sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Palavra de Vida de Março 2014

Palavra de Vida de Março 2014


Fonte: encontropalavradevida.blogspot.com,br     Equipa Palavra de Vida

Sábado, 1 de Março de 2014

Palavra de Vida - março - adolescentes

Para os mais jovens aqui fica a Palavra de Vida deste mês, uma síntese ilustrada do comentário de Chiara Lubich. Pode fazer-se o download para o computador ou clicar em cima para ver a imagem maior.


Palavra de Vida - março - com desenhos

Para as crianças aqui fica a Palavra de Vida deste mês - adaptação ao comentário de Chiara Lubich - ilustrada com desenhos. Pode fazer-se o download para o computador, para imprimir e pintar ou clicar em cima para ver a imagem maior.

Palavra de Vida - março

«Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor» (Jo 15, 10).

Estas palavras fazem parte do extenso discurso, incluído no quarto Evangelho (cf. Jo 13, 31-17, 26), que Jesus dirigiu aos seus apóstolos depois da última ceia. Vem em evidência que a observância dos seus mandamentos nos faz permanecer no amor. É uma frase que se liga a um versículo anterior, em que Jesus diz aos seus apóstolos: ‹‹Se me amardes, guardareis os meus mandamentos» (Jo l4, 15), de onde se conclui que o amor a Jesus deve ser a motivação, a raiz de onde deve partir a observância dos seus mandamentos.
Por isso, existe uma interdependência entre o amor a Jesus e a observância dos seus mandamentos. O amor a Jesus leva-nos a viver cada vez mais fielmente a sua palavra. E, ao mesmo tempo, a palavra de Jesus vivida faz-nos permanecer e também crescer, cada vez mais, no amor a Ele. 

«Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor».

Permanecer, pois, no seu amor. Mas o que é que Jesus quer dizer com esta expressão?
Não há dúvida que quer dizer que a observância dos seus mandamentos é o sinal, a prova de que somos seus verdadeiros amigos. É a condição para que também Jesus nos retribua e nos garanta a sua amizade. Mas parece querer dizer também que a observância dos seus mandamentos constrói em nós aquele amor que é característico de Jesus. Comunica-nos aquele modo de amar, que nós vemos em toda a sua vida terrena: um amor que fazia de Jesus uma coisa só com o Pai e, ao mesmo tempo, o impelia a identificar-se e a ser uma coisa só com todos os seus irmãos, especialmente os mais pequenos, os mais fracos, os mais marginalizados.
O amor de Jesus era um amor que curava todas as feridas da alma e do corpo, dava uma paz e uma alegria profunda, vencia toda e qualquer divisão restabelecendo a fraternidade e a unidade entre todos.
Se pusermos em prática a sua palavra, Jesus viverá em nós e fará também de nós instrumentos do seu amor.
 
«Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor».

Como viver então a Palavra de Vida deste mês? Recordando e orientando-nos com determinação para o objetivo que ela nos propõe: uma vida cristã que não se limite a uma observância redutiva, fria e exterior dos mandamentos, mas que o faça com generosidade. Os santos agiram assim. E são a Palavra de Deus viva.
Neste mês, escolhamos uma sua Palavra, um seu mandamento, e procuremos traduzi-lo em vida.
Dado que o Mandamento Novo de Jesus (‹‹Amai-vos uns aos outros como eu vos amei›› – cf. Jo 15, 12) é, de certa forma, o centro, a síntese de todas as palavras de Jesus, vivamo-lo com toda a radicalidade.
Chiara Lubich

Nenhum comentário:

Postar um comentário