e catequistas para atender o vasto território eclesiástico da Diocese, então, os leigos tem que também assumir o seu papel de evangelizadores em Unidade com a Igreja.
A Frase-Lema para a Edição 2015 do Projeto Amazônia em Abaetetuba é "Amar e servir o outro"

Interações das edições passadas do Projeto Amazônia
A interação das edições passadas do Projeto Amazônia em Abaetetuba com órgãos públicos – Defensoria Pública, IFPA, Prefeitura Municipal de Abaetetuba, Museu Emilio Goeldi, Associação Comercial, Alcoólicos Anônimos, Detran e outros – contribuiu com ações sociais segundo as necessidades da comunidade, como a formação à cidadania e a conscientização de seus direitos e deveres. Foi um passo muito importante, que abriu espaço de colaboração entre as entidades e a comunidade, que poderá ter continuidade também depois do Projeto, como já está acontecendo.
Para todo o grupo dos “missionários”, a experiência é sempre muito fascinante – um desafio de inculturação no uso dos objetos, do banheiro, da rede para dormir, nas comidas, das picados de mosquitos e forte calor – e ao mesmo tempo a experiência é forte e desafiadora. São momentos de verdadeira “conversões”, de ambos os lados, da exigência de reavaliar aquilo que se possui de material e de viver com ainda maior decisão o Ideal da Unidade e a Fraternidade Universal. 
Com a vivência do Evangelho a mudança é possível, pois encontra-se pessoas com todas as necessidades possíveis, como pessoas não limpas e nem cheirosas e outras muito doentes e deve-se logo dizer: : ‘é Jesus’, e logo fazer como Jesus faria se ali estivesse.
Vamos todos ao Projeto Amazônia, pois pode ser a nossa plena realização pessoal e espiritual.
 Assim também atendemos o convite do Papa Francisco de ir ao encontro das ‘periferias existenciais’, conscientes do nosso papel de protagonistas na criação de um mundo mais humano e mais cristão”

Blog do Ademir Rocha, de Abaetetuba/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário